Questões de Comunicação Social

Assunto Geral

Banca FCC

METRÔ - SP - Comunicação Social

Ano de 2014

Vejo uma inquietude entre os líderes de marketing das empresas a respeito da integração entre os mundos físico e online. Até pouco tempo atrás, essa inquietude me parecia meramente uma preocupação: tirava o sono mas, no final de tudo, o pessoal de marketing conseguia dormir. Hoje, não dá para dormir mais, não. A sustentação e o crescimento do negócio agora esbarram exatamente nesse ambiente desintegrado. O problema virou um Everest que precisa ser escalado. Como unificar e harmonizar as operações das lojas física e online? Como dar uma experiência única e encantadora para o cliente? Como coordenar a distribuição entre esses canais? Como trabalhar o marketing?
(...) É muito comum vermos consumidores consultando e pesquisando informações sobre produtos dentro das lojas, supermercados e magazines. Muitas vezes eles estão comparando preços em lojas concorrentes e se preparando melhor para desafiar os vendedores. O consumidor quer facilidade para pesquisar online suas demandas, tirar dúvidas, comparar produtos e preços em diferentes fornecedores para finalmente fazer a compra. Ou seja, ele quer transparência e conveniência.

(Trecho do artigo As cinco prioridades dos consumidores em Omnichannel, de Mauro Segura, publicado em 21 de janeiro de 2014 no Meio & Mensagem)

Com o desenvolvimento tecnológico na área de informação e comunicação, os canais de distribuição devem ser adequados

a) às competências do quadro de colaboradores.
b) à qualidade dos serviços de telefonia móvel.
c) às mudanças do comportamento do consumidor.
d) à manutenção incondicional de canais tradicionais.
e) ao domínio tecnológico dos gestores de trade marketing.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

ALE - PE - Comunicação Social - Rádio

Ano de 2014

No Brasil, a emissora pioneira a tentar seguir o formato norte-americano de rádio, denominado All News, foi a Rádio

a) Nacional AM, em 1960.
b) Globo FM, em 1970.
c) Jornal do Brasil AM, em 1980.
d) Gaúcha FM, em 1990.
e) Central Brasileira de Notícias FM, em 2000.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

METRÔ - SP - Comunicação Social

Ano de 2014

Um canal de distribuição serve para facilitar o trânsito de um produto, desde o fabricante até o usuário final. Para que este fluxo seja eficiente, este canal tem intermediários, normalmente revendedores, os quais, além de comprar e vender produtos, realizam

a) desenvolvimento de produto, tryout e controle da qualidade.
b) pesquisa, planejamento de mídia e criação de cam panhas.
c) gerenciamento de materiais, planejamento e controle da produção.
d) vendas pessoais, promoção e inteligência de mer cado.
e) transporte, estocagem e classificação.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

ALE - PE - Comunicação Social - Rádio

Ano de 2014

Um dos fatos que permitiu ao rádio ampliar a sua audiência no Brasil, a partir da década de 1930, ocorreu quando o governo do presidente Getúlio Vargas

a) autorizou, por meio de regulamentação, a possibilidade de veiculação de publicidade.
b) realizou um discurso em Porto Alegre conclamando os empresários a investirem no rádio brasileiro.
c) liberou diversas linhas de crédito para a compra de aparelhos de rádio, destinada às populações mais pobres do Brasil.
d) destituiu o presidente da Radiobrás, empresa que regulamentava o meio de comunicação na época.
e) firmou convênio com o governo dos Estados Unidos, para implantar emissoras no Norte e Nordeste do país.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

ALE - PE - Comunicação Social - Mídia Impressa

Ano de 2014

Fontes de notícias são pessoas, organizações, grupos sociais ou referências; envolvidas direta ou indiretamente em fatos e eventos; que agem de forma proativa, ativa, passiva ou reativa; sendo confiáveis, credíveis ou duvidosas; de quem os jornalistas obtêm informações de modo explícito ou confidencial para transmitir ao público por meio da mídia.

(SCHMITZ, Aldo. Classificação das fontes de notícias)

A fonte proativa

a) cria canais de rotinas e material de apoio à produção de notícia para agilizar e facilitar o trabalho do profissional de imprensa.
b) manifesta-se quando consultada pelos repórteres fornecendo as informações que são de interesse desses profissionais.
c) age em benefício de quem o contrata para impedir que os profissionais de jornalismo consigam informações que podem prejudicar o seu empregador.
d) tem notório saber e ajuda o jornalista a estabelecer conexões e analisar a complexidade do tema a ser noticiado.
e) oferece notícias prontas como forma de dar visibilidade ao fato jornalístico e neutralizar o julgamento de concorrentes ou adversários.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

METRÔ - SP - Comunicação Social

Ano de 2014

Segundo Philip Kotler, em Marketing de A a Z, a gerência põe a empresa em risco quando fica em casa em vez de circular o mundo. Para perceber as ameaças e as oportunidades, os gestores de marketing devem

a) organizar os processos internos para se comunicarem de forma segura e nos canais corretos com o mercado.
b) olhar o negócio de fora para dentro para perceberem as mudanças nos clientes, nos concorrentes e nos canais.
c) constituírem um comitê para elaboração de diretrizes referentes aos procedimentos nevrálgicos do setor.
d) realizarem a reengenharia interna para que todos desempenhem o seu trabalho da melhor forma possível.
e) privilegiarem os canais de venda em detrimento dos demais, para capitalizarem todas as operações da companhia.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

ALE - PE - Comunicação Social - Rádio

Ano de 2014

O rádio brasileiro sofreu grande impacto, fruto da concorrência de outro meio de comunicação, o que obrigou os proprietários das emissoras, os jornalistas e os radialistas a repensarem os caminhos deste meio de comunicação para evitar maior perda de audiência. A década em que tal fato ocorreu e o novo meio de comunicação que surgiu foram, respectivamente:

a) 1960, Internet.
b) 1950, Televisão.
c) 1940, Jornal.
d) 1930, Agências de Notícias.
e) 1920, Telégrafo.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

ALE - PE - Comunicação Social - Mídia Impressa

Ano de 2014

O jornal The Washington Post, em 18 de junho de 1972, publicou matéria apurada pelos jornalistas Bob Woodward e Carl Bernstein, sobre a participação de assessores do presidente Richard Nixon em espionagem política. O início da apuração foi por meio da informação de um funcionário do FBI que exigiu o anonimato e ganhou a alcunha de Garganta Profunda. Por conta da publicação da matéria dos dois jornalistas, o Senado Americano criou comissão para investigar o caso, que culminou com a renúncia do presidente e a posse do vice Gerald Ford. O caso ficou conhecido como escândalo Watergate e popularizou nas redações o jornalismo

a) investigativo.
b) de denúncia.
c) cidadão.
d) comunitário.
e) policial.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

ALE - PE - Comunicação Social - Rádio

Ano de 2014

Hoje, os jornalistas utilizam também a internet como fonte, por meio de acesso a sites e portais; no entanto, alguns copiam notícias sem a devida checagem. Tal processo remete a uma outra prática realizada por meio do recorte e/ou cópia de notícias de jornais impressos que no jargão jornalístico ficou conhecida por

a) Flash.
b) Balão de Ensaio.
c) Brainstorming.
d) Espelho.
e) Gilete-press.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

METRÔ - SP - Comunicação Social

Ano de 2014

Leia o texto a seguir, publicado na editoria de Saúde do portal www.estadao.com.br.

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) lançou nesta segunda-feira, 20, quando é comemorado o Dia do Farmacêutico, uma campanha nacional contra a automedicação. Participam da ação os Estados de São Paulo, Santa Catarina, Bahia, Acre, Pará e o Distrito Federal.
A campanha foi embasada em uma ação fictícia de marketing realizada em São Paulo, em dezembro do ano passado, para o lançamento de um novo medicamento. Uma equipe do CFF simulou ser promotora de vendas de uma indústria farmacêutica falsa e distribuiu 4 mil caixas de um medicamento inexistente para as pessoas que passavam pelo local. Havia até o boneco gigante da caixa do remédio.
A embalagem do remédio falso, muito parecida com uma embalagem real, não tinha nome do fabricante nem o princípio ativo da medicação. Dentro, havia uma cartela com drágeas vazias e um alerta sobre os riscos da automedicação.
A ideia era exatamente alertar a população sobre os riscos do consumo de remédios sem indicação. Durante a ação, enquanto o falso promoter entregava o medicamento, uma outra pessoa da equipe preenchia um formulário, observando três questões básicas: 1 - a pessoa perguntou quem era o fabricante do remédio? 2 - perguntou se havia contraindicação? 3 - perguntou quais eram as indicações da medicação? Os resultados são alarmantes: 85% das pessoas que receberam o remédio falso não perguntaram nada. Do total, 14,96% perguntaram para quê servia, menos de 1% questionaram se havia contraindicação e efeitos colaterais e só 0,35% perguntaram sobre o fabricante.
"Os dados demonstram que as pessoas entendem que o medicamento é um produto qualquer, sem riscos. Elas aceitam receber um remédio como se estivessem recebendo um pacote de bolachas", avalia Pedro Menegasso, presidente do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP).


Esta campanha pode ser considerada

a) adequada, pois é uma campanha de massa para um público de massa.
b) adequada, apesar de ser uma campanha de nicho para um público de massa.
c) adequada, pois é uma campanha de nicho para um público de nicho.
d) inadequada, pois é uma campanha de massa para um público de nicho.
e) inadequada, pois é uma campanha de nicho para um público de massa.

A resposta correta é:

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