Questões de Antropologia

Assunto Geral

Banca FCC

MPU - Analista Pericial - Antropologia

Ano de 2007

O "dar, receber e retribuir" descrito e analisado por Marcel Mauss no Ensaio sobre a Dádiva e apreendido pelo modelo estruturalista de Lévi-Strauss como "Lei de Reciprocidade" em Estruturas Elementares do Parentesco é algo

a) inexistente nas diversas culturas regionais brasileiras.
b) que existe somente na economia do "Kula" descrita e analisada por Malinowski.
c) que normatiza as culturas indígenas e de origem africana.
d) verificado nas mais diversas culturas humanas do mundo.
e) verificado apenas nas relações de parentesco de etnias indígenas.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

MPU - Analista Pericial - Antropologia

Ano de 2007

A pesquisa etnográfica realizada, em Bofete, por Antônio Cândido em "Os Parceiros do Rio Bonito" (1971), permitiu a reconstrução histórica da vida caipira para compreender a vida do agrupamento de parceiros e a transformação da cultura caipira em geral. O tipo de orientação recomendado por Antônio Cândido é uma análise

a) objetiva e imparcial como a feita, por exemplo, por Emilio Willems e Donald Pierson.
b) que combina a descrição detalhada de um universo particular com as generalizações exigidas pela análise sociológica.
c) preocupada com a descrição detalhada de um universo particular e a aculturação caipira.
d) que combina a descrição da economia do caipira paulista com os problemas de aculturação.
e) objetiva e imparcial de uma comunidade rural, independente de uma análise sociológica.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

MPU - Analista Pericial - Antropologia

Ano de 2007

A sociedade e a cultura brasileiras são conformadas como variantes da versão lusitana da tradição civilizatória européia ocidental, diferenciadas por coloridos herdados dos índios americanos e dos negros africanos. O Brasil emerge, assim, com um renovo mutante, remarcado de características próprias, mas atado genesicamente à matriz portuguesa cujas potencialidades insuspeitadas de ser e de crescer só aqui se realizaram plenamente. (Ribeiro, Darcy. O Povo Brasileiro - A Formação e o Sentido do Brasil. Ed. Cia. das Letras. SP, 1995: 20) De acordo com Darcy Ribeiro, pode-se dizer que o Brasil atual apresenta

a) minorias raciais, culturais ou regionais antagônicas, vinculadas a lealdades étnicas próprias e disputantes de autonomia frente à nação.
b) variações das culturas européias da imigração que predominantemente impuseram seu modo de ser, pensar e agir às populações de origem africana e indígena.
c) microetnias tribais que sobreviveram como ilhas, cercadas pela população brasileira, mas que podem afetar de modo predominante a macroetnia.
d) uma uniformidade étnica básica que é resultado de características ecológicas, econômicas e imigratórias históricas formadas no período colonial.
e) uma singularidade em relação aos portugueses que decorre das qualidades diferenciadoras oriundas de suas matrizes indígenas e africanas e da proporção particular em que elas se congregaram no Brasil.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

MPU - Analista Pericial - Antropologia

Ano de 2007

A "etnicidade" tem origem nos conceitos de grupos étnicos e de identidade étnica e, de acordo com Fredrik Barth, ela é uma forma de organização social, baseada na atribuição categorial que classifica as pessoas em função de sua origem suposta, que se acha validada na interação social pela ativação de signos culturais socialmente diferenciadores. Esta é uma definição mínima suficiente para circunscrever o campo de pesquisa designado pelo conceito de etnicidade, qual seja, o estudo

a) de processos variáveis e nunca terminados pelos quais os indígenas do Nordeste e os quilombolas são percebidos em suas ações políticas com as autoridades do governo federal e imigrantes que vieram para o Brasil.
b) que busca respostas a priori para a gênese e persistência dos grupos étnicos que já definiram primordialmente seus traços culturais distintivos que marcam sua origem, uma vez que sua identidade étnica independe das relações raciais.
c) de processos variáveis e terminados pelos quais os atores identificam e são identificados pelos outros na base de dicotomizações, estabelecidas a partir de traços culturais que se supõem derivados de uma origem distinta.
d) que privilegia os aspectos cognitivos das relações entre Nós/Eles, já que o problema da etnicidade não está no nível das relações políticas e da guerra, mas no modo como cada um entende sua origem étnica.
e) de processos variáveis e nunca terminados, onde está a identificação de indivíduos com aqueles que são somente seus iguais, a exclusão do outro na fronteira entre Nós/Eles e a fixação de símbolos identitários que são comuns a todos.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

MPU - Analista Pericial - Antropologia

Ano de 2007

É contraditório dizer, de acordo com os conhecimentos antropológicos atuais, que as populações tradicionais aderem à tradição. Outra contradição seria dizer que elas têm baixo impacto sobre o ambiente, para depois afirmar que são ecologicamente sustentáveis, o que se tornaria mera tautologia. E se as definirmos como populações que estão fora da esfera de mercado, será então difícil de encontrálas hoje em dia. Assim, textos jurídicos e antropológicos descrevem, em geral, categorias conceituais (científicas), como, por exemplo, populações tradicionais, pelos elementos que as constituem. Mas estas e outras categorias têm aquilo que se pode chamar de "extensão social" das categorias, o que significa dizer que categorias conceituais são

a) criações e apropriações de sujeitos que lançam mão de novas práticas que devem ser compreendidas pelos antropólogos.
b) elaborações que saem do senso crítico e que são utilizadas, mais tarde, pelo senso comum e, passado mais algum tempo, retornam ao senso crítico.
c) produtos de modelos teóricos em lingüística e reflexões antropológicas baseadas em pesquisas etnográficas.
d) produtos de debates entre teóricos da etnologia sulamericana sobre questões ligadas ao ponto de vista nativo em contradição com as teorias.
e) os resultados de um debate entre a antropologia filosófica e a etnologia que busca refletir sobre as categorias êmicas.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

MPU - Analista Pericial - Antropologia

Ano de 2007

Numa perspectiva de desenvolvimento sustentável destas obras e empreendimentos que se propõem ao desenvolvimento e à integração da nação brasileira, é correto afirmar que:

a) o desenvolvimento econômico por meio da implantação e modernização dos transportes não afeta as populações regionais e indígenas que habitam regiões de fronteira no Amazonas.
b) a integração da Amazônia com outros países da América Latina é extremamente benéfica para o agronegócio e a exportação de excedentes agrícolas das populações regionais e indígenas.
c) a hidrovia reduz os custos de transporte na região amazônica e não apresenta aspectos deletérios ao meio ambiente.
d) a ferrovia, na fase de operação, causa impactos ambientais que podem se igualar ou até superar os da operação hidroviária e rodoviária na região amazônica.
e) a rodovia tem os menores custos para o escoamento da produção agrícola da região amazônica e menores impactos na sua operação.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

MPU - Analista Pericial - Antropologia

Ano de 2007

Os corredores multi-modais de transporte (rodovia, hidrovia e ferrovia ) na região amazônica podem representar, em suas fases de construção e operação,

a) o desenvolvimento e a integração natural das populações regionais e indígenas ao Brasil.
b) impactos ambientais bem reduzidos sobre as populações humanas, se comparados à abertura da rodovia Transamazônica.
c) sérios riscos à saúde e a maneira de viver das populações indígenas da região amazônica.
d) o etnodesenvolvimento das populações indígenas que habitam próximas ao corredor multi-modal de transporte.
e) melhorias significativas no saneamento básico da região amazônica.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

MPU - Analista Pericial - Antropologia

Ano de 2007

Sabe-se que a percepção de uma política e de uma consciência histórica em que índios são sujeitos e não apenas vítimas é algo eventualmente novo para nós. Deste modo, deve-se perceber, por parte dos índios, a "gênese do homem branco" e a "iniciativa do contato" como produtos de sua própria ação e vontade. Nesta perspectiva antropólogos devem perceber as sociedades indígenas como compostas por

a) sujeitos que se consideram vítimas de uma fatalidade e não agentes de seu destino.
b) cidadãos carentes de direitos políticos que devem ser sempre tutelados pelo Estado, pois só têm consciência de seus direitos costumeiros.
c) sujeitos que têm um pensamento mítico que transforma sempre fatos históricos em realidades fantásticas.
d) cidadãos que têm uma ação política sempre originada dos conflitos com os não-índios e o Estado.
e) sujeitos que têm um pensamento mítico a respeito das desigualdades tecnológicas entre índios e nãoíndios.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

MPU - Analista Pericial - Antropologia

Ano de 2007

Em pelo menos seis estados brasileiros, os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) registram candidaturas indígenas que vão disputar vagas nas assembléias estaduais ou no Congresso Nacional nas próximas eleições (...) A relação entre candidatos e legendas que os conduzem pode estar passando por viés diferente daquele componente ideológico ou de sintonia com propostas do partido. São muitas vezes arranjos políticos que futuramente podem comprometer uma ação mais coerente por parte dos eleitos. (Candidaturas indígenas: rumos e esperanças. Porantim, Brasília, no 248, set. 2002, p:7) De acordo com as informações acima, pode-se entender a participação dos índios, atualmente, nas instituições políticas brasileiras como

a) uma estratégia de participação política indígena nos níveis municipal, estadual e federal.
b) único processo possível para a garantia da posse dos territórios indígenas.
c) processo mais importante e necessário de integração à sociedade nacional.
d) sério risco à vida política da aldeia que ficaria esvaziada de relações de poder.
e) algo muito arriscado, já que os índios desconhecem as artimanhas do poder.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

MPU - Analista Pericial - Antropologia

Ano de 2007

Por volta de 1930, no Brasil, havia poucas monografias que mostrassem um retrato satisfatório das respectivas culturas. Um número relativamente pequeno de estudiosos fizeram pesquisas de campo bastante intensivas; os trabalhos, em sua maioria, eram desconexos e fragmentários, pois eram baseados em observações feitas em rápidas excursões. Nesta época, pode-se afirmar, em relação ao estado de conhecimento sobre as culturas indígenas brasileiras, que

a) Alfred Metraux estudou sobretudo os povos Tupi e especialmente a religião Tupinambá.
b) David Maybury-Lewis elaborou uma monografia sobre a Sociedade Xavante e comparou seu dualismo com outras sociedades Jê e Bororo.
c) Herbert Baldus analisou os Bororo e sua composição clânica, além das concepções de corpo e espaço destes índios.
d) Robert Lowie e Curt Nimuendaju fizeram pesquisas entre os Jê setentrionais e abriram caminho para outros trabalhos etnográficos.
e) Charles Wagley iniciou sua pesquisa de campo entre os Pataxó.

A resposta correta é:

Filtro