Questões de Comércio Internacional

Assunto Geral

Banca FUNIVERSA

APEX-Brasil - Analista Pleno - Projetos

Ano de 2006

Uma unidade de Inteligência Comercial é necessária para identificar novos negócios no mercado externo e organizar a participação de empresas nacionais em feiras e missões comerciais. Enumere os itens de 1 a 9, na ordem seqüencial natural de acontecimentos preparatórios para a realização de uma feira ou missão comercial e depois, assinale a alternativa que contém a ordem correta (de cima para baixo). ( ) Análise dos pontos fortes e pontos fracos de cada um dos países concorrentes. ( ) Uma primeira missão prospectiva é feita, com o objetivo de conhecer o mercado, identificar e selecionar os parceiros locais. ( ) A Inteligência Comercial fornece uma lista de importadores dos produtos selecionados para os primeiros contatos e posterior matchmaking com as empresas exportadoras. ( ) A Inteligência Comercial elabora um estudo sobre o país-alvo e um levantamento de sua pauta de importações, visando identificar os potenciais parceiros comerciais. ( ) A Inteligência Comercial indica as oportunidades existentes e os setores que poderiam exportar para aquele mercado. ( ) Define-se qual tipo de evento mais adequado para a promoção comercial dos produtos adequados à exportação para aquele mercado. ( ) A missão comercial ou feira é realizada. ( ) Um cruzamento da lista de produtos importados pelo país estudado com a pauta de exportações nacionais. Neste momento, são identificados os produtos que poderiam ser exportados para o país-alvo. ( ) Com o auxílio de consultorias locais, a Inteligência Comercial elabora estudo mais detalhado, contendo informações sobre as oportunidades de negócios e sobre características do mercado-alvo para cada um dos setores identificados.

a) 6 - 2 - 8 - 1 - 4 - 5 - 9 - 7 - 3.
b) 3 - 7 - 8 - 1 - 4 - 5 - 9 - 2 - 6.
c) 4 - 5 - 8 - 1 - 3 - 7 - 9 - 2 - 6.
d) 4 - 6 - 8 - 1 - 5 - 3 - 9 - 2 - 7.
e) 3 - 7 - 8 - 1 - 5 - 4 - 9 - 6 - 2.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FUNIVERSA

APEX-Brasil - Analista Pleno - Projetos

Ano de 2006

Em 2003, a APEX-Brasil viabilizou a presença de 8.196 empresas brasileiras - a maioria delas de pequeno porte - em 410 feiras internacionais, gerando negócios da ordem de US$ 2 bilhões. Este número cresceu para mais de 15 mil empresas, em 2005. Assinale a alternativa correta em relação ao tema.

a) Esse crescimento só foi possível graças a programas específicos criados para dotar as empresas que integram os Arranjos Produtivos Locais (APLs) das condições propícias para se firmar no mercado internacional.
b) O fortalecimento do MERCOSUL, e consequente queda das barreiras alfandegárias, foi o grande responsável pelo aumento das exportações brasileiras de produtos feitos pelas micro e pequenas empresas.
c) Em ação conjunta com a SOFTEX, a APEX-Brasil viabilizou a certificação de CMM Nível 4 para mais de 2.000 empresas de informática no país.
d) A ação isolada de pequenos grupos empresariais, em especial os dos setores de calçados e de bebidas, motivou o crescimento das exportações brasileiras.
e) O crescimento nas exportações das micro e pequenas empresas foi motivado pelo crescimento do turismo interno e da participação positiva do Brasil em eventos esportivos internacionais.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FUNIVERSA

APEX-Brasil - Analista Pleno - Projetos

Ano de 2006

"Assim como ninguém vai para a guerra municiado apenas com balas suficientes para acertar o número exato de inimigos entrincheirados, também para falar não deverá se abastecer com conteúdo que atenda apenas ao tempo determinado para a apresentação. Saiba o máximo que puder sobre a matéria que irá expor." (Professor Reinaldo Polito, em O Globo Online, 16/8/2006). Analise as alternativas a seguir e assinale a que não corresponde à conduta correta em uma apresentação.

a) Saiba exatamente o que vai dizer no início, quase palavra por palavra, pois neste momento estará ocorrendo maior liberação da adrenalina.
b) Leve sempre um roteiro escrito com os principais passos de apresentação, mesmo que não precise dele. É só para dar mais segurança.
c) Antes de falar, quando já estiver no ambiente, não fique pensando no que vai dizer, preste atenção no que as outras pessoas estão fazendo e tente se distrair um pouco.
d) A naturalidade pode ser considerada a melhor regra da boa comunicação.
e) Evite saber quem são os ouvintes, pois cada público possui características e expectativas próprias, e isto pode gerar dificuldades em uma apresentação.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FUNIVERSA

APEX-Brasil - Analista Pleno - Projetos

Ano de 2006

A maior interligação entre os diferentes mercados geográficos tem exigido a adoção de diferentes formas organizacionais capazes de responder de maneira mais rápida e adequada às igualmente rápidas alterações nos padrões de compra e consumo em nível internacional. Assinale a alternativa correta sobre o tema do enunciado.

a) Os sistemas internos de comunicação tornam-se obsoletos muito rapidamente, pois não conseguem acompanhar o ritmo de mudança dos mercados.
b) O modelo idealizado de empresa atuante no mercado internacional deve impedir a experimentação de novas alternativas de ação, de forma a evitar mudança de foco e estratégia.
c) Na atividade exportadora, a organização necessita desenvolver uma grande capacidade que lhe permita perceber e reagir de maneira rápida e flexível às mudanças peculiares a cada mercado estrangeiro.
d) Devido às rápidas mudanças, o plano de marketing internacional torna-se ferramenta obsoleta no que se refere à diminuição da incerteza e, consequentemente, do risco que a empresa exportadora irá assumir.
e) O ambiente interno das empresas, quando favorável às mudanças, gera instabilidade de comando e cria prolongadas rupturas na estrutura organizacional.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FUNIVERSA

APEX-Brasil - Analista Pleno - Projetos

Ano de 2006

Joint venture é um dos tipos mais importantes de relacionamento colaborativo e que, claramente mais tem crescido nos últimos 20 anos (Cateora, 1996). Assinale a alternativa que não representa motivação à formação de joint venture.

a) O acesso rápido à tecnologia, visando produzir com custos inferiores.
b) A ampliação da força de trabalho do tipo "chão de fábrica".
c) A complementação técnica e comercial.
d) Redução do impacto da legislação local sobre investimentos estrangeiros.
e) Busca de parceiros para conseguir economias de escala.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FUNIVERSA

APEX-Brasil - Analista Pleno - Projetos

Ano de 2006

Assinale a alternativa que indica um dos objetivos principais do Sipri (Sistema de Promoção de Investimentos e Transferência de Tecnologia para Empresas), do Ministério das Relações Exteriores.

a) O estabelecimento de parcerias entre empresas brasileiras e estrangeiras que impliquem transferência de tecnologia de ponta para o País.
b) Estimular os investimentos diretos das instituições brasileiras do exterior.
c) Incrementar ações tecnológicas visando à perfeita integração sistêmica entre os países participantes do MERCOSUL.
d) Estabelecer mecanismos para organização de encontros empresariais e visitas de delegações brasileiras ao exterior.
e) Formalizar, junto ao Governo Federal, mudanças na legislação de comércio exterior e fluxo de capitais de investimento brasileiros no mercado internacional.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FUNIVERSA

APEX-Brasil - Analista Pleno - Projetos

Ano de 2006

Quase 80% dos portos e terminais brasileiros já estão totalmente ou parcialmente adaptados à nova legislação mundial contra o terrorismo. Nos EUA, como resultado dos eventos do 11 de setembro, foram criadas várias leis sobre ameaça terrorista. Sobre essas novas leis e outras medidas anti-terroristas e sua relação com o comércio internacional, é correto afirmar que:

a) Com a edição da Lei de Bioterrorismo, o Food and Drug Administration (FDA) deve-se receber uma notificação prévia, informando a chegada de alimentos importados nos EUA.
b) O Container Security Iniciative (CSI) já está implementado no Brasil.
c) O ISPS ainda não foi implementado no Brasil.
d) O impacto da Lei sobre Bioterrorismo não afetará as exportações brasileiras.
e) As medidas de segurança impostas ao comércio internacional não se converterão em barreiras técnicas.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FUNIVERSA

APEX-Brasil - Analista Pleno - Projetos

Ano de 2006

Na hipótese de uma empresa brasileira estar enfrentando dificuldades comerciais no exterior pelo fato de sua concorrente norte-americana comercializar produtos semelhantes com preços de venda abaixo do custo de fabricação, motivada por subsídios fornecidos pelo governo americano, qual procedimento deverá ser feito pela empresa prejudicada?

a) Solicitar ao FMI que puna o governo americano, tendo em vista os pressupostos do acordo de Breton Woods, que permitem que a empresa entre com um painel contra os EUA.
b) Reduzir o preço de seu produto, mesmo com prejuízo, para que consiga reagir à concorrência e não necessite de auxílio do governo brasileiro.
c) Solicitar ao governo brasileiro subsídio idêntico ao fornecido à empresa americana, forçando assim uma competição mais saudável.
d) Entrar com solicitação junto ao Ministério das Relações Exteriores para que abra processo na OMC, visando a derrubar o subsídio concedido pelos EUA.
e) Retirar essa linha de produtos do mercado, pois nenhum país pode ganhar da concorrência agressiva dos EUA.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FUNIVERSA

APEX-Brasil - Analista Pleno - Projetos

Ano de 2006

Qual das alternativas seguintes é incorreta quanto ao uso de pesquisas de marketing?

a) Os procedimentos da pesquisa devem ser planejados antecipadamente.
b) As pesquisas de marketing servem preponderantemente para dar suporte a planos já existentes.
c) O processo de pesquisa de marketing pressupõe a definição de um problema a ser estudado.
d) Um pesquisador pode reunir dados secundários, dados primários ou ambos.
e) Dados primários podem ser coletados através de pesquisa por observação, grupo de foco, levantamentos, dados comportamentais e pesquisa experimental.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FUNIVERSA

APEX-Brasil - Analista Pleno - Projetos

Ano de 2006

Certa empresa, ao revisar seu plano de negócios, verificou a necessidade de modernizar seus sistemas de informação e optou pela contratação de um sistema integrado empresarial, mais conhecido como ERP: Enterprise Resource Planning. Quais preocupações deverão estar presentes quando da avaliação do fornecedor do sistema?

a) Todos os fornecedores são adequados.
b) Somente o fornecedor que oferecer a solução mais completa e cara será escolhido, afinal o que é caro é sempre bom.
c) O fornecedor deverá possuir larga experiência em implantação desses sistemas, não importando as condições comerciais apresentadas.
d) O fornecedor deverá possuir larga experiência em implantação desses sistemas, apresentar o melhor custo/benefício e compreender as regras do negócio da empresa contratante.
e) A solução a ser contratada deverá ser a mais barata. A aderência ao negócio poderá ser feita posteriormente através das implementações evolutivas.

A resposta correta é:

Filtro