Questões de Administração
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
PETROBRAS - Profissional Júnior - Administração
Ano de 2015
Um profissional recém-contratado para a área de materiais de uma empresa do setor industrial mecânico, tem como primeira atividade estabelecer a classificação dos materiais existentes na empresa. Ele sabe que existem várias formas de classificação de materiais e que esta deve ser feita de acordo com a similaridade das características dos produtos. Estão classificados adequadamente os seguintes materiais:,
a) Produtos acabados - são os materiais que não devem existir em estoque e para os quais não existem critérios de ressuprimento automático.
b) Materiais de importância operacional - são os materiais imprescindíveis ao funcionamento da empresa.
c) Materiais de estoque - são materiais de demanda imprevisível para os quais não são definidos parâmetros para o ressuprimento automático.
d) Materiais de não estoque - são materiais que estão sendo processados ao longo do processo produtivo da empresa.
e) Materiais críticos - são os materiais que poderão ser recondicionados, fabricados internamente ou comprados,
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
PETROBRAS - Profissional Júnior - Administração
Ano de 2015
As empresas adotam várias práticas corporativas que buscam melhorar o relacionamento com seus empregados, o aumento da sua eficiência e a competitividade, dentre outros objetivos. Uma dessas práticas, especificamente, tem como objetivo estimular o ambiente interno da organização, promovendo maior comprometimento de todos e o fortalecimento dos laços internos. Essa prática é o(a )
a) Responsabilidade social
b) Governança corporativa
c) Gerenciamento de qualidade
d) Geração de valor
e) Endomarketing
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
PETROBRAS - Profissional Júnior - Administração
Ano de 2015
Uma empresa do setor industrial quer melhorar sua imagem no mercado e, para isso, estabeleceu algumas diretrizes que visam a mostrar aos seus clientes e ao público, em geral, seu compromisso com a sociedade e com a preservação do planeta. Para que a empresa possa mostrar ao público seu compromisso com a responsabilidade social, ela deverá adotar, dentre outras, a seguinte ação:,
a) utilizar recursos não renováveis em detrimento dos recursos renováveis em seu processo produtivo.
b) respeitar a diversidade humana e cultural dos colaboradores somente no país em que deseja melhorar sua imagem.
c) desconsiderar a inserção das comunidades locais nas atividades da empresa, preservando a sua cultura.
d) promover princípios do trabalho decente e da não discriminação em suas operações e nas relações com os públicos de interesse.
e) admitir, no seu corpo de funcionários, menores que estejam em situação de risco, para que possam sustentar- se,
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
PETROBRAS - Profissional Júnior - Administração
Ano de 2015
Uma empresa do setor automobilístico pretende aumentar a sua participação no mercado, em 10% nos próximos 5 anos e, para isso, fez um levantamento referente aos principais problemas existentes na relação da empresa com os seus clientes. Para ajudar nesse processo, a empresa implantou um CRM cujo objetivo primordial é,
a) fazer uma análise do poder de compra do cliente e do crescimento do mercado consumidor.
b) estabelecer a correlação de causa e efeito relativa a reclamações dos clientes.
c) melhorar os processos relativos à área comercial, desde a fase do planejamento de vendas.
d) intensificar a comercialização dos produtos da empresa através do comércio eletrônico.
e) buscar a satisfação total do cliente visando à antecipação de suas necessidades e desejos,
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
PETROBRAS - Profissional Júnior - Administração
Ano de 2015
O setor de serviços hoje tem grande representatividade no mercado de trabalho e também na economia de muitos países. O processo de produção de um serviço é caracterizado como aberto porque tem um alto grau de interação com os clientes. Além disso, ele apresenta algumas características que o diferenciam de produto. Constitui-se em característica do serviço a seguinte propriedade:,
a) intangibilidade, que é a padronização de processos na prestação de serviços de tal forma que o cliente possa perceber a uniformização no seu atendimento.
b) inseparabilidade, que é a mensuração do desempenho com pesquisa com clientes e utilização de canais de sugestões e reclamações, unindo a empresa e o cliente.
c) variabilidade, que é a utilização de ferramental, para mostrar a seus clientes que seus serviços são de qualidade, acrescentando evidências físicas a suas ofertas abstratas.
d) personalização, uma vez que os funcionários que prestam os serviços se mostram satisfeitos no atendimento aos clientes, possibilitando a continuidade no pós-venda.
e) perecibilidade, uma vez que não podem ser armazenados para venda ou uso posterior.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
PETROBRAS - Profissional Júnior - Administração
Ano de 2015
Uma empresa, preocupada em conquistar maior fatia de mercado, contratou um consultor para elaborar sua estratégia de marketing. Ele disse que seria necessário elaborar um plano de ação para que a empresa pudesse alcançar o sucesso desejado. Ele também orientou a organização no que se relaciona à necessidade de compreender o ambiente mercadológico em que a empresa está inserida. Nessa orientação, o consultor explicou a necessidade de utilizar um conjunto de ferramentas para que a empresa possa alcançar seus objetivos de marketing. Constitui-se uma ferramenta de marketing,
a) 2 C - Competência e Competitividade
b) 3 M - Mercado, Marca e Mix de Marketing
c) 4 P - Produto, Preço, Promoção e Praça
d) 5 S - Strategy, Sales, Support, Strengths e Supply
e) 5W2H - What, Why, Where, When, Who, How e How much
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
PETROBRAS - Profissional Júnior - Administração
Ano de 2015
Uma empresa do setor de alimentação oferece ao mercado diversos produtos, porém tem observado que, nos últimos anos, o consumidor tem alterado seu padrão de consumo, buscando adotar uma postura mais consciente, em relação aos produtos que adquire, agregando à dieta alimentos mais saudáveis e incluindo produtos com menor conteúdo de gorduras e calorias. Para aproveitar essa oportunidade e conseguir maior fatia de mercado, a empresa decidiu segmentar o mercado. Essa segmentação de mercado tem como objetivo,
a) reduzir o número de produtos ofertados ao mercado, restringindo o público-alvo, visando a aumentar o preço dos produtos.
b) identificar as características principais dos produtos comercializados pela empresa para limitar sua atuação no mercado.
c) classificar os tipos de produtos que são produzidos pela empresa para determinar a missão e os objetivos da organização que são divulgados no mercado.
d) subdividir o mercado maior em grupos menores, chamados de segmentos, que se tornam os mercados- -alvo.
e) dar subsídios para que, após essa segmentação, seja feita uma pesquisa de mercado visando à identificação do público-alvo dos produtos ofertados pela empresa,
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
PETROBRAS - Profissional Júnior - Administração
Ano de 2015
Uma empresa do setor de energia, que deseja ampliar a sua participação no mercado, precisa identificar suas forças, fraquezas, oportunidades, ameaças e concorrentes que existem e que se constituem em desafios que deverão ser aproveitados ou enfrentados pela empresa, em função de seu objetivo. Um desses tipos de desafios está adequadamente descrito da seguinte forma:,
a) as oportunidades são elementos do microambiente no qual a empresa atua e se refere às suas competências.
b) as forças se referem ao mercado e aos seus atores, que se constituem em elementos que pressionam a empresa.
c) as ameaças são os aspectos externos negativos que podem pôr em risco a vantagem competitiva da empresa.
d) as fraquezas se referem às empresas que atuam no mesmo setor e mercado, mas que não são concorrentes dessa empresa do setor de energia.
e) os concorrentes são as empresas dos diversos setores da economia que apresentam as melhores práticas do mercado,
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
PETROBRAS - Profissional Júnior - Administração
Ano de 2015
O ambiente organizacional constitui-se de vários elementos em função das relações estabelecidas pela empresa com o ambiente em que atua. Dessa forma, pode-se subdividir esse ambiente, sob uma perspectiva mais geral, em três partes distintas, quais sejam:,
a) a estrutura organizacional, que representa os níveis hierárquicos existentes na organização; os recursos humanos, que se constituem na força de trabalho que executa as atividades operacionais; e a tecnologia que a empresa utiliza nos seus processos produtivos e em seus sistemas gerenciais.
b) os níveis hierárquicos, que definem o poder decisório e o grau de autonomia dos empregados; o corpo gerencial, que é quem executa o plano estratégico da empresa, atuando como elemento motivador da força de trabalho; e a tecnologia, que representa o maquinário e equipamentos utilizados pela empresa em seus processos produtivos.
c) o ambiente interno, que inclui os fatores que sofrem um controle mais interno e direto da organização; o ambiente das tarefas, que se constitui nos fatores que interagem diretamente com a organização; e o ambiente externo, que inclui os fatores que podem influenciar as decisões estratégicas da organização.
d) os fornecedores, que representam os insumos do processo produtivo da organização; os clientes que adquirem as saídas do processamento realizado, estabelecendo a relação da empresa com o mercado; e os concorrentes que representam o ambiente macroeconômico no qual a empresa atua.
e) a dimensão social, que representa o mercado no qual a empresa opera; a dimensão tecnológica, que abrange os métodos de trabalho e maquinário e equipamentos utilizados pela empresa em seus processos produtivos; e a dimensão legal, que é o fator de restrição para a operação da empresa.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
PETROBRAS - Profissional Júnior - Administração
Ano de 2015
Uma empresa está organizando as informações para iniciar seu planejamento estratégico para os próximos cinco anos. O consultor que orienta a organização nesse processo estabeleceu alguns elementos fundamentais que devem ser identificados para a elaboração do planejamento estratégico. Na primeira reunião com a equipe da empresa, o consultor solicitou que fossem identificadas as ameaças de novos entrantes.
Essas ameaças consistem no(a )
a) estabelecimento do teto de preços imposto no mercado que limita o potencial do setor, havendo maior competição por clientes, em função do número maior de empresas.
b) domínio no mercado de poucas empresas fornecedoras que competem por diferenciação de seus produtos e de sua qualidade, provocando o aumento da competição por clientes.
c) grau de competitividade do mercado que é avaliado com base na capacidade de as empresas entrarem no mesmo mercado e concorrerem por clientes.
d) desempenho das empresas de um setor através da elevação dos preços ou da redução da qualidade, ocasionando um aumento na concorrência.
e) capacidade de os clientes forçarem os preços para baixo, exigindo melhor qualidade e jogando os concorrentes uns contra os outros, ameaçando a competitividade da empresa.
A resposta correta é: