Questões de Auditoria
Assunto Geral
Banca FCC
TCM - GO - Auditor Conselheiro Substituto
Ano de 2015
O relacionamento entre a administração do cliente auditado e os membros da equipe de auditoria deve ser caracterizado por completa transparência e divulgação integral sobre todos os aspectos operacionais do cliente auditado. Quando a auditoria independente e a administração do cliente são colocadas em posições contrárias, por litígio real ou ameaça de litígio, que afeta a disposição do cliente em fazer divulgações completas, são criadas ameaças à independência. A importância das ameaças criadas depende da materialidade do litígio ou se o litígio refere-se a um trabalho de auditoria anterior. Este tipo de ameaça à independência do auditor é denominada nas NBC TA como ameaça de,
a) defesa de interesse do cliente.
b) autor-revisão e familiaridade.
c) autor-revisão e intimidação.
d) interesse próprio e intimidação.
e) familiaridade e defesa de interesse.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
TCM - GO - Auditor Conselheiro Substituto
Ano de 2015
Cabe ao Auditor independente julgar e avaliar a necessidade de contratação do trabalho de pessoa ou organização em área de especialização, que não contabilidade ou auditoria, quando esse trabalho é utilizado para ajudar o Auditor a obter evidência de auditoria suficiente e apropriada, bem como a utilização do trabalho de auditores internos do auditado. Contudo, o Auditor independente é o único responsável por expressar opinião de auditoria e a responsabilidade não é reduzida pela contratação de especialistas, sendo que a referência ao especialista do Auditor será feita no relatório de auditoria se houver,
a) abstenção de opinião.
b) opinião modificada devido a evidência do especialista do auditor.
c) opinião não modificada.
d) negativa de opinião.
e) algum regulamento requerendo a referência do especialista da administração.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
TCM - GO - Auditor Conselheiro Substituto
Ano de 2015
Segundo a Constituição Federal, art. 71, realizar inspeções e auditorias de natureza contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, nas unidades administrativas dos Poderes Legislativo, Executivo, Judiciário e demais entidades, assim como o julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos da Administração direta e indireta, incluídas as fundações e sociedades instituídas e mantidas pelo Poder Público federal, e as daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuízo ao erário público está a cargo,
a) do Tribunal de Contas dos Municípios.
b) da Controladoria Geral da União.
c) da Controladoria Geral do Estado.
d) da Contabilidade Pública.
e) do Congresso Nacional,
A resposta correta é:
Assunto Auditoria Governamental
Banca FCC
TCM - GO - Auditor Conselheiro Substituto
Ano de 2015
Segundo as Normas de Auditoria Governamental (NAG) aplicáveis ao controle externo, o envolvimento dos profissionais de auditoria governamental mais experientes no direcionamento dos trabalhos, na motivação da equipe, no fornecimento das instruções adequadas aos profissionais menos experientes, de forma que o processo de avaliação seja contínuo, que os problemas sejam detectados e analisados com antecedência, e a comunicação seja imediata, assegurando que os exames foram realizados em conformidade com as NAG, corresponde à etapa designada como,
a) Supervisão e Revisão.
b) Execução.
c) Planejamento.
d) Comunicação dos Resultados e Relatório.
e) Controle de Qualidade.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
TCM - GO - Auditor Conselheiro Substituto
Ano de 2015
Segundo as NBC TA, na condução de auditorias, a atividade de assegurar que as operações de uma entidade sejam conduzidas em conformidade com as disposições legais, inclusive referentes aos valores e as suas divulgações reportadas nas demonstrações contábeis de uma entidade, relacionadas a objetivos, estratégias e risco do negócio, principalmente quando a entidade não possuir a equipe ou o conhecimento especializado para lidar com as mudanças no setor de atividade ou aumento de passivos relacionados aos produtos e serviços, relativos e externalidades negativas, é de responsabilidade da,
a) administração, sob a supervisão dos responsáveis pela governança.
b) auditoria interna da Controladoria Geral da União.
c) auditoria interna da Controladoria Geral do Estado.
d) auditoria governamental de programas.
e) auditoria independente das demonstrações contábeis.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
SEFAZ - PI - Auditor Fiscal da Fazenda Estadual - P2
Ano de 2015
O auditor deve solicitar à administração e/ou membros da governança as representações formais em conformidade com as Normas Brasileiras de Contabilidade sobre determinados assuntos, dentre os quais NÃO se inclui:,
a) Forneceu-se aos auditores acesso a todas as informações das quais estamos cientes que são relevantes para a elabo ração das demonstrações contábeis, tais como registros, documentação e outros.
b) Forneceu-se aos auditores acesso restrito a pessoas dentro da entidade das quais o auditor determinou necessário para obter evidência de auditoria.
c) Todos os eventos subsequentes à data das demonstrações contábeis e para os quais as práticas contábeis adotadas no Brasil exigem ajuste ou divulgação foram ajustados ou divulgados.
d) Os pressupostos significativos utilizados por nós ao fazermos as estimativas contábeis, inclusive aquelas avaliadas pelo valor justo, são razoáveis.
e) Os efeitos das distorções não corrigidas são irrelevantes, individual e agregadamente para as demonstrações contábeis como um todo. )
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
SEFAZ - PI - Auditor Fiscal da Fazenda Estadual - P2
Ano de 2015
Suponha que a Organização XYZ S.A. teve a data das demonstrações contábeis em 31/12/2013, a data da aprovação dessas demonstrações em 25/01/2014, a data de relatório do auditor em 25/02/2014 e a data programada para a divulgação das demonstrações em 25/03/2014 e que, no segundo período de eventos subsequentes, uma ocorrência que se tivesse chegado a conhecimento dos auditores após a data do relatório poderia levar o auditor a modificar seu parecer e que, diante da relevância do evento, os membros da governança decidissem alterar as Demonstrações Contábeis.
Neste caso,
a) não se espera que o auditor execute procedimentos adicionais de auditoria para assuntos para os quais os procedimentos de auditoria anteriormente aplicados tenham fornecido conclusões insatisfatórias.
b) o auditor pode limitar os procedimentos de auditoria aos eventos subsequentes do primeiro período, caso a legislação não proíba a administração de restringir a alteração das demonstrações contábeis aos efeitos do evento ou eventos subsequentes que causaram essa alteração e que os responsáveis pela aprovação das demonstrações contábeis não estejam proibidos de restringir a aprovação a essa alteração.
c) o auditor deve aplicar os procedimentos de auditoria necessários nas circunstâncias da alteração, estender os procedi mentos até a data do novo relatório e fornecer novo relatório sobre as demonstrações contábeis alteradas.
d) o auditor deve solicitar à administração ou membros da governança, uma representação formal de que todos os eventos subsequentes à data das demonstrações contábeis que requerem ajuste ou divulgação sejam ajustados e divulgados, intempestivamente.
e) o auditor independente não tem obrigação de executar nenhum procedimento de auditoria em relação às demonstrações contábeis após a data do seu relatório,
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
SEFAZ - PI - Auditor Fiscal da Fazenda Estadual - P2
Ano de 2015
Entre os principais métodos de seleção de amostras citados nas Normas Brasileiras de Contabilidade Técnicas de Auditoria, aquela em que o tamanho, a seleção e a avaliação da amostra resultam em uma conclusão em quantias de dinheiro é a amostragem,
a) ao acaso.
b) estatística.
c) em bloco.
d) aleatória.
e) de unidades monetárias,
A resposta correta é:
Assunto Risco de Auditoria
Banca FCC
SEFAZ - PI - Auditor Fiscal da Fazenda Estadual - P2
Ano de 2015
Sobre risco de auditoria, considere:
I. Segundo o modelo AICPA, Risco de Auditoria = risco inerente x risco de controle x risco de detecção.
II. Sempre haverá a presença de homocedasticidade e autocorrelação de resíduos nos itens da amostra planejada para aplicação de testes de detalhe.
III. O auditor deve determinar e valorizar os riscos inerentes e de controle, e planejar procedimentos de auditoria para o risco de detecção de tal forma que o risco geral de auditoria não supere o nível aceitável.
IV. Alta rotação de executivos, má reputação da gerência, problemas contábeis de alta complexidade, transações problemáticas com empresas correlacionadas e erros de consideração detectados na auditoria do ano anterior, entre outros fatores, afetam significativamente a estimativa de risco inerente na avaliação de risco pelo auditor.
V. A existência de determinados erros materiais, que não são detectados ou previstos tempestivamente pelos sistemas de controle interno corresponde ao risco assistemático.
Está correto o que se afirma APENAS em
a) III, IV e V.
b) II e V.
c) I e II.
d) I, III e IV.
e) II, III e IV,
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
SEFAZ - PI - Auditor Fiscal da Fazenda Estadual - P2
Ano de 2015
O auditor, quando, não consegue obter evidência de auditoria apropriada e suficiente para suportar sua opinião, concluindo que os possíveis efeitos de distorções não detectadas, se houver, sobre as demonstrações contábeis poderiam ser relevantes e generalizadas, deverá expressar sua opinião por meio de,
a) Relatório com Abstenção de opinião.
b) Certificado de Regularidade com Ressalva.
c) Parecer Adverso.
d) Parecer Limpo com parágrafo de ênfase.
e) Certificado de Regularidade,
A resposta correta é: