Questões de Administração Pública
Assunto Geral
Banca CETRO
ANVISA - Analista Administrativo - área 1
Ano de 2013
Acerca dos Modelos de Administração Pública, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) É possível afirmar que o Estado brasileiro, quanto a sua administração, já se aproximou, mais ou menos, dos três modelos clássicos de Administração Pública: Patrimonial, Burocrático e Gerencial.
( ) Quando o Supremo Tribunal Federal, em um de seus julgados, determina que uma pessoa contratada por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público não pode ser admitido como servidor para funções burocráticas ordinárias e permanentes, ele reafirma característica implementada pelo modelo burocrático de que a Administração Pública é submissa à lei e seu exercício deve obedecer a elevados padrões de conduta moral.
( ) A implementação do Modelo Gerencial no Brasil se dá em 1967, quando Roberto Campos comanda uma ampla reforma administrativa chamada "Reforma do Decreto-Lei nº 200" ou "Reforma Desenvolvimentista".
( ) Quando a Constituição Federal exigiu que, para entrar no serviço público, era necessário concurso público, ela reduziu substancialmente o empreguismo que tradicionalmente caracterizava o Modelo Patrimonialista.
a) V/ F/ V/ F
b) F/ V/ F/ F
c) V/ V/ F/ V
d) F/ F/ V/ V
e) V/ F/ F/ V
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca ESAF
STN - Analista de Finanças e Controle - Conhecimentos bá
Ano de 2013
Pode-se afirmar que foram aspectos negativos da reforma administrativa da década de trinta, exceto:
a) tentou ser, ao mesmo tempo, global e imediata.
b) dava ênfase ao controle.
c) gradualismo e seletividade eram seus princípios.
d) centralização no DASP.
e) pautava-se por normas gerais e inflexíveis.
A resposta correta é:
Assunto Gestão pública estratégica e de resultados
Banca ESAF
MPOG - Especialista em Políticas Públicas e Gestão Govern
Ano de 2013
Por Gestão por Resultados pode-se entender o ciclo que começa com o estabelecimento dos resultados desejados e retro-alimenta o sistema de gestão, propiciando ações corretivas decorrentes dessa avaliação. As afirmativas listadas a seguir são características integrantes do modelo de gestão por resultados, exceto:
a) alinhamento de expectativas de forma clara e transparente, entre todos os agentes políticos, externos e internos, sobre quais são as diretrizes e os objetivos da organização, por meio da tradução destes em resultados e metas a serem atingidas, o que inclui a definição de indicadores para sua apuração.
b) concessão de plena autonomia aos executores e implementadores das políticas públicas na busca do maior impacto possível de suas ações e políticas.
c) contratualização ou Pactuação de resultados, metas, autonomias e sanções.
d) avaliação dos resultados e retro-alimentação do sistema de gestão para eventuais correções de rota, constituindo assim uma ferramenta gerencial.
e) fortalecimento de uma modalidade de relação principal - agente cujos principais são tanto os cidadãos em relação aos políticos, quanto estes em relação à burocracia - baseada no desempenho mensurado a partir de indicadores de resultados.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
IMESC - SP - Executivo Público
Ano de 2013
Os ideais liberais do Estado-mínimo, reforçados pelos governos conservadores na Grã-Bretanha, com Margareth Thatcher (1979), e nos Estados Unidos, com Ronald Reagan (1980), influenciaram governos em todo o mundo. Nesse contexto, a Administração Pública brasileira tem adotado as seguintes práticas:
a) redução no tamanho do Estado, concentração dos poderes no âmbito federal, descentralização para os governos subnacionais e adoção de competição entre os poderes.
b) novas estruturas governamentais, privatizações, concentração dos poderes nos governos subnacionais e introdução de mecanismos de competição entre os três níveis de governo.
c) racionalização da administração pública, focalização do Estado nas políticas de saúde, educação e segurança, comercialização de serviços públicos e estímulos à concorrência nos moldes privados.
d) limitações do setor público, racionalização da área pública, privatizações, descentralização para os governos subnacionais e uso de mecanismos típicos do mercado privado.
e) aumento do poder do Estado a partir da racionalização e da desburocratização dos serviços públicos, redução das empresas públicas e introdução de mecanismos de mercado privado.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca ESAF
STN - Analista de Finanças e Controle - Conhecimentos bá
Ano de 2013
A respeito do processo evolutivo da Administração Pública brasileira, incluindo as reformas administrativas, seus princípios, objetivos e resultados, analise as assertivas a seguir, classificando-as em verdadeiras (V) ou falsas(F). Ao final, assinale a opção que contenha a sequência correta.
( ) No plano organizacional das estruturas internas às suas unidades administrativas e de produção, a burocracia brasileira foi sempre centralista e uniformizadora, desde a sua configuração moderna estabelecida no final dos anos trinta.
( ) A fragmentação da Administração Pública brasileira foi reflexo do poder local exercido outrora por representantes da economia agrária.
( ) O DASP foi criado na década de trinta com diversas funções à exceção da colaboração e controle do orçamento.
( ) O estilo da reforma administrativa da década de trinta foi, ao mesmo tempo, prescritivo e coercitivo.
a) V, V, F, V
b) F, F, V, F
c) F, F, V, V
d) V, V, V, V
e) V, V, V, F
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
IMESC - SP - Executivo Público
Ano de 2013
Na história recente, o Estado brasileiro modificou o seu papel, passando de um Estado produtor para um Estado regulador. Assinale a alternativa que contém as principais mudanças ocorridas no âmbito do Estado brasileiro.
a) Reordenar a posição estratégica do Estado, diminuir a dívida pública, permitir que a Administração Pública concentre seus esforços em atividades em que a presença do Estado seja fundamental.
b) Criar as Agências Reguladoras, descentralizar, focalizar as políticas públicas de saúde, educação e segurança, atrair recursos privados por meio das parcerias público- -privadas e contratos de gestão.
c) Descentralizar e desconcentrar a Administração Pública, possibilitar um Estado eficiente e eficaz, criar novos instrumentos de gestão, focalizar as políticas públicas de saúde, educação e segurança.
d) Reduzir o tamanho do Estado, descentralizar a Administração Pública, estimular a atração de recursos privados, reordenar as prioridades, focalizar as políticas públicas de saúde, educação e segurança.
e) Redefinir o papel do Estado, criar as Agências Reguladoras, focalizar as políticas públicas de saúde, educação e segurança, introduzir as parcerias público-privadas e os contratos de gestão.
A resposta correta é:
Assunto Modelos de gestão pública: patrimonial - burocrático - gerencial
Banca ESAF
STN - Analista de Finanças e Controle - Conhecimentos bá
Ano de 2013
A respeito da chamada administração pública gerencial, analise as assertivas abaixo, classificando-as como verdadeiras(V) ou falsas(F). Ao final, assinale a opção que contenha a sequência correta.
( ) A administração gerencial era considerada, quando da sua implementação, uma forma de trazer as mais recentes conquistas da administração de empresas para a administração pública.
( ) O paradigma gerencial contemporâneo, que se dizia fundamentado nos princípios da confiança e da descentralização da decisão, exigia formas flexíveis de gestão, conforme se depreende do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado.
( ) A administração gerencial visava transferir atividades de setor de serviços competitivos ou não exclusivos mediante o processo de publicização, ou seja, adoção pela sociedade, de formas de produção não lucrativas de bens e serviços públicos.
( ) As agências executivas também surgem como uma proposta inovadora da reforma administrativa gerencial no setor de atividades não exclusivas do Estado.
a) F, F, V, F
b) V, V, V, F
c) F, F, V, V
d) V, V, F, F
e) V, F, V, F
A resposta correta é:
Assunto Gestão pública estratégica e de resultados
Banca ESAF
MPOG - Especialista em Políticas Públicas e Gestão Govern
Ano de 2013
O modelo de Gestão por Resultados é uma das principais recomendações do receituário da Nova Gestão Pública. Isso decorre do argumento de ser este modelo apropriado a, simultaneamente, focar na efetividade ou no que de fato interessa ao cidadão e à sociedade. Entre as opções abaixo, assinale a afirmativa correta acerca de Gestão por Resultados.
a) A Gestão por Resultados se caracteriza, na etapa de formulação da política pública, pela tradução dos objetivos em resultados e, na etapa de implementação das ações para atingi-los, pela predominância da orientação por resultados em substituição aos outros mecanismos de coordenação.
b) A Gestão por Resultados se caracteriza pela ênfase na coordenação por supervisão direta e pela padronização de procedimentos.
c) A Gestão por Resultados está focada nos produtos (policy outputs) do que os governos estão fazendo, de suas prioridades, e das demandas, dos interesses que estão sendo articulados e dos benefícios e dos objetivos inicialmente traçados em termos de produtos imaginados.
d) Uma Gestão por Resultados trabalha voltada para o impacto das Políticas Públicas baseada nas perspectivas definidas originalmente pelos gestores.
e) A Gestão por Resultados se assemelha ao Planejamento Estratégico no sentido que estabelece uma Missão, uma Visão e Valores a serem alcançados e trabalha com três variáveis.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
Ministério da Integração Nacional - Analista Técnico Administrativo
Ano de 2013
Com relação a Estado, governo e administração pública, julgue os itens seguintes.
Consoante as regras do direito brasileiro, as funções administrativas, legislativas e judiciais distribuem-se entre os poderes estatais - Executivo, Legislativo e Judiciário, respectivamente -, que as exercem de forma exclusiva, segundo o princípio da separação dos poderes.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
Ministério da Integração Nacional - Assistente Técnico Administrativo
Ano de 2013
Julgue os itens subsecutivos, acerca da gestão patrimonial na administração pública federal.
O controle de bens patrimoniais deve ser realizado obrigatoriamente pelos registros de movimentação.
A resposta correta é: