Questões de Direito Civil

Assunto Obrigações

Banca CESPE

ANTT - Analista Administrativo - Direito

Ano de 2013

Em relação ao direito das obrigações, julgue os itens que se seguem.

Se a obrigação for de dar coisa incerta e o objeto, ainda não individualizado, se deteriorar, a obrigação extinguir-se-á para ambas as partes.

A resposta correta é:

Assunto Contratos em Geral

Banca FGV

TJ - AM - Analista Judiciário II - Oficial de Justiça Avalia

Ano de 2013

Maria, necessitando transportar uma substância ilícita para Manaus, contrata Pedro, piloto de um avião de pequeno porte. A substância ilícita estava escondida em um fundo falso na mala de Maria. Pedro desconhecia a presença desse material durante o voo. Ao chegarem a Manaus, foram surpreendidos pela polícia que identificou a substância ilícita nos pertences de Maria.
Considerando o caso descrito, assinale a afirmativa correta.

a) O contrato de transporte é nulo, pois o objeto era ilícito.
b) O contrato de transporte é anulável, pois o motivo era ilícito apenas para Maria.
c) O contrato de transporte é anulável, por falso motivo.
d) O contrato de transporte é nulo, pois objetiva fraudar lei imperativa.
e) O contrato de transporte é válido, pois o motivo ilícito não era comum a ambas as partes.

A resposta correta é:

Assunto Responsabilidade Civil

Banca VUNESP

MPE - ES - Promotor de Justiça

Ano de 2013

Os pais de Gabriel, por decisão judicial transitada em julgado, perderam o poder familiar sobre o menor. Assim, foi judicialmente designado tutor para garantir os interesses de Gabriel e representá-lo civilmente, nos termos da legislação vigente. Aos 16 anos, Gabriel já possui renda própria, fruto de sua atividade profissional como ator, possuindo condições financeiras melhores que de seu próprio tutor, pessoa humilde e com receita limitada à subsistência. O menor púbere furtou um veículo e, acidentalmente, atropelou uma pessoa, que veio a falecer dias depois. Diante do caso concreto apresentado, assinale a alternativa correta acerca da responsabilidade civil dos envolvidos.

a) O tutor tem responsabilidade pelos danos causados pelo menor, desde que comprovada a ocorrência da culpa in vigilando.
b) O tutor não responde pelos danos causados pelo menor, na medida em que sua atuação limita-se à gestão de patrimônio e assistência para os atos da vida civil.
c) Considerando a existência de condições financeiras do menor, há responsabilidade solidária entre ele, seus pais e seu tutor.
d) O menor responderá pessoalmente pelos prejuízos, devendo indenizar a família da vítima pelos danos decorrentes do homicídio.
e) Os pais do menor, apesar de terem perdido o poder familiar, respondem objetivamente pela reparação do dano causado à família da vítima.

A resposta correta é:

Assunto Negócio Jurídico

Banca CONSULPLAN

TRE - MG - Analista Judiciário - Judiciária

Ano de 2013

O art. 104 do Código Civil estabelece que a validade do negócio jurídico requer agente capaz, objeto lícito, possível, determinado ou determinável e forma prescrita ou não defesa em lei. A falta ou o defeito de qualquer desses requisitos leva à invalidade do negócio jurídico. A respeito do tema, assinale a alternativa correta.

a) Se o dolo, um dos defeitos do negócio jurídico que causa sua anulabilidade, for do representante legal ou convencional de uma das partes, só está obrigado o representado a responder civilmente até a importância do proveito que teve.
b) É anulável o negócio jurídico simulado, mas subsistirá o que se dissimulou, se válido for na substância e na forma. Também é anulável o negócio jurídico viciado por erro, dolo, coação, estado de perigo, lesão ou fraude contra credores, e o prejudicado tem o prazo decadencial de dois anos para pugnar pela sua anulação.
c) Os negócios de transmissão gratuita de bens ou remissão de dívida, se os praticar o devedor já insolvente, ou por eles reduzido à insolvência, desde que não o ignore, poderão ser anulados pelos credores quirografários, como lesivos dos seus direitos, sendo que igual direito assiste aos credores cuja garantia se tornar insuficiente.
d) Respeitada a intenção das partes, a invalidade parcial de um negócio jurídico não o prejudicará na parte válida, se esta for separável. Além disso, a invalidade da obrigação principal implica a das obrigações acessórias, mas a destas não induz a da obrigação principal, exceto em caso de nulidade, em que o vício em uma das obrigações, principal ou acessória, contamina todas as demais.
e) A validade da declaração de vontade não dependerá de forma especial, senão quando a lei expressamente a exigir, como no caso dos negócios jurídicos que visem à constituição, transferência, modificação ou renúncia de direitos reais sobre imóveis de valor superior a trinta vezes o maior salário mínimo vigente no País, em que, não dispondo a lei em contrário, a escritura pública é essencial à sua validade.

A resposta correta é:

Assunto Contratos em Geral

Banca CESPE

ANTT - Analista Administrativo - Direito

Ano de 2013

Julgue os próximos itens, relativos a contratos.

Dado o princípio da autonomia da vontade, é permitida a celebração de contrato de compra e venda com cláusula que estabeleça a estipulação do preço ao arbítrio exclusivo de uma das partes.

A resposta correta é:

Assunto Negócio Jurídico

Banca FGV

TJ - AM - Analista Judiciário II - Oficial de Justiça Avalia

Ano de 2013

Cláudio e Cristina celebram um negócio jurídico que aparenta conferir direitos à Maria, quando, na verdade e com anuência de Maria, Pedro é que será beneficiado realmente pelo negócio jurídico celebrado.
Com base no caso descrito, assinale a afirmativa correta.

a) Trata-se de lesão, pois Maria foi prejudicada em razão do negócio jurídico celebrado.
b) Trata-se de simulação e independe de ação judicial para ser reconhecida.
c) Trata-se de erro, pois Cláudio e Cristina indicaram, de forma equivocada, o beneficiado pelo negócio jurídico.
d) Trata-se de dolo, pois Cláudio e Cristina tiveram a intenção de prejudicar Maria.
e) Trata-se de fraude contra credores e admite confirmação pelas partes.

A resposta correta é:

Assunto Casamento

Banca VUNESP

MPE - ES - Promotor de Justiça

Ano de 2013

Com relação à capacidade para o casamento, assinale a alternativa correta.

a) A idade núbil é de 16 (dezesseis) anos, podendo-se contrair casamento com idade inferior para evitar imposição ou cumprimento de pena criminal.
b) A ausência de regular autorização para celebração do casamento é causa de nulidade absoluta.
c) Celebrado o casamento mediante autorização judicial, os cônjuges podem eleger o regime de bens que julgarem mais conveniente.
d) A idade núbil é de 16 (dezesseis) anos, prescindindo de autorização de um dos pais, sob pena de anulação.
e) O casamento do menor, regularmente celebrado, é hipótese de cessação da incapacidade.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FUNRIO

INSS - Analista do Seguro Social - Direito

Ano de 2013

Movido pelo sentimento de gratidão, João, em nome próprio, pagou dívida de seu amigo Paulo, que estava ameaçado de execução. Nessa situação pode-se afirmar que

a) se sub-roga, legalmente, nos direitos do credor, podendo, em ação de regresso, recobrar o que pagou.
b) não se sub-roga legalmente, não dispondo de ação de regresso contra o devedor, já que seu ato é de pura liberalidade.
c) se sub-roga de pleno direito, desde que o pagamento seja autorizado pelo devedor.
d) sub-roga nos direitos de credor, podendo ter direito a reembolsar-se do que despendeu para exonerar o devedor.
e) não se sub-roga legalmente nos direitos de credor, mas tem direito a reembolsar-se do que despendeu para exonerar o devedor.

A resposta correta é:

Assunto Contratos em Geral

Banca CESPE

ANTT - Analista Administrativo - Direito

Ano de 2013

Julgue os próximos itens, relativos a contratos.

Na celebração dos contratos, as partes devem observar os limites da função social do contrato e os princípios da probidade e da boa-fé.

A resposta correta é:

Assunto União Estável

Banca VUNESP

MPE - ES - Promotor de Justiça

Ano de 2013

Considerando as normas que regem o instituto da união estável e o entendimento jurisprudencial dominante, assinale a alternativa correta.

a) A pessoa casada, mas separada de fato, está impedida de constituir união estável até que se divorcie de seu cônjuge.
b) A união estável constituída quando um dos companheiros é maior de 70 (setenta) anos não prejudica a comunicação dos bens adquiridos na constância da união.
c) Ao contrário do casamento, os companheiros não podem pedir uns aos outros alimentos de que necessitem.
d) Na união estável, aplica-se às relações patrimoniais o regime de comunhão universal de bens, salvo contrato escrito.
e) As causas suspensivas para contrair casamento impedem a constituição de união estável.

A resposta correta é:

Filtro