Questões de Direito Civil
Assunto Obrigações
Banca VUNESP
ITESP - Advogado
Ano de 2013
A pessoa jurídica é reconhecida pela ordem jurídica como sujeito de direitos e obrigações, sobre a qual assinale a alternativa correta.
a) Autarquias de regime especial e partidos políticos são pessoas jurídicas de direito público interno.
b) Compreende os organismos abstratos despersonificados, como é o caso da herança jacente ou da massa falida.
c) Pode ter a personalidade jurídica desconsiderada se for caracterizado abuso pelo desvio de finalidade, ou pela confusão patrimonial.
d) As organizações religiosas são pessoas jurídicas de direito privado, incluindo-se neste rol a Santa Sé e os organismos internacionais regidos pelo direito internacional público, com sede no território nacional.
e) Até a extinção é protegida de forma irrestrita pelos direitos inerentes à personalidade.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
MPE - ES - Promotor de Justiça
Ano de 2013
João promoveu execução contra José para receber o crédito de R$ 50.000,00, representado por um cheque. No entanto, após várias tentativas e esgotados todos os meios para a localização, o executado não foi localizado para a citação, tendo o oficial certificado que José se encontra em local incerto e não sabido. No entanto, João logrou descobrir que o executado possui um único imóvel, que não é utilizado para sua residência e que possui valor superior ao do débito. Assim, instado a se manifestar sobre a certidão negativa do oficial de justiça, assinale a atitude que João deve tomar, nesse caso, para dar continuidade à execução.
a) Deverá requerer que o oficial de justiça proceda ao arresto do único bem, mesmo que possua valor superior ao do débito, bem como deverá pleitear que o oficial de justiça procure o devedor por mais três vezes, durante dez dias. Caso o oficial não encontre o devedor, o credor terá dez dias para requerer a citação por edital do devedor.
b) Ante a impossibilidade de efetivar a penhora, sem a citação do executado, deverá requerer o arquivamento do feito por seis meses, sendo que, após o decurso de tal prazo, deverá requerer o desarquivamento para novas tentativas de citação, a fim de evitar a prescrição intercorrente.
c) Deverá pleitear a citação por edital e, posteriormente, requerer expedição de ofícios para novas tentativas de localização de outros bens, ante a impossibilidade de penhorar bem com valor superior ao do débito, sob pena de ferir o princípio da máxima utilidade da execução.
d) Deverá requerer medida cautelar de arresto do bem, pois, para tanto, basta que o devedor não seja localizado. Após o arresto cautelar, o credor terá dez dias para requerer a citação por edital do devedor.
e) Deverá requerer que o oficial de justiça proceda a penhora do bem imóvel, ainda que possua valor superior ao do débito, bem como pleitear que o oficial de justiça procure o devedor por mais três vezes, durante dez dias. Após, o credor terá três dias para requerer a citação por edital do devedor.
A resposta correta é:
Assunto Propriedade
Banca FUNRIO
INSS - Analista do Seguro Social - Direito
Ano de 2013
Assinale a alternativa incorreta.
a) A propriedade é restrita quando o titular não tem todas as faculdades jurídicas inerentes ao domínio, como no caso do usufruto e do penhor.
b) A função social da propriedade, explicitamente prevista na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, no Novo Código Civil de 2002, impõe limitações legais e axiológicas ao proprietário, o qual deverá exercer suas faculdades jurídicas em consonância com interesses metaindividuais.
c) O proprietário pode vir a ser privado do bem por institutos de Direito Administrativo, tais como desapropriação e requisição, hipóteses em que o interesse público prevalece sobre o interesse individual do dono.
d) A propriedade do solo abrange as jazidas, minas e demais recursos minerais.
e) O proprietário não pode ser privado do bem por institutos de Direito Administrativo, tais como requisição, hipótese em que o interesse público prevalece sobre o interesse individual do dono.
A resposta correta é:
Assunto Negócio Jurídico
Banca CESPE
TRT 10ª - Analista Judiciário - Judiciária
Ano de 2013
Julgue os itens que se seguem, a respeito da interpretação da legislação e dos atos e negócios jurídicos.
Atualmente o direito brasileiro é adepto à aplicação dos danos punitivos (punitive damages) a fim de evitar a causação de danos aos consumidores por falta de zelo do fornecedor.
A resposta correta é:
Assunto Pessoas Naturais
Banca CESPE
STF - Analista Judiciário - Judiciária
Ano de 2013
Acerca das pessoas naturais, julgue os próximos itens.
A sentença que declara a ausência da pessoa natural deve ser submetida a registro público.
A resposta correta é:
Assunto Diversos
Banca CESPE
ANTT - Analista Administrativo - Direito
Ano de 2013
Com base no disposto na Parte Geral do Código Civil, julgue os itens seguintes.
Há lesão no caso de determinada pessoa, sob premente necessidade, se obrigar a prestação manifestamente desproporcional ao valor da prestação oposta.
A resposta correta é:
Assunto Pessoas Naturais
Banca VUNESP
ITESP - Advogado
Ano de 2013
Assinale a alternativa correta sobre os direitos da pessoa natural.
a) Os ébrios habituais e viciados em tóxicos são absolutamente incapazes de exercer pessoalmente atos da vida civil.
b) Pode ser decretada a morte presumida, sem decretação da ausência, se alguém, feito prisioneiro, não for encontrado até cinco anos após o término da guerra.
c) A disposição gratuita do corpo, no todo ou em parte, depois da morte, é invalida com objetivo científico ou altruístico.
d) Desaparecendo uma pessoa do seu domicílio, sem dela haver notícia, se não houver representante ou procurador a quem caiba administrar-lhe os bens, o juiz, de ofício, declarará a ausência e nomeará como curador os herdeiros legítimos.
e) Toda pessoa tem direito ao nome, nele compreendido, o prenome e sobrenome. O pseudônimo goza da mesma proteção, desde que adotado para atividades lícitas.
A resposta correta é:
Assunto Bens
Banca VUNESP
ITESP - Advogado
Ano de 2013
Sobre a classificação de um bem como público, é correto afirmar:
a) torna-o inalienável, em todos os casos.
b) se classificado como bem de uso comum do povo, é inalienável; se catalogado como bem de uso especial, alienável.
c) quando pertencentes às pessoas jurídicas de direito público a que se tenha dado estrutura de direito privado são classificados, em regra, como bens de uso especial.
d) não podem ser sujeitos a usucapião e, se classificados como dominicais, podem ser alienados, observadas as exigências da legislação vigente.
e) somente os bens dominicais podem ter o uso comum gratuito ou retribuído.
A resposta correta é:
Assunto Posse
Banca VUNESP
MPE - ES - Promotor de Justiça
Ano de 2013
Mário, residente em Salvador, tem a posse de um imóvel rural situado em São Carlos, há mais de três anos. Romário que é seu vizinho, há um ano e um dia vem alegando que as linhas de divisa dos imóveis estão erradas e que suas terras avançam para mais de um terço do imóvel de Mário. Este último discorda e diz que está tudo correto. No entanto, há alguns dias, Romário, no auge do conflito, afirmou pretender destruir as divisas e tomar posse da parte que lhe cabe, sendo que, inclusive, parou tratores na porteira do imóvel de Mário, com homens armados vigiando o local. Na hipótese, qual a ação cabível para a defesa dos interesses de Mário?
a) Ação de manutenção de posse, em São Carlos, com pedido de liminar.
b) Ação de reintegração de posse, em São Carlos, sem pedido de liminar.
c) Ação de interdito proibitório, em São Carlos, com pedido de liminar.
d) Ação de imissão na posse, em Salvador, com pedido de liminar.
e) Ação de interdito proibitório, em Salvador, sem pedido de liminar.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FUNRIO
INSS - Analista do Seguro Social - Direito
Ano de 2013
De acordo com o Novo Código Civil de 2002, o possuidor de má-fé tem direito ao ressarcimento das benfeitorias necessárias
a) sem direito de retenção pela sua importância.
b) com direito de retenção pela sua importância.
c) e úteis, sem direito de retenção pela sua importância.
d) e úteis, com direito de retenção pela sua importância.
e) e/ou úteis, sem direito de retenção pela sua importância.
A resposta correta é: