Questões de Antropologia

Assunto Geral

Banca FCC

MPU - Analista Pericial - Antropologia

Ano de 2007

Pode-se perceber que as "grandes guerras" entre os índios, que ocorreram no processo de acomodação, foram responsáveis pelo desaparecimento de vários grupos, na região do Xingu: Arupati, Anumaniá, Maritsauá, Iarumá, Tonori e outras. Percebe-se que, as maiores causas de mortalidade dos índios da região, naquele período anterior à formação do Parque do Xingu, foram

a) o não reconhecimento, demarcação e a homologação daquilo que viria a ser o futuro Parque Indígena do Xingu.
b) as epidemias (malária, gripe, pneumonia, etc) que quase todos os anos grassavam na região.
c) o uso de bebidas alcoólicas e de outros tipos de drogas por jovens que saem do território indígena rumo às cidades.
d) os ataques, invasões e outras formas de violência utilizadas na invasão dos territórios indígenas.
e) a falta de uma direção central do parque e a pacificação de grupos indígenas mais arredios, como os Txukahamãe da região norte do Xingu.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

MPU - Analista Pericial - Antropologia

Ano de 2007

Atualmente sabe-se da existência da retomada do crescimento demográfico das populações indígenas brasileiras. Entretanto, esta situação de evolução demográfica das populações indígenas está ameaçada, principalmente, pela

a) falta de vacinação periódica em territórios indígenas e baixa capacitação profissional dos agentes de saúde.
b) ausência de trabalhos em demografia que publiquem levantamentos epidemiológicos.
c) alta taxa de fertilidade indígena e pelo número ainda alto de óbitos por diabetes e hipertensão.
d) baixa taxa de fertilidade indígena decorrente de deslocamentos populacionais.
e) falta de um acompanhamento adequado, que envolve imunização, controle neo-natal e monitoramento de doenças.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

MPU - Analista Pericial - Antropologia

Ano de 2007

Não se conhecem ainda as diversas dimensões da dinâmica demográfica - seja natalidade, mortalidade ou migração - dos povos indígenas no Brasil contemporâneo. A população indígena total no país, a depender da fonte, soma entre 380 e 735 mil pessoas, o que não ultrapassa 0,4% da população nacional. A dinâmica demográfica de uma dada população resulta da confluência de uma multiplicidade de fatores históricos, antropológicos, sociais e econômicos. Assim, para se analisar dados populacionais indígenas, deve-se levar em consideração

a) os fatores quantitativos, como taxas de natalidade, mortalidade, morbi-mortalidade.
b) os dados epidemiológicos elaborados por médicos que assistem estas populações.
c) os fatores quantitativos e qualitativos que afetam a dinâmica demográfica.
d) as doenças de contágio e as crônicas, como diabetes, hipertensão e obesidade.
e) as taxas de natalidade e a mortalidade infantil, causada por infecções respiratórias agudas.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

MPU - Analista Pericial - Antropologia

Ano de 2007

Compare as duas pirâmides populacionais que representam, respectivamente, a faixa etária dos Kaiabi do Xingu nos anos de 1970 e de1999 Figura 1 - Pirâmide etária dos Kaiabi do Xingu, 1970 Pirâmide 1 Figura 2 - Pirâmide etária dos Kaiabi do Xingu, 1999 Pirâmide 2 (Pagliaro, Heloisa. A Revolução Demográfica dos Povos Indígenas, In: Demografia dos Povos Indígenas no Brasil. Abep, Fiocruz, RJ, 2005: 84) O contorno destas pirâmides demonstra

a) uma transição de um regime demográfico, em que altos níveis de natalidade compensam a alta mortalidade.
b) uma diminuição do peso relativo da população de 0 - 14 anos, de 1970 para 1999
c) uma transição de um regime demográfico em que baixos níveis de mortalidade compensam baixos níveis de natalidade.
d) um envelhecimento das estruturas etárias do povo Kaiabi, de 1970 para 1999
e) uma transição de um regime demográfico típico das sociedades indígenas brasileiras deste período, que apresentam um envelhecimento.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

MPU - Analista Pericial - Antropologia

Ano de 2007

Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Hollanda, Casa Grande e Senzala e Sobrados e Mucambos, de Giberto Freyre e Formação Econômica do Brasil, de Celso Furtado são obras fundantes do pensamento sociológico e antropológico no Brasil, principalmente a respeito do contingente populacional negro, sua história, comportamentos e movimentações históricas, políticas, econômicas e culturais dentro da "gestação" de uma identidade nacional e cultural brasileira. A respeito de suas análises da questão do negro no país, pode-se dizer que

a) não chegaram a uma compreensão satisfatória da formação histórica dos quilombos.
b) não explicam o porquê da dificuldade da integração dos negros libertos à sociedade brasileira.
c) permanecem nos fatos historiográficos sem permitir uma imaginação sociológica sobre a atuação dos negros como minoria política no Brasil.
d) são obras que ajudam a compreensão do desenvolvimento histórico e sociocultural das populações negras do Brasil.
e) são reflexões que partem de estudos autobiográficos e não refletem uma pesquisa de campo sobre uma minoria silenciada historicamente.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

MPU - Analista Pericial - Antropologia

Ano de 2007

Já se passaram 107 anos desde a abolição formal da escravatura e durante todo este tempo as relações entre brancos e negros, apesar de serem apresentadas como harmoniosas pelo famoso mito da "democracia racial", estão encobertas pelo racismo de fato, implícito e altamente eficaz em seus objetivos. Este racismo é caracterizado por um silêncio criminoso que, além da exclusão sistemática dos negros de vários setores da vida nacional, prejudica bastante o processo de formação da identidade coletiva, impedindo a conscientização e mobilização política de suas vítimas. Ao levarmos este fato em consideração, uma análise sobre a visão externa a respeito do quilombo poderia partir da

a) concepção de um "racismo cordial", embora absolutamente ausente nas relações dos quilombolas com seus vizinhos já miscigenados.
b) possibilidade muito provável de racismo velado dos vizinhos de terras habitadas por uma população negra.
c) possibilidade remota dos regionais próximos a quilombolas serem preconceituosos.
d) percepção dos negros quilombolas como isolados da sociedade regional e sem quaisquer problemas de preconceito e racismo com seus vizinhos.
e) percepção dos negros quilombolas, como sendo, eles próprios, agentes de um racismo às avessas.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

MPU - Analista Pericial - Antropologia

Ano de 2007

Após quinhentos anos de "descobrimento", a cosmovisão africana é ainda alvo da ação de um racismo cultural religioso que exercita sua afroteofobia e se retroalimenta de forma cíclica e recorrente e atravessa todos os períodos históricos do Brasil. As barbáries que advêm deste racismo cultural-religioso manifestam-se material e simbolicamente, o que ratifica de forma contínua preconceitos, estigmas e estereótipos, os quais interferem fundamentalmente no processo de auto-conceito e auto-estima dos afrodescendentes. Pode-se caracterizar este racismo cultural religioso, ainda bem presente no século XXI, como

a) guerrilha religiosa que é contra os negros e contra suas práticas de adoração a divindades africanas e não brasileiras.
b) crítica de teólogos ao modo como são realizados os rituais e as oferendas para as divindades das religiões afro-brasileiras.
c) exaltação de práticas rituais que exigem sacrifícios de animais em ambientes lúgubres.
d) críticas fundamentadas em religiões cristãs que têm adeptos entre a população negra, que não aceita princípios e práticas religiosas ancestrais.
e) satanização das religiões dos orixás, considerando essas divindades e seus fiéis como legítimos agentes do mal.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

MPU - Analista Pericial - Antropologia

Ano de 2007

As características corretas do tipo de apossamento acima exposto são:

a) as de quilombolas que têm uma posse agroecológica e coletiva baseada no trabalho familiar e no agro-extrativismo.
b) as de posseiros que simplesmente exploram a terra e mantém a biodiversidade.
c) as de pessoas que se apossam da terra na forma de unidades familiares privadas e realizam o agro-extrativismo.
d) as áreas de uso comum não muito bem definidas pela comunidade quilombola que explora assistematicamente o ambiente.
e) um mesclado de uso comum e familiar, mas que não tem a "auto-sustentabilidade" como meta e sim o extrativismo.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

MPU - Analista Pericial - Antropologia

Ano de 2007

A "titulação coletiva" de comunidades quilombolas, no Pará, é um instrumento jurídico importante para a preservação do aspecto social, cultural e histórico destas comunidades

a) porque estas demarcações permitem o isolamento relativo destas comunidades.
b) para que os quilombolas possam alterar o seu modo de vida ancestral.
c) para que esses grupos possam reproduzir-se física e culturalmente, segundo seus usos e costumes.
d) para que os quilombolas possam regularizar suas situações fundiárias de unidades familiares privadas.
e) para que esses grupos tenham uma visão diferenciada do agronegócio.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

MPU - Analista Pericial - Antropologia

Ano de 2007

Em termos históricos, o conceito de quilombo brasileiro poderia ser melhor definido

a) como forma de contestação do universo do trabalho servil e a reação ao sistema escravista dos colonizadores.
b) como reduplicação do quilombo existente em Angola, que tinha finalidades de resgate da liberdade de povos negros.
c) como áreas receptoras de escravos fugitivos e promotoras de rebeliões, tal como a Revolta da Chibata.
d) pelo espaço físico relativamente grande e sua localização em área de Mata Atlântica.
e) como reação específica à servidão aos senhores de engenho do nordeste brasileiro e não aos proprietários de minas na região de Minas Gerais.

A resposta correta é:

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