Questões de Comunicação Social

Assunto Geral

Banca FCC

ALE - PE - Comunicação Social - Rádio

Ano de 2014

De acordo com o Código de Ética do Jornalista Brasileiro, é correto afirmar que o jornalista NÃO pode divulgar informações, quando

a) houver comprometimento da linha editorial que segue o veículo onde trabalha ou para quem presta serviço temporário.
b) houver atraso no salário pago pela empresa para a qual presta serviço.
c) estas possuírem caráter mórbido, sensacionalista ou contrário aos valores humanos, especialmente em cobertura de crimes e acidentes.
d) estas visarem o interesse público e do público do veículo de comunicação para o qual trabalha.
e) há provas que fundamentem as informações obtidas junto às fontes e estas não colocarem risco a vida das mesmas.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

ALE - PE - Comunicação Social - Mídia Impressa

Ano de 2014

A propriedade cruzada dos meios de comunicação

a) permite que a população tenha melhor qualidade de informação porque a empresa que administra vários meios consegue maior abrangência territorial de cobertura.
b) é importante para a economia porque amplia o mercado de trabalho e incrementa a compra de equipamentos de alta tecnologia.
c) facilita a cobertura jornalística porque cria condições econômicas e técnicas para que a informação seja plural.
d) contraria a Constituição Federal que determina que os meios de comunicação social não podem, direta ou indiretamente, ser objeto de monopólio ou oligopólio.
e) atende o Capítulo V da Constituição Federal, porque há um artigo que garante que nenhuma lei conterá dispositivo que embarace a liberdade de informação. )

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

METRÔ - SP - Comunicação Social

Ano de 2014

Cada cliente pode ter calculado o seu valor para a empresa, durante o tempo em que adquire os seus produtos/ serviço. A retenção dos de maior índice pode aumentar substancialmente as vendas e os lucros. Esta maneira de mensurar, que também permite identificar clientes não rentáveis é chamada de

a) custo do produto aumentado.
b) ponto crítico de vendas.
c) índice de rentabilidade de vendas.
d) valor vitalício do cliente.
e) ebitda.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

ALE - PE - Comunicação Social - Rádio

Ano de 2014

Formato que pertence ao Gênero Jornalístico no rádio:

a) debate.
b) testemunhal.
c) radionovela.
d) texto-foguete.
e) vinheta.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

ALE - PE - Comunicação Social - Mídia Impressa

Ano de 2014

De acordo com a Emenda Constitucional nº 36, de 28 de maio de 2002,

a) no Brasil, só podem ser proprietários de empresa jornalística os brasileiros natos e os brasileiros naturalizados há mais de 25 anos.
b) pelo menos 70% do capital total e votante das empresas jornalísticas devem pertencer, direta ou indiretamente a brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos.
c) a responsabilidade editorial é privativa de brasileiros natos ou naturalizados a mais de 20 anos, em qualquer meio de comunicação social.
d) a participação de pessoa jurídica no capital social de empresa jornalística é permitida desde que não exceda a 5% da totalidade de capital.
e) a participação societária de estrangeiros no capital de empresa jornalística brasileira será apreciada e aprovada pelo Conselho de Comunicação Social.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

METRÔ - SP - Comunicação Social

Ano de 2014

Al Ries, presidente da empresa de marketing estratégica Ries & Ries, propôs em artigo publicado no site Advertising Age, republicado pelo site Meio & Mensagem no dia 06/02/2014, as seguintes perguntas:

- Pilhas Energizer são melhores do que Duracell?
- O Bing é melhor do que o Google?
- A Adidas é melhor do que a Nike?
- O ketchup Hunt’s é melhor do que o Heinz?
- A Office Depot é melhor do que a Staples?
- A Universidade de Yale é melhor do que Harvard?

Sem declarar opinião sobre quais marcas eram as melhores ou piores, segundo o autor, a primeira na mente do consumidor era a

- Duracell e não a Energizer.
- Google e não o Bing.
- Nike e não a Adidas.
- Heinz e não a Hunt’s.
- Staples e não a Office Depot.
- Harvard e não Yale.

Segundo o pensamento deste autor, pode-se considerar como um mito de marketing:

a) a marca mais conhecida obtém vantagem competitiva.
b) o branding é resultado de relacionamento entre mar ca e o cliente.
c) a lembrança é um fenômeno que extrapola o as pecto econômico.
d) a marca é um dos grandes patrimônios da empresa.
e) o melhor produto sempre vence a concorrência.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

ALE - PE - Comunicação Social - Rádio

Ano de 2014

Os primeiros testes de transmissão e recepção de voz, sem a utilização de fios ou cabos, foram realizados no Estado de São Paulo por

a) Guglielmo Marconi.
b) Paulo Machado de Carvalho.
c) Henrique Morize.
d) Roberto Landell de Moura.
e) Nikola Tesla.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

ALE - PE - Comunicação Social - Mídia Impressa

Ano de 2014

O mais antigo periódico em circulação no Brasil e na América Latina, foi fundado em 7 de novembro de 1825 por Antonio José de Miranda Falcão, um tipógrafo de profissão. A primeira sede do periódico foi na sua própria casa. No seu primeiro número informava que o jornal circularia “todos os dias da Semana excepto os domingos”. Informava também que debaixo dos títulos de "Compras/vendas - Leilões - Alugueis - Arrendamentos - Aforamento - Roubos - Perdas - Achados - fugidas e Aprehensões de escravos - Viagens - Afretamentos - Amas de leite etc tudo quanto disser respeito a taes artigos”. Esse jornal ainda circular sob o título

a) Folha de Pernambuco.
b) Jornal do Commercio.
c) Diário de Pernambuco.
d) Tribuna de Pernambuco.
e) Correio Sete Colinas.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

METRÔ - SP - Comunicação Social

Ano de 2014

Reter os clientes pelo maior prazo possível, tendo em vista os custos mais altos de conquistar novos clientes, é definição de

a) fidelização.
b) publicidade.
c) promoção de vendas.
d) incentivo à força de vendas.
e) relações públicas.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

ALE - PE - Comunicação Social - Rádio

Ano de 2014

Tendo como referência as premissas para a cobertura esportiva, estabelecidas no Manual de Jornalismo da Empresa Brasil de Comunicação ? EBC, é correto afirmar:

a) O futebol profissional é o esporte que mais envolve e mobiliza a população. A EBC deve dirigir sua atenção ao futebol, sem desprezar os demais esportes e suas modalidades, dando uma ampla cobertura em seus programas esportivos.
b) Por se tratarem de emissoras públicas, os veículos de comunicação ligados à EBC devem cobrir apenas as iniciativas públicas que levem à prática do esporte pelo cidadão.
c) O jornalismo da EBC deve dirigir sua atenção maior ao futebol, esporte favorito de grande parte dos brasileiros e, portanto, cumprir o papel social de divulgá- lo à toda população.
d) A EBC deve dirigir sua atenção especificamente aos esportes menos populares no Brasil para que haja divulgação destas modalidades pelo país.
e) O profissional que participa de coberturas esportivas pela EBC deve focar-se em eventos sazonais, como forma de divulgar a todo o Brasil as mais variadas modalidades do esporte.

A resposta correta é:

Filtro