Questões de Comunicação Social
Assunto Geral
Banca FCC
ALE - PE - Comunicação Social - Mídia Impressa
Ano de 2014
Um jornal sediado em São Paulo, em março de 1940, durante a vigência do Estado Novo, foi invadido e, sob a alegação de que haviam armas nas suas instalações, foi fechado. Reabriu pouco tempo depois sob a intervenção do DIP - Departamento de Imprensa e Propaganda do governo ditatorial. Em 1945, por determinação do Supremo Tribunal Federal foi devolvido aos seus proprietários. Os números publicados sob a administração do DIP são desconsiderados em sua história, que começou em 4 de janeiro de 1875. Estes fatos pertencem ao jornal
a) Diário de S. Paulo.
b) Folha de S. Paulo.
c) O Estado de S. Paulo.
d) Diário Popular.
e) Jornal da Tarde.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
METRÔ - SP - Comunicação Social
Ano de 2014
Não é incomum uma empresa ter bons produtos e ser ruim de mercado. Muitas delas tentam investir em marketing seguindo preconceitos, tais como o cliente tem sempre a razão incondicional e as empresas devem estar orientadas 100% para o mercado. Um método de obter resultados efetivos sem modismos é aplicar o
a) planejamento de campanha.
b) mix de marketing.
c) plano de mídia.
d) desenvolvimento de produto.
e) apoio logístico.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
ALE - PE - Comunicação Social - Mídia Impressa
Ano de 2014
Segundo um manual editado pela FENAJ, em 2007, as Assessorias de Comunicação decorrem da ampliação das atividades das Assessorias de Imprensa nos últimos anos. Foram integrados ao meio, profissionais de áreas afins, formando uma equipe de assessores mais ágil e eficiente. A publicação afirma que essa configuração levou os assessores a atuarem em áreas estratégicas das empresas e surgiu a função de gestor da comunicação que é exercida pelo profissional de
a) Marketing.
b) Administração.
c) Relações Públicas.
d) Publicidade e Propaganda.
e) Jornalismo.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
ALE - PE - Comunicação Social - Rádio
Ano de 2014
A sensorialidade é uma característica do rádio que permite ao ouvinte de uma transmissão ao vivo,
a) participar mentalmente da ação descrita naquela mensagem.
b) mandar e-mail para um outro ouvinte que esteja sintonizado na mesma emissora.
c) influenciar o acontecimento por meio da locução.
d) acessar dispositivos móveis a partir do seu computador.
e) conversar com outros ouvintes da mesma emissora por meio do seu celular.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
METRÔ - SP - Comunicação Social
Ano de 2014
No livro Telemarketing Total ? Como Obter Resultados Positivos e Imediatos (McGraw Hill, 1999), Robert J. Mchatton sugere ações minuciosamente planejadas para implantar e operar um programa de telemarketing, envolvendo organização de sistemas de informação, layout, treinamento de pessoal, testes, gerenciamento e revisões. No entanto, tais programas costumam obter sucesso quando
a) substituem a força de vendas em processos complexos e prolongados que necessitam de apoio pósvenda.
b) promovem esforços duplicados com a força de venda para contato com clientes pelos mesmos motivos.
c) criam rivalidades interdepartamentais decorrentes de programas de incentivos às vendas com comissões.
d) são usados privativamente para oferecer subsídios que ajudem a mensurar as atividades de marketing.
e) o telemarketing é planejado como estratégia global, apoiada por cúpula e demais setores da companhia.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
ALE - PE - Comunicação Social - Mídia Impressa
Ano de 2014
O trabalho em uma assessoria de comunicação do serviço público está sujeito ao que está enunciado no Art. 37 da Constituição da República Federativa do Brasil, que determina que: a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá ao princípio de
a) Legalidade, que pauta a gestão pública pelos princípios morais aceitos pela sociedade.
b) Impessoalidade, isto é, os atos de serviço público não fazem distinção entre as pessoas.
c) Moralidade, que se refere à transparência dos atos do serviço público.
d) Publicidade, que corresponde à gestão dentro de parâmetros de menor custo e maior qualidade.
e) Eficiência, ou seja, todas as atividades do serviço público devem ser feitas de acordo com o que prescreve a lei.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
ALE - PE - Comunicação Social - Mídia Impressa
Ano de 2014
O Manual Geral da Redação da Folha (Folha de S.Paulo) afirma que definido o gancho, o jornalista procura a hipótese de trabalho de sua reportagem, que é principalmente um pretexto para a discussão prévia sobre os conteúdos possíveis de uma notícia e sua relevância social. Esta regra admite que o jornalismo tem alto teor de
a) subjetividade.
b) generalização.
c) ambiguidade.
d) transparência.
e) objetividade.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
METRÔ - SP - Comunicação Social
Ano de 2014
Enquanto a propaganda surte efeitos de longo prazo, a promoção de vendas é uma ferramenta para melhorar resultados em curto prazo, ganhar rapidamente market share e contra-atacar atividades de concorrentes. Usar este recurso promocional como forma de reação a uma promoção de preços de um concorrente
a) vale a pena se o concorrente puder prejudicar o seu market share.
b) é mais efetiva em longo prazo quando se torna uma batalha de preços.
c) constitui-se atitude que deve ser evitada para não depreciar o mercado.
d) mostra eficácia quando o preço é a fórmula exclusiva da promoção.
e) demonstra inviabilidade quando se associa a sistemas de crédito.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
ALE - PE - Comunicação Social - Rádio
Ano de 2014
Complete as lacunas com a alternativa que melhor corresponde à seguinte frase: A edição é uma das formas mais organizadas de se construir uma reportagem ou uma sequência de ...... capazes de relatar um fato jornalístico. As edições devem refletir os fatos sem ...... .
a) âncoras - ética.
b) sonoras - deturpá-los.
c) pausas - cuidado.
d) ritmos - silenciá-los.
e) títulos - ignorá-los.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
ALE - PE - Comunicação Social - Rádio
Ano de 2014
Deve se evitar a cacofonia, durante a locução e a redação de um texto específico para ser lido no rádio por
a) motivo meramente estético.
b) ser uma característica específica da linguagem adotada para textos do meio impresso.
c) favorecer positivamente a formação de imagens mentais.
d) manter a fidelidade do ouvinte.
e) ser um vício de linguagem que pode gerar incompreensão da mensagem.
A resposta correta é: