Questões de Comunicação Social

Assunto Geral

Banca FCC

ALE - PE - Comunicação Social - Mídia Impressa

Ano de 2014

Chaparro propõe que as matérias jornalísticas devem ser classificadas em dois gêneros: Relato e Comentário. As espécies narrativas do Relato, segundo o autor, são:

a) Reportagem, Entrevista, Notícia e Artigo.
b) Entrevista, Notícia, Coluna e Cartas.
c) Notícia, Coluna, Cartas e Artigo.
d) Notícia, Coluna, Entrevista e Artigo.
e) Reportagem, Notícia, Entrevista e Coluna.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

ALE - PE - Comunicação Social - Mídias Digitais

Ano de 2014

Os processos de convergência midiática têm influenciado as rotinas produtivas e o exercício do jornalismo, sobretudo no telejornalismo, que começa a apresentar novas formas de publicação de diferentes conteúdos audiovisuais na internet. Atualmente, a maioria dos telejornais das TVs abertas brasileiras tem um portal de comunicação na internet. Assinale a alternativa correta

a) A programação, já segmentada com a TV por assinatura (fechada) , torna-se ainda mais especializada com as ciberTVs - uma modalidade da TV online cujo conteúdo é produzido e exibido primeiramente na TV e depois na internet.
b) Com a tendência do Jornalismo Cidadão ou Participativo, os telejornais procuram despertar na audiência a ideia de participação na construção das notícias. O telespectador pode colaborar com informações textuais, fotográficas ou videográficas, que são inseridas diretamente nos portais dos telejornais sem a necessidade de mediação ou intervenção dos jornalistas.
c) A participação dos telespectadores é mais efetiva quando se trata da emissão de opinião pela internet sobre determinados quadros, especialmente nos programas jornalísticos esportivos.
d) Quando a TV adquirir a capacidade de armazenamento, certamente, ocupará o lugar da internet. Isto porque é muito mais fácil à TV incorporar a internet do que a web se tornar uma TV.
e) Um exemplo de ciberTV é o programa TV Folha, produzido pela Folha de São Paulo. O conteúdo é elaborado inicialmente para ser veiculado na TV Cultura e, posteriormente, disponibilizado on demand no portal da empresa de comunicação na internet.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

METRÔ - SP - Comunicação Social

Ano de 2014

Com o objetivo de criar uma imagem unificada e sustentar a construção de um relacionamento com clientes e outros públicos, a coordenação de todas as mensagens da empresa ou instituição, elaboradas pelos setores de propaganda, relações públicas, marketing direto e promoção de vendas, é papel

a) da assessoria de imprensa.
b) da gerência de produtos.
c) de recursos humanos.
d) do setor de distribuição.
e) da comunicação integrada de marketing.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

ALE - PE - Comunicação Social - Mídias Digitais

Ano de 2014

A informação e o conteúdo jornalístico online são elaborados de maneira diferente, se comparados a outros veículos de comunicação. O texto formatado para a internet tem muitas características do rádio e da televisão. Analise as proposições abaixo.

I. O redator de notícias para a internet deve produzir um texto claro, conciso e objetivo. Para isto, deve evitar palavras desnecessárias, longas e com significados complexos e abstratos.
II. Pesquisas indicam que a fisiologia da visão humana se adapta à leitura em tela de monitores ou dispositivos móveis, da mesma maneira que o texto escrito para papel.
III. O texto jornalístico na internet, as notícias e reportagens, como no jornal impresso, no rádio e na TV, têm começo, meio e fim. Essa lógica formal e linear, mesmo com o uso de hipertexto e da multimidialidade, prevalece na maioria das páginas noticiosas na rede.
IV. O hipertexto é uma das principais características da internet. Quanto maior o número de interligações aleatórias houver em um texto na internet para outras páginas, mais completa é a informação gerada ao usuário.
V. Existem padrões de leitura dos internautas que indicam a melhor maneira de se escrever para a Web. Mesmo percorrendo rapidamente a página na internet, os usuários normalmente leem palavra por palavra, para verificar a relevância do material para suas necessidades.

Está correto o que se afirma em

a) I, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) III, IV e V, apenas.
e) I, II, III, IV e V.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

ALE - PE - Comunicação Social - Mídia Impressa

Ano de 2014

A democratização do acesso fez bem à última edição da Festa Literária Internacional de Pernambuco - FLIPORTO, que pela primeira vez não cobrou ingresso para o seu congresso literário. Quem circulou por Olinda no feriadão da Proclamação da República pôde conferir o comparecimento de um público mais diversificado e curioso pela leitura. Este texto foi publicado, em 24.11.2013, no Jornal do Commercio. Não tem crédito de autoria. Pelas suas características tratase de

a) uma crítica.
b) um ensaio.
c) um editorial.
d) uma reportagem.
e) um artigo.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

METRÔ - SP - Comunicação Social

Ano de 2014

Sabemos que os profissionais de marketing devem sempre estar atentos às tendências e mudanças ocorridas no macroambiente de marketing realizando os devidos ajustes em suas estratégias. O macroambiente é formado por seis componentes: o demográfico, o econômico, o sóciocultural, o natural, o tecnológico e o

a) político-legal.
b) publicitário.
c) propagandístico.
d) informal.
e) produtivo.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

ALE - PE - Comunicação Social - Mídias Digitais

Ano de 2014

A arquitetura de informação é a estrutura de um site em termos de navegação, hierarquia do conteúdo e disposição dos elementos interativos. Sua essência é projetar a organização e o sistema de navegação com o propósito de ajudar os usuários a encontrar o que procuram. Para isso,

a) a interface de sistemas digitais são representadas pela facilidade que o usuário tem em navegar por um determinado contexto informativo.
b) uma boa arquitetura de informação é aquela que fornece ao usuário o que procura já no primeiro clique.
c) é responsabilidade do arquiteto de informação especificar como os usuários encontram a informação, e planejar como o site irá se adaptar ao crescimento futuro e eventuais mudanças necessárias.
d) a utilidade de uma ferramenta em um site noticioso refere-se ao canal de comunicação do usuário final com o conteúdo de um sistema de computador.
e) testes de usabilidade não precisam envolver usuários verdadeiros, já que existem programas de computadores que executam tarefas que fornecem medidas concretas e objetivas quanto à usabilidade de uma ferramenta, um sistema ou um site.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

ALE - PE - Comunicação Social - Mídia Impressa

Ano de 2014

Em 7 de abril de 1908 Gustavo Lacerda criava uma instituição com a preocupação de assegurar à classe jornalística direitos assistenciais, além de tornar-se poderoso centro de ação para defender e orientar os profissionais da área. O seu fundador já imaginava um jornalismo livre da obrigação de gerar lucro e entendia que a missão social da classe seria informar bem a população brasileira. Essa entidade hoje é presidida por Maurício Azêdo e sua sigla é

a) ABERJE.
b) FENAJ.
c) ABERT.
d) ANJ.
e) ABI.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

ALE - PE - Comunicação Social - Mídias Digitais

Ano de 2014

Aplicativos para dispositivos móveis, como tablets e celulares, servem de ferramentas para a experimentação de novas rotinas de produção do trabalho jornalístico Os aplicativos,

a) com o aumento da oferta de ferramentas com geolocalização, são diversas as opções do seu uso para jornalistas. Podem ajudar repórteres a encontrarem pautas relevantes, entrar em contato com fontes, e rastrear eventos por meio de pessoas que estão postando do local.
b) como fontes de informação são limitados para se ter acesso à uma localização específica. Para isso, é necessário que o jornalista esteja próximo ao local do fato com o seu celular conectado à internet.
c) para dispositivos móveis permitem que os jornalistas chequem postagens apenas de uma única localização. Isso pode ser eticamente preocupante, principalmente, por permitir rastrear os movimentos das pessoas envolvidas em determinado fato noticioso.
d) podem verificar a confiabilidade das fontes e, dependendo de suas funções, podem substituir a ida dos repórteres às ruas.
e) podem mostrar o que os usuários estão lendo em determinada localidade. Essas informações podem ser relevantes para indicar tendências e comportamentos dos usuários, mas não servem como índices comparativos de audiência.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

METRÔ - SP - Comunicação Social

Ano de 2014

Na visão já tradicional de E. J. McCarthy, o mix de marketing é composto pelos chamados 4 Ps: produto, preço, promoção e praça. Atualmente, dentro do conceito de marketing holístico, encontramos um conjunto que representa melhor as realidades do marketing moderno e que se traduz nos seguintes 4 Ps: pessoas, processos, programas e

a) planejamento.
b) performance.
c) ponto de venda.
d) prazo.
e) propaganda.

A resposta correta é:

Filtro