Questões de Direito Internacional
Assunto Tratados Internacionais
Banca CESPE
TRF 1ª - Juiz Federal Substituto
Ano de 2013
No que concerne aos tratados internacionais, assinale a opção correta.
a) É possível a aplicação de tratado internacional já denunciado, desde que mediante decreto legislativo que o revigore.
b) Os tratados internacionais, ainda que devidamente internalizados, não se aplicam aos estados e municípios.
c) É exclusividade do Congresso Nacional a resolução definitiva de questões controvertidas que tratem de tratados internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimônio nacional.
d) Lei posterior e contrária a tratado internacional devidamente internalizado tem como consequência a revogação formal e imediata do tratado.
e) O postulado da aplicabilidade imediata vale no Brasil, para os tratados internacionais, a partir do momento da aposição da assinatura do presidente da República.
A resposta correta é:
Assunto Direitos Humanos
Banca CESPE
TRF 1ª - Juiz Federal Substituto
Ano de 2013
Considerando a proteção internacional dos direitos humanos, assinale a opção correta.
a) O direito de asilo, admitido por diversos ordenamentos jurídicos, como, por exemplo, o brasileiro, não é expressamente previsto como um direito humano em normas internacionais.
b) Conforme previsão expressa no Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, as normas dele constantes têm aplicação imediata.
c) Dado o princípio da tipicidade, não se admite a estipulação, em normas consuetudinárias, da proibição de tortura, prevista em diversos tratados internacionais.
d) O direito dos povos indígenas recebe, nas normas de direito internacional, tratamento idêntico ao reservado ao direito de qualquer outra minoria.
e) Em caso de violação de direitos humanos, admite-se a mitigação da norma que apregoa a negação de intervenção em assuntos internos.
A resposta correta é:
Assunto Mercosul
Banca CESPE
TRF 1ª - Juiz Federal Substituto
Ano de 2013
Quanto ao MERCOSUL, ao acordo geral de tarifas e comércio (GATT) e à Organização Mundial do Comércio (OMC), assinale a opção correta.
a) Em seu sistema de defesa comercial, o MERCOSUL dispõe do marco normativo, espécie de regulamento que contempla procedimentos comuns de investigação e tomada de decisão a serem adotados por seus signatários na defesa de seus interesses.
b) Os particulares, sejam pessoas físicas ou jurídicas, que se sintam prejudicados em decorrência da aplicação, por qualquer dos Estados-partes do MERCOSUL, de medidas administrativas de efeito restritivo, em infração ao Tratado de Assunção, deverão formalizar suas reclamações ante a seção nacional do Grupo Mercado Comum do país sede de seus negócios ou onde tenham sua residência habitual.
c) Conforme o princípio da proteção transparente, os bens importados devem receber o mesmo tratamento concedido a produto equivalente de origem nacional, visando-se coibir, no âmbito da OMC, que os países estabeleçam tratamento privilegiado e protecionista não evidenciado para sua indústria nacional, em detrimento dos concorrentes estrangeiros.
d) As restrições quantitativas à importação são muito utilizadas, atualmente, pelos países desenvolvidos como medida de caráter protecionista, principalmente no que se refere a produtos de informática.
e) No sistema de solução de controvérsias adotado pela OMC, as decisões proferidas são vinculantes, tendo o ESC (Dispute Settlement Undestanding), que representa grande avanço em face do antigo procedimento adotado pelo GATT, introduzido um modelo mais claro, razoável e organizado de solução de controvérsias.
A resposta correta é:
Assunto Condição Jurídica do Estrangeiro
Banca CESPE
TRF 1ª - Juiz Federal Substituto
Ano de 2013
No que se refere à condição jurídica do estrangeiro, assinale a opção correta de acordo com o direito brasileiro.
a) Conforme entendimento do STF, não se admite a expulsão de estrangeiro que possua filho brasileiro, ainda que esse filho nunca tenha vivido sob sua guarda.
b) Não se admite a concessão de visto a estrangeiro condenado em outro país pela prática de crime doloso, sendo a concessão admitida, entretanto, se o estrangeiro estiver sendo processado no momento da requisição.
c) Conforme entendimento do STF, o ato de entrega de extraditando, de competência do presidente da República, pode ser analisado pelo Poder Judiciário.
d) Admite-se a extradição de estrangeiros independentemente da celebração de tratado internacional com o país solicitante.
e) A concessão de refúgio é medida discricionária, ao passo que a concessão de asilo depende do preenchimento de determinados requisitos pelo solicitante.
A resposta correta é:
Assunto Tratados Internacionais
Banca FCC
TRT - 4ª Região - Juiz do Trabalho Substituto
Ano de 2012
Em relação às relações diplomáticas, nos termos da Convenção de Viena, de 1961, é correto afirmar:
a) "Membro do Pessoal Diplomático" é toda e qualquer pessoa que trabalha na Missão Diplomática.
b) "Chefe de Missão" é a pessoa encarregada pelo Estado acreditado de agir nessa qualidade.
c) Só pode ser considerado agente diplomático o Chefe da Missão Diplomática.
d) "Membro do Pessoal de Serviço" são os empregados no serviço administrativo e técnico da Missão.
e) "Criado Particular" é a pessoa do serviço doméstico de um Membro da Missão que não seja empregado do Estado acreditante.
A resposta correta é:
Assunto Diversos
Banca CESGRANRIO
CAIXA - ADVOGADO
Ano de 2012
Um contrato de financiamento, entre uma empresa brasileira e um Banco comercial holandês com filial em Londres, acaba de ser assinado pelos representantes legais das partes em Londres. Como garantia, a empresa brasileira deu em hipoteca dois imóveis situados no Brasil. O contrato nada dispõe sobre a lei aplicável ao mesmo, limitando-se a indicar Londres como foro competente para as disputas que vierem a surgir entre as partes. Segundo o disposto na legislação brasileira, a lei aplicável a esse contrato é a
a) de Londres, em razão da cláusula de foro.
b) de Londres, por ser o local em que o contrato foi concluído.
c) da Holanda, por ser a sede do proponente.
d) brasileira, porque as garantias contratuais estão no Brasil.
e) brasileira, por ser o domicílio do devedor.
A resposta correta é:
Assunto Princípios
Banca FCC
TRT - 4ª Região - Juiz do Trabalho Substituto
Ano de 2012
Em relação aos princípios e respectivos conceitos do Direito Comunitário, é correto afirmar:
a) Pelo princípio da coesão, as relações entre as pessoas jurídicas de Direito Público e de Direito Privado e entre umas e outras devem pactuar-se pela igualdade.
b) Pelo princípio da preservação do acervo comunitário, as decisões na Comunidade são tomadas com abertura e divulgação, para que os cidadãos europeus possam delas ter consciência.
c) Pelo princípio da subsidiariedade, a Comunidade só deve exercer suas funções nos limites e atribuições instituídos pelos Tratados.
d) Pelo princípio da lealdade, concretiza-se o primado do Direito Comunitário sobre o Direito Interno.
e) Pelo princípio da proporcionalidade, a Comunidade não deve ultrapassar os meios necessários para alcançar o seu objetivo.
A resposta correta é:
Assunto Direitos Humanos
Banca FEPESE
DPE - SC - Defensor Público
Ano de 2012
Em relação ao sistema internacional de proteção dos direitos humanos, é correto afirmar:
a) ( ) A Carta das Nações Unidas, documento lançado em 1919, ao final da 1º Guerra Mundial, serviu de elemento para a consolidação do movimento de internacionalização dos direitos humanos e criação da Organização das Nações Unidas (ONU).
b) ( ) A Carta das Nações Unidas de 1945 foi uma tentativa fracassada de criação de um sistema internacional de proteção aos direitos humanos, o que somente ocorreu com o final da guerra fria na década de 80.
c) ( ) A Carta das Nações Unidas de 1945, apresentada ao mundo ao final da chamada "Crise dos Mísseis", serviu de elemento para a consolidação do movimento de internacionalização dos direitos humanos e criação da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Liga das Nações.
d) ( ) A Carta das Nações Unidas de 1945 serviu de elemento para a consolidação do movimento de internacionalização dos direitos humanos, elevando a promoção de tais direitos a propósito e finalidade da Organização das Nações Unidas (ONU).
e) ( ) A Liga das Nações foi criada em 1945 ao final da 2º Guerra Mundial. Anos depois, foi substituída pela Organização das Nações Unidas, responsável pelo sistema de proteção aos direitos humanos em todos os países signatários da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
A resposta correta é:
Assunto Tratados Internacionais
Banca FCC
TRT - 4ª Região - Juiz do Trabalho Substituto
Ano de 2012
Em matéria de Tratados e Convenções sobre direitos humanos é correto afirmar:
a) Os Tratados e Convenções de Direitos Humanos só se incorporarão ao Direito Interno com o status de norma constitucional material e formal, se votados em ambas as Casas do Congresso Nacional, em dois turnos, com aprovação por três quintos dos votos de seus membros.
b) Basta a Carta de Ratificação do Presidente da República, ainda que não passe pela aprovação do Congresso Nacional, desde que sejam promulgados por intermédio do Decreto Legislativo.
c) Os Tratados e Convenções só se incorporarão ao Direito Interno com o status de norma constitucional formal, independente de outros atos, pelos Decretos Legislativos aprovados com as mesmas exigências estabelecidas para as Emendas Constitucionais pelo Congresso Nacional.
d) Os Tratados e Convenções só se incorporarão ao Direito Interno com o status de norma constitucional material, independente de outros atos, pelos Decretos Legislativos aprovados com as mesmas exigências estabelecidas para as Emendas Constitucionais pelo Congresso Nacional.
e) Basta a assinatura do representante brasileiro na negociação que aprova o Tratado ou Convenção para incorporar formalmente no Direito Interno.
A resposta correta é:
Assunto OIT e Afins
Banca FCC
TRT - 4ª Região - Juiz do Trabalho Substituto
Ano de 2012
Em matéria de Organização Internacional do Trabalho, é correto afirmar:
a) Os delegados representantes dos Estados-Membros não poderão designar substitutos para atuar nas deliberações e votações.
b) Os Estados-Membros comprometem-se a designar os delegados consultores técnicos não-governamentais de acordo com as organizações profissionais mais representativas, tanto dos empregadores como dos empregados, se essas organizações existirem.
c) A Conferência Geral dos Representantes dos Estados- Membros realizará sessões sempre que for necessário, e, pelo menos, duas vezes por ano.
d) Cada delegado poderá ser acompanhado por consultores técnicos, cujo número será de no máximo três, para cada uma das matérias inscritas na ordem do dia da sessão.
e) As sessões da Conferência realizar-se-ão em Genebra ou no lugar determinado pela Repartição Internacional do Trabalho, respeitadas quaisquer decisões que possam haver sido tomadas pela Conferência no decurso de uma sessão anterior.
A resposta correta é: