Questões de Educação Artística

Assunto Geral

Banca FEC

Pref. Niterói-RJ - Professor II - Educação Artística

Ano de 2007

Leia o texto abaixo. "Estava muito preocupado em liberar a criança através do desenho, da pintura. Comecei a ver que o problema não era esse, era um problema muito maior, era ver a criança no seu aspecto global, a criança e a relação professor-aluno, a observação do comportamento delas, o estímulo e os meios para que elas pudessem, através das atividades, terem um comportamento mais criativo, mais harmonioso. (...) Deveríamos ter um comportamento aberto, livre com a criança; uma relação em que a comunicação existisse através do fazer e não do que pudéssemos dar como tarefa ou como ensinamento(...)." (Augusto Rodrigues). Este texto traduz uma concepção e ensino de arte que caracteriza:

a) o movimento "Escolinha de Arte";
b) as escolas profissionais de arte;
c) a pedagogia artística tradicional;
d) os Parâmetros Curriculares Nacionais;
e) a Metodologia Triangular.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca UNAMA

SECULT-PA - Licenciado em Educação Artística e Outros

Ano de 2007

A Arte/Educação, numa perspectiva modernista, enfatizava o desenvolvimento da criatividade dos estudantes. Dentre os processos mentais envolvidos na criação o mais valorizado era:

a) flexibilidade
b) originalidade
c) elaboração
d) análise

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca UNAMA

SECULT-PA - Licenciado em Educação Artística e Outros

Ano de 2007

Para Ana Mae Barbosa, Arte/Educação é a mediação entre arte e público. Ensino da Arte é compromisso com continuidade e/ou com currículo quer seja formal ou informal. Assim, é correto afirmar que:

a) na perspectiva de um currículo com base nas teorias pós-modernas a Arte é tratada como área de conhecimento que possui conteúdos, objetivos e métodos de ensino/aprendizagem próprios.
b) a aspiração dos arte/educadores nesse contexto é, exclusivamente, desenvolver a sensibilidade dos educandos.
c) a função da arte na educação assim pensada é promover atividades lúdicas no currículo.
d) a Arte/Educação, num currículo nesta perspectiva, tem como objetivo desenvolver a criatividade dos estudantes.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca UNAMA

SECULT-PA - Licenciado em Educação Artística e Outros

Ano de 2007

Na leitura de obras de arte que utiliza o método de Edmund Feldman as etapas são:

a) Descrição, Análise, Interpretação, e Julgamento.
b) Narração, Construção, Classificação, Interpretação e Recriação.
c) Descrição, Análise, Interpretação, Fundamentação e Revelação.
d) Preferência, Beleza e Realismo, Expressividade, Estilo e Forma, Autonomia.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca UNAMA

SECULT-PA - Licenciado em Educação Artística e Outros

Ano de 2007

Sobre o conceito de cultura, é correto afirmar que é:

a) uma produção decorrente dos meios de comunicação de massa (televisão, rádio e internet) que a determina.
b) o conjunto de manifestações de um grupo social cujas características devem permanecer imutáveis ao longo do tempo.
c) um conjunto de objetos, práticas e concepções (sobretudo religiosas e estéticas) tradicionais, portanto, produzidas no passado.
d) uma construção simbólica, cujo símbolo pode ser um objeto ou um acontecimento possuidor de significado para um grupo ou sociedade humana. Ela é dinâmica, mutável e se transforma no cotidiano das sociedades.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca UNAMA

SECULT-PA - Licenciado em Educação Artística e Outros

Ano de 2007

Os museus e centros culturais, atualmente, buscam atrair um público cada vez mais diversificado no que diz respeito à faixa etária, nível de escolaridade, dentre outros aspectos. Por esse motivo, necessitam desenvolver métodos e formas variadas de atendimento. Para alcançar esta preparação, a Proposta Triangular no Brasil vem contribuindo de forma significativa por meio das ações integradoras do:

a) ler, olhar e produzir.
b) ler, fazer e contextualizar.
c) contextualizar, fazer e produzir.
d) ver, refletir e fruir.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

FCPTN - Técnico em Gestão Cultural - Educação Artística

Ano de 2007

Entre as danças e os gêneros musicais brasileiros litados nas opções a seguir, assinale aquela em que a contribuição indígena se faz presente.

a) lundú e modinha
b) cateretê e carimbó
c) chula e baião
d) folia de reis e choro

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

FCPTN - Técnico em Gestão Cultural - Educação Artística

Ano de 2007

A palavra barroco é provavelmente de origem portuguesa, significando pérola ou jóia de formato irregular. De início, era usada para designar o estilo da arquitetura e da arte do século XVII, caracterizado pelo emprego excessivo de ornamentos. Mais tarde, o termo passou a ser empregado pelos músicos para indicar o período da história da música que vai do aparecimento da ópera e do oratório até a morte de J. S. Bach. Roy Bennett. Uma breve história da música. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1988 (com adaptações). Quanto às características da música barroca, assinale a opção correta.

a) Os instrumentos de sopro formam o núcleo central da orquestra barroca.
b) A música barroca tinha o piano como um dos principais instrumentos.
c) Nos andamentos mais rápidos, os ritmos são mais enérgicos e as melodias mais extensas e fluentes.
d) Na música barroca, é marcante a presença da monofonia.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FEC

Pref. Niterói-RJ - Professor II - Educação Artística

Ano de 2007

Durante certo período do século XX, o currículo escolar de arte no Brasil compunha-se, em geral, das seguintes matérias: Desenho, Música, Canto Orfeônico e Trabalhos Manuais. Esta tendência do ensino escolar de arte caracterizava-se por:

a) permitir a livre expressão dos alunos;
b) preparar os alunos para a compreensão crítica da arte;
c) transmitir conteúdos desvinculados da realidade social e das diferenças individuais;
d) enfatizar o conhecimento da arte tanto no aspecto teórico quanto no histórico;
e) estimular a criatividade e o pensamento divergente.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca UNAMA

SECULT-PA - Licenciado em Educação Artística e Outros

Ano de 2007

Um dos documentos importantes que relatam a história do museu é a Declaração de Quebec, de 1984, cuja maior contribuição para as transformações realizadas nesse tipo de espaço cultural foi a:

a) introdução do conceito de museu integral.
b) reafirmação do museu como espaço de comunicação.
c) sistematização dos princípios fundamentais da museologia.
d) instituição da função educativa dos museus.

A resposta correta é:

Filtro