Questões de Ciência Política

Assunto Geral

Banca ESAF

CGU - Analista de Finanças e Controle - Auditoria e Fisc

Ano de 2008

Entre os enunciados sobre a ação coletiva, apresentados a seguir, identifique o único correto.

a) Nas sociedades capitalistas, complexas e diferenciadas, existem várias lógicas possíveis para a ação coletiva, havendo grupos que agem egoisticamente e outros que agem altruisticamente.
b) Embora sejam um grande grupo, os trabalhadores agem cooperativamente em uma situação de dilema do prisioneiro que se repete e, com isso, desenvolvem aprendizado para ação coletiva, diferentemente de outros atores.
c) Uma das causas dos problemas de ação coletiva para a provisão de bens públicos é o fato desses bens serem não-exclusivos, pois todos os membros do grupo podem desfrutar deles, mesmo que não tenham enfrentado os custos para obtê-los.
d) Qualquer grupo, quando movido pela solidariedade, e não pelo egoísmo, supera facilmente os problemas de ação coletiva, independente do tipo de bem a ser provido: privado, público ou semi-público.
e) Os grandes grupos têm mais facilidade para conquistar os bens públicos porque podem compensar os problemas de mobilização individual recorrendo ao seu grande número de membros.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca ESAF

CGU - Analista de Finanças e Controle - Auditoria e Fisc

Ano de 2008

Uma sólida tradição teórica da Ciência Política tem como objeto não as práticas e instituições, mas aspectos menos tangíveis, porém fortemente significativos da vida política da sociedade, que formam o que se conhece como "cultura política". Sobre essa temática, examine os enunciados abaixo e marque a resposta correta.
1) A cultura política de uma sociedade é composta pela distribuição dos conhecimentos entre os indivíduos; pelas tendências cognitivas, afetivas e valorativas destes; e pelas normas que regem a vida política.
2) A tipologia clássica da cultura política identifica as culturas paroquial, subordinada ou de sujeição e cívica ou de participação.
3) Nas sociedades modernas, costumam coexistir amplos grupos de indivíduos de cultura paroquial, com outros dotados de cultura subordinada ou de sujeição e ainda outros cuja cultura poderia se caracterizar como cívica ou de participação.
4) A coexistência desses diferentes tipos de cultura política caracteriza o fenômeno das subculturas, que é comum em sociedades complexas, resultantes da agregação de comunidades com história e tradições diversas.

a) Todos os enunciados estão corretos.
b) Todos os enunciados estão incorretos.
c) Somente o enunciado de número 1 está correto.
d) Somente o enunciado de número 3 está incorreto.
e) Somente o enunciado de número 4 está incorreto.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca ESAF

CGU - Analista de Finanças e Controle - Auditoria e Fisc

Ano de 2008

Ao questionar a natureza intrinsecamente participativa do indivíduo, que era um pressuposto essencial de importantes abordagens da ciência política, a famosa análise da lógica da ação coletiva provocou uma revisão da teoria política contemporânea. Examine os enunciados abaixo sobre a ação coletiva e depois indique a resposta correta.
1) Embora o cálculo individual da participação seja racional, o resultado agregado é totalmente irracional e por isso o sucesso da ação coletiva depende da oferta de incentivos seletivos, seja qual for o tamanho dos grupos.
2) Os resultados da ação coletiva são influenciados pela avaliação individual dos custos da participação e nem sempre a alternativa mais racional para um indivíduo é atuar diretamente na defesa dos seus interesses.
3) Ao decidir quanto à participação, atores racionais levam em consideração suas expectativas quanto à conduta dos demais indivíduos envolvidos na ação coletiva.
4) Especialmente devido ao menor custo da coordenação e ao maior custo da não-participação, os pequenos grupos são mais eficazes e eficientes na provisão de bens públicos.

a) Todos os enunciados estão corretos.
b) Todos os enunciados estão incorretos.
c) Apenas o enunciado de número 1 está incorreto.
d) Apenas o enunciado de número 2 está incorreto.
e) Apenas os enunciados 3 e 4 estão incorretos.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca ESAF

CGU - Analista de Finanças e Controle - Auditoria e Fisc

Ano de 2008

Qual dos fatores relativos à implementação, listados a seguir, é específico do modelo top-down?

a) Regras para tomada de decisões.
b) Recursos financeiros.
c) Critérios para resolução de conflitos.
d) Mecanismos e/ou canais para encaminhamento de demandas e apoios.
e) Cadeia de comando hierárquico.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca ESAF

CGU - Analista de Finanças e Controle - Auditoria e Fisc

Ano de 2008

Entre as estratégias e instrumentos do monitoramento e avaliação de políticas públicas, encontram-se todas as listadas abaixo, exceto:

a) uso mais intensivo de métodos e técnicas quantitativos, especialmente estatísticas analíticas.
b) prioridade e legitimidade crescentes da avaliação interna.
c) incorporação de questões éticas na realização das avaliações.
d) uso da avaliação como instrumento para fortalecer a participação e empoderar os interessados na política ou programa avaliado.
e) desenvolvimento de avaliações baseadas na teoria.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca ESAF

CGU - Analista de Finanças e Controle - Auditoria e Fisc

Ano de 2008

Compreender a formação ou construção da agenda de políticas públicas significa entender porque e mediante que processos as autoridades dedicam suas energias a determinados assuntos e porque os temas a serem deliberados são tratados como mais ou menos relevantes ao longo do tempo. Sobre a formação ou construção da agenda de políticas públicas, todas as opções abaixo são verdadeiras, exceto:

a) a agenda pode ser influenciada tanto pelas situações de oportunidade como pelas situações de crise com as quais se deparam as autoridades.
b) um problema é incluído na agenda de políticas públicas quando a sua existência objetiva se impõe às autoridades, acima dos eventos conjunturais da política e dos interesses de grupos específicos.
c) cada um dos participantes públicos ou privados, visíveis ou invisíveis, pode atuar como um incentivo ou um obstáculo à inclusão ou à exclusão de um assunto na agenda governamental.
d) a combinação de uma vontade nacional com eleições é uma formadora de agenda mais poderosa do que os grupos de interesses, que raramente são capazes de estabelecer agendas por si próprios.
e) as agendas governamentais podem ser estabelecidas exclusivamente por atores visíveis, tendo em vista a dinâmica dos problemas ou da política.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca ESAF

CGU - Analista de Finanças e Controle - Auditoria e Fisc

Ano de 2008

Uma importante dimensão da gestão pública é o monitoramento e a avaliação das políticas públicas, que também são considerados uma fase do ciclo das políticas e um instrumento de especial relevância para a gestão orientada para resultados. Apesar da sua reconhecida importância, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas enfrentam grandes desafios de institucionalização, além de alguns consideráveis problemas metodológicos. Examine os enunciados abaixo sobre esse tema e assinale a resposta correta.
1) Dada a multiplicidade de atores envolvidos no monitoramento e avaliação de políticas públicas, com posições e interesses distintos, no Brasil o fluxo das informações passou a ser guiado pela definição das necessidades de informação por parte desses diferentes interessados.
2) No Brasil, a construção do desenho da avaliação, como regra, passou a incorporar as perspectivas de todos os grupos com interesse direto no projeto, devido ao risco dos resultados não obterem legitimidade ou relevância para os agentes envolvidos.
3) No Brasil, na maioria das organizações públicas a coleta, processamento, análise e, especialmente, a difusão das informações aos diversos atores envolvidos têm se tornado generalizadas, sendo cada vez mais reconhecidas como tarefas essenciais à gestão orientada para resultados.
4) Devido à multicausalidade dos fenômenos, a identificação dos fatores que levaram a certos resultados exige métodos quase experimentais que têm se tornado cada vez mais utilizados no monitoramento e avaliação de políticas públicas no Brasil.

a) Todos os enunciados estão corretos.
b) Somente o enunciado de número 2 está incorreto.
c) Somente o enunciado de número 1 está incorreto.
d) Todos os enunciados estão incorretos.
e) Somente os enunciados 3 e 4 estão incorretos.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca ESAF

CGU - Analista de Finanças e Controle - Auditoria e Fisc

Ano de 2008

Estados federativos são vistos como propensos a terem dificuldades com a coordenação dos objetivos das políticas, gerando superposição de competências e competição entre os diferentes níveis de governo. Considerando as características do pacto federativo e das relações intergovernamentais no Brasil, é possível afirmar que:

a) as desigualdades verticais e horizontais geradas entre as unidades federativas e entre os governos subnacionais pelo atual sistema de transferências constitucionais estimulam a possibilidade de arranjos federativos em que, ao conferir autonomia aos governos locais, os eleitores se tornam encarregados da tarefa de elevar o gasto social desses governos.
b) as garantias constitucionais do Estado federativo brasileiro autorizam, mas não obrigam, os governos estaduais e municipais a estabelecer sua própria agenda e a implementar políticas públicas, especialmente na área social.
c) estados e municípios contam com recursos garantidos, independentemente de lealdade política ou de adesão a políticas federais, porém condicionados ao seu esforço tributário.
d) a desconcentração da autoridade no governo federal caracteriza as relações federativas na gestão das políticas, pois somente restaram à União os papéis de financiador e de coordenador das relações intergovernamentais.
e) para induzir a adesão dos governos locais à sua agenda de políticas públicas em geral, o governo federal efetuou reformas constitucionais que condicionavam as transferências de recursos à adoção do comportamento considerado desejável pelo governo federal.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca ESAF

CGU - Analista de Finanças e Controle - Auditoria e Fisc

Ano de 2008

Entre as ferramentas de gestão social das políticas públicas, algumas exigem mudanças tanto no arranjo intra-organizacional como nas relações inter-organizacionais. Identifique, na lista abaixo, qual das ferramentas de gestão social não requer tais mudanças.

a) Planejamento estratégico.
b) Descentralização.
c) Intersetorialidade.
d) Parceria.
e) Participação do cidadão.


RELAÇÕES INTERNACIONAIS

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca ESAF

CGU - Analista de Finanças e Controle - Auditoria e Fisc

Ano de 2008

Em relação à teoria crítica, analise as questões a seguir, indicando com V a(s) verdadeira(s), com F a(s) falsa(s), e, ao final, marque a opção correta.

( ) Na era da indústria cultural, o indivíduo não decide mais autonomamente: o conflito entre impulsos e consciência é resolvido com a adesão acrítica aos valores impostos.
( ) A teoria crítica opõe-se à pesquisa administrativa ao atribuir aos meios de comunicação de massa a capacidade de influenciar a sociedade.
( ) A identidade central da teoria crítica configura-se, por um lado, como construção analítica dos fenômenos que investiga e, por outro lado e simultaneamente, como capacidade para atribuir esses fenômenos às forças sociais que os determinam.
( ) A pesquisa social praticada pela teoria crítica propõe-se como teoria da sociedade entendida como um todo.
( ) Sob a influência da indústria cultural, em todas as suas manifestações, o consumidor pode ser comparado a um prisioneiro que cede à tortura e acaba confessando qualquer coisa, inclusive o que não cometeu.

a) V, V, F, F, V
b) V, F, V, V, V
c) V, F, V, F, V
d) F, F, V, F, V
e) F, V, V, V, F

A resposta correta é:

Filtro