Questões de Direito Administrativo
Assunto Entidades Orgãos e Agentes
Banca FCC
TCM - GO - Auditor Conselheiro Substituto
Ano de 2015
Em decorrência da disciplina constitucional da Administração pública e da ordem econômica, empresas públicas e sociedades de economia mista,
a) devem seguir as normas referentes à licitação e contratação de obras, serviços, compras e alienações aplicáveis à Administração pública.
b) devem assegurar, na constituição de seus conselhos de administração e fiscal, a participação de representantes dos empregados, em percentual fixado na Constituição federal ou estadual, conforme a esfera da Administração a que pertençam.
c) devem ser criadas por lei específica, cabendo à lei complementar definir as áreas de sua atuação.
d) poderão gozar de privilégios fiscais não extensivos às do setor privado, em se tratando de prestadoras de serviço público.
e) sujeitam-se ao regime jurídico próprio das empresas privadas, se explorarem atividade econômica de produção ou comercialização de bens, exceto no que se refere às obrigações tributárias.
A resposta correta é:
Assunto Licitação Pública - Lei 8.666/1993
Banca FCC
SEFAZ - PI - Auditor Fiscal da Fazenda Estadual - P1
Ano de 2015
O denominado RDC, Regime Diferenciado de Contratações Públicas, introduzido pela Lei no 12.462/2011, contempla diferenças importantes em relação ao regime ordinário, previsto pela Lei no 8.666/93, dentre as quais pode-se citar:
a) orçamento previamente estimado para a contratação será tornado público apenas e imediatamente após o encerramento da licitação.
b) possibilidade de participação, na licitação, de pessoa física ou jurídica que tenha elaborado o projeto básico relativo ao objeto do certame.
c) sigilo nas fases de habilitação e pré-qualificação, com divulgação pública apenas após o julgamento das propostas.
d) regime de contratação integrada, para execução de obras e serviços de engenharia, desde que estimados em valor igual ou superior a R$ 1 bilhão.
e) desnecessidade de prévio projeto básico para a contratação de obras e serviços de engenharia sob o regime de empreitada integral.
A resposta correta é:
Assunto Licitação Pública - Lei 8.666/1993
Banca FCC
SEFAZ - PI - Auditor Fiscal da Fazenda Estadual - P1
Ano de 2015
O Estado pretende realizar licitação para a execução de obras de grande vulto no setor rodoviário e, objetivando ampliar o máximo possível a competição, aventa a possibilidade de instaurar uma concorrência de âmbito internacional. De acordo com as disposições da Lei no 8.666/93, tal alternativa afigura-se
a) inviável, salvo se adotado o regime diferenciado de contratações públicas.
b) viável, devendo as propostas apresentadas pelos licitantes estrangeiros serem acrescidas dos gravames decorrentes dos tributos que oneram os licitantes brasileiros quanto à operação final de venda.
c) viável, vedado ao licitante estrangeiro cotar o preço em moeda estrangeira.
d) inviável, salvo se os pagamentos forem efetuados com recursos de empréstimo internacional.
e) viável, desde que se trate de contrato na modalidade parceria público-privada,
A resposta correta é:
Assunto Bens Públicos
Banca FCC
SEFAZ - PI - Auditor Fiscal da Fazenda Estadual - P1
Ano de 2015
Os bens públicos classificados como dominicais,
a) são os materialmente utilizados pela Administração pública para a consecução de seus fins e realização de suas atividades.
b) podem ser usados por todos do povo, em face de sua natureza ou por determinação legal.
c) são inalienáveis, enquanto não desafetados da função pública que lhes foi normativamente conferida.
d) são aqueles integrantes do domínio público do Estado e, portanto, inalienáveis.
e) integram o domínio privado do Estado, ou seja, seu patrimônio disponível,
A resposta correta é:
Assunto Ética na administração - Lei 8.429/1992
Banca FCC
SEFAZ - PI - Auditor Fiscal da Fazenda Estadual - P1
Ano de 2015
Fernando, auditor fiscal, deixou, indevidamente, de praticar ato de ofício ao qual estava obrigado pela legislação aplicável. Constatou- se que a conduta de Fernando objetivou beneficiar Carlos, amigo seu que solicitou que não efetuasse o lançamento de dé bito tributário de sua responsabilidade. De acordo com as disposições da Lei no 8.429/92,
a) Para a penalização de Fernando e Carlos afigura-se necessária a comprovação de conduta dolosa e enriquecimento ilícito.
b) Fernando será penalizado independentemente de prejuízo à Administração e Carlos poderá apenas ser responsabilizado na esfera penal.
c) apenas Fernando se submete às penalidades da Lei de Improbidade, que incluem, no caso narrado, a perda da função pública.
d) Fernando praticou ato de improbidade que atenta contra os princípios da Administração pública e as penas aplicáveis alcançam também Carlos, no que couber.
e) Fernando se submete, automaticamente, às penalidades previstas no referido diploma legal, que também alcançam Carlos se este puder ser equiparado à agente público,
A resposta correta é:
Assunto Lei de Acesso a informações - Lei 12.527/2011
Banca FCC
SEFAZ - PI - Auditor Fiscal da Fazenda Estadual - P1
Ano de 2015
Determinado cidadão solicitou à dirigente de órgão integrante da Administração pública informações sobre ato praticado pela referida autoridade, consistente na contratação de instituição especializada para a realização de auditorias em contratos celebrados pelo referido órgão. De acordo com as disposições da Lei no 12.527/2011, que disciplina o acesso à informação, a referida autoridade administrativa
a) somente poderá negar a disponibilização de informações que considere estratégicas para a Administração, mediante despacho fundamentado da autoridade máxima da correspondente instância administrativa.
b) estará obrigada a disponibilizar apenas as informações que forem pertinentes ao interesse do requerente, conforme justificado no correspondente requerimento.
c) não estará obrigada a disponibilizar as informações, se entender, fundamentadamente, que as mesmas são de caráter sigiloso.
d) estará obrigada a disponibilizar, exclusivamente, as informações relativas à contratação, porém não o resultado dos estudos.
e) não poderá negar a disponibilização das informações relativas à contratação, bem assim dos resultados das auditorias realizadas,
A resposta correta é:
Assunto Entidades Orgãos e Agentes
Banca FCC
SEFAZ - PI - Auditor Fiscal da Fazenda Estadual - P1
Ano de 2015
Considere as seguintes afirmações sobre Administração Direta e Indireta:
I. Autarquias são pessoas jurídicas de direito público, que desempenham serviço público descentralizado, com capacidade de auto-administração.
II. Sociedades de economia mista submetem-se ao regime jurídico de direito público e têm por objeto, exclusivamente, o exercício de atividade econômica em regime de competição no mercado.
III. Empresas públicas são pessoas jurídicas de direito privado que podem desempenhar apenas serviços públicos ou atividade econômica em regime de monopólio.
Está correto o que se afirma APENAS em
a) II.
b) I.
c) I e III.
d) II e III.
e) III.
A resposta correta é:
Assunto Responsabilidade Civil do Estado
Banca FCC
SEFAZ - PI - Auditor Fiscal da Fazenda Estadual - P1
Ano de 2015
Determinado servidor da Secretaria da Fazenda inseriu informações falsas sobre cidadão, seu desafeto, no cadastro de contribuintes do Estado, fazendo com que o referido cidadão passasse a figurar no cadastro de inadimplentes. Diante dessa situação, o cidadão, que é um pequeno empresário, sofreu diversos prejuízos morais e patrimoniais, especialmente em decorrência de restrições de crédito. A responsabilidade do Estado pelos danos sofridos pelo cidadão é,
a) subjetiva, dependendo, pois, da prévia responsabilização do agente público em processo disciplinar ou administrativo.
b) objetiva, dependendo, para efeito do dever de indenizar o cidadão, da comprovação do nexo de causalidade entre a conduta do servidor e os danos sofridos.
c) afastada, se comprovada culpa exclusiva do agente público, o qual responde civilmente perante o cidadão prejudicado e administrativamente por falta disciplinar.
d) condicionada à comprovação de dolo do servidor, circunstância que, se presente, obriga o Estado a indenizar os danos patrimoniais e morais sofridos pelo cidadão.
e) decorrente da prestação do serviço público, não estando presente na situação narrada em face da conduta dolosa do agente público,
A resposta correta é:
Assunto Parceria Público-Privada
Banca FCC
SEFAZ - PI - Auditor Fiscal da Fazenda Estadual - P1
Ano de 2015
O Estado do Piauí necessita realizar obras de grande vulto, estimadas em R$ 1 bilhão, para captação e adução de água, bem como tratamento e fornecimento à população de região que vem sofrendo descontinuidade no abastecimento. Considerando que não possui recursos orçamentários suficientes para custear integralmente as despesas operacionais com o tratamento e fornecimento de água, o Estado aventou a possibilidade de celebrar uma parceria público-privada para a consecução do objeto pretendido. De acordo com a legislação que rege a matéria, tal opção seria juridicamente,
a) cabível, podendo ser adotada a modalidade concessão comum, com prestação dos serviços pelo parceiro privado mediante pagamento de contraprestação tarifária pelo poder público.
b) incabível, em face do valor estimado dos investimentos e da conjugação, em um mesmo objeto, de obras e serviços.
c) cabível, podendo ser adotada a modalidade concessão patrocinada, com a cobrança de tarifa dos usuários e pagamento de contraprestação pecuniária pelo Estado.
d) incabível, dado que se trata de serviço público essencial não passível de exploração por entidade privada.
e) cabível, desde que adotada a modalidade concessão administrativa, eis que inviável juridicamente a cobrança de tarifa dos usuários,
A resposta correta é:
Assunto Licitação Pública - Lei 8.666/1993
Banca FCC
SEFAZ - PI - Auditor Fiscal da Fazenda Estadual - P1
Ano de 2015
Considere que o Estado do Piauí tenha instituído uma empresa estatal voltada ao fomento do turismo e pretenda contratá-la para desenvolver projetos e prestar serviços nessa área. De acordo com as disposições da legislação federal que rege a matéria, o Estado,
a) pode contratar a empresa diretamente, com inexigibilidade de licitação, por se tratar de entidade integrante da Administração Indireta.
b) deverá licitar os serviços, podendo, no certame, conferir tratamento diferenciado à empresa em relação aos demais licitantes, utilizando a denominada margem de preferência.
c) pode contratar a empresa independentemente de licitação, se a mesma for qualificada como agência executiva.
d) pode contratar a empresa diretamente, com dispensa de licitação, se a mesma foi criada antes da edição da Lei no 8.666/93 e o preço ofertado for compatível com o praticado no mercado.
e) somente pode contratar a empresa mediante convênio e desde que o preço pago seja competitivo, afastada a necessidade de licitação.
A resposta correta é: