Questões de Comunicação Social

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

BNDES - Comunicação Social

Ano de 2013

Uma mudança no departamento de mídia deixou o funcionário promovido muito feliz porque ele participaria, a partir de então, da área considerada mais nobre do departamento, exercendo funções mais ligadas ao trabalho intelectual do que àquelas que exigem trabalho físico.
Sem diminuir a importância das diversas atividades que compõem o dia a dia do profissional de mídia, conclui-se que o funcionário estará, a partir daquele momento, mais ligado à seguinte atividade:

a) avaliação
b) compra
c) estratégia
d) táticas
e) negociações

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

MP - MA - Analista Ministerial - Comunicação Social Jornalis

Ano de 2013

Em abril de 2008, a Agência Estado, em matéria de Felipe Recondo, transcrevia parte da fala do então Presidente do Senado, Senador Garibaldi Alves Filho, na abertura da III Conferência Legislativa sobre Liberdade de Imprensa, que aconteceu em Brasília no dia 28: "Hoje, o que se diz, e os parlamentares não podem deixar de concordar, desculpe-me os senhores que não concordam comigo, é que a mídia pauta os parlamentares."

(Rafael Duarte Oliveira Venâncio. Lenin e o Jornalismo Soviético. p. 7)


A considerar o discurso do Senador, pode-se afirmar que ele concorda com a hipótese

a) do embaralhamento.
b) do time-lag.
c) da hibridação.
d) da agenda setting.
e) da midiamorfose.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

SERPRO - Comunicação Social

Ano de 2013

Em relação a gerenciamento de crise e gestão de imagem institucional e de marcas, julgue os itens abaixo

Em situação de crise, o compromisso de uma assessoria de comunicação é com a precisão das informações. Em razão disso, as melhores práticas recomendam aguardar o tempo necessário até que tudo tenha sido apurado para, então, informar à opinião pública o ocorrido.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

BNDES - Comunicação Social

Ano de 2013

Durante o intervalo da novela, vê-se o seguinte comercial: "... só R$ 29,90. Espremedor de laranja automático de três velocidades por apenas R$ 29,90. Última oportunidade..."

Esse anúncio é um exemplo de

a) hard sell
b) rich sell
c) soft sell
d) product placement
e) merchandising

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

MP - MA - Analista Ministerial - Comunicação Social Jornalis

Ano de 2013

Uma grande empresa de energia criou um documento com a finalidade de promover a comunicação integrada entre as empresas do Sistema e dessas com seus públicos de relacionamento, de forma alinhada, coordenada e sinérgica, tendo como base as diretrizes do Planejamento Estratégico, visando ampliar a percepção da marca do Sistema e a reputação corporativa. O Gerenciamento por Diretrizes utiliza um instrumento conhecido por PDCA, que corresponde a

a) Produção de metas - Desenvolvimento das ações planejadas - Comprometimento do público interno - Agir corretivamente e realimentação do PDCA.
b) Planejamento - Determinação das metas e objetivos - Checagem entre o planejado e o desenvolvido - Ação com a finalidade de atingir as metas.
c) Produção de metas - Desenvolvimento das ações planejadas - Checagem entre o planejado e o desenvolvido - Ação com a finalidade de atingir as metas.
d) Planejamento - Desenvolvimento das ações planejadas - Comprometimento do público interno - Agir junto aos stakeholders.
e) Planejamento - Desenvolvimento das ações planejadas - Checagem entre o planejado e o desenvolvido - Agir corretivamente e realimentação do PDCA.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

SERPRO - Comunicação Social

Ano de 2013

Em relação a gerenciamento de crise e gestão de imagem institucional e de marcas, julgue os itens abaixo

A imagem institucional de uma organização é fruto da combinação de ações de relações públicas e de marketing. As primeiras são voltadas para a construção de relacionamentos com diversos públicos; as segundas, para relações de consumo com os clientes.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

MP - MA - Analista Ministerial - Comunicação Social Jornalis

Ano de 2013

Os artigos 220 a 224 da Constituição da República Federativa do Brasil tornam necessárias a elaboração de sete leis regulamentadoras. Analisando o conteúdo dos supra citados artigos, pode-se afirmar que eles não preveem lei para regular

a) horários e faixas etárias para diversões e espetáculos públicos.
b) a propaganda comercial de tabaco, bebidas alcoólicas, agrotóxicos, medicamentos e terapias.
c) os meios de comunicação social eletrônica.
d) a criação do Conselho de Comunicação Social como órgão auxiliar do Congresso Nacional.
e) a criação de uma Comissão Nacional da Verdade.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

SERPRO - Comunicação Social

Ano de 2013

Acerca de opinião pública e de comunicação pública e organizacional, julgue os itens a seguir.

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República não trabalha com o conceito de publicidade mercadológica, visto que é um órgão da administração pública federal que tem suas ações de publicidade centradas em valores de cidadania.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

MP - MA - Analista Ministerial - Comunicação Social Jornalis

Ano de 2013

Patrick Charaudeau relaciona três condições para que se crie uma teoria moral aplicada aos meios de comunicação. São elas:

1) que o grupo queira definir uma conduta moral no exercício de sua prática, levando em conta aquilo que, em uma sociedade, é considerado bem e mal;
2) que, para isso, estabeleça um conjunto de regras (explícitas e implícitas) que garantam essa conduta, as quais devem ser respeitadas por todos os membros do corpo social sem exceção e constituam obrigações;
3) que exista um mecanismo de monitoração, fazendo com que essas regras ajam mais de maneira negativa do que positiva, ou seja, que aqueles que não as respeitem estejam excluídos fisicamente ou moralmente do grupo, em um mecanismo de sanção.

Para o autor, essas condições são necessárias para a criação de

a) um Código Deontológico.
b) um Código de Ética para jornalistas.
c) Princípios de conduta profissional.
d) Princípios de comportamento interno.
e) Princípios de uso do inside information.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

MP - MA - Analista Ministerial - Comunicação Social Jornalis

Ano de 2013

A teoria da responsabilidade social aceita que a mídia deve servir ao sistema econômico e buscar a obtenção do lucro, mas subordina essas funções à promoção do processo democrático e à informação do público (...). Para responder às críticas que a imprensa recebia, a Hutchins Commission resumiu as exigências que os meios de comunicação teriam de cumprir em cinco pontos principais, que podem ser traduzidos em critérios do chamado "bom jornalismo".

(Venício Lima. A responsabilidade social da mídia. www.cartamaior.com.br)


São eles:

a) objetividade, coesão, isenção, diversidade de opiniões e interesse público.
b) civismo, exatidão, isenção, diversidade de opiniões e interesse individual.
c) objetividade, exatidão, isenção, diversidade de opiniões e interesse público.
d) civismo, exatidão, isenção, diversidade de mídias e interesse público.
e) objetividade, exatidão, isenção, diversidade de mídias e interesse individual.

A resposta correta é:

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