Questões de Comunicação Social

Assunto Geral

Banca FCC

ALE - PE - Comunicação Social - Mídia Impressa

Ano de 2014

A Assistência de Comunicação Social da Assembleia Legislativa de Pernambuco enviou ao Diário de Pernambuco um texto para ser publicado como informe aos munícipes. A ALEPE pagou o custo do espaço e a composição. Na lauda encaminhada ao jornal, foi marcado que o texto deveria ser em 14/21, para manter a identidade visual aprovada pelos profissionais do setor. Essa marcação significa que 14 é

a) o corpo do tipo e 21 o corpo da linha.
b) o corpo do tipo e 21 é a largura da coluna.
c) a medida da coluna e 21 a altura da composição, em centímetros.
d) a entrelinha e 21 a largura da coluna.
e) o entrelinhamento e 21 o corpo do tipo.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

METRÔ - SP - Comunicação Social

Ano de 2014

Na escolha de estratégias para elaborar promoções de vendas, pode-se considerar que:

I. premiações vinculadas a grandes gastos podem desestimular os demais consumidores.
II. objetivos de curto prazo fartamente estabelecidos estimulam a força de vendas.
III. programas multiníveis, com prêmios de baixo valor, podem funcionar como motivador.
IV. premiação por desempenho, em vez de metas, abrem oportunidades mais amplas de ganhos.

Está correto o que consta APENAS em

a) I e II.
b) I, II e III.
c) I, II e IV.
d) I, III e IV.
e) II e IV.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

ALE - PE - Comunicação Social - Rádio

Ano de 2014

Uma das funções da vinheta, como recurso utilizado na produção de programas radiofônicos, é

a) criar identificação entre o programa e o ouvinte.
b) permitir ao ouvinte enviar mensagens via e-mail.
c) criar um canal de conversação entre o programa e o ouvinte.
d) atender o ouvinte durante o programa.
e) estimular o ouvinte a mudar de emissora.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

METRÔ - SP - Comunicação Social

Ano de 2014

As vantagens de um produto ou serviço podem ser anuladas com um atendimento telefônico mal feito, descumprimento de prazos de entrega e emissão de notas fiscais imprecisas, por exemplo. Um dos erros mais comuns na organização do atendimento para garantir a satisfação do cliente é

a) elaborar programas para estimular o interesse nos programas de serviços ao cliente e o comprometi mento geral com o atendimento.
b) identificar influenciadores-chave entre gerentes e equipes de trabalho que podem ser alvo de uma campanha de marketing direto.
c) tornar os serviços ao cliente uma função departamental, conduzidos privativamente pelas pessoas diretamente envolvidas com o cliente.
d) aproveitar os possíveis incidentes ocorridos nos serviços de assistência para demonstrar ter altos níveis de cuidado.
e) organizar eventos patrocinados, a título de incentivo, como parte do programa de relacionamento global com o cliente.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

ALE - PE - Comunicação Social - Mídia Impressa

Ano de 2014

A respeito dos grupos que se formam na sociedade, é correto afirmar que

a) a comunidade perdura para além do tempo de vida de qualquer um de seus membros.
b) a audiência caracteriza-se por apresentar grande interação entre os seus membros.
c) as massas podem ser integradas em organizações que buscam o interesse comum.
d) a multidão é um grupo organizado e duradouro, formada por indivíduos que têm valores comuns.
e) o público é constituído por um conjunto de pessoas, dispersas geograficamente, ligadas por um interesse comum.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

ALE - PE - Comunicação Social - Rádio

Ano de 2014

A voz pode tornar conhecido o sujeito falante, o que o move a falar, quais os seus sentimentos, a partir de onde e de qual situação, por que e com que fim fala. As ideias acima são da autoria de

a) Paul Zumthor.
b) Ricardo Haye.
c) Mario Kaplún.
d) Werner Klippert.
e) Emilio Prado.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

METRÔ - SP - Comunicação Social

Ano de 2014

Em um mundo de alta competitividade, uma marca forte pode ser diferencial importante que atribui características emocionais na relação consumidor-produto. No trabalho de branding, as marcas podem ser diferenciadas em diversos tipos, sendo eles:

I. commodity, referente a produtos muito comercializados mas sem uma ligação essencial com o fabricante, como metais preciosos, vegetais a granel etc.
II. marcas de produtos ou serviços, normalmente diferenciados pelo fabricante/prestador pelos benefícios (funcionais ou emocionais) que oferecem em relação aos concorrentes.
III. marca de sistema, quando o produto e o serviço se diferenciam mutuamente, exemplo clássico de redes de fast food.
IV. marcas registradas ou marcas comerciais, com as quais o fabricante de produto ou prestador de serviço se resguarda legalmente contra cópias maliciosas.

Está correto o que consta APENAS em

a) I, II e IV.
b) I, III e IV.
c) II e IV.
d) III e IV.
e) I, II e III.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

ALE - PE - Comunicação Social - Mídia Impressa

Ano de 2014

Gaudêncio Torquato (Tratado de Comunicação Organizacional e Política. p. 34) afirma que existem quatro formas de comunicação nas organizações. São elas:

a) comunicação paralela, comunicação administrativa, comunicação social e sistemas integrativos.
b) comunicação cultural, comunicação paralela, comunicação pessoal e sistemas integrativos.
c) comunicação cultural, comunicação administrativa, comunicação social e sistemas de informação.
d) comunicação paralela, comunicação cultural, comunicação pessoal e sistemas de informação.
e) comunicação cultural, comunicação administrativa, comunicação pessoal e sistemas de informação.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

ALE - PE - Comunicação Social - Rádio

Ano de 2014

Pesquisadores que estudam o Rádio no Brasil atribuem importância a uma emissora que foi a pioneira a operar com existência apenas na Internet. Trata-se da Rádio

a) Paredão.
b) Heliópolis.
c) Difusora.
d) Totem.
e) Panamericana S.A.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

ALE - PE - Comunicação Social - Mídia Impressa

Ano de 2014

A CNN, depois de concluir que o iReporters foi uma boa solução, em março de 2011, lançou o Open Story para incrementar a colaboração dos usuários. No Open Story, os leitores são vistos como produtores de conteúdo e disseminadores do conteúdo produzido - seja por seus pares ou pelos jornais - como se fossem filtros da informação apurada. Os jornalistas atuam mais como cartógrafos da informação do que como gatekeepers.

(Adaptado de: www.herdeirosdocaos.wordpress.com)

O lançamento da emissora se insere no chamado Jornalismo

a) Popular.
b) Comunitário.
c) Colaborativo.
d) Democrático.
e) Alternativo.

A resposta correta é:

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