Questões de Arquitetura

Assunto Geral

Banca CESPE

TJ - CE - Analista Judiciário - Arquitetura

Ano de 2014

No que se refere ao estudo de impacto ambiental e ao respectivo relatório de impacto ambiental (EIA-RIMA), instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente instituídos pela Resolução CONAMA n.º 1/1986, assinale a opção correta.

a) O EIA-RIMA deve ser elaborado para o licenciamento de projetos urbanísticos acima de 100 ha ou em áreas consideradas de baixo interesse ambiental, a critério da Secretaria do Meio Ambiente e dos órgãos federais.
b) Os responsáveis pela elaboração e pela aprovação do EIA/RIMA são respectivamente o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e o Conselho Nacional do Meio Ambiente.
c) O EIA-RIMA deve ser realizado para o licenciamento de qualquer atividade, ainda que não se preveja que a atividade modificará o meio ambiente.
d) O licenciamento de qualquer implantação de sistema viário deve ser precedido da elaboração e aprovação do EIA-RIMA.
e) O licenciamento de linhas de transmissão de energia elétrica acima de 230 KV dependem da elaboração e aprovação do EIA-RIMA.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

TJ - CE - Analista Judiciário - Arquitetura

Ano de 2014

Conforme o Estatuto das Cidades, a política urbana tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana, mediante a ordenação e controle do uso do solo, de forma a evitar

a) a proximidade de usos incompatíveis, mas não inconvenientes.
b) o parcelamento do solo, as edificações excessivas e a subutilização da infraestrutura urbana.
c) a instalação de empreendimentos ou atividades que possam inibir os polos geradores de tráfego.
d) a retenção especulativa de imóvel urbano e que resulte na sua valorização excessiva.
e) a utilização inadequada dos imóveis urbanos.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

TJ - CE - Analista Judiciário - Arquitetura

Ano de 2014

Todos os bens públicos ou privados, de utilidade pública, destinados à prestação de serviços necessários ao funcionamento da cidade, implantados mediante autorização do poder público, em espaços públicos e privados, são considerados equipamentos urbanos públicos e comunitários. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

a) A responsabilidade pelos equipamentos públicos e comunitários é da competência exclusiva do Poder Executivo municipal.
b) Os postos e centros de saúde e os ambulatórios, mas não os hospitais gerais e especializados, são considerados equipamentos urbanos de saúde.
c) Apenas se prestado pelo poder público ou por entidades privadas sem fins lucrativos, o serviço de saúde é considerado equipamento público e comunitário.
d) Os equipamentos públicos de educação, cultura, saúde, lazer e similares são considerados equipamentos comunitários.
e) O poder público competente poderá exigir, em cada loteamento, a reserva de faixa non aedificandi destinada a mobiliário urbano.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

TJ - CE - Analista Judiciário - Arquitetura

Ano de 2014

O termo mobiliário urbano é usado para identificar objetos e pequenas construções que ocupam um espaço sobre as calçadas e demais espaços públicos da cidade, podendo ser classificados como decorativo, informativo, de lazer, comercial e público. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

a) Consideram-se mobiliário urbano público lixeiras, telefones públicos, postos policiais, delegacias, pontos de ônibus e pontos de táxi.
b) O mobiliário urbano decorativo abrange parques, bancos, canteiros, chafarizes, esculturas, estátuas, jardineiras, vasos, mirantes e obeliscos.
c) Incluem-se no mobiliário urbano informativo os postos de informação, as cabines, os anúncios, os relógios, as bancas de jornal e a sinalização (placas de logradouro e de informação).
d) Compõem o mobiliário urbano de lazer os aparelhos coletivos de televisão, os parques de diversão, os playgrounds e as quadras de esporte.
e) As farmácias e as bancas de flores integram o mobiliário urbano comercial.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

TJ - CE - Analista Judiciário - Arquitetura

Ano de 2014

Com relação aos subsistemas de infraestrutura urbana, assinale a opção correta.

a) O subsistema energético abrange as redes telefônica e de televisão a cabo, cujas redes de infraestrutura (cabeamento e fios) seguem especificações similares às do sistema de comunicação.
b) O subsistema de comunicações é composto, entre outros elementos, por um conjunto de elementos interligados com a função de captar energia, transportá-la até os centros consumidores e distribuí-la para prover a população, a fim de permitir o seu consumo por usuários residenciais, industriais e serviços públicos.
c) A função do subsistema de drenagem pluvial é assegurar o trânsito público, por meio da adequação do escoamento da água das chuvas que caem nas áreas urbanas, para que sejam evitados os efeitos das inundações.
d) O subsistema de abastecimento de água deve prover a população de água potável, devendo-se observar primordialmente sua qualidade e quantidade.
e) O subsistema de esgotos sanitários, cuja função é afastar a água distribuída à população após sua utilização, é independente do subsistema de abastecimento de água.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

TJ - CE - Analista Judiciário - Arquitetura

Ano de 2014

A respeito de elementos do subsistema viário, assinale a opção correta.

a) A velocidade máxima permitida nas vias coletoras, destinadas a coletar e distribuir o trânsito em locais de saída entrada de vias locais, é de 60 km/h.
b) Diferentemente das vias expressas, as vias arteriais possuem intersecções em nível, não são controladas por semáforo, e dão acesso às vias locais; nessas vias, a velocidade máxima permitida é de 50 km/h.
c) Nas vias expressas, que possuem intersecções controladas por semáforo, com acessibilidade aos lotes lindeiros, às vias arteriais e às secundárias, e onde não há travessia de pedestres em nível, a velocidade máxima permitida é de 80 km/h.
d) De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, as vias são classificadas em cinco tipos, de trânsito rápido, expressas, arteriais, coletoras e locais.
e) As vias locais, onde a velocidade máxima permitida é de 30 km/h, possuem intersecções em nível, não são semaforizadas e destinam-se apenas ao acesso local ou a áreas restritas.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

TJ - CE - Analista Judiciário - Arquitetura

Ano de 2014

Assinale a opção correta relativa a sistemas energéticos de baixo impacto ambiental.

a) O emprego de sistemas que aproveitam o vento para produção de energia denominada limpa se deu em meados do século XX, como resposta aos problemas de caráter ambiental.
b) A célula fotovoltaica solar, que transforma diretamente a energia solar em elétrica, é, atualmente, a opção mais econômica para os sistemas de baixo impacto ambiental, geradores de energia limpa.
c) A expressão redução do impacto ambiental refere-se à busca por soluções técnicas que atendam às necessidades humanas preservando-se o meio ambiente.
d) A água flui dos coletores solares ao boiler - recipiente isolado termicamente no qual a água é conservada aquecida para consumo - através de um sistema natural chamado termossifão, no qual a água quente em expansão empurra a água fria, o que gera a circulação.
e) Em cisternas de águas pluviais executadas corretamente, de acordo com as recomendações do fabricante, dispensa-se o uso dos filtros de água para consumo animal e humano.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

TJ - CE - Analista Judiciário - Arquitetura

Ano de 2014

Anúncios comerciais estão presentes de forma ostensiva e desordenada nas cidades contemporâneas, o que causa prejuízos para os cidadãos e para os próprios anunciantes. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

a) O grafite é realizado sempre de improviso, ao passo que a pichação revela a elaboração de signos, que são agrupados e ambientados ao suporte.
b) A Lei Cidade Limpa, aprovada na cidade de São Paulo, proibiu todos os anúncios publicitários na cidade.
c) Tanto a pichação como o grafite são considerados crimes lesivos ao patrimônio edificado.
d) A poluição visual urbana caracteriza-se pelo uso de anúncios comerciais em logradouros públicos.
e) O recobrimento de fachadas de edificações, por vezes de interesse histórico e cultural, por veículos da mídia exterior, altera a identidade dos lugares.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

TJ - CE - Analista Judiciário - Arquitetura

Ano de 2014

Acerca das praças e de suas funções na cidade, assinale a opção correta.

a) A função psicológica da praça está sempre associada à diversificação da paisagem construída e ao embelezamento da cidade.
b) O espaço de praça está associado à ideia de prioridade ao pedestre e de não acessibilidade de veículos.
c) Para ser considerado praça, o espaço público urbano deve ser livre de edificações, deve ser tratado com mobiliário urbano, como bancos e quiosques, e entremeado de abundante vegetação.
d) A função social de uma praça se cumpre sempre que se criam espaços abertos mais ventilados que propiciem melhor conforto térmico.
e) A função estética da praça se evidencia sempre que as pessoas entram em contato com espaços diversificados e relaxantes, que funcionam como antiestresse.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

TJ - CE - Analista Judiciário - Arquitetura

Ano de 2014

Na arquitetura, a casca estrutural caracteriza-se como

a) membrana em tensão suportada por um arco de compressão.
b) tipo de estrutura de superfície delgada e curva que transfere as cargas aos apoios por tensão, compressão e esforço cortante.
c) similar às abóbodas tradicionais no que se refere à capacidade de resistir a esforços de tensão.
d) dotada de estruturas arqueadas tridimensionais que transmitem aos suportes somente esforços de compressão.
e) marco espacial esférico no qual se distribuem as cargas mediante um sistema de cargas lineares configuradas em um domo esférico, estando todos os seus elementos submetidos a um esforço direto.

A resposta correta é:

Filtro