Questões de Ciência Política
Assunto Geral
Banca FCC
Secretaria da Administração-BA - Especialista em Políticas Públicas (Políticas Soci
Ano de 2004
"Há ainda a pobreza. Dos 526.079 domicílios de Fortaleza, 22,1% são considerados pobres. Uma média alta para uma grande cidade brasileira. Mais importante ainda é perceber que esta é ainda maior nas três áreas mais carentes. Lá a proporção de pobres chega a 25,1% (63.686) dos domicílios. Diante deste quadro, é natural que a desigualdade se mostre entre todas as áreas da cidade" (CAMPOS, André de et al. Atlas da exclusão social no Brasil. 2003. v.2: Dinâmica e manifestação territorial. p.126). A partir do texto, é correto afirmar que a
a) a pobreza é uma questão exclusivamente urbana no Brasil contemporâneo.
b) a pobreza é uma questão de Estado, sobretudo considerando-se o compromisso social da Constituição brasileira de 1988.
c) a pobreza afeta somente países marginais ao capitalismo dos países desenvolvidos.
d) a erradicação da pobreza não deve constar como princípio de ação dentre as políticas sociais.
e) a pobreza pode ser eliminada exclusivamente com a adoção de políticas de controle do demográfico.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca ESAF
MPOG - Analista de Planejamento e Orçamento
Ano de 2003
Tomando por base a teoria da democracia elaborada nas últimas três décadas do século XX, indique qual das características abaixo não é própria do modelo de democracia majoritária.
a) Concentração do poder executivo, com gabinete de partido único e maioria estreita.
b) Superposição dos poderes e predomínio do gabinete.
c) Sistema de partidos unidimensionais.
d) Bicameralismo assimétrico.
e) Governo federativo.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca ESAF
MPOG - Analista de Planejamento e Orçamento
Ano de 2003
A capacidade de ação estatal, componente essencial aos debates em torno das transformações do papel do próprio Estado e das instituições públicas, tem um dos seus eixos no conceito de autonomia. No âmbito dessa discussão é incorreto afirmar que:
a) As abordagens baseadas no postulado da determinação estrutural admitem o conceito da "autonomia relativa" do Estado, ou seja, a capacidade de este assumir cursos de ação que contrariam os interesses de classes ou frações de classe dominante ou que privilegiam demandas da classe dominada em detrimento da classe dominante, tendo em vista interesses estratégicos maiores do próprio capitalismo.
b) A maioria das abordagens clássicas da Ciência Política concebe o Estado como uma organização autônoma frente a grupos, classes ou elites específicas, capaz de afetar decisivamente os agentes do jogo político e os geradores de demandas, já que os agentes públicos são detentores dos mais relevantes recursos de poder.
c) Para desencadear mudanças estruturais é necessário que o Estado tenha capacidade de formular objetivos próprios e poder para tomar decisões e executá-las, insulando-se em relação aos grupos interessados na permanência do status quo.
d) As preferências do Estado constituem-se a partir das condições e atributos que diferenciam os agentes públicos dos atores privados e da sua autopercepção enquanto agentes do Estado, ou seja, uma estrutura dotada de poder e competência para tomar e implementar decisões de longo prazo, por cujas conseqüências eles são responsáveis.
e) O conceito de autonomia imersa significa que os agentes públicos devem ser dotados da autonomia necessária para realizar transformações e conduzir as políticas públicas com ganhos de eficácia, mas devem estar vinculados a uma densa rede de relações sociais, essencial à construção de coalizões de apoio, a partir dos próprios objetivos de mudança.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca ESAF
MPOG - Analista de Planejamento e Orçamento
Ano de 2003
Uma importante tradição de estudos mostra que as relações de burocratas com outros atores podem assumir variados padrões. Um deles, bastante presente na institucionalidade política brasileira, é o insulamento burocrático. Entre as opções abaixo, marque aquela que descreve corretamente o insulamento burocrático.
a) Uma relação entre a burocracia e a sociedade, baseada na troca de dados e informações, visando constituir mecanismos formais para a representação de interesses no interior do aparato burocrático e tornar transparentes as influências particulares sobre as decisões públicas.
b) Uma relação entre agências governamentais que compartilham objetivos de redução de custos ou otimização de resultados, visando proporcionar qualificação e treinamento especializado aos seus funcionários, a fim de capacitá-los para o exercício de tarefas complexas.
c) O estabelecimento de padrões de hierarquia, divisão de funções, busca de excelência e eficiência máxima, com a finalidade de eliminar o contato entre decisores públicos e a sociedade, para que as ações de governo espelhem estritamente os interesses gerais da nação.
d) O estabelecimento de barreiras institucionais destinadas tanto a bloquear pressões partidárias e o encaminhamento de demandas personalísticas quanto a assegurar a eficiência na alocação dos recursos necessários à gestão das políticas governamentais.
e) Um esforço de racionalização burocrática destinada a imprimir aos funcionários do Estado a ética da convicção, traduzida pelo predomínio de uma visão tecnicista do processo legislativo, e a reservar aos políticos a ética das responsabilidades, mais apropriada à representação de interesses e à negociação de demandas conflitantes.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca ESAF
MPOG - Analista de Planejamento e Orçamento
Ano de 2003
Identifique, na seqüência abaixo, qual dos conceitos corresponde ao neocorporativismo.
a) Formas de mobilização coletiva autônoma, transitória, sem estrutura organizacional, porém dotada de lideranças e objetivos próprios fundados em um conjunto de valores comuns, e que visam a provocar mudanças em um ou mais aspectos da vida em sociedade ou na própria estrutura desta.
b) Conjunto de indivíduos dotados de motivações comuns que, sem participar diretamente do processo eleitoral, recorrem a sanções negativas ou positivas, ou ainda a ameaças, a fim de influenciar decisões públicas.
c) Arranjo cooperativo entre o poder público e atores privados por meio do qual fazem-se barganhas e estabelecem-se compromissos mediante os quais certas políticas têm a sua implementação garantida pelo consentimento dos interesses privados, os quais se encarregam inclusive de assegurar os necessários mecanismos de controle.
d) Estrutura de acesso e contato com o sistema político pela qual políticos profissionais constituem redes de fidelidades pessoais mediante a distribuição de recursos públicos como ajuda a particulares, em troca de legitimação e apoio.
e) Arranjo político que se estabelece dentro do Estado, resultante da captura de agências governamentais ou de alguns de seus membros por setores de sua clientela privada e, ao mesmo tempo, da aliança de atores privados, especialmente representantes do empresariado, com segmentos da burocracia, em defesa de propostas de interesse específico.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca ESAF
MPOG - Analista de Planejamento e Orçamento
Ano de 2003
À medida que a análise política reconhece a importância dos fatores não materiais na explicação dos fenômenos que constituem seu objeto de interesse, maior tem sido a relevância atribuída às teorias que levam em conta a cultura política. Examine os enunciados a seguir sobre a cultura política e aponte a opção incorreta.
a) Cultura política designa o conjunto de atitudes, normas e crenças partilhadas pelos membros de uma determinada unidade social, tendo por objeto processos e fenômenos políticos.
b) A cultura política, essencial à formação de capital social, é própria das sociedades holísticas e indiferenciadas, nas quais a política não constitui uma esfera própria de atividades, coincidindo com os papéis e estruturas de caráter familiar, religioso ou econômico.
c) A cultura política é composta pelos conhecimentos sobre as instituições, práticas e forças políticas operantes num dado contexto; pelas tendências relativas à diversidade; pelas normas que delimitam as estratégias legítimas de ação política; e pela linguagem e símbolos políticos.
d) A cultura política subordinada é aquela na qual os indivíduos mostram-se predominantemente passivos, e no máximo se voltam relativamente para o sistema político focalizando especialmente as decisões tomadas pelos governantes.
e) A cultura política participativa é aquela na qual predominam padrões ativos e proativos, com forte componente associativista, orientados tanto para o sistema político em sua globalidade como para os processos relativos às demandas, decisões e ações dos governantes.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca ESAF
MPOG - Analista de Planejamento e Orçamento
Ano de 2003
Pode-se definir patrimonialismo como uma forma de organização social em que a diferenciação entre o público e o privado está ausente. A partir desta definição, indique qual das opções abaixo pode ser considerada uma manifestação de patrimonialismo na política brasileira.
a) A designação de um servidor público para a realização de atividades do interesse pessoal do governante.
b) A utilização do patrimônio de empresas privadas com fins eleitorais.
c) A disputa de bancadas estaduais de deputados federais para aumentar os investimentos federais em seus estados.
d) Pressão de grupos políticos para a garantia de direitos adquiridos.
e) A ação política de sindicatos patronais para aumentar o lucro das empresas.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca ESAF
MPOG - Analista de Planejamento e Orçamento
Ano de 2003
As atribuições formais dos governantes podem apresentar significativas variações nas sociedades ocidentais modernas, mesmo aquelas que compartilham características democráticas. Entre as atribuições abaixo, indique aquela que não é competência privada do Presidente da República no Brasil.
a) Nomear e exonerar os Ministros de Estado.
b) Vetar total ou parcialmente projetos de lei aprovados pelo Congresso Nacional.
c) Nomear, após aprovação pelo Senado Federal, os Ministros do Supremo Tribunal Federal.
d) Editar medidas provisórias com força de lei.
e) Elaborar o regimento do Senado e propô-lo para sanção do Congresso Nacional.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca ESAF
MPOG - Analista de Planejamento e Orçamento
Ano de 2003
O presidencialismo tem sido praticamente uma constante no Brasil republicano. Indique qual das opções abaixo não caracteriza o presidencialismo brasileiro nos últimos 20 anos.
a) A concentração do poder no Executivo.
b) Forte presença do Executivo na iniciativa de formulação de políticas públicas.
c) O Executivo exibe relação assimétrica e conflituosa com os demais poderes.
d) O Executivo assume as atribuições dos três poderes.
e) O exercício da Presidência é compatível com a atuação partidária.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca ESAF
MPOG - Analista de Planejamento e Orçamento
Ano de 2003
No que se refere ao pacto federativo e às relações intergovernamentais, objeto de grande parte das discussões em torno das reformas das duas últimas décadas no Brasil, são corretas todas as assertivas que se seguem, exceto:
a) O federalismo caracteriza-se pela difusão dos poderes de governo entre muitos centros, nos quais a autoridade não resulta da delegação de um poder central, mas é conferida por sufrágio popular.
b) Os sistemas federais moldam formas peculiares de relações intergovernamentais, constitutivamente competitivas, e modalidades de interação necessariamente baseadas na negociação entre instâncias de governo.
c) O federalismo centralizado comporta diversos graus de intervenção do poder federal nas unidades subnacionais e se caracteriza por formas de ação conjunta entre instâncias de governo, nas quais essas unidades guardam significativa autonomia decisória e capacidade própria de financiamento.
d) A maneira como são gerados, distribuídos e apropriados, entre as esferas de governo, os recursos fiscais e parafiscais define, em boa medida, as características próprias dos diferentes arranjos federativos.
e) As feições e a operação efetiva dos arranjos federativos são fortemente condicionadas pelas características das instituições políticas, especialmente os sistemas partidários e eleitorais, a dinâmica parlamentar e as organizações de interesses.
A resposta correta é: