Questões de Ciência Política

Assunto Geral

Banca ESAF

CGU - Analista de Finanças e Controle - Auditoria e Fisc

Ano de 2008

Qual a diferença entre a teoria culturológica e a perspectiva dos cultural studies?

a) A teoria culturológica está centrada na análise do processo de transferência de informação entre a fonte e o destinatário, pois compreende os processos culturais como processos de informação; o principal interesse da perspectiva dos cultural studies é desvendar o processo de influência dos meios de comunicação de massa sobre os consumidores, na medida em que concebe o consumo desses meios como prática cultural.
b) A teoria culturológica caracteriza-se como um modelo semiótico-informacional, centrado na análise dos processos semióticos da cultura de massa, pois está mais preocupada com dinâmica do processo comunicativo no âmbito da sociedade do que com sua eficácia; a perspectiva dos cultural studies está mais preocupada com as conseqüências das ações dos jornais, televisão e outros meios sobre o sistema cultural, pois esses diversos meios determinam os assuntos com os quais a sociedade deve se preocupar.
c) A teoria culturológica preocupa-se em desvendar os processos decorrentes da indústria cultural sobre a sociedade, pois o sistema social é compreendido por essa teoria como um organismo cujas diferentes partes desempenham funções de integração e de manutenção do sistema; a perspectiva dos cultural studies está preocupada com a qualidade do consumo dos produtos da indústria cultural, pois nem tudo o que essa indústria produz contribui para o desenvolvimento cultural da sociedade.
d) A teoria culturológica procura analisar o que as pessoas fazem com os meios de comunicação de massa, estando mais atenta aos contextos e às interações sociais dos receptores; a perspectiva dos cultural studies procura compreender o processo de inserção dos meios de comunicação de massa no sistema cultural, pois a cultura é concebida por essa teoria como um texto que precisa ser interpretado.
e) A teoria culturológica procura ver a cultura de massa como um conjunto de cultura, civilização e história, pois a cultura de massa não é absolutamente autônoma ao imbuir-se de cultura nacional, religiosa ou humanística, e, por sua vez, penetrar na cultura nacional, religiosa ou humanística; o interesse dos cultural studies, centra-se, principalmente, na análise de uma forma específi ca de processo social, relativa à atribuição de sentido à realidade, à evolução de uma cultura, de práticas sociais compartilhadas, de uma área comum de signifi cados.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca ESAF

CGU - Analista de Finanças e Controle - Auditoria e Fisc

Ano de 2008

Em relação ao pensamento de Pierre Levy sobre as novas tecnologias e a sociedade da informação, analise as questões a seguir e indique com V a(s) verdadeira(s), com F a(s) falsa(s), e, ao fi nal, marque a opção correta.

( ) É possível separar o humano de seu ambiente material, assim como dos signos e das imagens por meio dos quais ele atribui sentido à vida e ao mundo.
( ) Os hipertextos são mundos de significação em que os atores da comunicação ou os elementos de uma mensagem constróem e remodelam universos de sentido.
( ) As novas tecnologias da informação geram impacto sobre a sociedade e a cultura.
( ) O foco principal dos estudos de comunicação não está mais na circulação de informações, mas no sentido das mensagens trocadas.
( ) A transmissão de informações digitais pode ser feita por todas as vias de comunicação imagináveis.

a) V, F, V, F, V
b) F, V, F, V, F
c) F, V, V, V, V
d) F, V, F, V, V
e) V, V, F, F, V

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca ESAF

CGU - Analista de Finanças e Controle - Auditoria e Fisc

Ano de 2008

Qual a diferença entre arena pública e questão pública?

a) Arena pública é o termo adotado para designar espaços de confrontação simbólica onde os problemas externos de uma organização são formulados e amplificados, segundo regras prédefinidas; questão pública (public issue) é o termo adotado para designar toda condição ou pressão de natureza pública, externa ou interna à organização, que, se continuada, poderá afetar o funcionamento da organização ou seus interesses futuros.
b) Arena pública é o termo adotado para designar toda condição ou pressão de natureza pública sob a qual os problemas organizacionais são formulados e amplificados, segundo regras prédefinidas; questão pública é o termo adotado para designar espaços de confrontação simbólica no interior da organização.
c) Arena pública é o termo adotado para designar espaços de confrontação simbólica onde os problemas públicos são formulados e amplificados, segundo regras pré-definidas; questão pública é o termo adotado para designar toda condição ou pressão, de natureza pública, externa ou interna à organização, que, se continuada, poderá afetar o funcionamento da organização ou seus interesses futuros.
d) Arena pública é o termo adotado para designar toda condição ou pressão, relacionada à confrontação simbólica, onde os problemas públicos, de natureza organizacional, são formulados e amplificados, segundo regras pré-definidas; questão pública é o termo adotado para designar toda condição ou pressão pública, que, se continuada, poderá afetar o funcionamento do governo ou seus interesses futuros.
e) Arena pública é o termo adotado para designar toda condição ou pressão, relacionada às confrontações simbólicas do governo, as quais podem afetar seus interesses atuais ou futuros; questão pública é o termo adotado para designar toda condição ou pressão de natureza pública, externa ou interna à organização, que, se continuada, poderá afetar o funcionamento da organização ou seus interesses futuros.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca ESAF

CGU - Analista de Finanças e Controle - Auditoria e Fisc

Ano de 2008

A Comunicação Pública é identificada a cinco áreas de conhecimento e atividade profissional. Essas áreas são as seguintes:

a) 1a - conhecimentos e técnicas da área de Comunicação Organizacional; 2a - Comunicação Científica; 3a - comunicação do Estado e/ou governamental; 4a - Comunicação Política; 5a - estratégias de comunicação da sociedade civil organizada.
b) 1a - Comunicação Organizacional; 2ª - Comunicação para o Desenvolvimento; 3a - Comunicação Rural; 4a - Comunicação Jurídica; 5a - estratégias de comunicação da sociedade civil organizada.
c) 1a - Comunicação Jurídica; 2a - Comunicação para o Desenvolvimento; 3a - comunicação do Estado e/ou governamental; 4a - Comunicação Política; 5a - estratégias de comunicação da sociedade civil organizada.
d) 1a - conhecimentos e técnicas de Comunicação Científica; 2a - Comunicação Política; 3a - comunicação do Estado e/ou governamental; 4a - Comunicação Jurídica; 5a - Comunicação Organizacional.
e) 1a - Comunicação para o Desenvolvimento; 2a - Comunicação Popular; 3a - comunicação do Estado e/ou governamental; 4a - Comunicação Política; 5a - estratégias de comunicação da sociedade civil organizada.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca ESAF

CGU - Analista de Finanças e Controle - Auditoria e Fisc

Ano de 2008

I. A montagem da amostra é mais difícil ao se considerar o baixo índice de respostas.
II. O entrevistador pode introduzir algum viés na entrevista, mesmo sem querer.
III. O custo das entrevistas é o mais alto entre todos os métodos.
IV. A entrevista pode ser interrompida a qualquer momento pelo entrevistado. As definições colocadas anteriormente dizem respeito aos aspectos negativos das seguintes técnicas de coletas de dados em pesquisas de opinião:

a) I - questionário por correio; II - entrevista pessoal; III - entrevista pessoal; IV - entrevista por telefone.
b) I - entrevista por telefone; II - entrevista por telefone; III - entrevista pessoal; IV - entrevista pessoal.
c) I - questionário por correio; II - entrevista pessoal; III - entrevista por telefone; IV - entrevista por telefone.
d) I - entrevista por telefone; II - entrevista pessoal; III - entrevista pessoal; IV - entrevista por telefone.
e) I - questionário por correio; II - entrevista por telefone; III - entrevista pessoal; IV - entrevista por telefone.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca ESAF

CGU - Analista de Finanças e Controle - Auditoria e Fisc

Ano de 2008

É correto afirmar sobre a diferença entre nota e coluna:

a) Nota é o termo adotado para designar pequena notícia destinada à informação rápida; coluna é o termo adotado para designar uma seção especializada de jornal ou revista, publicada com regularidade e geralmente assinada, composta exclusivamente por notas (informações rápidas) seguidas de comentários e juízos de valor.
b) Nota é o termo adotado para designar a declaração escrita, oficial, emitida pelo governo ou por qualquer instituição pública ou privada, distribuída à imprensa; coluna é o termo adotado para designar uma seção especializada de jornal ou revista, publicada com regularidade e geralmente assinada, composta exclusivamente por notas (informações rápidas) seguidas de comentários e juízos de valor, de modo a se obter uma glosa do fato.
c) Nota é o termo adotado para designar um breve texto jornalístico, cuja principal característica é ser menos perecível que a notícia comum; coluna é o termo adotado para designar uma seção especializada de jornal ou revista, publicada com regularidade e geralmente assinada, composta por notas (informações rápidas) seguidas de comentários e juízos de valor, de modo a se obter uma glosa do fato.
d) Nota é o termo adotado para designar a declaração escrita, oficial, emitida pelo governo ou por qualquer instituição pública ou privada, distribuída à imprensa; coluna é o termo adotado para designar uma seção especializada de jornal ou revista, publicada com regularidade e geralmente assinada, redigida em estilo mais livre e pessoal do que o noticiário comum.
e) Nota é o termo adotado para designar pequena notícia destinada à informação rápida; coluna é o termo adotado para designar uma seção especializada de jornal ou revista, publicada com regularidade e geralmente assinada, composta exclusivamente por matérias de entretenimento.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca ESAF

CGU - Analista de Finanças e Controle - Auditoria e Fisc

Ano de 2008

I. "A proposta final deste livro confere ao componente intenção o valor de atributo de equilíbrio e unidade do bom texto jornalístico, entendido como o relato verdadeiro e compreensível da atualidade. Na essência dessa proposta está a convicção de que a intenção é a liga que funde Ética, Técnica e Estética, tríade solidária e inseparável das ações jornalísticas." II. "O jornalismo não é, porém, um gênero literário a mais. Enquanto, na literatura, a forma é compreendida como portadora, em si, de informação estética, em jornalismo a ênfase desloca-se para os conteúdos, para o que é informado." III. "Há um momento de dar a apuração por finda e de escrever. Excesso de informações torna confusa uma matéria. Matéria não é árvore de natal onde se penduram bolas." IV. "Entre os gêneros de textos correntes nos jornais, a notícia distingue-se com certo grau de sutileza da reportagem, que trata de assuntos, não necessariamente de fatos novos; nesta, importam mais as relações que reatualizam os fatos, instaurando dado conhecimento do mundo. A reportagem é planejada e obedece a uma linha editorial, um enfoque; a notícia, não." As definições colocadas anteriormente correspondem, de forma textual, ao pensamento de quais autores?

a) Manuel Carlos Chaparro, Nilson Lage, Ricardo Noblat, Nilson Lage.
b) Nelson Traquina, Nilson Lage, Ricardo Noblat, Manuel Carlos Chaparro.
c) Manuel Carlos Chaparro, Nelson Traquina, Nilson Lage, Ricardo Noblat.
d) Nilson Lage, Nelson Traquina, Ricardo Noblat, Nelson Traquina.
e) Nelson Traquina, Manuel Carlos Chaparro, Ricardo Noblat, Nilson Lage .

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca ESAF

CGU - Analista de Finanças e Controle - Auditoria e Fisc

Ano de 2008

O clipping (impresso ou eletrônico) é o recorte ou gravação de uma unidade informativa que consolida o processo de interação da organização com determinado veículo de comunicação. Escolha, entre as opões expostas a seguir, a afirmação em que esse trabalho é apresentado de forma correta.

a) O clipping caracteriza-se fundamentalmente pela mensuração da presença de uma organização na mídia.
b) O clipping impresso deve se limitar às matérias internas dos jornais e revistas.
c) O clipping é matéria-prima fundamental para os projetos de auditoria de imagem na mídia.
d) A avaliação efi ciente do clipping deve incluir a multiplicação do espaço ocupado por determinada matéria jornalística pelo valor de inserção publicitária.
e) O clipping deve sempre se limitar ao fragmento da matéria em que a organização é mencionada.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca ESAF

CGU - Analista de Finanças e Controle - Auditoria e Fisc

Ano de 2008

Em relação ao pensamento de Margarida Kunsch sobre Comunicação Integrada, analise as questões a seguir, indique com V a(s) verdadeira(s), com F a(s) falsa(s), e, ao final, marque a opção correta.

( ) A comunicação integrada pressupõe a junção da comunicação institucional, da comunicação mercadológica e da comunicação interna.
( ) Os termos comunicação interna e endomarketing são sinônimos.
( ) O papel ideal do profi ssional de Relações Públicas é o de ser um estrategista e de uma pessoa com visão de mundo e de negócios.
( ) As relações públicas de marketing englobam a comunicação integrada de marketing.
( ) A principal diferença entre as atividades de relações públicas e as atividades de marketing é que as primeiras colocam ênfase no aspecto institucional e as de marketing enfatizam o aspecto mercadológico de uma organização.

a) V, V, F, F, V
b) V, F, V, F, V
c) F, V, F, V, F
d) V, F, F, F, V
e) F, F, F, V, F

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

TSE - Analista Judiciário - Administrativa

Ano de 2007

O pensador Florentino Maquiavel

a) não foi um homem do seu tempo, adiantando-se no que ainda não havia acontecido no mundo da emergência da política moderna.
b) introduziu ruptura decisiva no pensamento acerca do Estado, atribuindo a este soberania racional.
c) não encontrou provas empíricas que comprovassem seus argumentos.
d) foi um representante dos defensores das idéias da sociabilidade natural e dos ensinamentos da Revelação.

A resposta correta é:

Filtro