Questões de Direito Processual Penal

Assunto Princípios

Banca CESPE

TJ - ES - Outorga das delegações de notas e de registro - Re

Ano de 2013

Acerca dos princípios processuais penais e das regras aplicáveis à ação penal, assinale a opção correta.

a) Dado o princípio da ampla defesa, em se tratando de crimes funcionais, constitui nulidade absoluta a ausência de intimação do denunciado para oferecimento de resposta preliminar, independentemente de instrução por inquérito policial.
b) O fato de o juiz, quando do interrogatório judicial, não advertir o réu de seu direito constitucional ao silêncio importa nulidade absoluta, por violação aos princípios da não autoincriminação e da ampla defesa.
c) Dados os princípios do contraditório e da ampla defesa, constitui nulidade a ausência de intimação do denunciado para oferecer contrarrazões ao recurso interposto à rejeição da denúncia, ainda que lhe seja nomeado defensor dativo.
d) O princípio da indisponibilidade da ação penal aplica-se tanto a ações penais privadas quanto a públicas.
e) A aceitação do perdão fora do âmbito do processo deve constar de declaração assinada pelo querelado, por seu representante legal ou por procurador com poderes especiais, com firma reconhecida ou lavrada por instrumento público.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca UFPR

TJ - PR - Juiz Substituto

Ano de 2013

Assinale a alternativa correta:

a) É admissível a fixação de pena substitutiva (art. 44 do CP) como condição especial ao regime aberto.
b) É vedada a utilização de inquéritos policiais para agravar a pena-base, sendo permitida, entretanto, a utilização das ações penais em curso.
c) É admissível a chamada progressão por salto de regime prisional.
d) Os condenados por crimes hediondos ou assemelhados cometidos antes da vigência da Lei n. 11.464/2007, sujeitam-se ao disposto no art. 112 da Lei n. 7.210/1984 (Lei de Execução Penal) para a progressão de regime prisional.

A resposta correta é:

Assunto Juizado Especial

Banca CESPE

DPE - RR - Defensor Público

Ano de 2013

No que diz respeito aos juizados especiais criminais, assinale a opção correta.

a) A suspensão condicional do processo é obstada nos casos em que o acusado esteja respondendo a outro processo por crime culposo ou doloso.
b) A ausência de reparação prévia do dano obsta o oferecimento da proposta de suspensão condicional do processo.
c) A sentença homologatória da transação legitima a vítima a ingressar com a ação executiva pelos danos causados pelo crime, no próprio juizado, caso não haja reparação voluntária pelo autor da infração.
d) A condenação anterior pela prática de crime em que tenha sido aplicada, por sentença definitiva, somente pena de multa impede o oferecimento da proposta de transação.
e) Admite-se a suspensão condicional do processo no caso de condenação anterior, se entre a data do cumprimento ou extinção da pena e a infração posterior, de menor potencial ofensivo, tiver decorrido período de tempo superior a cinco anos.

A resposta correta é:

Assunto Ação Penal

Banca CESPE

DP - DF - Defensor Público

Ano de 2013

Com relação à ação penal privada, à queixa-crime e à ação civil, julgue os itens que se seguem.

Mesmo que tenha sido reconhecida categoricamente a inexistência material do fato pelo juízo criminal, sendo proferida sentença absolutória, poderá ser proposta a ação civil ex delicto, dada a possibilidade de que a mesma prova seja valorada de outra forma no juízo cível.

A resposta correta é:

Assunto Competência

Banca CESPE

TJ - ES - Outorga das delegações de notas e de registro - Re

Ano de 2013

Com fundamento na jurisprudência dominante nos tribunais superiores, assinale a opção correta em relação à competência.

a) Compete à justiça federal processar e julgar o agente acusado da prática de crime de falsificação de documento público emitido pela União, ainda que a pessoa efetivamente lesada com a suposta prática delituosa seja um particular.
b) Compete à justiça federal processar e julgar os acusados da prática de delitos contra a propriedade intelectual.
c) Compete à justiça estadual o julgamento dos acusados da prática de contravenções penais, ainda que praticadas em desfavor da União, de suas autarquias ou empresas públicas, salvo se houver conexão entre a prática da contravenção penal e a prática de delitos cujo agente deva ser julgado pela justiça federal, a quem caberá o julgamento de ambos os fatos.
d) A competência do tribunal do júri prevista na CF prevalece sobre o foro por prerrogativa de função estabelecido exclusivamente em constituição estadual.
e) Compete à justiça militar processar e julgar militar pela prática, em serviço, do crime de abuso de autoridade.

A resposta correta é:

Assunto Processo Comum

Banca FGV

ALE - MT - Procurador

Ano de 2013

As causas interruptivas da prescrição da pretensão punitiva estão listadas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.

a) Recebimento da denúncia ou da queixa.
b) Reincidência.
c) Pronúncia.
d) Decisão confirmatória da pronúncia.
e) Publicação da sentença condenatória recorrível.

A resposta correta é:

Assunto Ação Penal

Banca CESPE

DPE - TO - Defensor Público

Ano de 2013

Acerca da ação penal, assinale a opção correta.

a) Admite-se a incidência da perempção na ação penal privada subsidiária da pública se o ofendido não promover a queixa no prazo de seis meses, atingindo a prescrição, também, o direito do titular originário da persecução penal.
b) A legitimidade para a propositura de todas as ações penais é concorrente, consoante atual entendimento uniforme dos tribunais superiores, e, caso a ação não seja intentada pelo MP, poderá ser proposta pelo ofendido ou por seu representante legal, conforme o caso.
c) O início da ação penal não coincide com o oferecimento da peça inicial acusatória pública ou queixa crime.
d) No processo penal condenatório a instauração da instância, com a propositura da ação penal, é ato complexo.
e) Admite-se, na ação pena pública incondicionada, que a peça inaugural acusatória possa conter imputação alternativa em relação aos fatos, sendo vedada, de forma expressa pelo CPP, a alternatividade em relação à autoria.

A resposta correta é:

Assunto Ação Penal

Banca CESPE

DP - DF - Defensor Público

Ano de 2013

Com relação à ação penal privada, à queixa-crime e à ação civil, julgue os itens que se seguem.

Conforme jurisprudência do STJ, nos casos de ação penal privada, não incide o ônus da sucumbência por aplicação analógica do CPC.

A resposta correta é:

Assunto Citações e Intimações

Banca CESPE

TJ - PB - Juiz Leigo

Ano de 2013

No que tange às citações e às intimações no processo penal, assinale a opção correta.

a) O acusado que, citado ou intimado pessoalmente para qualquer ato, deixar de comparecer sem motivo justificado ou não comunicar ao juízo, no caso de mudança de residência, seu novo endereço, sofreará, sem a sua presença, as consequências processuais do prosseguimento do processo.
b) O réu que não seja encontrado deve ser citado por hora certa, com intervalo de quinze dias entre as diligências.
c) Caso o réu, intimado por hora certa, não compareça ao ato processual nem o faça seu advogado constituído, o processo e o curso do prazo prescricional ficarão suspensos, sendo vedada a produção de provas que não sejam consideradas urgentes.
d) A intimação pessoal, feita pelo escrivão, não prescinde do nome do acusado, bem como da publicação em órgão específico de publicação dos atos judiciais.
e) A citação do militar, assim como a do servidor público, deve ser feita por intermédio do chefe do respectivo serviço.

A resposta correta é:

Assunto Prisão e Liberdade Provisória

Banca CESPE

TJ - ES - Outorga das delegações de notas e de registro - Re

Ano de 2013

Com base na Lei n.º 12.403/2011 e no entendimento jurisprudencial do STF a respeito de liberdade provisória, assinale a opção correta.

a) As medidas cautelares legalmente previstas incluem, além da prisão, o comparecimento periódico em juízo, no prazo e nas condições fixadas pelo juiz, para informar e justificar atividades e a proibição de contato entre o sentenciado e pessoas que possam levá-lo a delinquir, ainda que essas pessoas não tenham relação com o fato que ensejou a decretação da medida.
b) É possível a concessão de liberdade provisória ao indivíduo preso em flagrante por tráfico ilícito de substâncias entorpecentes, mas não a concessão de fiança.
c) A autoridade policial somente pode conceder fiança se o acusado não tiver empregado, quando da prática do delito, violência ou grave ameaça à pessoa e a pena mínima prevista para o delito por ele praticado não ultrapassar um ano de reclusão.
d) Antes de decidir acerca do relaxamento da prisão, da concessão de liberdade provisória ou da conversão da prisão em preventiva, a autoridade judicial deverá dar vista do auto de prisão em flagrante ao MP.
e) Não se admite a decretação da prisão preventiva de agente acusado da prática de crime doloso para o qual a pena mínima privativa de liberdade seja inferior a quatro anos.

A resposta correta é:

Filtro