Questões de Comunicação Social

Assunto Geral

Banca CESPE

MPE - AC - Promotor de Justiça Substituto

Ano de 2014

Considerando a relação entre direito, comunicação social e opinião pública no contexto brasileiro atual, assinale a opção correta.

a) A divulgação de notícias pela mídia evidencia o total respeito dos meios de comunicação ao princípio da presunção de inocência, mediante a preservação da imagem de pessoas acusadas de crimes.
b) Existe, na esfera federal, um sistema de controle externo da mídia, cuja função é garantir a preservação dos princípios jurídicos fundamentais na divulgação das notícias.
c) O destaque conferido pelos meios de comunicação de massa a notícias sobre atividades criminosas fomenta o sentimento de insegurança da população, o que afeta a credibilidade do sistema de justiça criminal do país.
d) O conceito de opinião pública, entendido como a média das opiniões privadas dos cidadãos, confunde-se com o de opinião publicada.
e) A construção da opinião pública dispensa processos de comunicação horizontais, democráticos.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

ANATEL - Técnico Administrativo - Comunicação

Ano de 2014

O marketing social (MS) responsável exige maturidade empresarial, e deve ter como foco primordial a causa social e não o bônus de imagem que ela possa gerar. O MS deve ser assumido pelas empresas como uma ampliação de seus compromissos, não como ação alternativa de propaganda.


Adriana R. Ferreira. Marketing social responsável. In: Revista Panorama, PUC/Goiás, n.º III, ago./2012, p. 4 (com adaptações).

Com relação ao assunto abordado no texto acima, julgue os itens subsequentes.

A empresa que desenvolve ações sociais paralelamente com suas atividades comerciais deve demonstrar um compromisso com a sociedade que vai além do econômico-monetário, sob pena de ser classificada como oportunista. Para obter retorno positivo para sua imagem, é recomendável que a empresa associe, de forma integrada e transparente, ações de comunicação, inclusive publicitárias, às atividades sociais.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

ALE - PE - Comunicação Social - Mídia Impressa

Ano de 2014

Existem vários estudos sobre os valores-notícias e critérios de noticiabilidade. A maioria deles entende que para que um fato social seja considerado fato jornalístico, devem estar presentes, entre outros, os seguintes atributos:

a) seletividade, atualidade, continuidade, importância.
b) proximidade, continuidade, empatia, conhecimento.
c) proximidade, atualidade, empatia, importância.
d) novidade, atualidade, continuidade, importância.
e) conhecimento, atualidade, empatia, seletividade.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

ANATEL - Técnico Administrativo - Comunicação

Ano de 2014

As pesquisas de satisfação têm sido bastante utilizadas no Brasil na última década, especialmente nas empresas privatizadas prestadoras de serviços públicos, fornecendo elementos para tomadas de decisões de gestão, além de especificamente determinar indicadores básicos, como preços, subsídios e financiamentos.


IBOPE. O papel das pesquisas de opinião na administração pública brasileira. 2006, p. 13 (com adaptações).

Tendo como referência o texto acima, julgue os itens seguintes acerca de pesquisas de satisfação.

As pesquisas de satisfação, embora úteis na composição de um quadro sobre a imagem de uma instituição, órgão ou concessionária, não apresentam dados específicos de percepção acerca da imagem da administração, importantes para compor um plano estratégico de comunicação.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

ANATEL - Técnico Administrativo - Comunicação

Ano de 2014

As pesquisas de satisfação têm sido bastante utilizadas no Brasil na última década, especialmente nas empresas privatizadas prestadoras de serviços públicos, fornecendo elementos para tomadas de decisões de gestão, além de especificamente determinar indicadores básicos, como preços, subsídios e financiamentos.


IBOPE. O papel das pesquisas de opinião na administração pública brasileira. 2006, p. 13 (com adaptações).

Tendo como referência o texto acima, julgue os itens seguintes acerca de pesquisas de satisfação.

Além da utilidade direta no monitoramento do grau de satisfação do cidadão com os serviços avaliados, as pesquisas de satisfação também permitem comparações entre as concessionárias e reforçam a necessidade de essas empresas prestarem contas do serviço público sob sua responsabilidade.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

METRÔ - SP - Comunicação Social

Ano de 2014

Nos dias de hoje, na gestão de relacionamento com parceiros, as empresas criam alianças para complementar suas forças e, ao mesmo tempo, compensar suas fraquezas, colocando-se assim em melhor posição no mercado. O Mc Donald s fez um acordo com a Disney para oferecer produtos relacionados aos filmes produzidos por esta última. Tal atitude pode ser considerada uma

a) colaboração em preços.
b) aliança de produtos ou serviços.
c) aliança promocional.
d) aliança de logística.
e) simples parceria.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

ANATEL - Técnico Administrativo - Comunicação

Ano de 2014

O marketing organizacional, ou marketing institucional, consiste em atividades empreendidas para criar, manter ou modificar as atitudes e comportamentos do público-alvo com relação a uma organização.

Philip Kotler; Gary Armstrong. Princípios de marketing. Rio de Janeiro: LTC – Livros Técnicos e Científicos, 1999, p. 461 (com adaptações).

Com relação ao tema tratado no texto acima, julgue os próximos itens.

O marketing institucional não tem caráter estratégico para empresas sem fins lucrativos e cujo compromisso principal seja a responsabilidade social, pois elas não dependem da venda de produtos e devem priorizar suas atividades sociais e comunitárias.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

ALE - PE - Comunicação Social - Mídias Digitais

Ano de 2014

A reportagem multimídia intitulada "Snowfall", desenvolvida pelo The New York Times, conta a história de uma avalanche que matou três dos 16 atletas profissionais, que praticavam snowboard nas encostas nevadas do vale Tunnel Creek, nas montanhas Cascade, no Estado de Washington, nos Estados Unidos, em fevereiro de 2012. Esta produção é considerada uma referência para novas gestões de negócio e formatos no jornalismo digital porque

a) a estratégia editorial não valorizou o uso do vídeo e do slideshow na produção jornalística.
b) é um produto de mídia absolutamente novo, especialmente criado para o mundo das telas de múltiplos dispositivos.
c) a reportagem multimídia representou um prejuízo para a empresa por não atrair visitantes para o site do Times.
d) seguiu os moldes das empresas jornalísticas tradicionais de primeiro publicar o conteúdo na edição impressa para depois adaptá-lo para a versão online, mesmo sendo um projeto inovador.
e) foi a primeira vez que o Times optou pela produção audiovisual no jornalismo online.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

ANATEL - Técnico Administrativo - Comunicação

Ano de 2014

O marketing organizacional, ou marketing institucional, consiste em atividades empreendidas para criar, manter ou modificar as atitudes e comportamentos do público-alvo com relação a uma organização.

Philip Kotler; Gary Armstrong. Princípios de marketing. Rio de Janeiro: LTC – Livros Técnicos e Científicos, 1999, p. 461 (com adaptações).

Com relação ao tema tratado no texto acima, julgue os próximos itens.

O desenvolvimento do plano de marketing da empresa pode ser definido com base em pesquisas periódicas de opinião realizadas com públicos estratégicos, com vistas a determinar a distância entre a imagem real e a almejada.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

ANATEL - Técnico Administrativo - Comunicação

Ano de 2014

Com relação às técnicas e atividades de relações públicas, julgue os itens seguintes.

O assessor de relações públicas deve gerir os processos de comunicação com os diversos grupos sociais de relacionamento e interesse, dentro e fora da sua instituição, promovendo relacionamentos e eventualmente mediando conflitos, em busca da criação e da manutenção da melhor imagem institucional possível, que facilite o cumprimento de sua missão na sociedade.

A resposta correta é:

Filtro