Questões de Administração
Assunto Administração de Recursos Materiais
Banca FCC
MANAUSPREV - Analista Previdenciário - Administrativo
Ano de 2015
Para a previsão de consumo de materiais adequados, NÃO deve ser utilizado o método,
a) das expectativas móveis.
b) do último período.
c) da média móvel.
d) da média com ponderação exponencial.
e) dos mínimos quadrados.
A resposta correta é:
Assunto Administração de Recursos Materiais
Banca FCC
MANAUSPREV - Analista Previdenciário - Administrativo
Ano de 2015
A Cia. Tudo Certo compra 1.000 unidades de um componente por ano. O custo fixo por pedido é US$40,00. O custo anual unitário de manter o componente no estoque é US$ 0,50. O lote econômico de compras que otimiza os custos de manter e de adquirir o componente deve conter,
a) 200 unidades.
b) 400 unidades.
c) 540 unidades.
d) 100 unidades.
e) 1.000 unidades,
A resposta correta é:
Assunto Recursos Humanos
Banca FCC
MANAUSPREV - Analista Previdenciário - Administrativo
Ano de 2015
Na gestão de pessoas, refere-se à redução da dependência dos empregados em relação aos superiores:,
a) coaching.
b) mentoring.
c) empowerment.
d) headhunters.
e) broadbanding.
A resposta correta é:
Assunto Recursos Humanos
Banca FCC
MANAUSPREV - Analista Previdenciário - Administrativo
Ano de 2015
Muitas críticas feitas à avaliação de desempenho justificam- se em razão de equívocos cometidos na implantação do sistema e da inadequação de sua metodologia às novas realidades empresariais. NÃO se inclui entre as principais críticas à avaliação de desempenho, por não ser função intrínseca dela:,
a) despreparo para administrar pessoas.
b) definição inadequada dos objetivos.
c) baixo nível de participação das chefias.
d) remuneração adequada a avaliação.
e) avaliação circunscrita a um dia.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
MANAUSPREV - Analista Previdenciário - Administrativo
Ano de 2015
A Du Pont foi fundada em 1802 como fabricante de pólvora e adquirida em 1902 por Pierre du Pont. Pierre conduziu a ampliação, modernização e diversificação da companhia. Foram adquiridas muitas empresas expandindo da pólvora para a química. Pierre criou uma estrutura organizacional hierárquica e centralizada, desenvolveu técnicas de contabilidade e previsão de mercado, adotou estratégias de diversificação e investiu em P&D. Introduziu o princípio do retorno sobre o investimento. Para administrar o conglomerado foram criados departamentos de produção, vendas, desenvolvimento e finanças. Constituiu um comitê executivo, formado pelos chefes dos departamentos. O comitê tinha como função estabelecer os objetivos de longo prazo referentes a lucro e direção a seguir. Para assessorá-lo foi criado o departamento de desenvolvimento que era responsável por lidar com todos os tipos de concorrência, desenvolvimentos e atividades experimentais. Conforme o conglomerado crescia, Pierre criou dez departamentos industriais, conferindo autonomia de execução aos gerentes das divisões. Durante o século XX uma série de princípios de organização foram criados e se tornaram perenes.
(Adaptado de: MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria Geral da Administração. São Paulo: Atlas. 7. ed., p. 119)
O texto acima exemplifica alguns princípios que foram utilizados em grandes corporações que dominaram o mundo dos negócios no século XX. Esses princípios são:
a) cadeia de comando, administração por objetivos e rentabilidade e assessoria.
b) rentabilidade, centralismo na execução, assessoria e burocracia.
c) diversificação, administração por objetivos, estrutura hierárquica e departamentalização funcional.
d) descentralização no planejamento, diversificação, rentabilidade e divisão do trabalho.
e) departamentalização funcional, assessoria, cadeia de comando e descentralização na execução.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
MANAUSPREV - Analista Previdenciário - Administrativo
Ano de 2015
Considerando os depoimentos de gerentes abaixo, identifica- se as fases do processo de tomada de decisão de Herbert Simon em:,
a) Dado um problema ou uma oportunidade, eu procuro analisá-lo com cuidado, a partir daí procuro registrar e analisar as alternativas que consegui criar conjuntamente com minha equipe e, finalmente, decido sobre a melhor das alternativas.
b) Meus auxiliares costumam trazer-me alternativas para possíveis problemas que eles encontram na empresa. Se alguma delas me parece interessante eu a implanto. Claro sempre procuro avaliar se os resultados obtidos com a decisão foram interessantes.
c) Conforme minha experiência anterior decido implantar algumas mudanças que eliminem problemas existentes na empresa. Porém, antes de implantar a solução, procuro convencer a equipe responsável pela implantação da solução da sua importância.
d) Adoro conceber alternativas para oportunidades que surgem, procuro testá-las simultaneamente em diferentes unidades da organização. A seguir coleto os resultados obtidos e os analiso, servindo de informação para outras situações.
e) As soluções para a maioria dos problemas é a falta de regras. Procuro divulgá-las, assim resolvo a maior parte dos meus problemas. Quando o problema foge do escopo dou liberdade para o meu pessoal agir,
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
MANAUSPREV - Analista Previdenciário - Administrativo
Ano de 2015
Escola é a linha de pensamento ou conjunto de aspectos específicos adotados por diversos autores para explicar e analisar um tema. A partir deste conceito, incluem-se entre as ideias principais que definem a Escola,
a) Clássica: a eficiência dos processos, a estrutura organizacional, administração da qualidade e o modelo burocrático.
b) Clássica: a divisão do trabalho, o enriquecimento das tarefas e diversificação de produtos.
c) Sistêmica: a simplificação, o foco nas partes constitutivas do sistema e na qualidade.
d) Comportamental: as diferenças individuais, a motivação, a cultura organizacional e a liderança.
e) Comportamental: a ética, o comportamento padronizado, a liderança e a complexidade.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
MANAUSPREV - Analista Previdenciário - Administrativo
Ano de 2015
A ética relaciona-se com vários aspectos na gestão das organizações em suas relações internas e com a sociedade. Segundo Stoner, estes aspectos podem ser classificados em 4 categorias: nível social, nível do Stakeholder, nível da política interna da empresa e nível individual. Sobre estas categorias, é correto afirmar:,
a) Nível do Stakeholder refere-se às obrigações das empresas em relação a todos os que direta ou indiretamente estão associados à organização ou que podem sofrer com suas ações.
b) Nível social refere-se a forma respeitosa como as pessoas devem se comportar para com as demais independentemente da hierarquia ocupada.
c) Nível da política interna da empresa refere-se a forma como as relações entre as pessoas devem se desenvolver dentro das organizações em função dos cargos ocupados.
d) Nível social refere-se a forma como a organização se apresenta junto à comunidade por meio de seus produtos e serviços.
e) Nível individual refere-se a forma como as pessoas se auto-avaliam no ambiente de trabalho em questões relacionadas a vestimenta, forma de conversar, crenças e ideologias.
A resposta correta é:
Assunto Administração de Recursos Materiais
Banca CESPE
TCE - GO - Técnico Judiciário - Administrativa
Ano de 2015
Julgue os itens a seguir, relativos a controle de estoques.
Os inventários têm o objetivo de certificar se, em determinado instante, os documentos contábeis e fiscais do estoque estão de acordo com os relatórios do sistema informatizado de controle de estoque.
A resposta correta é:
Assunto Administração de Recursos Materiais
Banca CESPE
TCE - GO - Técnico Judiciário - Administrativa
Ano de 2015
Julgue os itens a seguir, relativos a controle de estoques.
Após a devida análise, poderão ser alienados, e dadas as respectivas baixas no controle de estoque, os bens classificados como excedentes, obsoletos e inservíveis.
A resposta correta é: