Questões de Auditoria
Assunto Geral
Banca FGV
SEGEP - MA - Auditor do Estado - P2
Ano de 2014
O auditor, no processo de avaliação de risco da entidade, deve buscar entender se a entidade tem processo para os casos listados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.
a) Identificar riscos de negócio relevantes para os objetivos das demonstrações contábeis.
b) Estimar a significância dos riscos.
c) Avaliar a probabilidade da ocorrência de riscos.
d) Decidir sobre ações em resposta aos riscos.
e) Analisar procedimentos analíticos de erros e fraudes.
A resposta correta é:
Assunto Amostragem
Banca CESPE
TJ - CE - Analista Judiciário - Ciências Contabeis
Ano de 2014
Acerca da utilização da amostragem na execução dos trabalhos de auditoria, assinale a opção correta.
a) A amostragem por unidade monetária ou por atributo, baseada na distribuição hipergeométrica, é uma técnica comumente utilizada nas auditorias operacionais, e tem por objetivo verificar se as informações são fidedignas.
b) Um erro de amostragem reflete a variação ou as diferenças decorrentes do acaso, de amostra para amostra, com base na probabilidade de determinados indivíduos ou itens a serem selecionados em amostras específicas.
c) A amostragem aleatória pode ser selecionada e analisada a partir da população discreta. Nesse caso, nem todos os elementos da população devem ter a mesma chance de fazer parte da amostra.
d) Uma forma de o auditor mitigar possíveis erros de auditoria decorrentes da presença de irregularidades, como valores extremos ou distribuições de frequência não convencionais, é a aplicação de conceitos de medidas de posição central, classificando a ocorrência dos eventos, por exemplo, de acordo com o desvio padrão em relação à média geral.
e) O auditor, em prol do refinamento dos testes aplicados e minimização dos riscos de amostragem, poderá utilizar a amostragem por quotas para obter subgrupos homogêneos, que apresentem variação das características estudadas menor que a da população.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FGV
SEGEP - MA - Auditor do Estado - P2
Ano de 2014
O procedimento de auditoria planejado para avaliar a efetividade operacional dos controles na prevenção ou detecção e na correção de distorções relevantes no nível de afirmações, é denominado
a) relevância substantiva.
b) avaliação de risco.
c) teste de controle.
d) cálculo de materialidade.
e) processo de prevenção.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
TJ - CE - Analista Judiciário - Ciências Contabeis
Ano de 2014
No que diz respeito à auditoria integral, assinale a opção correta.
a) A auditoria integral deve cumprir certos princípios, entre eles, destaca-se o princípio da permanência, o qual determina que as tarefas devem ser executadas de forma contínua, a fim de permitir uma supervisão constante das operações em todas as suas fases.
b) O planejamento da auditoria integral inclui o desenho da metodologia, o esboço preliminar dos programas de auditoria e consiste na etapa em que se determina a configuração da amostra.
c) A auditoria integral avalia toda a estrutura organizacional da empresa, no entanto, diferentemente das demais auditorias, inicia o estudo e a análise global dos processos a partir das microatividades em vez das macroatividades.
d) A norma de qualificação do objeto integra o rol de normas disciplinadoras da auditoria integral.
e) A auditoria integral tem na metodologia GAP (Global Audit Point) o principal instrumento de avaliação da empresa tendo como objetivo principal a economicidade na aplicação dos recursos.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FGV
SEGEP - MA - Auditor do Estado - P2
Ano de 2014
A respeito da evidência de auditoria, assinale a afirmativa incorreta.
a) A confiabilidade da evidência de auditoria é maior quando ela é obtida de fontes internas dentro da entidade.
b) A confiabilidade da evidência de auditoria gerada internamente é maior quando os controles relacionados são efetivos, incluindo os controles, impostos pela entidade, sobre sua elaboração e manutenção.
c) A evidência de auditoria obtida diretamente pelo auditor é mais confiável do que a evidência de auditoria obtida indiretamente ou por inferência.
d) A evidência de auditoria em forma de documentos, em papel, mídia eletrônica ou de outro tipo, é mais confiável do que a evidência obtida verbalmente.
e) A evidência de auditoria fornecida por documentos originais é mais confiável do que a evidência de auditoria fornecida por fotocópias ou fac-símiles ou por documentos que foram filmados, digitalizados ou transpostos de outra maneira para forma eletrônica.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
TJ - CE - Analista Judiciário - Ciências Contabeis
Ano de 2014
Assinale a opção correta em relação aos conceitos, à aplicação e ao papel da auditoria.
a) A carta de encargo é o documento utilizado pelo auditor para comunicar à entidade auditada o custo das horas consumidas na execução dos trabalhos de auditoria.
b) A realização de entrevista, mesmo sem o consenso do entrevistado, é uma forma válida utilizada pelos auditores na obtenção de evidências quando a auditoria é do tipo testemunhal.
c) O objetivo geral de uma auditoria de cumprimento é a expressão de opinião certificada por parte do auditor de que os controles garantem a integridade das regras e que estão aderentes às atividades da entidade.
d) Na avaliação de programa, que é uma modalidade de auditoria de natureza operacional, é possível utilizar pesquisa, delineamento experimental e delineamentos quaseexperimentais para examinar a efetividade dos projetos governamentais de responsabilidade da entidade.
e) O auditor especialista em perícia contábil tem competência para emitir opinião sobre a eficiência e a eficácia de determinado dado utilizado pela organização no controle do patrimônio.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FGV
SEGEP - MA - Auditor do Estado - P2
Ano de 2014
Sobre as atribuições da Auditoria Geral do Estado do Maranhão, analise as afirmativas a seguir.
I. Fiscalizar a regularidade dos atos de que resultem a arrecadação e o recolhimento das receitas, a realização da despesa em todas as suas fases, bem como o nascimento, a modificação ou a extinção de direitos e obrigações do Estado.
II. Realizar auditorias em órgãos e entidades do Estado ou por ele controlados, registrando eventuais desvios no cumprimento da legislação e recomendando medidas necessárias para a regularização das situações constatadas.
III. Prestar assistência aos órgãos auditados visando à correção de irregularidades e o aprimoramento de métodos para o cumprimento de normas.
Assinale:
a) se somente a afirmativa I estiver correta.
b) se somente a afirmativa II estiver correta.
c) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
e) se todas as afirmativas estiverem corretas.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
ALE - PE - Contabilidade
Ano de 2014
Quando o auditor conclui que as demonstrações contábeis são elaboradas, em todos os aspectos relevantes, de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável, deverá expressar uma opinião
a) conclusiva.
b) favorável.
c) não modificada.
d) modificada.
e) idônea. )
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FGV
SEGEP - MA - Auditor do Estado - P2
Ano de 2014
As alternativas a seguir apresentam exemplos de método utilizado pelo auditor para selecionar amostras, à exceção de uma. Assinale-a.
a) Seleção por intervalo.
b) Seleção aleatória.
c) Seleção sistemática.
d) Seleção ao acaso.
e) Seleção de bloco.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
ALE - PE - Contabilidade
Ano de 2014
Os papéis de trabalho devem ter abrangência e detalhamento para propiciar a compreensão do planejamento de auditoria em grau
a) suficiente.
b) adequado.
c) relevante.
d) exato.
e) relativo.
A resposta correta é: