Questões de Direito Constitucional

Assunto Poder Judiciário - Diversos

Banca FUNDEP

MPE - MG - Promotor de Justiça Substituto

Ano de 2014

Assinale a alternativa CORRETA:)

A) As decisões administrativas dos tribunais serão motivadas e em sessão pública, sendo as disciplinares tomadas pelo voto da maioria simples de seus membros.
B) A atividade jurisdicional será ininterrupta, sendo vedado férias coletivas nos juízos e em todos os tribunais do País, funcionando nos dias em que não houver expediente forense normal, juízes em plantão permanente.
C) A distribuição de processos será imediata, apenas nos juízos de primeiro grau de jurisdição.
D) Os servidores receberão delegação para a prática de atos de administração e atos de mero expediente sem caráter decisório.

A resposta correta é:

Assunto Teoria Geral - Diversos

Banca FUNDEP

MPE - MG - Promotor de Justiça Substituto

Ano de 2014

Assinale a afirmativa INCORRETA:)

A) O federalismo por agregação surge quando Estados soberanos cedem uma parcela de sua soberania para formar um ente único.
B) O federalismo dualista caracteriza-se pela sujeição dos Estados federados à União.
C) O federalismo centrípeto se caracteriza pelo fortalecimento do poder central decorrente da predominância de atribuições conferidas à União.
D) No federalismo atípico, constata-se a existência de três esferas de competências : União, Estados e Municípios.

A resposta correta é:

Assunto Controle da Constitucionalidade

Banca FUNDEP

MPE - MG - Promotor de Justiça Substituto

Ano de 2014

Analise as seguintes asserti as em relação ao controle de constitucionalidade:

I. A inconstitucionalidade formal ocorre quando o conteúdo das leis ou atos emanados dos poderes públicos contraria uma norma constitucional de fundo , que estabelece direitos e deveres.

II. Os Poderes Executivo e Legislativo exercem o controle de constitucionalidade preventivo e repressivo. Por seu turno, o Poder Judiciário exerce tão-somente o controle repressivo.

IlI. A inconstitucionalidade reflexa ou por via oblíqua resulta da violação de uma norma infraconstitucional interposta entre o ato questionado e a Constituição.

IV. No âmbito
do Estado de Minas Gerais, admite-se a ação direta de inconstitucionalidade por omissão. Somente está CORRETO o que se afirma em:

A) I e lI;
B) I e IV;
C) lI e IlI;
D) IlI e IV.

A resposta correta é:

Assunto Sistema Tributário Nacional

Banca FUNDEP

MPE - MG - Promotor de Justiça Substituto

Ano de 2014

Relativamente às limitações constitucionais ao poder de tributar , assinale a alternativa CORRETA:

A) Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte , é vedado à União, e facultado aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, estabelecer limitações ao tráfego de pessoas ou bens, por meio de tributos interestaduais ou intermunicipais, ressalvada a cobrança de pedágio pela utilização de vias conservadas pelo Poder Público.
B) A lei não poderá atribuir a sujeito passivo de obrigação tributária a condição de responsável pelo pagamento de imposto ou contribuição, cujo fato gerador deva ocorrer posteriormente.
C) É vedado aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios estabelecer diferença tributária entre bens e serviços, de qualquer natureza, em razão de sua procedência ou destino}
D) Épermitido à União, o "Jetivando reequilibrar a tributação vigente entre os entesfederados, instituir tributo que não seja uniforme em todo o território nacional.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FUNDEP

MPE - MG - Promotor de Justiça Substituto

Ano de 2014

Relativamente ao tratamento que a Constituição Federal conferiu às restrições do Estado sobre a propriedade privada , é INCORRETO afirmar:)

A) O Poder Público, com a colaboração da comunidade , promoverá e protegerá o patrimônio cultural brasileiro, por meio de inventários, registros, vigilância , tombamento e desapropriação, e de outras formas de acautelamento e preservação.
B) Estão tombados todos os documentos e os sítios detentores de reminiscências históricas dos antigos quilombos .
C) O decreto que garantir tratamento especial à propriedade produtiva também fixará normas para o cumprimento dos requisitos relativos à sua função social.
D) São isentas de impostos federais , estaduais e municipais as operações de transferência de imóveis desapropriados para fins de reforma agrária.

A resposta correta é:

Assunto Ministério Público

Banca FUNDEP

MPE - MG - Promotor de Justiça Substituto

Ano de 2014

É INCORRETO afirmar:)

A) São inelegíveis para o cargo de Procurador-Geral de Justiça os membros do Ministério Público que estiverem afastados do exercício do cargo para desempenho de função junto à associação de classe.

B) A destituição do Procurador-Geral de Justiça prescinde de autorização da Assembleia Legislativa, desde que ocorra a expedição de expressa resolução pelo Colégio de Procuradores de Justiça nesse sentido .
C) Os órgãos do Ministério Público têm asseguradas instalações privativas nos edifícios onde exerçam suas funções, especialmente nos Tribunais e nos fóruns , cabendo-lhes a respectiva administração.
D) Poderá o Ministério Público expedir notificações para colher depoimento ou esclarecimento, faculta do ao seu membro, em caso de desatendimento injustificado , requisitar ondução coercitiva quer pela Polícia Civil ou Policia Militar, ressalvadas as p errogativas previstas em lei.

A resposta correta é:

Assunto Direitos Fundamentais

Banca CESPE

TJ - CE - Analista Judiciário - Administração

Ano de 2014

Acerca de princípios fundamentais, direitos e garantias fundamentais e aplicabilidade das normas constitucionais, assinale a opção correta. Nesse sentido, considere que a sigla CF, sempre que empregada, se refere à Constituição Federal de 1988.

a) Segundo a CF, a casa é asilo inviolável do indivíduo, razão por que ninguém, independentemente da circunstância, poderá nela ingressar sem o consentimento do morador.
b) O princípio constitucional do direito de acesso à informação veda o sigilo da fonte, ainda que se aleguem motivos profissionais.
c) O repúdio à prática do racismo configura um dos princípios que norteia a República Federativa do Brasil em suas relações internacionais. Essa prática constitui crime inafiançável e imprescritível, e o referido princípio é considerado norma constitucional de eficácia contida.
d) As normas programáticas, que veiculam princípios a serem cumpridos pelo Estado, podem ser exemplificadas, entre outras, pela previsão constitucional de proteção ao mercado de trabalho da mulher mediante incentivos específicos.
e) Os fundamentos da República Federativa do Brasil incluem, entre outros, a dignidade da pessoa humana, o pluralismo político e a construção de uma sociedade livre, justa e solidária.

A resposta correta é:

Assunto Jurisprudência do STF

Banca CESPE

TJ - CE - Analista Judiciário - Administração

Ano de 2014

O edital de um concurso público previu, para o teste de aptidão física, a impossibilidade de remarcação da prova em virtude de inaptidão temporária do candidato por problema de saúde, ainda que comprovada mediante atestado médico. Acerca dessa situação hipotética, assinale a opção correta à luz da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF).

a) A previsão editalícia em questão fere o princípio da isonomia, devendo haver o direito à remarcação da data da prova para o candidato que comprovar problema temporário de saúde.
b) Na hipótese em apreço, o edital está de acordo com as normas constitucionais que regem o concurso público, não se podendo alegar ofensa ao princípio da isonomia.
c) Mesmo que não houvesse previsão expressa no edital, seria impossível a remarcação do teste de aptidão física.
d) A regulamentação da situação em apreço deveria ser feita por meio de lei e não por meio de edital.
e) A despeito da previsão contida no edital do referido concurso, o candidato teria direito à remarcação caso se submetesse a uma junta médica, para comprovação de sua inaptidão temporária.

A resposta correta é:

Assunto Jurisprudência do STF

Banca CESPE

TJ - CE - Analista Judiciário - Administração

Ano de 2014

Em determinada unidade da Federação, uma lei estadual criou a profissão de motofretista (ou motoboy), definindo suas atividades e regulamentado seu exercício no âmbito daquela unidade federativa. Com referência a essa situação hipotética e com base na jurisprudência do STF, assinale a opção correta.

a) A lei estadual em questão somente estaria de acordo com a CF se houvesse uma lei complementar que fixasse critérios para a cooperação entre União, estados e municípios relativamente à matéria em apreço.
b) A mencionada lei estadual estará de acordo com a CF caso haja lei complementar que autorize os estados a legislar genericamente sobre qualquer matéria referente a direito do trabalho.
c) A lei estadual em tela atende a previsão constitucional de competência comum entre União, estados e municípios para estabelecer e implantar a política de educação para a segurança do trânsito.
d) A referida lei estadual violou a CF por invadir a competência privativa da União para legislar sobre direito do trabalho e condições para o exercício das profissões.
e) Eventual contradição entre a citada lei estadual e uma lei federal que disponha sobre a mesma matéria deverá ser resolvida com base no critério da hierarquia.

A resposta correta é:

Assunto Poder Executivo

Banca CESPE

TJ - CE - Analista Judiciário - Administração

Ano de 2014

O presidente da República, mediante decreto, delegou aos ministros de Estado e ao advogado-geral da União a competência para, após processo administrativo disciplinar, aplicar a penalidade de demissão a servidor público federal. Com referência a essa situação hipotética e com base na jurisprudência do STF, assinale a opção correta.

a) O referido decreto está de acordo com a CF, pois a possibilidade de delegação da competência para prover cargos públicos federais abrange também a competência para demitir o servidor público.
b) O decreto citado violou a CF, pois só há previsão de delegação para provimento de cargos públicos federais, e não para hipóteses de demissão.
c) De acordo com o texto da CF, a referida delegação pode, sim, ser feita aos ministros de Estado, mas não pode ser estendida ao advogado-geral da União. Por isso, o decreto em questão padece do vício de inconstitucionalidade.
d) As competências conferidas pelo texto da CF ao presidente da República são indelegáveis, motivo por que o decreto em apreço é inconstitucional.
e) Considerando que, na hipótese em tela, o presidente da República agiu como chefe de Estado, a referida delegação não poderia ocorrer, no âmbito estadual, do governador para os secretários estaduais.

A resposta correta é:

Filtro