Questões de Bioquímica
Assunto Geral
Banca CESPE
UEPA - Farmácia-Bioquímica
Ano de 2008
A ascaridíase é uma das helmintoses mais comuns no Brasil, sendo prevalente em outros países, principalmente nas regiões subtropicais do planeta. Nas sociedades de baixo nível socioeconômico, sua prevalência ultrapassa 80% da população. O quadro clínico pode caracterizar-se por dor abdominal em cólica, náuseas, febre, dispnéia, roncos e sibilos à ausculta e hepatomegalia. Considerando a ascaridíase e seu agente etiológico, assinale a opção correta.
a) O diagnóstico de ascaridíase é feito por meio de análise de amostra de sangue em microscópio óptico.
b) A forma amastigota do parasita a que se refere o texto é freqüentemente encontrada na circulação.
c) A pesquisa de ovos de Ascaris lumbricoides é feita pelo método de Machado-Guerreiro.
d) Durante o ciclo de vida do Ascaris lumbricoides, ocorre a passagem do parasita pelo intestino, pelo sangue e pelos pulmões.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
UEPA - Farmácia-Bioquímica
Ano de 2008
Com o objetivo de definir os requisitos para o funcionamento dos laboratórios clínicos e postos de coleta laboratorial públicos ou privados que realizam atividades na área de análises clínicas, patologia clínica e citologia, a ANVISA elaborou a Resolução n o . 302
( ROC n o . 302 ) . A respeito dessa resolução, assinale a opção correta.
a) A proteção das informações confidenciais dos pacientes é de responsabilidade exclusiva da direção do laboratório.
b) Áreas do laboratório em que se realize manipulação de S. mansoni devem ser documentadas pelo responsável técnico como tendo nível de biossegurança 2.
c) O posto de coleta laboratorial deve possuir vínculo com mais de um laboratório clínico, para que possa enviar as amostras em caso de falha de um dos laboratórios.
d) É suficiente que as informações sobre preparo e coleta de amostras sejam disponibilizadas ao paciente na fase pósanalítica.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
UEPA - Farmácia-Bioquímica
Ano de 2008
Considerando os diversos aspectos da resolução da diretoria colegiada da ANVISA - RDC n.º 302, de 13 de outubro de 2005, assinale a opção correta.
a) Não é necessário o registro do nome de quem solicitou o exame de um paciente.
b) O processo analítico não pode ser definido pelo próprio laboratório, devendo ser estabelecido método validado em referências bibliográficas.
c) Em caso de doenças cuja notificação seja compulsória, compete ao médico que solicitou o exame e não ao laboratório fazê-la.
d) O laudo de um exame não pode ser assinado somente pelo técnico de nível médio que o realizou, devendo constar obrigatoriamente a assinatura de um profissional de nível superior legalmente habilitado.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
UEPA - Farmácia-Bioquímica
Ano de 2008
Considerando os diversos aspectos relacionados ao controle de qualidade no laboratório de análises clínicas, inclusive os previstos na RDC n.º 302, assinale a opção correta.
a) Para realizar o controle interno de qualidade, o laboratório deve utilizar amostras produzidas no próprio laboratório exclusivamente para esse fim.
b) As amostras submetidas ao controle interno de qualidade devem ser analisadas de acordo com métodos desenvolvidos especialmente para esse controle.
c) Os métodos para a análise de um mesmo tipo de amostra utilizados para controle externo de qualidade e para controle interno de qualidade devem ser iguais.
d) O laboratório clínico somente é obrigado a participar de ensaios de proficiência para testes de sorologia para HIV.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
UEPA - Farmácia-Bioquímica
Ano de 2008
Acerca da imunologia, assinale a opção correta.
a) A pele, por não fazer parte do sistema imune, não é considerada como participante da imunidade inata.
b) A lisozima, uma lipoproteína presente na lágrima, atua como um mecanismo de defesa específico.
c) Monócitos, neutrófilos e macrófagos são capazes de realizar fagocitose.
d) As células que participam da resposta inflamatória não participam da resposta imune.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca IDESPEM
Pref- Matias CardosoMG - Bioquímico
Ano de 2008
Qual desses cristais é encontrado na análise de sedimentos de urina, cujo encontro faz diagnóstico de uma patologia
específica?
A) Oxalato de cálcio.
B) Cistina.
C) Carbonato de cálcio.
D) Urato amorfo.
E) Fosfato amorfo.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
UEPA - Farmácia-Bioquímica
Ano de 2008
Considerando os diversos aspectos envolvidos no preparo de soluções em um laboratório, assinale a opção correta.
a) A medição de volume de 100 microlitros é rotineiramente realizada em balão volumétrico.
b) Ácidos fortes devem ser guardados em armário fechado, de ferro, a aproximadamente 1,5 m do piso.
c) O preparo de soluções para meios de cultura deve, obrigatoriamente, envolver alguma etapa de esterilização do material antes do uso do meio.
d) O equipamento utilizado rotineiramente em análises clínicas para medição de pH chama-se nefelômetro.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FEPESE
CASAN - Bioquímico
Ano de 2008
Com relação aos meios de cultura, assinale a alternativa correta.
a) No preparo de Ágar sangue, a adição do sangue deve ser feita a uma temperatura em torno de 50°C, para que não haja destruição dos nutrientes contidos nas hemácias.
b) O ágar Salmonella - Shigella, é um meio de cultura sólido, utilizado em urocultura para isolamento de Salmonella e Shigella.
c) O Ágar CLED é freqüentemente utilizado em coprocultura, entre outras coisas porque inibe o véu (swarm) de Proteus spp. Essa inibição deve-se à baixa concentração de eletrólitos no meio.
d) O meio de Rugay e Araújo, modificado por Pessoa e Silva ( IAL ), é um importante teste de triagem utilizado para o diagnóstico de enterobactérias; na fase superior do meio, pode-se observar a utilização pela bactéria de triptofano (LTD) e lisina.
e) Um teste positivo no ágar citrato indica que a bactéria utiliza o citrato de sódio como única fonte de carbono, acidificando o meio de cultura.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FEPESE
CASAN - Bioquímico
Ano de 2008
A técnica de coloração de Gram foi desenvolvida em 1884 pelo médico dinamarquês Hans Christian Joachim Gram ( 1853-1938 ), que descobriu que poderia corar bactérias com um conjunto de reagentes, e que elas adquiriam cores diferentes, o que permitia classificá-las em dois grupos distintos. É uma técnica de coloração utilizada para classificar as bactérias com base nas características morfotintoriais. Serve para um diagnóstico rápido e presuntivo de um agente infeccioso.
Com relação a essa técnica, assinale a alternativa correta.
a) Com a técnica de Gram as bactérias apresentam- se como bastonetes delgados, ligeiramente curvos, isolados aos pares ou em grupos, corados em vermelho com fundo azul e, portanto, referidos como bacilos álcool-ácido resistentes.
b) As Bactérias Gram-positivas possuem parede celular composta por lipopolissacarídeos, lipopoliproteínas e fosfolipídeos. Essas bactérias não retêm a violeta genciana no método de coloração de Gram.
c) As Bactérias Gram-negativas possuem parede celular composta por uma espessa camada de peptideoglicanos (proteínas + carboidratos). Algumas também possuem uma camada de Ácido Teicóico externa à camada de peptideoglicanos. O lugol (iodo) utilizado no método de coloração de Gram fixa a violeta genciana a este tipo de parede celular.
d) Essa técnica é baseada na capacidade das bactérias de reter a fucsina após coloração e não se deixar descorar pela ação do álcool ácido.
e) Esse método de diagnóstico não só é rápido, fácil e com enorme capacidade de resolução, como permite que aproximadamente 80% dos pacientes tenham seus problemas resolvidos em caráter de pronto atendimento a nível local.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FEPESE
CASAN - Bioquímico
Ano de 2008
Assinale a alternativa correta.
São doenças bacterianas causadas pela ingestão de água e/ou alimentos contaminados:
a) Rotavirose, Cólera, Salmonelose, Gripe.
b) Hepatite A, Hepatite E, Salmonelose, Cólera.
c) Dengue, Campilobacteriose, Cólera, Shiguelose.
d) Campilobacteriose, Cólera, Salmonelose, Shiguelose.
e) Shiguelose, Hepatite A, Campilobacteriose, Salmonelose,
A resposta correta é: