Questões de Comércio Internacional
Assunto Geral
Banca CESPE
INMETRO - Pesq- TMQ - Articulação Internacional
Ano de 2010
Acerca de tarifas sobre importações e subsídios às exportações, assinale a opção correta.
a) As tarifas sobre importações consistem em intervenções que os governos realizam para propiciar a distribuição de renda, a promoção de indústrias consideradas cruciais para a economia ou o balanço de pagamentos.
b) Os subsídios às exportações e as tarifas sobre as importações são quantias destinadas à equalização dos preços, por meio dos quais os bens são comercializados no país e no mercado mundial.
c) As mudanças nos preços geradas por tarifas sobre importações e subsídios às exportações afetam os termos de troca do país, mas não acometem os termos de troca do resto do mundo.
d) Os subsídios às exportações tornam mais lucrativa a venda no mercado externo, em relação ao mercado doméstico, excetuando-se a essa situação as circunstâncias em que o preço interno seja mais baixo, de modo que, por meio desse subsídio, seja aumentado o preço dos bens exportados no país.
e) A intensidade do impacto dos subsídios sobre as exportações e das tarifas de importação sobre os termos de troca relacionase diretamente ao desenvolvimento tecnológico do país que impõe a tarifa, de maneira que, caso o país seja uma grande potência tecnológica, não causará forte influência na oferta relativa mundial e na demanda relativa mundial e, portanto, não exercerá forte influência nos preços relativos.
A resposta correta é:
Assunto Geral
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Ano de 2010
A respeito do sistema multilateral de comércio, assinale a opção correta.
a) Com a criação da OMC, a cláusula da nação mais favorecida, princípio histórico do comércio internacional, foi banida do estamento jurídico do sistema GATT.
b) Em relação ao tratamento dispensado aos países não membros, as uniões aduaneiras estão em desacordo com o arcabouço regulatório da OMC, uma vez que permitem tratamento discriminatório para com esses países.
c) Entre os temas que têm sido gradativamente incorporados à agenda de liberalização do comércio, incluem-se os ambientais.
d) Em relação à oposição dos países em desenvolvimento, serviços e propriedade intelectual foram temas regulamentados em decorrência das negociações realizadas pelo sistema multilateral de comércio.
e) Dada a necessidade de proteger as indústrias nacionais, países em desenvolvimento podem não aderir a todos os acordos patrocinados pela OMC.
A resposta correta é:
Assunto Geral
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Ano de 2010
A respeito das ações multilaterais do Brasil, assinale a opção correta.
a) Foram igualmente valorizados na ação internacional do Brasil tanto o multilateralismo regional (sistema interamericano) quanto o econômico (sistema de Bretton Woods) e o político global ( sistema onusiano ).
b) O envolvimento intenso do Brasil nos foros multilaterais do final da Segunda Guerra até a década de noventa do século passado foi motivado, fundamentalmente, por três razões: expectativas criadas sobre as instituições em relação aos interesses do desenvolvimento, padrão de qualidade da política multilateral do país e busca de prestígio internacional.
c) Um dos objetivos centrais da ação multilateral desenvolvida no Brasil a partir da década de sessenta do século passado consiste na consecução de nova ordem econômica internacional, a fim de que novos parâmetros fossem estabelecidos para as relações econômicas entre os países desenvolvidos e os em desenvolvimento.
d) A criação do G 20, em Cancun, por iniciativa brasileira, denota o papel de ator global que o Brasil vem exercendo, bem como sua preocupação na busca de soluções negociadas para o manejo da crise econômica global.
e) O Brasil, ao se juntar à Índia e à África do Sul no Fórum IBAS com o objetivo de pleitear a reforma da ONU, reitera a importância dessa instituição na sua política externa.
A resposta correta é:
Assunto Geral
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Ano de 2010
Considerando que o regionalismo econômico consiste em importante elemento do sistema econômico internacional contemporâneo, assinale a opção correta.
a) Frequentemente associado à promoção de acordos de livre comércio e à livre circulação de fatores produtivos, o regionalismo é um fenômeno estritamente econômico.
b) Não obstante a crescente interdependência entre os Estados, a crise econômica mundial ocorrida entre o início dos anos setenta e a primeira metade dos anos oitenta do século passado não acometeu de forma negativa os processos de integração surgidos na Europa, na América Latina e em outras regiões do mundo.
c) Entre os organismos fundamentais ao aumento consistente das correntes de comércio na América Latina entre o início dos anos setenta e a primeira metade da década de oitenta do século passado, incluem-se a ALALC, o MCCA e o Pacto Andino.
d) A expressão europessimismo traduz o sentimento imperante na Europa, no início da década de setenta do século passado, ante o quadro de estagnação da integração entre seus países, especialmente diante das dificuldades de se alargar esse processo, por meio da adesão de novos membros.
e) A partir da segunda metade da década de oitenta do século passado, houve a revalorização do regionalismo pelos governos dos países centrais, constituindo-se, dessa forma, como elemento fundamental às estratégias política e econômica, como se pode constatar nos EUA, que passaram a propor uma série de acordos e iniciativas de liberalização em bases regionais por meio, por exemplo, dos acordos de livre comércio com Israel e com o Canadá; do lançamento da Iniciativa para as Américas; da consecução do NAFTA; e do patrocínio da ideia de negociação de uma ALCA.
A resposta correta é:
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Ano de 2010
Acerca da OPA, assinale a opção correta.
a) Desde seu surgimento, a OPA, uma iniciativa diplomática brasileira, contou com a oposição sistemática do governo argentino.
b) A OPA consistiu em uma proposta de cooperação internacional de escopo hemisférico, por meio da qual se defendeu o desenvolvimento econômico e a erradicação da miséria como maneiras eficazes de se evitar a penetração do comunismo na América Latina.
c) A troca de cartas pessoais entre os presidentes do Brasil, Juscelino Kubitschek, e dos EUA, John Kennedy, em maio e junho de 1958, propiciaram o surgimento da OPA.
d) De acordo com projeto da OPA, fundado na ideologia do nacional-desenvolvimentismo brasileiro, os países da América Latina deveriam combater o subdesenvolvimento econômico e preocupar-se, secundariamente, com o desenvolvimento social.
e) Entre os resultados concretos atingidos por meio da OPA, inclui-se a criação da ALALC, do BID e da Iniciativa para as Américas.
A resposta correta é:
Assunto Geral
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Ano de 2010
Assinale a opção correta, com referência ao desenvolvimento econômico, do comércio e do meio ambiente na agenda multilateral do Brasil.
a) A UNCTAD, realizada em 1964, consistiu no primeiro evento internacional em que foi defendida, inequivocamente, a indissociabilidade da promoção do desenvolvimento e da preservação do meio ambiente, e o Brasil assumiu, pioneiramente, o papel de protagonista nessa agenda.
b) Na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, realizada em Estocolmo em 1972, por meio da qual foi determinado o direito da humanidade a meio ambiente saudável, o Brasil defendeu a aplicação de medidas de proteção à biodiversidade e, conjuntamente, a consagração do direito dos países em desenvolvimento à manutenção dos mecanismos de proteção às suas indústrias nascentes.
c) Por meio das discussões realizadas na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, no Rio de Janeiro em 1992, consagrou-se a tese referente ao direito ao desenvolvimento sustentável, que teve como um de seus patrocinadores o governo brasileiro.
d) Na 15.a Conferência das Partes da Convenção das Mudanças Climáticas, realizada em Copenhague em 2009, foi defendida pelo Brasil a moratória de emissões de gases que provocam o efeito estufa para os países em desenvolvimento.
e) Entre os opositores dos objetivos traçados no Protocolo de Quioto - documento por meio do qual foram fixadas metas, para os países industrializados, de redução de emissão de gases causadores do efeito estufa - inclui-se o governo brasileiro.
A resposta correta é:
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Ano de 2010
Assinale a opção correta, com relação ao lançamento da Aliança para o Progresso.
a) Por meio da Aliança para o Progresso, lançada em março de 1961 pelo governo do presidente Dwight David Eisenhower, destinou-se 60 bilhões de dólares para serem investidos em programas de desenvolvimento da América Latina.
b) Oficialmente, o objetivo do governo dos EUA com a Aliança para o Progresso consistia na promoção do desenvolvimento econômico da América Latina por meio de uma aliança com todos os países do continente; todavia, oficiosa e veladamente, por meio dessa iniciativa buscava-se enfrentar a suposta ameaça da expansão da China Comunista no continente.
c) A Aliança para o Progresso, cujo plano de cooperação decenal previa o estímulo ao desenvolvimento econômico, social e político, compunha-se de três elementos interdependentes: o crescimento econômico, as mudanças sociais e estruturais e a democratização política.
d) A mudança de regime político no Brasil, em abril de 1964, proporcionou sua retirada do rol de prioridades de investimento da Aliança para o Progresso, visto que, com o regime instaurado, frustrava-se um dos elementos fundamentais dessa iniciativa: o fortalecimento das instituições democráticas.
e) As mudanças implementadas por meio da Aliança para o Progresso influenciaram, de forma irreversível, a política externa norte-americana para a América Latina.
A resposta correta é:
Assunto Geral
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Ano de 2010
Considerando que, no Brasil, a investidura do general Castello Branco na Presidência da República em abril de 1964 ocasionou importante mudança nos rumos da política externa brasileira, assinale a opção correta, acerca da política externa adotada nesse governo.
a) O projeto de política externa do governo de Castello Branco vigorou por curto período de tempo e ocasionou resultados efêmeros, em razão de sua incompatibilidade com o estágio de desenvolvimento econômico do país e de sua dessincronização com as transformações do cenário internacional.
b) A principal tendência das relações internacionais que o governo militar considerou na formulação e na implementação da política externa consistiu no cenário de distensão entre as grandes potências a partir do início da década de sessenta do século passado, que indicava que, no contexto brasileiro, deveriam ser desconsiderados os constrangimentos típicos da bipolaridade estrita, e a ação internacional deveria ser pautada pela multipolaridade crescente que se verificava.
c) O desenvolvimento da política externa no governo Castello Branco contou com o apoio de esferas diversificadas do meio político, tais como os setores progressistas e da intelligentsia brasileiros.
d) A diplomacia brasileira, durante a crise da República Dominicana, ocorrida entre os meses de abril e agosto de 1965, agiu, no plano político, em defesa da segurança continental, apoiando, por exemplo, as sanções decretadas pela OEA, contudo, eximiu-se da participação nas forças de intervenção.
e) Sob a ótica da ideologia do realismo universalista, adotada ao final do governo do presidente Castello Branco, as condutas externas, tanto no âmbito geográfico quanto no político, deveriam ser orientadas em três direções: atuação do Brasil nos órgãos multilaterais não regionais, tais como UNCTAD, GATT, Conferência do Desarmamento e ONU; investida para os países socialistas; e contatos com a África subsaariana.
A resposta correta é:
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Ano de 2010
Considerando que, a partir de 1967, verifica-se mudança de rumos em relação às orientações externas do Brasil, que permaneceram inalteradas até o final da década de oitenta do século passado, assinale a opção correta.
a) A partir do rompimento do regime militar, a unidade de ação da política externa consistiu na superação da doutrina de segurança nacional como condicionante das estratégias a serem adotadas e na definição de prioridades externas.
b) Entre os conceitos que orientavam a ação externa do Brasil e que foram obliterados a partir de 1967, incluemse bipolaridade estrita; segurança coletiva; interdependência militar, política e econômica; e universalismo da ação internacional.
c) Entre os anos de 1967 e 1980, a diplomacia brasileira adquiriu a função supletiva de instrumento do expansionismo militar brasileiro.
d) No governo do presidente Ernesto Geisel, o pragmatismo responsável foi definido como método, contudo, desde 1974, observavam-se fatos e ideias caracterizadoras da postura pragmática, tais como a tomada da economia como determinante da política externa e do Estado como articulador do processo produtivo.
e) Entre os anos de 1967 e 1979, a política brasileira para a América Latina foi conduzida em duas dimensões: ação nos órgãos multilaterais regionais para a promoção da cooperação dos EUA em relação ao desenvolvimento regional e valorização bem-sucedida das iniciativas de integração regional.
A resposta correta é:
Assunto Geral
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Ano de 2010
Considerando que, na década de oitenta do século passado, o paradigma brasileiro de política exterior vinculado ao desenvolvimento nacional evoluiu para uma fase de contradições, assinale a opção correta.
a) Dadas as reservas de energia no Brasil, no período em questão, a independência e o universalismo da política externa não foram restringidos; o desenvolvimento prosseguiu como vetor da ação externa nos foros multilaterais; a cooperação científico-tecnológica com os países desenvolvidos foi ampliada; e a defesa das indústrias de ponta foi bem conduzida.
b) No período em discussão, no âmbito comercial, o governo implementou política consistente de expansão das exportações e de diversificação dos mercados e das pautas; no entanto, com essa política, vários obstáculos foram enfrentados, tais como a nova escalada protecionista nos países centrais e a permanência de regras injustas no comércio internacional, que prejudicavam a expansão comercial de países em estágio intermediário de desenvolvimento.
c) Ao passo que, ao longo da década de setenta do século passado, as relações entre o Brasil e os EUA foram contenciosas, nos anos oitenta do século passado, ocorreram muitas melhoras e consensos.
d) Em razão de dificuldades na área comercial, causadas pela reserva de mercado criada pelo Brasil na área de informática e pela ampliação do MCE, nas relações do Brasil com a Europa Ocidental, reproduziu-se, nos anos oitenta do século passado, a fórmula de sucesso empreendida pelo governo de Ernesto Geisel, relativa ao adensamento da cooperação política e científico-tecnológica.
e) As relações do Brasil com o Bloco Socialista, devido a posturas agressivas mantidas pela União Soviética na fase final da Guerra Fria, passaram por dificuldades nesse período.
A resposta correta é: