Questões de Administração

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

FINEP - Análise Estratégica Em Ciência, Tecnologia E Inova

Ano de 2014

Na avaliação de empresas através do valor de fluxos de caixa gerados, o risco desses fluxos é incorporado às taxas de desconto usadas.
O chamado coeficiente beta costuma ser usado nesses casos, pois mede a(o)

a) proporção do capital de terceiros em relação ao ativo total.
b) proporção da despesa financeira em relação à receita total.
c) risco relativo do retorno da empresa comparado ao do mercado como um todo.
d) risco macroeconômico do país onde a empresa atua.
e) risco de inadimplência dos títulos da dívida da empresa. )

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

FINEP - Crédito e Finanças

Ano de 2014

As três estratégias competitivas genéricas, decorrentes da interação entre os tipos básicos de vantagem competitiva e o escopo das atividades de uma empresa são: a liderança de custo, a diferenciação e o enfoque.
Assim, uma empresa com estratégia de

a) diferenciação seleciona para atender apenas a um segmento da indústria, ou, no máximo, a um pequeno grupo de segmentos.
b) liderança de custo procura tornar-se o produtor de custo mais baixo da sua indústria, ampliando o leque de produtos para usufruir economias de escopo.
c) enfoque procura ser a única empresa com certos atributos valiosos e importantes para todos os compradores da indústria.
d) liderança de custo tem a menor variedade possível de produtos para aproveitar as economias de escopo.
e) diferenciação vende um produto padrão, sem maquiagem ou variedades especiais.

A resposta correta é:

Assunto Clima e cultura organizacional

Banca CESGRANRIO

Banco do Brasil - Escriturário

Ano de 2014

Uma empresa do setor elétrico foi constituída por seu sócio-fundador em 1954 que, no ano passado, se retirou da empresa e deixou como seu substituto o neto, que é formado em Administração de Empresas. Porém, antes de se retirar da organização, solicitou a um consultor que fizesse um levantamento das características de sua empresa. Uma característica, que se refere à cultura da organização ressaltada pelo consultor, é a seguinte:

a) a estratégia competitiva da empresa está formulada a partir da análise da indústria em que está operando, representada pela dimensão estrutural do setor - tecnologia e instituições regulatórias.
b) a empresa opera em mercados já amadurecidos, com baixa taxa de expansão e consequente pequena demanda por novos investimentos, o que facilita a sua gestão.
c) o mercado tem muitos concorrentes nacionais e estrangeiros, sendo um negócio que, embora com baixa lucratividade, tem um mercado bem definido e fiel à empresa.
d) o fluxo de caixa da empresa é positivo, em função da carteira de clientes a qual é bastante grande, já que a empresa atua tanto no mercado de varejo quanto no atacado.
e) os empregados apresentam baixa iniciativa e pequena capacidade de realização por autodeterminação, sendo a responsabilidade das decisões e da resolução de problemas transferida aos líderes.

A resposta correta é:

Assunto Clima e cultura organizacional

Banca CESGRANRIO

Banco do Brasil - Escriturário

Ano de 2014

A cultura de uma organização está representada pelos padrões de comportamento, hábitos, tradições e relacionamentos compartilhados entre seus membros. Existem vários elementos que compõem a cultura organizacional, condicionando e, de certa forma, direcionando o desempenho das pessoas. Um desses elementos e sua respectiva descrição estão apresentados em:

a) poder formal - expresso na comunicação assistemática, possibilitando relações de ajuda, compadrios e boatos, elementos existentes em todas as organizações.
b) mitos e tabus - elementos importantes para realizar, manter a imagem da organização e imprimir nas ações das pessoas o nível de sucesso organizacional desejado.
c) conjunto de normas - regras escritas ou não que direcionam a forma como as pessoas devem proceder em função dos objetivos da organização.
d) fluxo de processos - regras de negócio estabelecidas para direcionar o relacionamento da empresa com os clientes, de maneira formal.
e) crenças e valores - referem-se às proibições impostas aos membros da organização e orientações relativas a fatos já ocorridos na organização e que são tidos como inquestionáveis.

A resposta correta é:

Assunto Clima e cultura organizacional

Banca CESGRANRIO

Banco do Brasil - Escriturário

Ano de 2014

A cultura é aprendida, transmitida e partilhada. É resultante de um aprendizado por condicionamento social. Ela é construída ao longo do tempo. Em termos empresariais, a cultura também é expressa na maneira como as coisas são feitas, como a empresa está estruturada, etc. Dessa forma, a cultura organizacional cria o(a)

a) abordagem sistêmica da administração
b) identidade organizacional
c) público-alvo da empresa
d) cenário do macroambiente organizacional
e) relação entre o ambiente externo e o grau de incerteza interno

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

Banco do Brasil - Escriturário

Ano de 2014

O processo de vendas tem-se transformado, ao longo do tempo, em função da crescente competição existente no mercado entre empresas de mesmo setor. Em função disso, o foco da administração de vendas também mudou. Hoje, em função do mercado, o foco dessa área é no(a)

a) produção, estabelecendo metas de vendas que ultrapassem sua capacidade produtiva.
b) orçamento, proporcionando a expectativa de ganhos futuros em função das vendas a serem realizadas.
c) cliente, avaliando suas necessidades e expectativas em relação aos produtos ofertados.
d) território de vendas, delimitando assim a atuação de cada vendedor, que concentrará seus esforços na área para ele determinada.
e) vendedor, visando a aumentar os ganhos do profissional, já que seu salário é a comissão sobre as vendas realizadas.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

Banco do Brasil - Escriturário

Ano de 2014

Um funcionário de um banco, preocupado em atingir as metas estabelecidas pela sua gerência, precisava vender alguns produtos bancários em pouco tempo. Tentando atingir a meta estabelecida, ele procurou algumas informações sobre como melhorar seu desempenho no processo de vendas. A informação de como proceder no processo de vendas, que contribuirá positivamente para a melhoria de seu desempenho, é

a) minimizar as informações passadas aos clientes sobre os riscos envolvidos em cada um dos produtos oferecidos.
b) oferecer os produtos aos clientes, independentemente de seus perfis já que, ao categorizar os clientes, estaria discriminando-os.
c) falar mais do que ouvir, durante a abordagem inicial, exaltando os benefícios de cada um dos produtos.
d) mostrar conhecimento em relação aos produtos, porém não mencionar a política do banco e as formas de cobrança referentes aos produtos, já que esses detalhes tomam o tempo do cliente.
e) buscar informações essenciais sobre os clientes com perspectiva de negócios, antes e durante a interação no processo de compra e venda.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

Banco do Brasil - Escriturário

Ano de 2014

O setor bancário, de maneira geral, tem investido na criação de novos produtos para atender a um mercado emergente nos últimos anos, em função do aumento da renda per capita no país - as camadas mais populares da população brasileira. Com base nesse pressuposto, os bancos, para avaliar se valeria a pena ou não investir na criação desses novos produtos, em seu planejamento de vendas, iniciaram seu processo de planejamento de vendas, analisando o(a)

a) potencial de mercado, que é um processo em que é estimada a capacidade do mercado brasileiro no ramo da atuação da empresa - estimativa que vai refletir a situação econômica do momento.
b) potencial de vendas, que é um processo em que é calculado, a partir da análise da empresa e de seu ambiente, da concorrência e de outros fatores pertinentes ao processo, o mercado existente.
c) mix de marketing, que pode ser utilizado pela empresa para influenciar a resposta dos consumidores.
d) campanha de marketing, procurando entender o comportamento do consumidor visando a estabelecer os objetivos e as metas de cada produto para que a campanha atinja o público-alvo.
e) previsão de vendas, que é um processo em que a capacidade de vendas da empresa e do mercado parte da análise da demanda total do mercado para definir o público-alvo em que vai atuar.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

METRÔ - SP - Biblioteconomia

Ano de 2014

A função de controle monitora e avalia as atividades e resultados alcançados, enquanto a de direção

a) obtém os recursos humanos e materiais necessários à execução dos planos previamente estabelecidos.
b) define autoridade e responsabilidade.
c) estabelece hierarquias.
d) faz com que os subordinados executem o que foi planejado.
e) divide e distribui o trabalho a ser realizado em tarefas, segundo certos critérios.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

METRÔ - SP - Biblioteconomia

Ano de 2014

Variáveis, características ou atributos capazes de sintetizar, representar ou dar maior significado ao que se quer avaliar. Tratam-se

a) das medidas de acessibilidade.
b) dos padrões.
c) dos indicadores.
d) das medidas de relevância.
e) das medidas de desempenho.

A resposta correta é:

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