Questões de Administração Pública

Assunto Geral

Banca FCC

MP - MA - Analista Ministerial - Administrativo

Ano de 2013

Constituem, dentre outros, critérios do modelo de excelência em gestão da FNQ - Fundação Nacional da Qualidade:

a) governabilidade, correspondente à gestão de informações comparativas a serem avaliadas.
b) governança, relacionado aos processos finalísticos da organização e sua efetividade.
c) liderança, relacionado à governança pública e à governabilidade da organização, incluindo aspectos relativos à equidade e transparência.
d) equidade, consistente no gerenciamento de processos finalísticos e de apoio.
e) geração de valor, correspondente à redução dos custos na prestação dos serviços.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

FHEMIG - Técnico de Imobilização Ortopédica

Ano de 2013

Dentre as características da administração por objetivos, inclui-se

a) o estabelecimento somente de objetivos gerais comuns para toda a instituição.
b) a discussão departamental dos objetivos sem compartilhá-los com as demais unidades.
c) a elaboração de objetivos nas diversas unidades administrativas, buscando a interligação entre os mesmos.
d) o estabelecimento de objetivos individuais em detrimento aos planos institucionais.
e) o estabelecimento soberano dos objetivos deliberados pela chefia.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

TRT 17ª - Técnico Judiciário - Administração

Ano de 2013

Julgue os próximos itens, relativos ao paradigma do cliente na gestão pública e às diferenças entre a gestão pública e a gestão privada.

Os processos de tomada de decisão, na esfera pública, geralmente, são mais lentos que na iniciativa privada, pois esses processos sofrem a influência de variáveis de ordem política.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

FHEMIG - Bioestatística

Ano de 2013

A aplicação dos processos de reengenharia à Gestão Pública tem como objetivo a

a) extinção da estrutura departamental das organizações.
b) introdução contínua de mudanças organizacionais, visando à redução de custos.
c) racionalização e a estruturação em centros organizacionais.
d) descentralização da gestão do conhecimento estratégico das organizações.
e) implementação de mudanças estruturais e comportamentais radicais na cultura das organizações.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

FHEMIG - Técnico de Imobilização Ortopédica

Ano de 2013

Em relação à nova forma de gestão de serviços públicos:

a) A administração pública com foco no cliente visa a construção de uma gestão eficiente, mesmo que os valores democráticos tenham de ser abandonados.
b) As organizações governamentais recebem claros sinais do mercado e conseguem avaliar facilmente a necessidade dos seus clientes.
c) A administração pública, voltada para o cliente, menospreza a qualidade dos serviços, uma vez que o seu objetivo é atender a demanda do cidadão no menor prazo possível.
d) A gestão com foco no cliente pode ser facilmente adaptada da administração privada para o setor público, desde que a aplicação de alguns princípios que regem as organizações públicas, tais como, igualdade e transparência, não sejam observadas.
e) Uma das principais características de uma administração pública com alto desempenho é a reestruturação de seus serviços e processos de trabalho, para satisfazer as necessidades de seus clientes.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

TRT 17ª - Técnico Judiciário - Administração

Ano de 2013

Acerca de empreendedorismo governamental, gestão estratégica e excelência nos serviços públicos, julgue os itens subsequentes.

Ações voltadas para o fomento ao empreendedorismo governamental devem privilegiar a competição entre os prestadores de serviço e dar poder aos cidadãos, transferindo, assim, o controle das atividades à comunidade.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

MP - MA - Analista Ministerial - Administrativo

Ano de 2013

S obre Gestão de Projetos, analise: I. A estrutura do PMI - Public Management Institute compreende, exclusivamente, certificação. II. A EAP - Estrutura Analítica do Projeto corresponde a uma representação gráfica organizada e hierárquica de todo o projeto, com a subdivisão das en tregas e do trabalho a ser executado. III. CPM - Critical Path Method é uma metodologia utilizada no planejamento de projetos, diretamente relacionada com a minimização do tempo de duração do projeto. Está correto o que se afirma APENAS em

a) I.
b) II.
c) III.
d) I e II.
e) II e III.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca COVEST

UFPE - Assistente em Administração

Ano de 2013

Em relação a fatores que são considerados um bom atendimento ao cidadão, correlacione as colunas abaixo.

1) Tangibilidade
( ) Um bom profissional deve demonstrar que é bom. A forma como trabalha, demonstrando segurança e de maneira correta, mostra este fator ao cliente.

2) Confiança
( ) É a capacidade que um profissional tem para prestar serviços rapidamente, sem deixar que os indivíduos esperem desnecessariamente.

3) Responsividade
( ) Os clientes avaliam os aspectos visíveis de um local onde ocorre a prestação de serviços. Tudo conta nessa avaliação, inclusive quadros, limpeza do local, arrumação, layout, entre outros.

4) Autoconfiança
( ) Reconhecer as fraquezas e os erros, entregar o que promete e ser sempre ético são fatores que auxiliam para atingir esse objetivo junto ao cliente.


A sequência correta, de cima para baixo, é:

a) 4, 3, 1 e 2.
b) 4, 3, 2 e 1.
c) 2, 4, 3 e 1.
d) 2, 1, 3 e 4.
e) 3, 4, 1 e 2.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

MPU - Analista do MPU - Gestão Pública

Ano de 2013

No que diz respeito à organização da administração pública brasileira e à gestão pública, julgue os itens que se seguem.

A criação de sociedade de economia mista para a venda de medicamentos a custo reduzido deverá ser feita por lei complementar, tendo essa sociedade personalidade jurídica de direito público, dado o tipo de produto que será comercializado.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

TRT 17ª - Técnico Judiciário - Administração

Ano de 2013

Acerca de empreendedorismo governamental, gestão estratégica e excelência nos serviços públicos, julgue os itens subsequentes.

O gestor público ao elaborar o seu planejamento estratégico deverá considerar os fatores críticos de sucesso como aspectos negativos que devem ser evitados para se obter os objetivos organizacionais almejados.

A resposta correta é:

Filtro