Questões de Direito Civil
Assunto Geral
Banca VUNESP
TJ - SP - Outorga de Delegações - Remoção
Ano de 2014
A respeito do pagamento, conforme disposição expressa prevista no Código Civil, é correto afirmar:
a) o pagamento feito por terceiro, com oposição do devedor, obriga a reembolsar aquele que pagou, se o devedor tinha meios para ilidir a ação.
b) o credor é obrigado a receber prestação diversa da que lhe é devida, quando for comprovadamente mais valiosa.
c) se o devedor pagar ao credor, apesar de intimado da penhora feita sobre o crédito, ou da impugnação oposta por terceiros, o pagamento não valerá contra estes, que poderão constranger o devedor a pagar de novo, sem a possibilidade de regresso contra o credor.
d) o terceiro não interessado, que paga a dívida em seu próprio nome, tem direito a reembolsar-se do que pagar, mas não se sub-roga nos direitos do credor.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
TJ - SP - Outorga de Delegações - Remoção
Ano de 2014
Em relação à evicção, assinale a alternativa correta.
a) A caracterização da evicção só se dará pela perda definitiva da propriedade por sentença judicial.
b) Não obstante à cláusula, que exclui a garantia contra a evicção, se esta se der, tem direito o evicto de receber o preço que pagou pela coisa evicta, se não soube do risco da evicção, ou, dele informado, não o assumiu.
c) Nos contratos onerosos, o alienante responde pela evicção, mas esta garantia não subsiste se a aquisição se tenha realizada em hasta pública.
d) Não podem as partes, nem por cláusula expressa, reforçar ou diminuir a responsabilidade pela evicção.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
TJ - SP - Outorga de Delegações - Remoção
Ano de 2014
Sobre o contrato de compra e venda, assinale a alternativa correta.
a) É lícito às partes fixar o preço em função de índices ou parâmetros suscetíveis de objetiva determinação, assim como ao arbítrio exclusivo de uma das partes.
b) Salvo cláusula em contrário, ficarão as despesas de escritura e registro a cargo do vendedor, e, a cargo do comprador, as da tradição.
c) Se, na venda de um imóvel, se estipular o preço por medida de extensão, ou se determinar a respectiva área, e esta não corresponder, em qualquer dos casos, às dimensões dadas, o comprador terá o direito de exigir o complemento da área, e, não sendo isso possível, o de reclamar a resolução do contrato ou abatimento proporcional ao preço.
d) Não obstante o prazo ajustado para o pagamento, se antes da tradição o comprador cair em insolvência ou for condenado ao pagamento de quantia em dinheiro, poderá o vendedor sobrestar na entrega da coisa, até que o comprador lhe dê caução de pagar no tempo ajustado.
A resposta correta é:
Assunto Contratos em Geral
Banca VUNESP
TJ - SP - Outorga de Delegações - Remoção
Ano de 2014
A propósito dos contratos, assinale a alternativa correta.
a) Se o estipulante não der execução ao contrato preliminar, poderá a outra parte considerá-lo desfeito, e pedir perdas e danos.
b) A venda de ascendente a descendente é nula de pleno direito, ainda que hajam nela consentido, expressamente, os outros descendentes e o cônjuge do alienante.
c) Tanto a cláusula resolutiva expressa, quanto a tácita, para operarem os seus efeitos, dependem de interpelação judicial.
d) No contrato aleatório, por dizer respeito a coisas ou fatos futuros, se não vierem eles a existir, o contrato simplesmente se resolve, com o retorno das partes ao statu quo ante, ainda que um dos contratantes tenha assumido esse risco, em razão do princípio que veda o enriquecimento sem causa de qualquer contratante.
A resposta correta é:
Assunto Casamento
Banca VUNESP
TJ - SP - Outorga de Delegações - Remoção
Ano de 2014
Sobre o instituto do casamento, assinale a alternativa correta.
a) Quando algum dos contraentes estiver em iminente risco de vida, não obtendo a presença da autoridade à qual incumba presidir o ato, nem a de seu substituto, poderá o casamento ser celebrado na presença de oito testemunhas, que com os nubentes não tenham parentesco em linha reta, ou, na colateral, até segundo grau.
b) A solenidade realizar-se-á na sede do cartório, com toda publicidade, a portas abertas, presentes quatro testemunhas se algum dos contraentes não souber ou não puder escrever, sob pena de nulidade do ato.
c) O casamento não pode ser realizado por procuração com poderes especiais, ainda que por instrumento público.
d) O suprimento judicial de idade é previsto em favor de pessoa sem idade núbil, em razão de gravidez ou para evitar a imposição de pena criminal, ao passo que o suprimento judicial do consentimento viabiliza o casamento de pessoa com idade núbil, em caso de denegação injusta de qualquer um dos pais, de ambos, ou do representante legal.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
TJ - SP - Outorga de Delegações - Remoção
Ano de 2014
Duas sendo as promessas de compra e venda sobre o mesmo imóvel,
a) é de se observar, à validade e prevalência delas, a respectiva ordem cronológica, em homenagem ao princípio prior in tempore, potior in jure.
b) ao Oficial registrador compete cancelar, de ofício, o registro da promessa de compra e venda mais moderna, e registrar a mais antiga, em atenção ao princípio da boa-fé objetiva.
c) produz efeitos, simplesmente, a que foi registrada no Ofício Imobiliário, devendo o outro promitente comprador exercer sua pretensão diretamente contra o promitente vendedor, pois nenhuma pretensão lhe assiste contra o Ofício Imobiliário.
d) produz efeitos aquela que foi registrada no Ofício Imobiliário, mas pode o outro promitente comprador averbar, na matrícula do imóvel, a pretensão que passa a ter contra o vendedor.
A resposta correta é:
Assunto Regime de Bens entre os Cônjuges
Banca VUNESP
TJ - SP - Outorga de Delegações - Remoção
Ano de 2014
Segundo disposição expressa do Código Civil, é correto afirmar:
a) Se o pai, ou a mãe, abusar de sua autoridade, faltando aos deveres a eles inerentes ou arruinando os bens dos filhos, cabe ao juiz, requerendo algum parente, ou o Ministério Público, adotar a medida que lhe pareça reclamada pela segurança do menor e seus haveres, até suspendendo o poder familiar, quando convenha.
b) É anulável o pacto antenupcial se não for feito por escritura pública, e inexistente se não lhe seguir o casamento.
c) É admissível alteração do regime de bens, por meio de escritura pública, ressalvados os direitos de terceiros.
d) Não havendo convenção, ou sendo ela nula ou ineficaz, vigorará, quanto aos bens entre os cônjuges, o regime da comunhão universal.
A resposta correta é:
Assunto Diversos
Banca VUNESP
TJ - SP - Outorga de Delegações - Remoção
Ano de 2014
De acordo com previsão no Código Civil, assinale a alternativa correta.
a) O co-herdeiro, a quem não se der conhecimento da cessão, poderá, depositado metade do preço, haver para si a quota cedida a estranho, se o requerer até em noventa dias após a transmissão.
b) A companheira ou o companheiro participará da sucessão do outro, quanto aos bens adquiridos onerosamente na vigência da união estável, se concorrer com filhos comuns, terá direito a uma quota equivalente à que por lei for atribuída ao filho.
c) Por se tratar de bem móvel por equiparação, o direito à sucessão aberta, bem como o quinhão de que disponha o co-herdeiro, pode ser objeto de cessão por escritura pública ou instrumento particular.
d) A renúncia da herança deve constar expressamente de declaração particular, instrumento público ou termo judicial.
A resposta correta é:
Assunto Posse
Banca FUNRIO
INSS - Analista do Seguro Social - Direito
Ano de 2014
A teoria da posse, adotada pelo Código Civil Brasileiro, denomina-se
a) teoria subjetiva de Savigny.
b) teoria fazendária de Caio Mário da Silva Pereira.
c) teoria privatista.
d) teoria objetiva de Ihering.
e) teoria patrimonialista.
A resposta correta é:
Assunto Posse
Banca FUNRIO
INSS - Analista do Seguro Social - Direito
Ano de 2014
Com relação à posse, é correto afirmar que
a) é um Direito Real.
b) é um Direito Obrigacional.
c) está inserida no livro de Direito das Coisas.
d) está inserida no livro de Direito da Família.
e) o Código Civil não regula a matéria.
A resposta correta é: