Questões de Direito Ambiental

Assunto Normas Constitucionais

Banca CESPE

TJ - CE - Juiz Substituto

Ano de 2012

Assinale a opção correta acerca das diretrizes, competências e instrumentos relacionados ao uso da propriedade urbana, conforme previsto na CF e no Estatuto da Cidade (Lei n.º 10.257/2001).

a) Compete à União, entre outras atribuições de interesse da política urbana, promover, por iniciativa própria e em conjunto com os estados, o DF e os municípios, programas de construção de moradias e a melhoria das condições habitacionais e de saneamento básico.
b) São diretrizes da política urbana, entre outras, a oferta de condições para que os agentes públicos promovam, de modo prioritário e com prerrogativas que não se aplicam aos agentes privados, empreendimentos e atividades relativas ao processo de urbanização.
c) Quem possuir, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposição, área urbana de até duzentos e cinquenta metros quadrados, como sua, utilizando-a para moradia de sua família, adquirir-lhe-á o domínio, mesmo sendo proprietário de outro imóvel rural, direito não assegurado ao possuidor de imóvel urbano.
d) O Estatuto da Cidade não admite que a concessão de direito real de uso de imóveis públicos, nos casos de programas habitacionais de interesse social desenvolvidos por órgãos da administração pública, seja contratada de forma coletiva, permitindo apenas a contratação em caráter individual ou por casal com união judicialmente reconhecida.
e) De acordo com a CF, a propriedade urbana cumpre sua função social quando atende às exigências de ordenação da cidade previstas no Código de Posturas e nas normas municipais sobre edificação e ocupação do solo.

A resposta correta é:

Assunto Meio Ambiente

Banca CESPE

TJ - CE - Juiz Substituto

Ano de 2012

Considerando os diversos aspectos que envolvem o conceito de meio ambiente, particularmente o cultural e o do trabalho, assinale a opção correta.

a) Considera-se meio ambiente cultural o ambiente integrado pelos equipamentos urbanos e edifícios comunitários, como as bibliotecas, pinacotecas, museus e instalações científicas ou similares.
b) O meio ambiente é um bem público classificado pela CF como de uso comum do povo, razão pela qual não se admite que o seu uso seja oneroso ou imponha a necessidade de qualquer contraprestação de ordem pecuniária.
c) Ao estabelecer a tutela do meio ambiente, a CF dispõe que a proteção do meio ambiente, nele compreendido o meio ambiente do trabalho, constitui um dos objetivos do Sistema Único de Saúde.
d) A todos os entes federativos compete a proteção de documentos, obras e outros bens de valor histórico, artístico, cultural e paisagístico, mas a competência para legislar sobre esses temas pertence, privativamente, à União.
e) A definição legal de recursos ambientais compreende a fauna e a flora, as águas superficiais e subterrâneas, o solo e o subsolo, mas não o mar territorial e os demais elementos da biosfera.

A resposta correta é:

Assunto Código Florestal

Banca FCC

TCE - AP - Analista de Controle Externo - Meio Ambiente

Ano de 2012

De acordo com o Código Florestal vigente ( Lei nº 4.771 de 15 de setembro de 1965 ), a Reserva Legal constitui área de vegetação

a) que pertence à União, embora esteja localizada em uma propriedade rural privada.
b) localizada em uma propriedade rural destinada ao uso sustentável e à conservação.
c) que pertence aos governos estaduais, embora esteja localizada em uma propriedade privada.
d) que pode ser utilizada para fins legais, desde que autorizada pela União.
e) localizada em uma propriedade rural destinada a produção de carvão em larga escala.

A resposta correta é:

Assunto Recursos Hídricos

Banca CESPE

TJ - AC - Juiz de Direito Substituto

Ano de 2012

O sistema de informações sobre recursos hídricos é um dos instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos. São princípios básicos do funcionamento desse sistema

a) a descentralização do processo de tomada de decisões, a integração institucional do processo de elaboração de informações e o direito à informação.
b) a publicidade das informações, a coordenação unificada do sistema de coleta dos dados e a descentralização do processo de tomada de decisões.
c) a descentralização da obtenção e produção de dados e informações, a coordenação unificada do sistema e a garantia de acesso da sociedade aos dados e informações.
d) a integração regional na coleta de informações, a centralização administrativa no processo de sistematização de dados e a transparência do processo de tomada de decisões.
e) a centralização do processo de coleta de dados, a interdependência na gestão do conhecimento e a democratização dos veículos de informação.

A resposta correta é:

Assunto Crimes e Infraçõe Ambientais e Responsabilidade

Banca FCC

TCE - AP - Analista de Controle Externo - Meio Ambiente

Ano de 2012

Na Lei de Crimes Ambientais ( Lei nº 9.605/1998 ), o artigo 40, que trata de dano direto ou indireto às Unidades de Conservação, está incluído na

a) Seção I - Dos Crimes contra a Fauna.
b) Seção II - Dos Crimes contra a Flora.
c) Seção III - Da Poluição e outros Crimes Ambientais.
d) Seção IV - Dos Crimes contra o Ordenamento Urbano e o patrimônio Cultural.
e) Seção V - Dos Crimes contra a Administração Ambiental.

A resposta correta é:

Assunto PNMA

Banca CESPE

TJ - AC - Juiz de Direito Substituto

Ano de 2012

Constitui área de preservação permanente

a) o perímetro definido a partir de critérios técnicos, socioculturais, econômicos e ambientais, que, localizado em florestas públicas, pode conter áreas degradadas que serão recuperadas por meio de plantios florestais.
b) a cobertura vegetal de espécies nativas demarcada em torno das estações ecológicas com vistas à proteção dos recursos faunísticos e ao desenvolvimento socioambiental das comunidades tradicionais.
c) a área marginal ao redor do reservatório artificial e suas ilhas, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas.
d) a área florestal ocupada por populações autóctones e regularizada mediante o estabelecimento de normas especiais de uso e ocupação do solo e extração sustentável dos recursos edáficos, observadas a situação socioeconômica da população e as normas ambientais.
e) o perímetro lateral escalonado em torno dos mananciais, destinado à conservação, à recuperação, ao uso e à ocupação do entorno do reservatório artificial, respeitadas as poligonais da unidade de conservação.

A resposta correta é:

Assunto CONAMA

Banca FCC

TCE - AP - Analista de Controle Externo - Meio Ambiente

Ano de 2012

Com base na Resolução Conama 001/1986, qual documento relacionado à avaliação de impacto ambiental possui linguagem simplificada de forma a facilitar a compreensão das questões envolvidas pelos diferentes segmentos da sociedade?

a) Estudo de Impacto Ambiental ( EIA ).
b) Relatório de Controle Ambiental ( RCA ).
c) Relatório de Impacto Ambiental ( RIMA ).
d) Plano de Controle Ambiental ( PCA ).
e) Plano de Recuperação de Áreas Degradadas ( PRAD ).

A resposta correta é:

Assunto Princípios

Banca CESPE

TJ - AC - Juiz de Direito Substituto

Ano de 2012

Com relação aos princípios do direito ambiental, assinale a opção correta.

a) Embora o princípio da prevenção esteja caindo em desuso com a emergência da chamada sociedade de risco, as medidas preventivas que com aquele não se confundem continuam sendo extremamente necessárias à proteção do meio ambiente.
b) O princípio da participação, veiculado, pela primeira vez, em 1972, durante a Conferência de Estocolmo, dispõe sobre a necessidade de se estabelecerem parâmetros que permitam a participação equitativa das populações carentes nos lucros da exploração econômica da biodiversidade.
c) O princípio da precaução é aplicado como garantia contra os potenciais riscos que, de acordo com o estado atual do conhecimento, não podem ser ainda identificados; consoante esse princípio, ausente a certeza científica formal, a existência de risco de um dano sério ou irreversível requer a implementação de medidas que possam prever esse dano.
d) O princípio do poluidor-pagador foi desenvolvido pelo racionalismo alemão, no século XIX, em decorrência do acelerado processo de industrialização da recém-unificada Alemanha, tendo alcançado status constitucional em 1919.
e) O princípio do usuário-pagador, desenvolvido por John Rawls na obra Uma Teoria da Justiça, fundamenta-se na ideia da maximização do mínimo, segundo a qual cabe àqueles que alcançam um maior nível de consumo a responsabilidade sobre os custos socioambientais da produção capitalista.

A resposta correta é:

Assunto CONAMA

Banca FCC

TCE - AP - Analista de Controle Externo - Meio Ambiente

Ano de 2012

As Resoluções Conama nº 09/1990 e nº 10/1990 tratam

a) da aplicação de dispersantes químicos em vazamentos, derrames e descargas de petróleo.
b) das normas específicas para o licenciamento ambiental de extração mineral.
c) da nova etapa do Programa de Controle de Emissões Veiculares-PROCONVE.
d) da implantação de Áreas de Relevante Interesse Ecológico.
e) da entrada no país de materiais residuais.

A resposta correta é:

Assunto Crimes e Infraçõe Ambientais e Responsabilidade

Banca FCC

MPE - AP - Promotor de Justiça Substituto

Ano de 2012

A responsabilidade civil por dano ambiental

a) é solidária e objetiva.
b) não admite exclusão do nexo de causalidade.
c) é alternativa e subjetiva.
d) é concorrente e disjuntiva.
e) é disjuntiva e subjetiva.

A resposta correta é:

Filtro