Questões de Direito Processual Penal
Assunto Legislação Especial
Banca CESPE
TJ - PI - Outorga de Delegações de Notas e Registro - Remoçã
Ano de 2013
Conforme a Lei n.º 7.210/1984, o preso em razão de sentença definitiva transitada em julgado poderá obter
a) autorização para saída temporária do estabelecimento prisional, mediante escolta e autorização do diretor do presídio, para frequentar curso de noivos e participar da cerimônia civil de casamento, se estiver cumprindo pena em regime semiaberto.
b) autorização para saída temporária do estabelecimento prisional, mediante escolta, para ir ao cartório assinar procuração outorgando poderes para seu representante legal, ainda que cumpra pena em regime fechado.
c) permissão do diretor para sair do estabelecimento prisional, mediante escolta, em caso de falecimento ou doença grave de irmão, ainda que cumpra pena em regime fechado.
d) permissão para sair do estabelecimento prisional, sem escolta, para tratamento médico, desde que autorizado pelo juiz, se estiver cumprindo pena em regime semiaberto.
e) permissão para sair do estabelecimento, mediante escolta, para conhecer e registrar o nascimento do filho da companheira, ainda que cumpra pena em regime fechado.
A resposta correta é:
Assunto Ação Penal
Banca FCC
DPE - SP - Defensor Público
Ano de 2013
Atenção: Para responder à questão assinale a alternativa correta em relação ao assunto indicado.
Ação processual penal e ação civil ex delicto.
a) No âmbito do procedimento comum, e tendo em vista o princípio da disponibilidade da ação penal de iniciativa privada, o recebimento de indenização por danos causados pelo crime implica em renúncia à propositura da ação penal.
b) A norma que altera a natureza da ação penal não retroage, salvo para beneficiar o réu, nos termos do artigo 5º, inciso XL, da Constituição Federal, não tendo pronta aplicabilidade nos moldes do artigo 2º, do Código de Processo Penal.
c) Tratando-se de ação penal de iniciativa pública incondicionada, a denúncia deverá ser oferecida no prazo de dez dias se o acusado estiver preso cautelarmente, ou no prazo de quinze dias se estiver solto. O prazo deverá ser contado da data em que o Ministério Público receber o instrumento de investigação preliminar.
d) Nos termos da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, é lícito ao magistrado, quando do recebimento da denúncia, em juízo de admissibilidade da acusação, conferir definição jurídica aos fatos narrados na peça acusatória, corrigindo a capitulação jurídica da inicial acusatória.
e) Não cabe ação civil ex delicto quando houver o arquivamento do inquérito policial por manifesta atipicidade do fato praticado.
A resposta correta é:
Assunto Prisão e Liberdade Provisória
Banca FUNCAB
PC - ES - Escrivão de Polícia
Ano de 2013
Quanto à prisão em flagrante, é correto afirmar:
a) A falta de testemunhas da infração impedirá o auto de prisão em flagrante.
b) Na falta ou no impedimento do Escrivão, não se poderá designar outra pessoa como Escrivão para a lavratura do auto, haja vista ser função personalíssima.
c) Quando o acusado se recusar a assinar, não souber ou não puder fazê-lo, o auto de prisão em flagrante será assinado por duas testemunhas, que tenham ouvido sua leitura na presença deste.
d) Ao receber o auto de prisão em flagrante, o Juiz deverá fundamentadamente conceder liberdade provisória, com ou sem fiança, no caso de prisão ilegal.
e) Apresentado o preso ao Delegado de Polícia, ouvirá este o condutor e as testemunhas que o acompanharam e interrogará o acusado sobre a imputação que lhe é feita, lavrando-se auto, que será por todos assinados.
A resposta correta é:
Assunto Questões e Processos Incidentes
Banca CESPE
DPF - Escrivão de Polícia Federal
Ano de 2013
No curso de uma investigação federal de grande porte, o juízo federal autorizou medida de busca e apreensão de bens e documentos, conforme descrito em mandado judicial, atendendo a representação da autoridade policial. Na realização da operação, houve dificuldade de identificação e de acesso ao imóvel apresentado na diligência, por estar situado em zona rural. Nesse mesmo dia, no entanto, durante a realização de outras diligências empreendidas no curso de operação policial de grande porte, os agentes chegaram ao sobredito imóvel no período noturno. Apresentaram-se, então, ao casal de moradores e proprietários do bem, realizando a leitura do mandado, com a exibição do mesmo, obedecendo às demais formalidades legais para o cumprimento da ordem judicial. Desse modo, solicitaram autorização dos moradores para o ingresso no imóvel e realização da diligência.
Considerando a situação hipotética acima, julgue os próximos itens, com base nos elementos de direito processual.
Existindo o consentimento do marido para a entrada dos policiais no imóvel, com oposição expressa e peremptória da esposa, o mandado não poderá ser cumprido no período noturno, haja vista a necessidade de consentimento de ambos os cônjuges e moradores.
A resposta correta é:
Assunto Legislação Especial
Banca CESPE
TJ - PI - Outorga de Delegações de Notas e Registro - Remoçã
Ano de 2013
No que se refere ao sequestro de bens imóveis de acusado da prática de crime de lavagem de dinheiro, assinale a opção correta com base no CPP.
a) O incidente do sequestro correrá nos próprios autos da ação penal, admitindo-se embargos do acusado para o levantamento da medida, que pode ser analisado antes da sentença.
b) O sequestro será levantado se a ação penal não for intentada no prazo de sessenta dias, contado da data em que ficar concluída a diligência.
c) O sequestro de bem adquirido com os proventos da infração transferido a terceiro dependerá do resultado de ação civil relativa à propriedade desse bem.
d) Sendo um dos requisitos dessa medida a prova do crime e da autoria do delito, o sequestro somente poderá ser decretado depois do início da ação penal.
e) O levantamento do sequestro e a devolução do bem ao acusado não são efeitos de sentença transitada em julgado que o absolva ou extinga sua punibilidade.
A resposta correta é:
Assunto Processos Especiais
Banca CESPE
DPE - ES - Estagiário
Ano de 2013
Em relação às normas previstas no CPP a respeito dos processos dos crimes de responsabilidade dos funcionários públicos, assinale a opção correta.
a) O acusado cuja residência não seja conhecida que se encontre fora da jurisdição do juiz perderá a oportunidade de apresentar resposta preliminar.
b) O juiz rejeitará a queixa ou denúncia, em despacho fundamentado, se, pela resposta do acusado ou do seu defensor, houver dúvida a respeito da autoria delitiva.
c) Recebida a denúncia ou a queixa, o juiz designará audiência de apresentação para o interrogatório do réu.
d) Para o recebimento da queixa ou da denúncia, é indispensável a apresentação de documentos ou de justificação que façam presumir a existência do delito.
e) Estando a denúncia ou queixa em devida forma, o juiz mandará autuá-la e ordenará a notificação do acusado, para responder por escrito, dentro do prazo de quinze dias.
A resposta correta é:
Assunto Ação Penal
Banca FUNCAB
PC - ES - Perito em Telecomunicações
Ano de 2013
Sobre a ação penal, é correto afirmar:
a) A ação penal pública é promovida pelo Ministério Público, dependendo, quando a lei exige, de representação do ofendido.
b) A ação de iniciativa privada não poderá ser intentada nos crimes de ação pública, mesmo que o Ministério Público deixe de oferecer denúncia no prazo legal.
c) A morte do ofendido não transfere aos herdeiros o direito de oferecer queixa.
d) É possível a retratação da representação após oferecida a denúncia.
e) O perdão do ofendido é admissível, mesmo após o trânsito em julgado da sentença condenatória.
A resposta correta é:
Assunto Prisão e Liberdade Provisória
Banca FUNCAB
PC - ES - Escrivão de Polícia
Ano de 2013
O Juiz poderá substituir a prisão preventiva pela domiciliar quando o agente for:
a) imprescindível aos cuidados especiais de pessoa menor de 8 (oito) anos de idade ou com deficiência.
b) gestante a partir do 7º (sétimo) mês de gravidez ou sendo esta de alto risco.
c) inimputável.
d) maior de 70 anos.
e) debilitado por doença infectocontagiosa.
A resposta correta é:
Assunto Processo Comum
Banca FGV
OAB - XI Exame
Ano de 2013
Quanto ao julgamento pelo Tribunal do Júri, assinale a afirmativa incorreta.
a) As partes não poderão fazer referência, em plenário, à decisão de pronúncia, às decisões posteriores que julgaram admissível a acusação ou à determinação do uso de algemas como argumento de autoridade que beneficiem ou prejudiquem o acusado.
b) Durante o julgamento, não será permitida a leitura de documento ou a exibição de objeto que não tiver sido juntado aos autos com a antecedência mínima de três dias úteis, dando-se ciência à outra parte.
c) Durante os debates em Plenário, os jurados poderão solicitar ao orador, por intermédio do juiz-presidente do Tribunal do Júri, que esclareça algum fato por ele alegado em sua tese.
d) Se a verificação de qualquer fato, reconhecida como essencial para o julgamento da causa, não puder ser realizada imediatamente, o juiz-presidente determinará que o Conselho de Sentença se recolha à sala secreta, ordenando a realização das diligências entendidas necessárias.
A resposta correta é:
Assunto Sentença
Banca CESPE
TJ - PI - Outorga de Delegações de Notas e Registro - Remoçã
Ano de 2013
Impedirá a propositura de ação civil reparatória a decisão penal que
a) absolver o réu em decorrência de prova da inexistência material do fato.
b) absolver o réu por ausência de prova suficiente quanto à autoria.
c) absolver o réu por não constituir crime o fato a ele imputado.
d) arquivar o inquérito policial ou as peças de informação.
e) julgar extinta a punibilidade do autor do fato.
A resposta correta é: