Questões de Direito Civil
Assunto Posse
Banca VUNESP
EMPLASA - SP - Analista Jurídico - Direito
Ano de 2014
Antonio possui, como seu, metade ideal de um imóvel urbano de 400 metros quadrados, utilizando-a para sua moradia. A outra metade é possuída por seu irmão Alexandre. Desse modo, Antonio tem direito a adquirir o domínio da área se nela exercer posse sem oposição durante
a) cinco anos ininterruptos e não ser proprietário de outro imóvel urbano ou rural.
b) cinco anos ininterruptos, com justo título ou boa-fé.
c) dez anos ininterruptos independentemente de título e boa-fé.
d) quinze anos ininterruptos, com justo título ou boa-fé.
e) vinte anos ininterruptos, com justo título ou boa-fé.
A resposta correta é:
Assunto Posse
Banca FCC
TRF 3ª - Técnico Judiciário
Ano de 2014
A posse
a) do imóvel não faz presumir a das coisas móveis que nele estiverem.
b) direta, de pessoa que tem a coisa em seu poder, temporariamente, em virtude de direito pessoal, ou real, anula a indireta, de quem aquela foi havida.
c) pode ser adquirida pela própria pessoa que a pretende ou por seu representante, bem como por terceiro sem mandato, independentemente de ratificação.
d) não se transmite aos herdeiros ou legatários do possuidor em razão do atributo da pessoalidade que lhe é inerente.
e) de boa-fé só perde este caráter no caso e desde o momento em que as circunstâncias façam presumir que o possuidor não ignora que possui indevidamente.
A resposta correta é:
Assunto Lei de Introdução as Normas do Direito Brasileiro
Banca CESPE
SEGER - ES - Analista do Executivo - Direito
Ano de 2013
Lei n.º 12.602, de 3 de abril de 2012
Institui a Semana e o Dia Nacional da Educação Infantil.
A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o
Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1.º É instituída a Semana Nacional da Educação Infantil, a ser
celebrada anualmente na semana de 25 de agosto, data esta que
passa a ser comemorada como o Dia Nacional da Educação Infantil,
em homenagem à Drª. Zilda Arns.
Art. 2.º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 3 de abril de 2012; 191.º da Independência e 124.º da
República.
DILMA ROUSSEFF
Aloizio Mercadante
Vitor Paulo Ortiz Bittencourt
Este texto não substitui o publicado no DOU de 4/4/2012.
A respeito da lei acima transcrita, assinale a opção correta com fundamento na Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro.
a) Caso o artigo 2.º não existisse, a lei em pauta entraria em vigor apenas sessenta dias após a sua publicação, período em que se teria a vacância da lei.
b) Conforme o princípio da obrigatoriedade, todos terão que comemorar a data do dia 25 de agosto como sendo o Dia Nacional da Educação Infantil, já que, por essa norma, foi decretado feriado nacional.
c) Hoje, para se corrigir essa lei, alterando-se a data do Dia Nacional da Educação Infantil para o dia 26 de agosto, seria necessária uma lei nova.
d) Pelo princípio da continuidade, o fim da vigência da lei em questão ocorrerá quando outra a modificar ou a revogar expressamente.
e) De acordo com as informações contidas no referido documento legal, é correto afirmar que a data da promulgação corresponde à data da publicação da norma.
A resposta correta é:
Assunto Responsabilidade Civil
Banca CESPE
TJ - RR - Outorga das Delegações das Notas e de Registro
Ano de 2013
Com referência à responsabilidade civil, assinale a opção correta com base na jurisprudência do STJ.
a) A correção monetária do valor da indenização do dano moral incide desde a data do arbitramento desse valor.
b) A responsabilidade civil por ato ilícito praticado por oficial de registro não é pessoal; assim, o seu sucessor, ou seja, o atual oficial da serventia, que não praticou o ato, pode responder solidariamente pelo dano por ser delegatário do serviço público.
c) Uma instituição financeira pode ser responsabilizada por assalto sofrido por correntista em via pública, isto é, fora das dependências da agência bancária, após a retirada, na agência, de valores em espécie, mesmo que não tenha havido qualquer falha determinante para a ocorrência do sinistro no sistema de segurança da instituição, fato que caracteriza a responsabilidade objetiva.
d) Em se tratando de transporte desinteressado, de simples cortesia, o transportador será responsabilizado por danos causados ao transportado, ainda que incorrer em culpa leve.
e) A publicação não autorizada, com fins econômicos ou comerciais, de imagem de pessoa dá ensejo ao dano moral in re ipsa, ou seja, é necessária a prova do prejuízo.
A resposta correta é:
Assunto Responsabilidade Civil
Banca CESPE
TRT 10ª - Analista Judiciário - Execução de Mandados
Ano de 2013
Julgue os itens, relativos ao direito obrigacional e à responsabilidade civil.
Se uma empresa farmacêutica colocar à venda um novo medicamento para prevenir diabetes, mas esse produto ainda estiver em teste, ter-se-á, nesse caso, um exemplo de responsabilidade objetiva fundada na teoria risco-proveito.
A resposta correta é:
Assunto Negócio Jurídico
Banca CESPE
TELEBRAS - Especialista em Gestão de Telecomunicações - Advog
Ano de 2013
A respeito do negócio jurídico, das obrigações e dos contratos, julgue os itens a seguir
No caso de condenação de empresa concessionária de serviço público de transporte terrestre de passageiros a pagar danos morais a passageiro em decorrência de acidente com o ônibus da referida empresa, o juiz deverá fixar os juros de mora a partir da citação.
A resposta correta é:
Assunto Pessoas
Banca CESPE
SEGER - ES - Analista do Executivo - Direito
Ano de 2013
Laura, brasileira, solteira, com quatorze anos de idade, vive com a sua genitora, Sônia, que detém a sua guarda unilateral em decorrência da separação de seus pais. Certo dia, Laura, com a anuência do pai e às escondidas, pegou, furtivamente, as chaves do carro de sua mãe para ir passear com suas amigas. Logo que saiu de casa, ela colidiu o carro de sua mãe contra o carro de José.
Diante dessa situação hipotética, assinale a opção correta.
a) Caso Sônia precise de algum registro do prontuário do hospital onde nasceu Laura, ser-lhe-á negado o direito de vê-lo, já que a obrigação do hospital é a de guardá-lo enquanto Laura for criança, ou seja, até que ela complete dez anos de idade.
b) Se o pai de Laura desaparecer sem deixar notícias nem representante, ele será considerado ausente logo depois de transcorridas quarenta e oito horas de seu desaparecimento.
c) Com seu nascimento com vida, Laura adquiriu sua personalidade e sua capacidade de fato.
d) Laura poderá optar pelo domicílio de seu pai, já que, pelo princípio da igualdade, ambos os pais têm o mesmo direito sobre seus filhos.
e) No caso do acidente provocado por Laura, por ser ela menor de idade, configura-se a possibilidade de transcendência da responsabilidade.
A resposta correta é:
Assunto Contratos em Geral
Banca CESPE
TJ - RR - Outorga das Delegações das Notas e de Registro
Ano de 2013
No que tange aos contratos, assinale a opção correta.
a) O comodato, empréstimo gratuito de coisas fungíveis, perfazse com a tradição do objeto.
b) Em contrato de seguro, não é possível a estipulação contratual para garantia de risco proveniente de ato doloso do segurado.
c) O contrato de fiança deve ser elaborado por escrito, admitindo o Código Civil/2002, quando necessária, a interpretação extensiva.
d) Ocorrido o enriquecimento sem causa, é devida a restituição do valor indevido ao lesado mesmo nos casos em que a lei prevê outros meios para o ressarcimento do prejuízo sofrido.
e) O maior de dezesseis anos de idade e o menor de dezoito anos de idade não emancipado não podem ser mandatários.
A resposta correta é:
Assunto Responsabilidade Civil
Banca CESPE
TRT 10ª - Analista Judiciário - Execução de Mandados
Ano de 2013
Julgue os itens, relativos ao direito obrigacional e à responsabilidade civil.
Em situações excepcionais elencadas em dispositivo do Código Civil, é possível que o credor de uma obrigação de alimentos ceda o seu crédito a terceiro.
A resposta correta é:
Assunto Sucessão Testamentária
Banca FCC
TJ - PE - Juiz
Ano de 2013
Só se permite o testamento público
a) aos analfabetos, devendo a escritura de testamento, neste caso, ser subscrita por cinco testemunhas indicadas pelo testador.
b) às pessoas que contarem mais de setenta anos de idade.
c) ao cego, a quem lhe será lido, em voz alta, duas vezes, uma pelo tabelião ou por seu substituto legal e a outra por uma das testemunhas, designada pelo testador, fazendo-se de tudo circunstanciada menção no testamento.
d) à pessoa estrangeira, que não conheça o idioma nacional, devendo as testemunhas conhecerem a língua em que se expressa o testador, e mediante tradução feita por tradutor juramentado.
e) ao indivíduo inteiramente surdo, que souber ler e escrever ou, não o sabendo, que designe quem o leia em seu lugar, presentes cincos testemunhas.
A resposta correta é: