Questões de Comunicação Social
Assunto Geral
Banca FCC
ALE - PE - Comunicação Social - Mídia Impressa
Ano de 2014
A peça gráfica que utiliza a linguagem verbal, gráfica, esquemática e pictórica, com a finalidade de explicar algum fenômeno ou acontecimento é chamada de
a) infográfico.
b) carta.
c) mapa hibrido.
d) diagrama.
e) infotexto.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
ALE - PE - Comunicação Social - Rádio
Ano de 2014
A Era de Ouro do rádio brasileiro se deu quando, em
a) 1930, houve a primeira transmissão radiofônica no país, o que permitiu o rápido crescimento desta mídia.
b) 1940, o rádio conquistou definitivamente o seu lugar entre as mídias e começou a veicular, entre outros programas, radionovelas que contavam com grande audiência.
c) 1950, as transmissões em Frequência Modulada (FM) foram autorizadas amplamente pelo território nacional.
d) 1960, o rádio sofreu a concorrência da televisão como meio de comunicação.
e) 1970, iniciaram-se as primeiras experiências com o rádio digital.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
ALE - PE - Comunicação Social - Rádio
Ano de 2014
Edgard Roquette-Pinto defendeu o rádio como instrumento de difusão de educação e cultura por ser um meio de comunicação que poderia
a) contar com anúncios comerciais, e, com isso, ajudar a melhorar o nível socioeconômico do brasileiro.
b) alcançar a todos indiscriminadamente, também os mais pobres e os analfabetos.
c) ajudar os governos a influenciarem os brasileiros para que votassem corretamente.
d) evitar que o Brasil participasse da Segunda Guerra Mundial mediante apelo dos políticos à Nação.
e) estimular a prática esportiva para incrementar a participação do Brasil em eventos como a Copa do Mundo de Futebol e as Olimpíadas.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
METRÔ - SP - Comunicação Social
Ano de 2014
A segmentação do mercado nos dá a possibilidade de criar ações estratégicas buscando atender
a) com exclusividade, as necessidades prioritárias do setor produtivo.
b) os interesses do quadro de acionistas de determinada empresa.
c) a racionalização administrativa e logística da empresa.
d) os desejos e as necessidades do consumidor de determinado segmento.
e) os desejos do CEO em cumprir as suas metas orçamentárias.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
ALE - PE - Comunicação Social - Rádio
Ano de 2014
A versão brasileira do Repórter Esso é considerada uma importante experiência do jornalismo radiofônico moderno no País, porque foi o primeiro jornal
a) radiofônico transmitido em Frequência Modulada (FM).
b) radiofônico do Brasil a permitir que uma mulher realizasse a locução dos noticiários.
c) a contar com uma estrutura redacional exclusiva de uma agência de notícias.
d) transmitido no rádio brasileiro na primeira metade da década de 1930.
e) a utilizar um comentarista e dois locutores ao mesmo tempo durante os seus dez minutos de noticiário.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
ALE - PE - Comunicação Social - Mídia Impressa
Ano de 2014
Herman e Chomsky afirmam que: 1) a estrutura de propriedade da mídia; 2) a procura do lucro e a importância da publicidade; 3) a dependência dos jornalistas de fontes governamentais e de fontes do mundo empresarial; 4) as ações punitivas dos poderosos; 5) a ideologia anticomunista dominante entre a comunidade jornalística norte-americana (Adaptado de: www.ec.ubi.pt/ec), são responsáveis
a) pelo descrédito da população no noticiário veiculado nos jornais.
b) pela redução do interesse da população pelas notícias dos jornais.
c) pela concentração dos veículos nas mãos de poucos empresários.
d) pela submissão do jornalismo aos interesses do sistema capitalista.
e) pela transformação dos jornais em mídia de esclarecimento político.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
METRÔ - SP - Comunicação Social
Ano de 2014
A ação que se realiza no ponto de venda visando expor o produto da melhor maneira, procurando destacá-lo da concorrência, além de despertar o consumidor para que efetue a sua compra, leva o nome de
a) marketing de produto.
b) promoção de vendas.
c) merchandising.
d) briefing.
e) produção de campanha.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
ALE - PE - Comunicação Social - Mídias Digitais
Ano de 2014
As redes e mídias sociais digitais podem ajudar o trabalho jornalístico na seleção de pautas e informações sobre determinados assuntos. Além disso,
I. se utilizadas de maneira adequada, podem construir uma reputação independente para o jornalista e reforçar sua posição no mercado, mesmo desvinculado de uma corporação midiática.
II. jornalistas que produzem conteúdos para sites e blogs, em diversos suportes como texto, foto e vídeo, têm dificuldades de reconhecimento do seu trabalho, caso não esteja vinculado à um portal corporativo de comunicação.
III. surge o conceito de mass self communication, referente à produção individual de jornalistas independentes.
IV. as redes sociais enfraquecem a ligação entre os leitores e as mídias corporativas tradicionais.
V. as redes sociais são consideradas as ferramentas mais utilizadas para pedido de participação e colaboração do público na construção da notícia.
Está correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) IV, apenas.
c) I, II e III, apenas.
d) II, III e V, apenas.
e) I, II, III, IV e V.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
ALE - PE - Comunicação Social - Mídia Impressa
Ano de 2014
Para Pierre Zémor, o excesso de virtudes ou de indignidades atribuídas às formas publicitárias ou midiáticas da comunicação faz perder de vista as funções ...... que, em uma democracia, são informativas, didáticas, respeitosas quanto ao debate contraditório e atenciosas no que se refere ao sentido coletivo. Preenche corretamente a lacuna da frase acima:
a) da Comunicação Mercadológica
b) da Comunicação Pública
c) do jornalismo opinativo
d) do jornalismo interpretativo
e) da Comunicação Estatal
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
METRÔ - SP - Comunicação Social
Ano de 2014
Há vários métodos de pesquisa que podem ser realizados para analisar as tendências de mercado. De acordo com Marcos Cobra, em Administração de Marketing no Brasil, os mais usuais métodos de pesquisa são a qualitativa e a quantitativa. Os métodos mais comuns de pesquisa qualitativa são:
a) amostragem, taxa de resposta, focus group e observação.
b) focus group, técnicas projetivas, grupo étnico e observação.
c) análise de resultados, grupo étnico, coleta de dados e cálculo da amostra.
d) estatístico, técnicas projetivas, entrevista por telefone e questionário.
e) focus group, grupo étnico, degustação e amostragem.
A resposta correta é: