Questões de Administração Pública

Assunto Geral

Banca ESAF

DNIT - Analista Administrativo - Administrativa

Ano de 2013

A reforma do aparelho do Estado no Brasil, que substituiu o modelo de administração burocrático e adotou o modelo de administração gerencial, foi marcada por uma diferença que é considerada fundamental. Essa diferença fundamental está

a) na forma de controle, que deixa de basear-se nos resultados para focar nos processos.
b) na forma de controle, que deixa de basear-se nos processos para focar nos resultados.
c) na rigorosa profissionalização da administração pública que deixa de ser um princípio fundamental.
d) na forma de controle, que passa a basear-se unicamente nos processos.
e) na forma de controle, que deixa de basear-se nos processos e na profissionalização da administração pública para focar nos resultados.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

MP - MA - Analista Ministerial - Administrativo

Ano de 2013

Analise as afirmações acerca da Gestão de Resultados na produção de serviços públicos.

I. Na Administração Pública Federal a gestão por resultados foi introduzida com o PPA 2000-2003, sob a ótica da estruturação das ações de governo em programas.
II. O conceito de Orçamento orientado para resultados, voltado para a eficiência na alocação de recursos, contempla maior fidelidade entre os recursos aprovados e as realizações.
III. Os resultados são orientados a partir da perspectiva do cidadão-cliente e prescindem, assim, do estabelecimento de planejamento estratégico com envolvimento dos servidores.

Está correto o que se afirma APENAS em

a) I.
b) II.
c) III.
d) I e II.
e) II e III.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

TRT 17ª - Técnico Judiciário - Administrativa

Ano de 2013

Julgue os itens a seguir, relativos à estruturação da máquina administrativa no Brasil.

A extinção de cargos de confiança, a reestruturação de vários órgãos e a demissão de servidores sem estabilidade foram medidas adotadas pelo governo de Getúlio Vargas, visando a implantação de um modelo de administração pública menos burocrático que aquele em vigor à época.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

TRT 17ª - Técnico Judiciário - Administrativa

Ano de 2013

Julgue os itens a seguir, relativos à estruturação da máquina administrativa no Brasil.

O Decreto-lei n.º 200/1967 constituiu um exemplo de remodelamento do Estado brasileiro, pois flexibilizou a administração pública e viabilizou a presença do Estado na área econômica.

A resposta correta é:

Assunto Estrutura organizacional

Banca CESPE

CNJ - Analista Judiciário - Judiciária

Ano de 2013

Acerca dos aspectos estruturais e organizacionais da administração pública, julgue os itens a seguir

A busca pela eficiência, eficácia e efetividade é um exemplo de como as gestões pública e privada convergem em termos de filosofia de gestão e prestação de serviços na atualidade.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

MP - MA - Analista Ministerial - Administrativo

Ano de 2013

Analise as afirmações que tratam das convergências e divergências entre as organizações públicas e privadas.

I. A Administração direta tem como objetivo proporcionar o bem-estar à coletividade, enquanto a iniciativa privada tem como objetivo primordial o lucro.
II. O “cliente” da Administração Pública paga pelos serviços ofertados mesmo sem utilizá-los diretamente, através dos impostos, enquanto o cliente da iniciativa privada apenas paga pelo que utiliza ou consome.
III. Apenas as entidades privadas utilizam técnicas administrativas como o planejamento, a organização e o controle e sofrem influência do ambiente externo.

Está correto o que se afirma APENAS em

a) I.
b) II.
c) III.
d) I e II.
e) II e III.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CONSULPLAN

TRE - MG - Analista Judiciário - Estatística

Ano de 2013

Indicadores são variáveis definidas para medir um conceito abstrato, relacionado a um significado social, econômico ou ambiental, com a intenção de orientar decisões sobre determinado fenômeno de interesse. Nesse sentido, é possível balizar o entendimento e o andamento de ações, reavaliando os objetivos, metas e resultados propostos, qualitativa e quantitativamente. Índice ou indicador sintético é a combinação de diversas variáveis que sintetizam um conceito abstrato complexo, em um único valor, para facilitar a comparação, por exemplo, entre localidades e grupos distintos, possibilitando a criação de rankings e pontos de corte para apoiar a definição de políticas, investimentos e ações comuns, entre outros. A escolha entre indicadores ou mesmo sua construção requer um propósito claro e a possibilidade de aplicação adequada à realidade de interesse. O grande desafio é encontrar uma medida que mais se aproxime do conceito desejado. Algumas vezes, o conceito desejado é tão complexo que abrange interpretações multidimensionais, envolvendo diversas variáveis. Relacione as propriedades desejáveis de um indicador às respectivas características.

1) Confiabilidade da informação.
2) Comunicabilidade.
3) Disponibilidade e periodicidade.
4) Desagregação.
5) Especificidade com sensibilidade.

( ) Os indicadores devem ser capazes de atender à necessidade de avaliar diferentes estratos sociais e localidades, possibilitando ações específicas a cada grupo, segundo seus padrões de comportamento. Isto ajudará a entender a diversidade, estabelecer foco de ação e garantir a representatividade e abrangência das informações.
( ) Os indicadores devem ser focados em aspectos práticos e claros, fáceis de comunicar e que contribuam para envolver os interessados nos processos de monitoramento e avaliação. O ideal é que o conceito do indicador seja facilmente compreendido e sua construção e cálculo sejam bem simples. Também é desejável haver um bom entendimento do valor ideal para o indicador, oferecendo parâmetros de comparação.
( ) Os indicadores não devem ser tão amplos que não orientem a decisão a ser tomada, nem tão específicos, que só os entendam quem os formulou; devem ser, também, capazes de captar a maioria das variações sobre o fenômeno de interesse, inclusive mudanças no comportamento durante a execução das atividades.
( ) Os indicadores devem utilizar dados de fontes confiáveis (secundárias) ou coletados com metodologia adequada (primários). É desejável que os dados sejam rastreáveis, permitindo a identificação de sua origem.
( ) Os indicadores devem utilizar dados de fácil coleta, baixo custo e atualização, utilizando a mesma metodologia ao longo do tempo, permitindo a formação de bases históricas, em frequência compatível às necessidades de sua atualização. Com isso, devem estar disponíveis nas tomadas de decisões.

A sequência está correta em

a) 1, 2, 5, 4, 3
b) 5, 1, 4, 2, 3
c) 1, 4, 3, 2, 5
d) 4, 2, 5, 1, 3
e) 4, 3, 5, 1, 2 )

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

Ministério da Justiça - Administrador

Ano de 2013

Na administração pública, de forma geral, as funções de recursos humanos tendem a ser influenciadas por aspectos institucionais que limitam a efetividade das políticas de gestão de pessoas. Em relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

Um sistema de capacitação e desenvolvimento deve ser destacado de aspectos ambientais, visto que esses elementos não constituem alvo de ações de aprendizagem.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CONSULPLAN

TRE - MG - Analista Judiciário - Estatística

Ano de 2013

Após a definição dos indicadores, seguem instrumentalização e coleta de dados. A instrumentalização é o processo pelo qual as variáveis são medidas e a coleta de dados é o processo pelo qual a informação é coletada e armazenada. Para uma melhor exatidão das avaliações de desempenho é importante eliminar o vício e aumentar a precisão. Diante do exposto, analise as afirmativas.

I. Questionários, escala de classificação, lista de verificação, termômetros, escala de pesos ou o próprio banco de dados do sistema podem ser usados como instrumentos.
II. A exatidão de um instrumento de medição quantifica a proximidade existente entre o valor real da característica medida e os resultados fornecidos pelo instrumento.
III. O vício, em geral, está ligado aos paradigmas da organização, que correspondem ao seu conjunto de valores, cultura e o jeito de resolver os problemas. O vício ocorre quando há um deslocamento da realidade para outro ponto. Uma maneira de reduzir o vício é utilizar equipes multifuncionais.
IV. O aumento da precisão está relacionado com o instrumento e o modelo da coleta de dados. A imprecisão pode ser ocasionada por coletas irregulares ou não sistematizadas.
V. Um indicador deve ter referências comparativas, quer seja com os objetivos propostos em um primeiro momento, quer seja seus valores ao longo do tempo. A análise crítica do indicador de desempenho nem sempre leva à melhoria do processo.

Estão corretas apenas as afirmativas

a) IV e V.
b) I, II e IV.
c) I, III e V.
d) III, IV e V.
e) I, II, III e IV.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CONSULPLAN

TRE - MG - Analista Judiciário - Estatística

Ano de 2013

Uma gestão estratégica tem diversas características, entre elas: elaboração de um planejamento estratégico; definição de metas e indicadores; avaliação e reelaborarão do plano estratégico; diagnóstico preciso da situação atual, tendo em vista os objetivos de longo prazo e os recursos disponíveis para atingi-los; mapeamento das facilidades e dificuldades que a entidade poderá encontrar para atingir seus objetivos; definição de medidas a serem implementadas e seus respectivos prazos, responsáveis, indicadores e formas de avaliação. O balanced scorecard é um instrumento de gestão organizacional criado para empresas privadas, capaz de fornecer um referencial de análise estratégica orientada para a criação de um valor futuro, estruturado segundo, pelo menos, quatro diferentes perspectivas, não relacionadas entre si, a partir da estratégia organizacional. Para cada estratégia orientada determina-se: quais os objetivos, quais indicadores, metas e iniciativas para atingir esses objetivos. Considere as perspectivas:

I. Financeira.
II. Do cliente.
III. De processos de negócios internos.
IV. De aprendizado e crescimento das pessoas.

E as estratégias:

1) Para alcançar as prioridades relacionadas com o desenvolvimento de um clima propício à mudança organizacional, à inovação e ao crescimento.
2) Voltadas para as prioridades de diferentes processos de negócio, que criam satisfação para os clientes e acionistas.
3) Direcionadas para a criação de valor e diferenciação, sob o ponto de vista do cliente.
4) Definidas para o crescimento, a rentabilidade e o controle de risco, sob a ótica do acionista.

A associação entre perspectivas e estratégias está correta em

a) (I, 4), (II, 2), (III, 3) e (IV, 1)
b) (I, 3), (II, 2), (III, 1) e (IV, 4)
c) (I, 4), (II, 3), (III, 2) e (IV, 1)
d) (I, 2), (II, 3), (III, 4) e (IV, 1)
e) (I, 1), (II, 4), (III, 2) e (IV, 3)

A resposta correta é:

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