Questões de Arqueologia
Assunto Geral
Banca FADURPE
Prefeitura Igarassu - PE - Arqueólogo
Ano de 2012
O início da chamada "Arqueologia Científica", no Brasil, na década de 1960, contou com a influência de diversos pesquisadores estrangeiros, que tiveram um papel fundamental na formação dos arqueólogos brasileiros. Dentre esses pesquisadores, destacam-se:
a) Annettte Laming, Betty Meggers e Luis de Castro Farias.
b) Betty Meggers, Joseph Empereire e Oldemar Blasi.
c) Annette Laming, Betty Meggers e Clifford Evans.
d) Niéde Guidon, Betty Meggers e Annette Laming.
e) Wesley Hurt, Betty Meggers e Nássaro Nasser.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FADURPE
Prefeitura Igarassu - PE - Arqueólogo
Ano de 2012
Nos trabalhos arqueológicos, durante a análise da estratigrafia, encontra-se uma infinidade de camadas superpostas. Diante desta situação, o arqueólogo pode dizer que:
a) essas camadas foram lugares antes habitados por povos em cronologias distintas.
b) essas camadas estão relacionadas a habitações de origem humana, demonstrando mudanças culturais.
c) o local foi habitado sucessivamente.
d) cada camada é considerada como possuidora de individualidade própria, devendo-se reconstruir no laboratório a sua história com os dados obtidos durante a escavação.
e) não há como reconstruir a história dessas camadas em laboratório, mesmo que haja abundância de dados obtidos na escavação.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FADURPE
Prefeitura Igarassu - PE - Arqueólogo
Ano de 2012
No estudo dos registros gráficos pré-históricos é importante que se associem, aos elementos técnicos desses registros, dados relativos às evidências materiais encontradas nos sítios arqueológicos. Porém, nem sempre é possível obter esse tipo de relação, porque:
a) muitas vezes os sítios arqueológicos onde se encontram os conjuntos rupestres não oferecem as condições ideais para a realização de escavações, dificultando a obtenção de material arqueológico que permitiria o estabelecimento de relação com os registros rupestres.
b) os sítios arqueológicos sempre apresentam elementos que nos permitem fazer relações com os registros rupestres, porém esses se apresentam fora de contexto.
c) a maioria das figuras dos painéis não apresentam traços que auxiliem as associações com a cultura material.
d) as pinturas rupestres apresentam colorações distintas, dificultando a relação com outros dados culturais.
e) os dados arqueológicos evidenciados nas escavações não possibilitam as relações com os grafismos rupestres.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FADURPE
Prefeitura Igarassu - PE - Arqueólogo
Ano de 2012
As representações gráficas de registros pintados e gravados em abrigos e paredes rochosas evidenciadas no Nordeste brasileiro correspondem a vários horizontes culturais. Esses horizontes são denominados, no Brasil, como:
a) tradição, considerando-se como a unidade maior de análise entre as divisões estabelecidas para a arte rupestre.
b) subtradição, considerando sua dispersão temporal.
c) sítios, desvinculados da tradição e de um meio geográfico.
d) tipos, identificados pela variedade de termos representados e pela riqueza de atributos nas cenas.
e) emblemáticos, representados pelo conjunto harmonioso na distribuição das figuras reconhecidas.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FADURPE
Prefeitura Igarassu - PE - Arqueólogo
Ano de 2012
Segundo Gabriela Martin, os registros gráficos que apresentam uma variedade de temas, representando luta, caça, dança e sexo com adornos e atributos que acompanham figuras humanas e, geralmente, apresentando-se de pequenos tamanhos, estão relacionados a que tipo de manifestação cultural caracterizada no Nordeste do Brasil?
a) Tradição Agreste.
b) Tradição Itaquatiara.
c) Tradição Nordeste.
d) Tradição São Francisco.
e) Tradição Seridó.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FADURPE
Prefeitura Igarassu - PE - Arqueólogo
Ano de 2012
Os registros rupestres são considerados, nos estudos arqueológicos, elementos indicadores de um processo de comunicação social no qual se podem observar, nos painéis, regras de comportamento do cotidiano.
Diante do exposto, considera-se que:
1) cada grupo social possui um sistema de apresentação que exprime um sistema de comunicação e um ordenamento social subjacente.
2) ao compor seus arranjos gráficos, cada grupo humano demonstra suas escolhas, que podem ser observados pelo arqueólogo através da análise a nível técnico.
3) a apresentação gráfica das figuras humanas não adotará a existência de significantes inerentes do grupo.
4) o universo místico não pode ser negado, porém não temos a chave de acesso às significações dessas representações.
5) na verdade, o que trabalhamos, dentro de um conjunto gráfico rupestre, são os significantes, pois esses podem ser observados a partir das variações existentes e identificadas no interior dos arranjos gráficos.
Estão corretas, apenas:
a) 1 e 2.
b) 1 e 5 .
c) 2, 3 e 4.
d) 1, 2, 4 e 5.
e) 2, 3 e 5.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FADURPE
Prefeitura Igarassu - PE - Arqueólogo
Ano de 2012
Ao estudar uma coleção de artefatos líticos, o arqueólogo deve considerar, para o reconhecimento desses artefatos, suas propriedades, o contexto geomorfológico em que esses artefatos foram encontrados e as propriedades dos geofatos, que muitas das vezes são determinadas pelo tipo de ação natural que sofreram. Qual das propriedades descritas abaixo está incorreta?
a) Plano de percussão: local onde foi localizada a percussão que resultou na saída da lasca.
b) Bulbo: ondas que se desenvolvem no processo de fratura quando se faz lascamento em um percutor duro.
c) Onda de percussão: processo de fratura, na face ventral da lasca, perpendiculares à direção do eixo de lançamento.
d) Os seixos lascados pelo homem apresentam uma linearidade no seu gume, pela disposição dos lançamentos.
e) No processo de triagem de geofatos e artefatos podem surgir situações ambíguas no plano operacional, podendo ser solucionadas considerando-se o contexto geomorfológico das áreas que forneceram o material coletado.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FADURPE
Prefeitura Igarassu - PE - Arqueólogo
Ano de 2012
A origem do homem no continente americano ainda causa polêmicas entre a comunidade científica mundial. As hipóteses do surgimento do homem neste continente vêm sendo muito discutidas devido às descobertas recentemente feitas no Brasil. Qual das informações abaixo não se encaixa neste panorama de discussões?
a) No início do século XX, pesquisadores aceitavam a homogeneidade biológica dos povos que povoaram o Novo Mundo.
b) Discute-se que a população que ocupou o Novo Mundo era constituída exclusivamente por ancestrais mongoloides de origem asiática, que teriam chegado ao novo continente pelo Estreito de Bering, entre a Sibéria e o Alasca, e essa migração ter-se-ia iniciado por volta de 35.000 anos (AP).
c) Alguns pesquisadores acreditam que, desde tempos remotos, conviveram na América grupos humanos de variadas características de diversas procedências.
d) A Antropologia Física não tem contribuído para o entendimento das migrações devido às dificuldades dos achados propícios para esses estudos.
e) As pesquisas em São Raimundo Nonato, no Piauí, desenvolvidas pela arqueóloga Niede Guidon, a partir da década de 1970, vêm demonstrando que a presença humana no continente americano é mais antiga do que se pensa. O Sítio Boqueirão da Pedra Furada apresenta datação de mais de 50.000 anos (AP).
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FADURPE
Prefeitura Igarassu - PE - Arqueólogo
Ano de 2012
A Arqueologia Histórica dispõe, na maioria das vezes, de informações escritas, produzidas pela mesma cultura que utilizou os objetos escavados e analisados pelos arqueólogos neste período. Qual das alternativas não se aplica ao tema disposto acima?
a) Embora o documento escrito e a cultura material pertençam a uma mesma sociedade, esses produtos não são complementares ou convergentes, pois os documentos escritos representam as ideias e interesses do seu autor, enquanto que a cultura material é o resultado, em grande parte, do esforço das pessoas comuns que viveram em determinada época.
b) O Arqueólogo deve, neste caso, sempre aceitar as informações textuais, comparando-as com os vestígios arqueológicos disponíveis, pois elas são irrefutáveis.
c) Convém ao arqueólogo utilizar as informações textuais e os dados arqueológicos como complementares à sua pesquisa, pois pode haver convergências como também diferenças de informações entre o que está escrito e a cultura material.
d) Nem sempre o que está descrito nos documentos são informações confiáveis, e não podem ser aceitas como verdades absolutas.
e) A Arqueologia Histórica não é simples auxiliar da documentação escrita ou da História enquanto ciência; ela proporciona informações de outra forma não disponíveis. Muitas vezes chega a confrontar-se às fontes escritas.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FADURPE
Prefeitura Igarassu - PE - Arqueólogo
Ano de 2012
Uma lasca pode ser definida como um fragmento desprendido ao talhar uma rocha ou mineral. Seu aspecto e dimensões são variáveis, porém, apresenta características específicas que permitem reconhecê-la como produto de um lascamento intencional. Quanto a sua forma, uma lasca apresenta duas faces: uma face superior, com córtex ou não, e uma face inferior, também denominada de face de lascamento.
Morfologicamente, uma lasca é composta de várias partes, entre as quais se destacam:
1) bulbo, arestas, ondas.
2) escamas, talão, ponto de impacto.
3) estrias, bordo direito, bordo esquerdo.
4) negativo do lascamento, arestas, nivelamento.
5) ângulo dorsal, córtex, cavidade.
Estão corretas, apenas:
a) 1, 3 e 5.
b) 1, 2 e 5.
c) 2, 3 e 4.
d) 3, 4 e 5.
e) 1, 2 e 3.
A resposta correta é: