Questões de Direito Financeiro

Assunto Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei nº 101/2000)

Banca CESGRANRIO

IBGE - Supervisor de Pesquisas

Ano de 2014

A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), criada no ano 2000, buscou definir parâmetros que guiassem a gestão pública das finanças públicas. Dentre as principais medidas adotadas pela LRF, constam as seguintes, EXCETO a

a) vedação da possibilidade de refinanciamento ou postergação de dívidas entre entes da federação.
b) limitação do endividamento público, com penalidades caso o limite seja ultrapassado e não ocorra o retorno rápido a determinados níveis de endividamento.
c) definição de tetos para gastos com pessoal, como o percentual da receita corrente líquida.
d) definição de regras rígidas para os gastos com pessoal no ano final de mandato dos governantes.
e) definição de limites iguais de gasto com funcionalismo entre as diferentes esferas e poderes, garantindo isonomia na gestão.

A resposta correta é:

Assunto Orçamento - Diversos

Banca IADES

TRE - PA - Técnico Judiciário Área Administrativa

Ano de 2014

Com relação aos dispositivos constitucionais sobre os orçamentos públicos, assinale a alternativa correta.

a) O princípio da exclusividade, previsto no § 8º do art. 165 da Constituição Federal (CF), estabelece que a Lei Orçamentária Anual (LOA) não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa. Ressalvam-se dessa proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e a contratação de operações de crédito, ainda que por ARO, nos termos da lei.
b) Compete privativamente à União legislar sobre direito tributário, financeiro, penitenciário, econômico e urbanístico e orçamento público.
c) O princípio da universalidade, segundo a Constituição, determina que cada ente governamental deve elaborar um único orçamento.
d) O princípio da não vinculação da receita de impostos, instituído pelo inciso IV do art. 167 da CF, impede que todo e qualquer imposto tenha vinculação a despesas específicas, incluído os que se referem aos arts. 155 e 156 e aos recursos de que tratam os arts. 157, 158 e 159, I, a e b, e II, para a prestação de garantia ou contragarantia à União e para pagamento de débitos para com essa.
e) As despesas obrigatórias de pessoal, as despesas relacionadas à dívida externa e as transferências para a saúde desvinculadas pela Desvinculação de Receitas da União (DRU) são exceções ao princípio orçamentário da não afetação da receita.

A resposta correta é:

Assunto Ciclo Orçamentário

Banca IADES

TRE - PA - Técnico Judiciário Área Administrativa

Ano de 2014

A respeito das leis do ciclo orçamentário, é correto afirmar que

a) são leis que compõem o ciclo orçamentário: a Lei de Responsabilidade Fiscal (LC nº 101/20 00), o Plano Plurianual e a Lei Orçamentária Anual.
b) o Plano Plurianual apresenta individualizadamente e detalhadamente todas as ações que compõem o orçamento.
c) o projeto de lei orçamentária anual, elaborado de forma compatível com o plano plurianual, com a Lei de Diretrizes Orçamentárias e com as normas da Lei Complementar no 101/2000, conterá, em anexo, demonstrativo da compatibilidade da programação dos orçamentos com objetivos e metas constantes do Anexo de Metas Fiscais.
d) Lei de Diretrizes Orçamentárias conterá Anexo de Metas Fiscais, Anexo de Riscos Fiscais e Anexo de Metas Sociais.
e) O Plano Plurianual conterá obrigatoriamente demonstrativo da estimativa e compensação da renúncia de receita e da margem de expansão das despesas obrigatórias de caráter continuado.

A resposta correta é:

Assunto Orçamento - Diversos

Banca IADES

TRE - PA - Técnico Judiciário Área Administrativa

Ano de 2014

A respeito do orçamento programa, assinale a alternativa incorreta.

a) O orçamento é o elo entre o planejamento e as funções executivas do governo.
b) A alocação de recursos visa à consecução de objetivos e metas.
c) Na elaboração do orçamento, são considerados todos os custos dos programas, inclusive os que extrapolam o exercício.
d) O orçamento utiliza a sistemática de indicadores e padrões de medição do trabalho e dos resultados.
e) A estrutura do orçamento dá ênfase aos aspectos contábeis da gestão.

A resposta correta é:

Assunto Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei nº 101/2000)

Banca IADES

TRE - PA - Técnico Judiciário Área Administrativa

Ano de 2014

A respeito de responsabilidade fiscal, é correto afirmar que

a) a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) inovou ao estabelecer limites de despesas de pessoal para os Poderes Legislativo e Executivo.
b) a LRF não atinge os tribunais de contas porque eles não fazem parte do Poder Legislativo.
c) a despesa de pessoal de todas as empresas estatais é obrigatoriamente contabilizada junto às despesas de pessoal do Poder Executivo do ente ao qual ela está vinculada.
d) a responsabilidade na gestão fiscal pressupõe a ação planejada e transparente, em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, mediante o cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas e a obediência a limites e condições no que tange à renúncia de receita, geração de despesas com pessoal, da seguridade social e outras, dívidas consolidada e mobiliária, operações de crédito, inclusive por antecipação de receita, concessão de garantia e inscrição em restos a pagar.
e) é vedada a realização de antecipações de receitas orçamentárias e inscrição de restos a pagar no último ano do exercício do mandato.

A resposta correta é:

Assunto Créditos

Banca IADES

TRE - PA - Analista Judiciário Área Administrativa

Ano de 2014

Acerca dos tipos de créditos orçamentários, é incorreto afirmar que

a) o crédito extraordinário é destinado a atender despesas urgentes e imprevisíveis, como as decorrentes de guerra, comoção interna ou calamidade pública.
b) são classificados em: suplementares, especiais e extraordinários.
c) é vedada a autorização de créditos ilimitados, mesmo que extraordinários.
d) os créditos orçamentários tem vigência adstrita ao exercício em que foram abertos, jamais sendo vedada a sua prorrogação.
e) a autorização para abertura de créditos suplementares é prévia, podendo ser incluída na própria lei de orçamento ou em lei especial.

A resposta correta é:

Assunto Orçamento - Diversos

Banca IADES

TRE - PA - Analista Judiciário Área Administrativa

Ano de 2014

Acerca do orçamento público no Brasil, é correto afirmar que

a) contém a estimativa de arrecadação das receitas federais para o ano seguinte e a autorização para a realização de despesas do governo. Porém está atrelado a um forte sistema de planejamento público das ações a realizar no exercício. Inicia-se com um texto elaborado pelo Poder Legislativo para discussão que é aprovado e convertido em lei.
b) É vedada a realização de operações de créditos que excedam o montante das despesas de capital, ressalvadas as autorizadas mediante créditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta.
c) Os projetos de lei relativos ao plano plurianual, às diretrizes orçamentárias, ao orçamento anual e aos créditos adicionais serão apreciados, em todos os níveis federados, por comissão mista de parlamentares, na forma do regimento comum de cada Casa Legislativa.
d) É vedado o início de programas ou projetos não incluídos na lei orçamentária anual e a realização de despesas ou a assunção de obrigações diretas que excedam os créditos extraordinários.
e) Nenhuma dotação orçamentária cuja execução ultrapasse um exercício financeiro poderá ser iniciada sem prévia inclusão no plano plurianual, ou sem lei que autorize a inclusão, sob pena de crime de responsabilidade.

A resposta correta é:

Assunto Orçamento - Diversos

Banca IADES

TRE - PA - Analista Judiciário Área Administrativa

Ano de 2014

Em relação aos conceitos do orçamento/programa, assinale a alternativa incorreta.

a) O orçamento é o elo entre o planejamento e as funções executivas da organização.
b) A alocação de recursos visa à consecução de objetivos e metas.
c) O controle visa avaliar a eficiência, a eficácia e a efetividade das ações governamentais.
d) Os principais critérios classificatórios são unidades administrativas e elementos, e o controle visa avaliar a honestidade dos agentes governamentais e a legalidade no cumprimento do orçamento.
e) As decisões orçamentárias são tomadas com base em avaliações e análises técnicas das alternativas possíveis.

A resposta correta é:

Assunto Receitas Públicas

Banca IADES

TRE - PA - Analista Judiciário Área Administrativa

Ano de 2014

No que se refere aos conceitos e à classificação da receita, é correto afirmar que a (s)

a) classificação econômica é o agrupamento de receitas por natureza sob determinados códigos, consoante a vinculação legal dos respectivos dispêndios.
b) receita pública, em sentido amplo, se caracteriza como ingresso de recursos ao patrimônio público, mais especificamente como uma entrada de recursos financeiros.
c) as receitas correntes resultam da efetivação das operações de crédito, alienação de bens, recebimento de dívidas e auxílios recebidos pelo órgão ou entidade.
d) as receitas orçamentárias não estão previstas no orçamento, e correspondem a fatos de natureza estritamente financeira, decorrentes da própria gestão das entidades.
e) as receitas originárias são obtidas dos particulares, envolvendo o patrimônio alheio, e não o do próprio Estado.

A resposta correta é:

Assunto Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei nº 101/2000)

Banca IADES

TRE - PA - Analista Judiciário Área Administrativa

Ano de 2014

Quanto à responsabilidade fiscal, prevista na Lei Complementar n 101/00, é correto afirmar que

a) o Banco Central do Brasil verificará o cumprimento dos limites e condições relativos à realização de operações de crédito de cada ente da Federação, inclusive das empresas por ele controladas, direta ou indiretamente.
b) integrará o projeto de lei orçamentária o anual anexo de metas fiscais, em que serão estabelecidas metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primário e montante da dívida pública, para o exercício a que se referirem e para os dois seguintes.
c) para fins do cálculo da despesa de pessoal previsto na LC n 101/00, incluem-se todas as despesas relativas a pessoal, o que inclui, também, substituição de mão de obra por terceirização e diárias pagas a servidores.
d) se a dívida consolidada de um ente da Federação ultrapassar o respectivo limite ao final de um quadrimestre, deverá ser a ele reconduzida até o término dos três anos subseqüentes, reduzindo o excedente em pelo menos 25% no primeiro.
e) se verificado, ao final de um bimestre, que a realização da receita poderá não comportar o cumprimento das metas de resultado primário ou nominal estabelecidas no anexo de metas fiscais, os Poderes e o Ministério Público promoverão, por ato próprio e nos montantes necessários, nos trinta dias subsequentes, limitação de empenho e movimentação financeira, segundo os critérios fixados pela lei de diretrizes orçamentárias.

A resposta correta é:

Filtro