Questões de Administração Pública
Assunto Geral
Banca CESPE
TELEBRAS - Técnico em Gestão de Telecomunicações - Assistente
Ano de 2013
Com relação à gestão da qualidade e ao modelo de excelência gerencial, julgue os itens seguintes.
O programa GesPública visa o aumento da competitividade do país, sendo um modelo que pretende contribuir para a qualidade dos serviços públicos em todas as esferas do governo.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
MPU - Analista do MPU - Gestão Pública
Ano de 2013
Com relação à gestão pública, julgue os itens que se seguem.
A gestão por resultados alinha o planejamento, a avaliação e o controle, o que promove eficiência e eficácia na organização e possibilita o aprimoramento da gestão pública.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
MPE - AM - Agente Técnico - Administrativo
Ano de 2013
Planejamento é o processo de tomar decisões sobre o futuro. O resultado do processo de planejamento é a preparação de planos, que são guias para a ação futura. Um plano deve conter
a) objetivo, curso de ação, previsão dos recursos necessários e meios de controle.
b) apenas o resultado futuro desejado.
c) a definição exclusivamente dos objetivos de longo prazo da organização.
d) o estudo do ramo de negócios baseado em informações.
e) todos os indicadores de funcionamento da economia.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
TELEBRAS - Técnico em Gestão de Telecomunicações - Assistente
Ano de 2013
Com relação à gestão da qualidade e ao modelo de excelência gerencial, julgue os itens seguintes.
A Nova Gestão Pública é um modelo formulado com base nas teorias do agente principal e da gestão da qualidade total.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca ESAF
MPOG - Especialista em Políticas Públicas e Gestão Govern
Ano de 2013
Até o início do século XX, os Estados que atualmente contam com administração gerencial de um modo geral seguiam um modelo patrimonial de administração, caracterizado, principalmente, pela inexistência de separação nítida entre patrimônio público e patrimônio privado. Os seguintes enunciados foram elaborados tendo por referência o quadro teórico weberiano e a realidade brasileira.
I. O conceito de patrimonialismo foi elaborado por Weber e se refere à forma de dominação tradicional, baseada nas tradições, tornando-se legítima a partir dela.
II. Para Weber, toda dominação tradicional tende ao patrimonialismo. Historicamente, no Brasil inclusive, esse tipo de dominação foi gradualmente substituído pelo modelo burocrático. No Brasil, isso ocorreu mais claramente a partir da década de 1930.
III. No que se refere ao exercício do poder e sua legitimidade, sob o modelo burocrático, a administração pública assume uma forma racional-legal de dominação, conforme Weber.
Nesse contexto, a dominação se legitima por meio da crença em regras e normas. Considerando os enunciados acima, assinale a opção correta.
a) todos estão corretos.
b) apenas I está correto.
c) apenas II está correto.
d) apenas III está correto.
e) todos estão incorretos.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CETRO
ANVISA - Analista Administrativo - área 6
Ano de 2013
Atualmente, no governo federal, a avaliação de desempenho visa ao monitoramento sistemático e contínuo da atuação individual e institucional do servidor, tendo como referência as metas globais e intermediárias dos órgãos e entidades que compõem o conjunto de carreiras e cargos do Sistema de Pessoal Civil do executivo federal. Os objetivos da avaliação de desempenho são:
a) promover a melhoria da qualificação dos serviços públicos e subsidiar a política de gestão de pessoas, principalmente quanto à capacitação, desenvolvimento no cargo ou na carreira, remuneração e movimentação de pessoal. Na sistemática adotada, o servidor fará a sua autoavaliação, a avaliação de seus pares e a avaliação da sua chefia imediata, contribuindo não somente para o seu resultado individual, como também para o resultado de toda a equipe de trabalho.
b) garantir a excelência da gestão dos órgãos e entidades públicos. A qualidade da gestão pública tem que ser orientada para o cidadão, e desenvolver-se dentro do espaço constitucional demarcado pelos princípios da meritocracia, da pessoalidade, da legalidade e da eficiência.
c) colocar a gestão pública a serviço do resultado dirigido ao servidor. Entenda-se por resultado para o setor público o atendimento total ou parcial das demandas da sociedade traduzidas pelos governos em políticas públicas. Neste sentido, a eficiência e a eficácia serão tão positivas quanto à capacidade que terão de produzir mais e melhores resultados para o próprio servidor, causando melhoria da qualidade de vida e na geração do bem comum.
d) indicar o rumo de uma organização e a constância de propósitos que a mantém nessa direção. Está diretamente relacionada à capacidade de estabelecer um estado futuro desejado que dê coerência ao processo decisório e que permita à organização antecipar-se às necessidades e expectativas dos cidadãos e da sociedade. Inclui, também, a compreensão dos fatores externos que afetam a organização com o objetivo de gerenciar seu impacto na sociedade.
e) acompanhar os resultados em relação às suas finalidades e metas, a comparação dos resultados com referenciais comparativos pertinentes e o monitoramento da satisfação de todas as partes interessadas, obtendo sucesso de forma sustentada e adicionando valor para todas elas.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
TELEBRAS - Técnico em Gestão de Telecomunicações - Assistente
Ano de 2013
Com relação à gestão da qualidade e ao modelo de excelência gerencial, julgue os itens seguintes.
A gestão da qualidade iniciou-se na década de 80 do século passado, advinda do controle estatístico da qualidade dos produtos, sendo, portanto, sinônimo de uniformidade.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CETRO
ANVISA - Analista Administrativo - área 6
Ano de 2013
Avaliação de desempenho é uma ferramenta indispensável no contexto organizacional nas instituições públicas e privadas. É um diagnóstico sistematizado sobre a relação de compromisso existente entre os indivíduos e a organização e sobre os incidentes críticos, tanto positivos quanto negativos, que ocorrem ao longo de um período. Como tal, ela serve para
alimentar o sistema de gestão de desempenho, que deve atender a ganhos de produtividade para a organização e não visa a trazer consigo uma perspectiva de crescimento profissional e pessoal. Os indicadores de desempenho devem ser indicadores de tarefa, estando relacionados às metas de produção de equipes e unidades produtivas, que derivam das metas perseguidas pela organização, definidas pela alta administração.
controlar o trabalho de acordo com as metas estabelecidas e os princípios da meritocracia. A existência da prática avaliativa, tecnicamente elaborada, pressupõe o estabelecimento de um processo de planejamento, no qual metas e objetivos são fixados e os indicadores, medidas de desempenho, são predeterminados. Este processo pode envolver ou não a negociação, em que a participação dos empregados ocorre dentro do limite estabelecido pelas organizações.
garantir processo de planejamento e acompanhamento do trabalho, funcionando, assim, como instrumento de controle administrativo, permitindo a adoção, pela organização, de ações corretivas sobre os desvios verificados no processo de trabalho. Avalia-se para controlar o trabalho, tendo como referência os planos de trabalho institucionais e não para acompanhar os resultados e os impactos dos serviços prestados. A avaliação é um fim em si mesmo e não um meio para atingir alguns objetivos.
punir servidores públicos por insuficiência de desempenho, inclusive com a possibilidade da perda do cargo público. Assim, é necessário um constante processo de aculturação dos gestores públicos e dos servidores para a compreensão da importância da adoção de um sistema de mérito na profissionalização do serviço público, assegurando, em contrapartida, os direitos e garantias dos servidores desde que não tenham responsabilidades funcionais pelo fracasso de determinado programa ou projeto.
diagnosticar, por meio de inúmeras ferramentas, o desempenho dos recursos humanos da organização em determinado período de tempo. Com a avaliação, a organização poderá coletar dados e informações sobre o desempenho de seus funcionários e direcionar suas ações e políticas com o objetivo de melhorar o desempenho organizacional, por intermédio de programas de melhoria do desempenho individual e grupal dos funcionários.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
TELEBRAS - Técnico em Gestão de Telecomunicações - Assistente
Ano de 2013
Com relação à gestão da qualidade e ao modelo de excelência gerencial, julgue os itens seguintes.
Apesar de o ciclo PDCA ter sido criado para aumentar a eficiência de uma organização, sendo um instrumento de planejamento estratégico, sua utilização não é recomendada como diretriz para o aprimoramento contínuo da qualidade.
A resposta correta é:
Assunto Gestão pública estratégica e de resultados
Banca ESAF
MPOG - Especialista em Políticas Públicas e Gestão Govern
Ano de 2013
As afirmativas abaixo relacionadas à Gestão por Resultados estão corretas, exceto:
a) a Gestão por Resultados prescreve o monitoramento e a avaliação do desempenho da organização ou da política pública a partir do alcance dos resultados buscados inicialmente expressos em termos objetivos.
b) a contribuição esperada do modelo de Gestão por Resultados para o aumento da eficiência da administração pública é bastante clara, definida eficiência como a relação entre resultados e recursos utilizados.
c) no modelo de Gestão por Resultados, a transparência dos objetivos, resultados e metas da organização diminuiria os problemas relacionados aos déficits de informação quanto aos fins e permitiria o compartilhamento e o engajamento coletivo em torno dos mesmos objetivos, o que favoreceria a racionalidade do sistema e da organização.
d) o modelo de Gestão por Resultados não permite um controle mais efetivo sobre o desempenho dos governos e sobre o desempenho dos burocratas, pelo cidadão e pelos demais stakeholders porque os objetivos muitas vezes não são quantificáveis e as metas serem subjetivas, variando de acordo com cada gestor.
e) modelo de Gestão por Resultados ao liberar os gerentes do excessivo controle burocrático, expresso em rotinas, e conceder-lhes algum grau de autonomia, ainda que limitado pelas normas e atribuição que o cargo estabelece, sobre a gestão dos recursos, pretende aumentar as possibilidades de adequação eficiente entre recursos, processos e metas.
A resposta correta é: