Questões de Ciência Política

Assunto Geral

Banca ESAF

CGU - Analista de Finanças e Controle - Auditoria e Fisc

Ano de 2008

O fenômeno culminante da organização do poder da Idade Moderna foi a formação do Estado moderno. Resultado de um processo multissecular, o surgimento do Estado moderno suscitou a elaboração de diversos sistemas explicativos que vieram a compor o núcleo da teoria política moderna. Examine os enunciados abaixo e assinale a resposta correta.
1) O Estado foi instituído quando, a fim de fugir do terror do estado de natureza e viverem em paz uns com os outros, todos os homens pactuaram, cada um com todos os demais, que renunciariam ao uso privado da força, transferindo-o para uma pessoa artificial, o soberano.
2) Pelo pacto, o direito de representar a pessoa de todos é conferido ao soberano, cujos atos e decisões são autorizados tal como se fossem praticados e tomados por cada um dos homens, desde que não impliquem na violação do direito à propriedade e aos frutos do trabalho.
3) Por meio do pacto social, fica instituída a vontade geral, que constitui a vontade do Estado, sob a qual torna-se possível realizar a liberdade individual, que significa a completa ausência de qualquer arbitrariedade, a obediência exclusiva a uma lei estrita e inviolável que o indivíduo erige acima dele próprio.
4) Os homens obedecem não a contratos, pactos ou promessas. Em lugar disso, por utilidade e por hábito, obedecem a simples convenções e, até mesmo, à autoridade conquistada por meios ilegítimos, porque reconhecem necessidade de serem governados, devido à debilidade da razão humana, à escassez dos bens desejados e à necessidade de administração da justiça.

a) Todos os enunciados tratam da formação do Estado moderno.
b) Somente os enunciados 1 e 2 tratam da formação do Estado moderno.
c) Somente o enunciado de número 2 não se refere à formação do Estado moderno.
d) Somente o enunciado de número 3 não se refere à formação do Estado moderno.
e) Somente o enunciado de número 4 não se refere à formação do Estado moderno.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca ESAF

CGU - Analista de Finanças e Controle - Auditoria e Fisc

Ano de 2008

Um tema central à Ciência Política contemporânea é a democracia e seus procedimentos. Um conceito central a essa discussão é o de poliarquia. Qual dos itens listados a seguir não se inclui entre as garantias institucionais das poliarquias?

a) Fontes alternativas de informação, com rigoroso controle sobre a manipulação política dos meios de comunicação.
b) Liberdade para constituir e integrar-se em organizações.
c) Possibilidade dos líderes políticos competirem por meio de votações.
d) Existência de instituições capazes de viabilizar a política do governo, legitimadas pelo voto ou outras manifestações da vontade popular.
e) Direito de voto em eleições livres e isentas.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca ESAF

MPOG - Especialista em Políticas Públicas e Gestão Govern

Ano de 2008

Poder e dominação são alguns conceitos centrais da Ciência Política. Analise os enunciados abaixo sobre tais conceitos e assinale a resposta correta.

1. Todas as qualidades imagináveis de uma pessoa e todas as espécies de constelações possíveis podem pôr alguém em condições de impor sua vontade, em uma dada situação.
2. Dominação é a probabilidade de encontrar obediência a uma ordem de determinado conteúdo, entre determinadas pessoas indicáveis.
3. A situação de dominação está ligada à presença efetiva de alguém mandando eficazmente em outros, mas não necessariamente à existência de um quadro administrativo nem à de uma associação.
4. Uma associação de dominação política ocorre quando a sua subsistência e a vigência de suas ordens, dentro de determinado território, estão garantidas de modo contínuo mediante ameaça e aplicação de coação física por parte do seu quadro administrativo.

a) Todos os enunciados estão corretos.
b) Estão incorretos os enunciados 1 e 3.
c) Estão incorretos os enunciados 1, 3 e 4.
d) Somente o enunciado 1 está incorreto.
e) Todos os enunciados estão incorretos.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca ESAF

MPOG - Especialista em Políticas Públicas e Gestão Govern

Ano de 2008

Embora não seja a única abordagem sobre a origem do Estado moderno, o contratualismo tem destacada importância para a reflexão sobre a ordem democrática. Examine os enunciados abaixo sobre essa corrente da ciência política e marque a resposta correta.

1. Todos os contratualistas vêem no pacto um instrumento de emancipação do indivíduo e de sua transformação de súdito em cidadão. 2. Todos os contratualistas apontam a obediência como elemento central para a manutenção da ordem política, mas também reconhecem o direito de rebelião contra o poder tirânico.
3. Do mesmo modo que consideram o contrato uma relação obrigatória entre as partes, todos os contratualistas também indicam as sanções para quem o infringe.
4. Para os contratualistas, a constituição da ordem política não altera a estrutura social, nem a racionalidade individual, nem a sociabilidade da sociedade civil.

a) Todos os enunciados estão corretos.
b) Somente o enunciado 4 está correto.
c) Somente o enunciado 1 está correto.
d) Somente o enunciado 2 está correto.
e) Estão corretos os enunciados 1, 3 e 4.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca ESAF

MPOG - Especialista em Políticas Públicas e Gestão Govern

Ano de 2008

Um dos objetos de grande atenção do pensamento e da teoria política moderna é a constituição da ordem política. Sobre essa temática, uma das tradições de reflexão mais destacadas sustenta que a ordem tem origem contratual. Todos os elementos abaixo são comuns a todos os pensadores da matriz contratualista da ordem política, exceto:

a) o estado de natureza.
b) a existência de direitos previamente à ordem política.
c) a presença de sujeitos capazes de fazer escolhas racionais.
d) um pacto de associação.
e) um pacto de subordinação.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca ESAF

MPOG - Especialista em Políticas Públicas e Gestão Govern

Ano de 2008

Uma das mais importantes matrizes da ciência política tem como foco de sua atenção as relações entre a economia, as classes sociais e a política. Selecione entre os enunciados a seguir o único que está incorreto, de acordo com os postulados dessa vertente.

a) O Estado é o complexo das atividades práticas e teóricas com o qual a classe dominante não apenas justifica e mantém a dominação, como procura conquistar o consentimento ativo daqueles sobre os quais ela governa.
b) A unidade do poder do Estado é estabelecida por meio de uma cadeia de subordinação de certos aparelhos a outros e da dominação de um aparelho ou ramo do Estado, o qual cristaliza os interesses da fração hegemônica sobre os outros ramos ou aparelhos, centros de resistência de outras frações do bloco no poder.
c) No Estado capitalista, ocorre uma constante reorganização do poder do Estado e da sua relação com as classes dominadas, para preservar a hegemonia da classe dominante e excluir as massas de exercerem influência sobre as instituições econômicas e políticas.
d) Na ordem capitalista, a individualização e a privatização da sociedade dependem do exercício do poder das grandes corporações, que separam as pessoas de suas classes sociais baseadas na produção, e as isolam, como estratégia de luta para manter a hegemonia e o controle do Estado.
e) A persistência das relações de classes capitalistas não é determinada pelo controle direto da classe capitalista sobre os mecanismos reprodutivos do Estado ou pelas atividades do Estado autônomo.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca ESAF

MPOG - Especialista em Políticas Públicas e Gestão Govern

Ano de 2008

Uma das grandes questões da ciência política refere-se a como se distribui e é exercido o poder político. A reflexão sobre essa temática deu origem aos chamados "modelos" de distribuição do poder. Analise os postulados abaixo e marque a resposta correta.

1. Em toda sociedade, as relações entre indivíduos e grupos são relações de desigualdade, cuja principal causa é uma distribuição desigual do poder político.
2. Em toda sociedade existem vários grupos ou centros de poder que, mesmo em conflito uns com os outros, têm a função de limitar, contrastar, controlar e até impedir o centro de poder dominante.
3. Em toda sociedade, a única forma de neutralizar ou eliminar o conflito é a organização da coletividade com base na associação representativa dos interesses objetivos dos indivíduos e das categorias profissionais, com o reconhecimento e a intermediação do Estado.
4. Em toda sociedade existe um conjunto de pessoas que, embora sejam numericamente a maioria, não têm poder relevante ou porque não são organizadas, ou porque são organizadas pela classe dominante e estão a seu serviço.

a) Apenas os enunciados 2 e 3 referem-se ao pluralismo.
b) Todos os enunciados referem-se ao pluralismo.
c) Apenas os enunciados 1 e 4 referem-se ao elitismo.
d) Apenas os enunciados 1 e 3 referem-se ao elitismo.
e) Todos os enunciados referem-se ao elitismo.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca ESAF

MPOG - Especialista em Políticas Públicas e Gestão Govern

Ano de 2008

Grande parte do pensamento político ocidental tem, como principal objeto de estudo, os mecanismos pelos quais poderiam ser aperfeiçoadas as democracias. Um dos maiores desafios, nesse sentido, é como evitar o impacto desagregador da regra da maioria em sociedades acentuadamente pluralistas. Como resposta para essa preocupação, formulou-se o Modelo de Democracia Consociacional ou Consociativa, cujas características não incluem:

a) partilha do poder executivo em amplas coligações.
b) sistema bicameral imperfeito ou assimétrico.
c) representação proporcional.
d) descentralização e federalismo territorial e não-territorial.
e) separação formal e informal dos Poderes.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca ESAF

MPOG - Especialista em Políticas Públicas e Gestão Govern

Ano de 2008

Nos últimos anos, o conceito de Capital Social tem ocupado espaço crescente no debate político, devido à percepção de seus impactos na reformulação das políticas de desenvolvimento. Todos os enunciados abaixo sobre capital social estão corretos, exceto:

a) o principal obstáculo à formação do capital social são os comportamentos maximizadores dos indivíduos e a ação egoística dos pequenos grupos, para os quais os custos da participação tornam mais vantajoso transferir para terceiros a ação coletiva para conquista de bens públicos.
b) no plano coletivo, o capital social ajudaria a manter a coesão social, pela obediência às normas e leis, pela negociação em situação de conflito e pela prevalência da cooperação sobre a competição, o que resultaria em um estilo de vida baseado na associação espontânea e no acatamento às normas de comportamento cívico, tais como os cuidados com os espaços públicos e os bens comuns.
c) o capital social se fundamenta nas relações entre os atores sociais que estabelecem obrigações e expectativas mútuas, que estimulam a confiabilidade nas relações sociais e agilizam o fluxo de informações internas e externas.
d) o conceito de capital social admite aplicação ao plano individual, apontando a capacidade de relacionamento do indivíduo, sua rede de contatos sociais baseada em expectativas de reciprocidade e comportamento confiáveis que, no conjunto, melhoram a eficiência individual.
e) o Estado desempenha um papel relevante na criação do capital social, já que evidencia-se uma correlação significativa entre o grau de confiança geral, as normas de cooperação prevalecentes na sociedade e o desenvolvimento econômico e social.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca ESAF

CGU - Analista de Finanças e Controle - Auditoria e Fisc

Ano de 2008

O debate contemporâneo mostra que o funcionamento dos regimes democráticos depende de uma complexa engenharia política que deve levar em consideração as características da sociedade. O Modelo de Democracia Majoritário, viável nas sociedades em que existe um amplo consenso acerca das finalidades do governo, não inclui a seguinte característica:

a) concentração do poder Executivo, com gabinetes de partido único e maioria estritamente formada pelo partido majoritário.
b) regime eleitoral majoritário.
c) sistema partidário teoricamente unidimensional, ou seja, orientado para expressar um número restrito de clivagens, idealmente apenas as divergências socioeconômicas.
d) sistema multipartidário.
e) bicameralismo assimétrico, com concentração do poder de legislar na câmara baixa.

A resposta correta é:

Filtro