Questões de Desenho
Assunto Geral
Banca CESPE
MEC - FUB - Desenhista Industrial
Ano de 2009
A escola de Ulm era tão atrativa porque tentava apaixonadamente transformar o design em uma atividade com fundamentos. Esta tentativa às vezes foi mal entendida como um esforço para transformar o design numa ciência.
Pelo que me lembro dos textos da instituição, tal ambição nunca foi formulada por seus membros. Parecia, porém, que tal fragilidade institucional do design na periferia poderia ser superada através do modelo ulmiano, que postulava que o design não é um fazer cego, mas uma ação baseada em argumentos.
Gui Bonsiepe. Design do material ao digital. Florianópolis: FIESC/IEL, 1997, p. 106 ( com adaptações ).
O texto acima traz informações a respeito da história do design, as principais discussões acerca dessa área, seu campo de conhecimento e a necessidade de pensar o design enquanto projeto para os países periféricos. A partir do texto apresentado e considerando essas informações, julgue os itens que se seguem.
A escola de Ulm antecedeu a Bauhaus e teve como professor Max Bill, que mais tarde desenvolveu trabalhos no Brasil junto com o designer Gui Bonsiepe.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FUNRIO
FURNAS - Técnico em Desenho Industrial
Ano de 2009
Correntes de baixa voltagem são as principais causadoras de acidentes elétricos em residências, empresas e industriais. Isto porque a gravidade do choque elétrico esta condicionada à amperagem existente no sistema, o que poderá ocasionar desde uma simples contração muscular até acidentes letais. Logo, a gravidade do acidente elétrico dependerá de quais fatores?
a) Capacidade da corrente elétrica existente; teor de umidade (água) existente no sistema; e pela resistência do material à corrente elétrica.
b) Quantidade de corrente elétrica de aterramento; o caminho percorrido pela corrente elétrica; e pelo tempo de duração do circuito.
c) Pressão exercida no sistema elétrico; resistência à amperagem do material utilizado; e pelo campo de força existente no circuito gerado.
d) Potencial resultante da relação de aterramento; capacidade de transferência de energia em corpos sólidos; e pela distância percorrida no circuito elétrico.
e) Oscilação da voltagem presente no sistema; força (wattagem) da corrente elétrica no circuito; e pela intensidade de corrente de aterramento.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
MEC - FUB - Desenhista Industrial
Ano de 2009
A escola de Ulm era tão atrativa porque tentava apaixonadamente transformar o design em uma atividade com fundamentos. Esta tentativa às vezes foi mal entendida como um esforço para transformar o design numa ciência.
Pelo que me lembro dos textos da instituição, tal ambição nunca foi formulada por seus membros. Parecia, porém, que tal fragilidade institucional do design na periferia poderia ser superada através do modelo ulmiano, que postulava que o design não é um fazer cego, mas uma ação baseada em argumentos.
Gui Bonsiepe. Design do material ao digital. Florianópolis: FIESC/IEL, 1997, p. 106 ( com adaptações ).
O texto acima traz informações a respeito da história do design, as principais discussões acerca dessa área, seu campo de conhecimento e a necessidade de pensar o design enquanto projeto para os países periféricos. A partir do texto apresentado e considerando essas informações, julgue os itens que se seguem.
Os argumentos citados no texto relacionam-se com os pré-requisitos de um projeto, encontrados por meio de pesquisa e da afinação entre o designer e o usuário.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
CRF - SP - Designer Gráfico
Ano de 2009
Projeto gráfico é o conjunto de elementos que constituem e caracterizam um meio de informação. São resultados típicos de um projeto gráfico:
a) entrevista, anúncio em periódico e website.
b) papelaria corporativa, website e anúncio em periódico.
c) papelaria corporativa, website e entrevista.
d) visita a cliente, website e entrevista.
e) website, anúncio em periódico e visita a cliente.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FUNRIO
FURNAS - Técnico em Desenho Industrial
Ano de 2009
Em projetos de superfícies não planificáveis adota-se a representação por curvas de níveis, denominada de projeção cotada. Os programas de projetação paramétricos apresentam recursos construtivos de objetos, a partir de planos diferenciados visando tanto facilitar seu dimensionamento. Qual comando é utilizado em programas paramétricos para esta atividade de projetação?
a) Splinedt (Poliline Splines): a partir de determinados pontos no espaço ou em planos é possível a construção de figuras e objetos irregulares com curvas distintas. B) Line (Toolbar Draw): permite a construção de objetos e planos diferenciados, a partir pontos definidos no espaço, tendo como objetivo a configuração de linhas de superfícies.
c) Osnap (Object Snap): este comando permite ativar e configurar objetos com precisão, tendo como referência pontos específicos tanto no espaço como no plano.
d) Layer (Layer Properties Manager): para a projeção de objetos e planos complexos adota-se a representação camadas visando organizar o desenho de acordo com sua construção.
e) Linear dimension: define quais os recursos necessários para se determinar uma curva de superfície, tendo como referência pontos pré-determinados.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FUNRIO
FURNAS - Técnico em Desenho Industrial
Ano de 2009
Segundo a Resolução Nº 258, de 06 de junho de 2003, da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL estabelece critérios e procedimentos a serem adotados por concessionárias ou permissionárias de distribuição de energia elétrica que optar por instalação de equipamentos de medição em local externo à unidade consumidora.
"Art. 4º- O equipamento de medição deve permitir ao consumidor verificar a respectiva leitura por meio da existência de mostrador ou, quando se tratar de SMC ou conjunto de medição, por meio da disponibilização de TCCI, a ser instalado na unidade consumidora."
(Redação dada pela Resolução Normativa ANEEL nº 292 de 04.12.2007)
§ 1º- Quando houver deficiência no terminal de consulta que impossibilite a verificação das informações, a concessionária deverá:
a) Providenciar o reparo do equipamento in loco e se necessário substituí-lo por outro com as mesmas características em até 72 horas após a constatação.
b) Providenciar a imediata substituição do equipamento em até 48 horas após a reclamação do consumidor ou constatação da ocorrência, o que ocorrer primeiro.
c) Proceder com investigação de desvios, providenciar o reparo do equipamento em até 48 horas após a constatação da ocorrência.
d) Proceder com a investigação de desvios, substituição do equipamento em até 15 dias após o recebimento da reclamação do consumidor ou constatação da ocorrência, o que ocorrer primeiro.
e) Providenciar a substituição do equipamento em até 15 (quinze) dias após o recebimento da reclamação do consumidor ou constatação da ocorrência, o que ocorrer primeiro.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
MEC - FUB - Desenhista Industrial
Ano de 2009
A guerra fez com que a indústria fizesse uso de uma simplicidade construtiva e de montagem dos seus produtos, o que, mais uma vez, exigiu do design uma rigidez formal em detrimento de uma já crescente estética decorativa. A ergonomia, a pesquisa antropométrica, os estudos dos postos de trabalho na tentativa de evitar a fadiga dos operários passaram a ser seriamente considerados e difundidos entre diversas empresas.
Dijon Morales. Limites do design. São Paulo: Studio Nobel, 1999, p. 43 ( com adaptações ).
Com relação ao texto, aos aspectos históricos do design e à diversidade de conhecimentos necessários para se projetar, julgue os itens a seguir.
A necessidade de um design econômico, com rigidez formal e simplicidade construtiva, durante a Segunda Guerra, deve-se ao fato dessa época ter sido marcada pelo racionalismo alemão imposto pelo nazismo.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
CRF - SP - Designer Gráfico
Ano de 2009
O design gráfico trabalha, em geral, a relação entre imagem e texto, dando ordem e forma à informação visual. São áreas do design gráfico, dentre outras:
a) design de moda, tipografia e semiótica.
b) litografia, design editorial e design de embalagem.
c) semiótica, tipografia e litografia.
d) tipografia, design de moda e litografia.
e) tipografia, design editorial e design de embalagem.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FUNRIO
FURNAS - Técnico em Desenho Industrial
Ano de 2009
As redes de distribuição primárias e secundárias normalmente são trifásicas e as ligações aos consumidores poderão ser:
a) Monofásica (até 8 kW) e trifásica (entre 4 kW e 8 kW)
b) Monofásica (até 4 kW), bifásica (entre 4 kW e 8 kW) trifásica (maior que 8 kW)
c) Bifásica (entre 4 kW e 8 kW) e trifásica (maior que 8 kW)
d) Monofásica (até 4 kW) e bifásica (entre 4 kW e 8 kW)
e) Apenas Bifásica (entre 4 kW e 8 kW)
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
MEC - FUB - Desenhista Industrial
Ano de 2009
A guerra fez com que a indústria fizesse uso de uma simplicidade construtiva e de montagem dos seus produtos, o que, mais uma vez, exigiu do design uma rigidez formal em detrimento de uma já crescente estética decorativa. A ergonomia, a pesquisa antropométrica, os estudos dos postos de trabalho na tentativa de evitar a fadiga dos operários passaram a ser seriamente considerados e difundidos entre diversas empresas.
Dijon Morales. Limites do design. São Paulo: Studio Nobel, 1999, p. 43 ( com adaptações ).
Com relação ao texto, aos aspectos históricos do design e à diversidade de conhecimentos necessários para se projetar, julgue os itens a seguir.
As pesquisas antropométricas citadas no texto podem ser descritas como a necessidade de dimensionar o corpo humano. A importância desse estudo reside na construção de móveis, utensílios e vestuários mais adequados, além de uma produção mais racionalizada.
A resposta correta é: