Questões de Direito Processual Civil

Assunto Setença e coisa julgada

Banca FGV

DP - DF - Analista de Apoio à Assistência Judiciária

Ano de 2014

Cidadão ajuizou ação popular para impugnar a validade de contrato administrativo que reputou lesivo ao patrimônio público, invocando, para tanto, determinado fundamento fático em sua petição inicial. O juiz da causa julgou improcedente o pedido, por concluir que os fatos narrados pelo autor não restaram suficientemente comprovados. Transitada em julgado a sentença:

a) não poderá ser proposta nova ação popular tendo por objeto o mesmo contrato administrativo, diante do óbice da coisa julgada material.
b) poderá ser proposta nova ação popular tendo por objeto o mesmo contrato administrativo, desde que apoiada em fundamento fático diverso do invocado na primeira demanda.
c) poderá ser proposta nova ação popular tendo por objeto o mesmo contrato administrativo, já que princípios como a legalidade, moralidade e interesse público se sobrepõem à garantia da coisa julgada.
d) poder ser proposta nova ação popular tendo por objeto o mesmo contrato administrativo, já que a sentença julgou extinto o feito sem resolução do mérito, não ensejando a formação da coisa julgada material.
e) poderá ser proposta nova ação popular tendo por objeto o mesmo contrato administrativo, desde que apoiada em nova prova, já que não se formou a coisa julgada material, que se produz secundum eventum litis.

A resposta correta é:

Assunto Órgãos Judiciários e dos auxiliares da Justiça

Banca FGV

DP - DF - Analista de Apoio à Assistência Judiciária

Ano de 2014

Proprietário de imóvel situado em São Paulo, tendo sido informado de que este se encontrava indevidamente ocupado por uma família, ajuizou ação reivindicatória na Comarca do Rio de Janeiro, onde reside, pleiteando em sua petição inicial, além da prestação jurisdicional definitiva, a antecipação dos efeitos da tutela para o fim de obter uma ordem imediata de desocupação contra os réus. Convencido da presença dos requisitos legais, o juiz para o qual foi distribuída a ação concedeu a tutela de urgência requerida. Inconformados com a decisão, os réus interpuseram recurso de agravo de instrumento. O Desembargador a quem couber a relatoria do recurso deverá concluir pela configuração do vício:

a) de incompetência relativa do foro da Comarca do Rio de Janeiro, sem anular a decisão agravada.
b) de incompetência relativa do foro da Comarca do Rio de Janeiro, anulando a decisão agravada, dada a sua drástica repercussão na esfera jurídica dos réus.
c) de incompetência absoluta do foro da Comarca do Rio de Janeiro, anulando a decisão agravada e determinando a remessa dos autos para o foro competente.
d) de incompetência absoluta do foro da Comarca do Rio de Janeiro, sem anular a decisão agravada por reputar presentes os pressupostos para a concessão da tutela antecipada.
e) de incompetência absoluta do foro da Comarca do Rio de Janeiro, extinguindo o processo sem resolução do mérito.

A resposta correta é:

Assunto Resposta do réu

Banca FGV

DP - DF - Analista de Apoio à Assistência Judiciária

Ano de 2014

Depois de uma áspera discussão envolvendo os amigos Caio, Ticio e Mevio, travou-se uma luta corporal durante a qual Ticio desferiu um violento soco em Caio. Tendo sofrido graves lesões na face, que inclusive o levaram a se submeter a cirurgias, Caio, supondo equivocadamente que a agressão partira de Mevio, moveu-lhe ação, sob o rito ordinário, pleiteando a indenização dos danos materiais e morais experimentados. Citado, Mevio procurou o órgão da Defensoria Pública para atuar em sua defesa. Diante dos fatos, a linha principal a nortear a defesa de Mevio deverá ser no sentido de se:

a) suscitar a questão preliminar de ilegitimidade passiva ad causam, pugnando-se pela extinção do processo sem resolução do mérito.
b) promover a denunciação da lide em relação a Ticio, para que, caso seja condenado a pagar as verbas indenizatórias reclamadas por Caio, possa o réu receber o correspondente valor, no mesmo processo, do único responsável pelo ato ilícito.
c) promover a nomeação à autoria em relação a Ticio, o único responsável pelo ato ilícito.
d) alegar, como tese de mérito, a ausência dos pressupostos da responsabilidade civil que lhe foi atribuída na petição inicial, pugnando-se pela improcedência do pedido ali formulado.
e) arguir a questão preliminar de inobservância da regra do litisconsórcio passivo necessário, pugnando-se pela extinção do processo sem resolução do mérito.

A resposta correta é:

Assunto Medidas Cautelares

Banca FGV

DP - DF - Analista de Apoio à Assistência Judiciária

Ano de 2014

Proposta ação cautelar inominada, antecedente à demanda principal, de natureza cognitiva, o requerido, em sua contestação, suscitou, entre outras teses, a ocorrência do fenômeno da prescrição, a fulminar o próprio direito subjetivo afirmado na petição inicial. O juiz, ao decidir o processo cautelar, acolheu tal alegação defensiva, ocorrendo, após preclusas as vias impugnativas, o trânsito em julgado da sentença ali prolatada. Tendo o requerente da medida cautelar, pouco tempo depois, ajuizado a ação principal, o juiz da causa deverá:

a) julgar extinto o processo de conhecimento, sem resolução do mérito, haja vista o óbice da coisa julgada material formada no feito precedente.
b) conhecer do mérito do processo de conhecimento, já que a sentença que decidiu o feito cautelar não é apta a ensejar a formação da coisa julgada material.
c) conhecer do mérito do processo de conhecimento, desde que a petição inicial tenha sido instruída com nova prova.
d) julgar extinto o processo de conhecimento, sem resolução do mérito, haja vista o óbice da litispendência.
e) suspender o curso do processo de conhecimento, até que o demandante pleiteie e obtenha, pela via própria, a rescisão da sentença proferida no feito cautelar.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FUNDEP

MPE - MG - Promotor de Justiça Substituto

Ano de 2014

Assinale a alternativa CORRETA:

É possível afirmar que a adoção do sistema de cláusulas gerais no código Civil de 2002 reverencia:

A) A fundação pode, excepcionalmente, ter fins econômicos desde que instituída por escritura pública ou testamento.
B) O domicílio da pessoa natural que não tenha residência habitual é o lugar onde
for encontrada.
C) O sobrinho, com fundamento no parentesco consanguíneo, pode exigir alimentos do tio, que serão fixados para o atendimento apenas das necessidades essenciais.
D) É absoluta a presunção que supre a prova objetivada com a perícia médica recusada.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FUNDEP

MPE - MG - Promotor de Justiça Substituto

Ano de 2014

Assinale a alternativa INCORRETA :)

A) A prescrição pode ser alegada a qualquer tempo pela parte a quem aproveita.
B) Entre associados, não há direitos e obrigações recíprocos.
C) A inviolabilidade da vida privada da pessoa natural é garantia absoluta amparável
judicialmente.
D) A morte presumida na ausência não dissolve o casamento.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FUNDEP

MPE - MG - Promotor de Justiça Substituto

Ano de 2014

Assinale a alternativa CORRETA:)

A) A falta ou a carência de recursos materiais pode ensejar a suspensão do poder familiar e o abrigamente de criança ou adolescente segundo o princípio da proteção integral.
B) O órgão de execução do Ministério Público oficiante no juízo da infância e da
juventude pode rever, de ofício, as decisões do Conselho Tutelar.
C) A colocação em família substituta estrangeira constitui medida excepcional, somente admissível na modalidade de adoção.
D) A guarda não se compatibiliza com o instituto jurídico da tutela.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FUNDEP

MPE - MG - Promotor de Justiça Substituto

Ano de 2014

Dentro do microssistema de tutela coletiva, o qual inclui as normas processuais previstas no Código de Defesa do Consumidor, pode-se afirmar, EXCETO:)

A) Na ação que tenha por objeto o cumprimento da obrigação de fazer ou não fazer , o juiz concederá a tutela específica da obrigação ou determinará providências que assegurem o resultado prático equivalente ao do adimplemento.
B) A conversão da obrigação em perdas e danos somente será admissível se por elas optar o autor ou se impossível a tutela específica ou a obtenção do resultado prático correspondente.
C) A indenização por perdas e danos se fará sem prejuízo das astreintes arbitradas.
D) O juiz poderá, na antecipação da tutela ou na sentença, impor multa diária ao réu, apenas em caso de expresso requerimento do autor, se for suficiente ou compatível com a obrigação, fixando prazo razoável para o cumprimento do preceito.

A resposta correta é:

Assunto Remédios Constitucionais

Banca FUNDEP

MPE - MG - Promotor de Justiça Substituto

Ano de 2014

Sobre as normas processuais aplicáveis à Ação Popular, pode-se afirmar, EXCETO:

A) A ação será proposta contra as pessoas públicas ou privadas relacionadas ao ato lesivo, contra as autoridades, funcionários ou administradores que houverem autorizado, aprovado, ratificado ou praticado o ato impugnado, ou que, por omissas, tiverem dado oportunidade à lesão, e contra os beneficiários diretos do mesmo.
B) Se o autor desistir da ação, fica assegurado a qualquer cidadão, bem como ao representante do Ministério Público, dentro do prazo de 90 (noventa) dias da última publicação dos editais, promover o prosseguimento da ação.
C) A sentença que concluir pela carência ou pela improcedência da ação está sujeita ao duplo grau de jurisdição, não produzindo efeito senão depois de confirmada pelo tribunal; da que julgar a ação procedente caberá apelação , sem efeito
suspensivo ope legis.
D) A sentença incluirá sempre, na condenação dos réus, o pagamento , ao autor, das custas e demais despesas, judiciais e extrajudiciais , diretamente relacionadas com a ação e comprovadas, bem como o dos honorários de advogado.

A resposta correta é:

Assunto Remédios Constitucionais

Banca FUNDEP

MPE - MG - Promotor de Justiça Substituto

Ano de 2014

Sobre as normas processuais aplicáveis ao.Mandado de Segurança, pode-se afirmar , EXCETO:

A) É possível, a requerimento do Ministério Público e para evitar grave lesão à ordem, à saúde, à segurança e à economia públicas, que o presidente do tribunal ao qual couber o conhecimento do respectivo recurso suspenda, em decisão fundamentada, a execução da liminar e da sentença prolatada em Mandado de Segurança.
B) A interposição de agravo de instrumento contra liminar concedida nos mandados de segurança movidos contra o poder público e seus agentes prejudica o julgamento do pedido de suspensão de segurança em virtude do princípio da unirrecorribilidade.
C) Não cabem, no processo de mandado de segurança, a interposição de embargos infringentes e a condenação ao pagamento dos honorários advocatícios , sem prejuízo da aplicação de sanções no caso de litigância de má-fé.
D) O mandado de segurança coletivo não induz litispendência para as ações individuais, mas os efeitos da coisa julgada não beneficiarão o impetrante a título individual se não requerer a desistência de seu mandado de seguranç a no prazo de 30 (trinta) dias, a contar da ciência comprovada da impetração da segurança coletiva .

A resposta correta é:

Filtro