Questões de Antropologia

Assunto Geral

Banca CESPE

MPU - Analista de Antropologia - Perito

Ano de 2010

Acerca da antropologia jurídica, julgue os itens subsequentes.

O objetivo da antropologia jurídica é possibilitar a compreensão de como e de que modo, no decorrer de um contexto sociocultural, determinados costumes, regras e normas se transformam em leis e, enquanto tais, em fatos sociais.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

MPU - Analista de Antropologia - Perito

Ano de 2010

Acerca da antropologia jurídica, julgue os itens subsequentes.

As abordagens predominantes do direito no campo da antropologia jurídica são: como cultura, como dominação e como resolução de conflitos.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

MPU - Analista de Antropologia - Perito

Ano de 2010

Acerca da antropologia jurídica, julgue os itens subsequentes.

Sob a perspectiva antropológica, o direito é um dos muitos sistemas normativos existentes na sociedade, e suas ferramentas conceituais e metodológicas são adequadas para lidar com os demais sistemas.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

MPU - Analista de Antropologia - Perito

Ano de 2010

A respeito da perspectiva dos estruturais-funcionalistas acerca do direito primitivo, julgue os próximos itens.

Malinowski pretende chegar a uma classificação das normas e das regras de uma comunidade primitiva e a uma distinção entre lei primitiva e outras formas de costume.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

MPU - Analista de Antropologia - Perito

Ano de 2010

A respeito da perspectiva dos estruturais-funcionalistas acerca do direito primitivo, julgue os próximos itens.

Segundo a teoria do evolucionismo cultural, os costumes dos selvagens seriam produto de uma lei firme e de uma tradição rigorosa.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

MPU - Analista de Antropologia - Perito

Ano de 2010

A respeito da perspectiva dos estruturais-funcionalistas acerca do direito primitivo, julgue os próximos itens.

Malinowski estudou a lei e as forças legais com o objetivo de descobrir e analisar as regras, para descobrir a natureza das forças que as unem e para classificar tais regras segundo as maneiras pelas quais foram validadas.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FUNRIO

FUNAI - Antropologia

Ano de 2009

Adam Kuper em seu ensaio "Cultura, Diferença, Identidade" chama a atenção para o surgimento, nas décadas de 1980 e 1990, no contexto dos Estados Unidos, de uma teoria popular da cultura". Kuper assinala que "os antropólogos contemporâneos estão apreensivos com o essencialismo implícito nessa teoria popular da cultura". Segundo esta teoria, "uma pessoa tem uma identidade essencial, que deriva do caráter essencial da coletividade à qual pertence". No entendimento dos antropólogos contemporâneos, os conceitos de cultura e identidade são

a) determinados biologicamente.
b) fabricações discursivas instáveis.
c) herdados e imutáveis.
d) fixados pela natureza.
e) derivados do caráter primordial do meio social.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FUNRIO

FUNAI - Antropologia

Ano de 2009

Segundo Clifford Geertz, "nós somos animais incompletos e inacabados que nos completamos e acabamos através da cultura - não através da cultura em geral, mas através de formas altamente particulares de cultura: dobuana e javanesa, Hopi e italiana, de classe alta e classe baixa, acadêmica e comercial." Para este antropólogo, a Antropologia Cultural define-se como

a) uma ciência experimental em busca de leis.
b) uma ciência social aplicada e baseada em comprovação empírica.
c) uma ciência positiva calcada em fontes arquivísticas fidedignas e métodos objetivos.
d) um ramo da Antropologia Física.
e) uma ciência interpretativa em busca do significado.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FUNRIO

FUNAI - Antropologia

Ano de 2009

Durante todo o século XIX, o conceito de raça foi muito utilizado por intelectuais que procuravam analisar as diferenças entre as sociedades humanas. A crítica às teorias racistas constitui importante capítulo na história da Antropologia fazendo emergir o relativismo cultural. Um dos aspectos mais importantes desta critica consistiu em distinguir a noção de evolução biológica da noção de evolução social e cultural. Para Claude Lévi Strauss no artigo "Raça e História",

a) a noção de evolução constitui um perigo que deve ser evitado pelos cientistas.
b) a noção de evolução social e cultural corresponde a uma hipótese dotada de um dos mais altos coeficientes de probabilidade que podem encontrar-se no domínio das ciências sociais.
c) o problema não está na noção de evolução, mas na tentativa equivocada de se fazer uma analogia entre os fatos biológicos e os fatos de cultura.
d) a noção de evolução biológica da espécie humana opõe-se à noção de diversidade das culturas humanas.
e) ao romper com a noção de evolução cultural das raças humanas, a Antropologia Cultural deve também romper com o conceito de progresso.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FUNRIO

FUNAI - Antropologia

Ano de 2009

A idéia de que a alteridade é um aspecto fundante da antropologia, sem a qual a disciplina não reconhece a si própria está presente em autores como Roberto da Mata e Marisa Peirano. Esta última desenvolve o argumento que a tendência da Antropologia no Brasil tem sido a de tomar o Brasil como caso etnográfico privilegiado. No artigo "Antropologia no Brasil" esta autora apresenta uma tipologia onde pretende abarcar os quatro movimentos principais da Antropologia no Brasil: a alteridade radical; o contato com a alteridade; a alteridade próxima; a alteridade mínima. Estes movimentos equivalem respectivamente a

a) os estudos evolucionistas; os estudos relativistas; os estudos regionalistas; os estudos hermenêuticos.
b) os estudos que transformam o familiar em exótico; os estudos que transformam o exótico em familiar; os estudos que relativizam os conceitos de familiar e exótico; os estudos que filtram a realidade (familiar ou exótic a) do ponto de vista do observador.
c) as concepções iluministas; as concepções românticas; as concepções multiculturalistas; as concepções interpretativistas.
d) os estudos de populações indígenas; a relação da sociedade nacional com grupos indígenas; os estudos de Antropologia Urbana; os estudos da própria Antropologia sob uma perspectiva antropológica.
e) os estudos de populações indígenas; os estudos de populações afro-descendentes; os estudos de grupos migrantes; os estudos do multiculturalismo.

A resposta correta é:

Filtro