Questões de Educação Artística
Assunto Geral
Banca CESPE
SEMAD - ES - Profº de Ed- Básica III - Ed. Artística no Ens. F
Ano de 2007
A introdução do teatro e das outras formas de expressão artística na educação escolar contemporânea ocidental trouxe consigo a discussão do sentido do ensino das artes para a formação das novas gerações. O debate, longe de se exaurir, permanece aberto, alimentado por diferentes argumentos, que buscam justificar seu valor educativo e sua inclusão no ensino formal.
Ricardo Japiassu. 2006, p. 29 (com adaptações).
Considerando o texto acima, julgue os itens com relação às possibilidades da linguagem teatral no ensino formal na contemporaneidade.
O ato de dramatizar não está potencialmente contido em cada um como uma forma de compreender e representar a realidade.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca UNAMA
Pref. Itaituba-PA - Professor de Educação Artística
Ano de 2007
Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 9)394/96, é correto afirmar:
a) As ações curriculares do ensino de Arte tornaram-se mais eficientes, uma vez que essa Lei enfatizou a necessidade dos professores definirem as especificidades de conteúdos e métodos da disciplina Arte.
b) Os cursos de Educação Artística ficaram polarizados em atividades artísticas direcionadas para os aspectos técnicos, construtivos, uso de materiais, ou em um fazer espontaneísta, sem maiores compromissos com o conhecimento Arte, seguindo a tendência pedagógica idealista e liberal.
c) A prática do ensino de Arte tornou-se mais fundamentada, os métodos e conteúdos passaram a apresentar aspectos pedagógicos de tendência tecnicista.
d) Essa Lei não deu ênfase aos conteúdos específicos no ensino da Arte, principalmente, no que diz respeito às diferenças das linguagens artísticas, tornando-se inócua.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca ACCESS Seleção
Pref- Teresópolis - Professor I - Educação Artística
Ano de 2007
Assinale a alternativa correta em relação à origem da palavra teatro.
a) Designava o local onde se realizavam os cultos ao deus Dionísio na Grécia antiga.
b) Está etimologicamente ligada ao verbo grego theastai (ver, contemplar, olhar).
c) Significa jogo.
d) É desconhecida.
e) Assim como a palavra drama, significa ação.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
SEMAD - ES - Profº de Ed- Básica III - Ed. Artística no Ens. F
Ano de 2007
A introdução do teatro e das outras formas de expressão artística na educação escolar contemporânea ocidental trouxe consigo a discussão do sentido do ensino das artes para a formação das novas gerações. O debate, longe de se exaurir, permanece aberto, alimentado por diferentes argumentos, que buscam justificar seu valor educativo e sua inclusão no ensino formal.
Ricardo Japiassu. 2006, p. 29 (com adaptações).
Considerando o texto acima, julgue os itens com relação às possibilidades da linguagem teatral no ensino formal na contemporaneidade.
A linguagem teatral pode propiciar ao educando a percepção da realidade a partir de múltiplas perspectivas por meio de estímulos intelectuais, físicos e intuitivos.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca ACCESS Seleção
Pref- Teresópolis - Professor I - Educação Artística
Ano de 2007
No seu livro O que é teatro, Fernando Peixoto nos contempla com um precioso capítulo sobre o espaço cênico, de onde retiramos o trecho que se segue: "O espaço cênico é uma imposição ou opção, ambas de natureza social. Aparentemente pode parecer que pouco mudou entre a forma clássica dos anfiteatros gregos e os teatros de arena, ou circulares, dos dias de hoje. Mas a aventura do espaço cênico é um dos capítulos mais reveladores da aventura do teatro." Marque a única alternativa falsa.
a) Na Idade Média, o teatro apodera-se inicialmente dos altares e das naves dos templos, passando depois aos degraus das igrejas, finalmente conquistando as praças e as ruas.
b) No período elisabetano, o teatro fecha-se em estalagens e currais.
c) No século XVII, a encenação teatral será novamente aprisionada no chamado "palco italiano".
d) O "palco italiano", que até hoje denomina a "caixa", elemento básico do edifício teatral, alcança tamanha importância para a realização do espetáculo que podemos afirmar que, sem ele, não se pode mais praticar a arte teatral.
e) Em muitas épocas, o espaço teatral foi democrático. Em outras, afirmou e consolidou a divisão de classes.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
SEMAD - ES - Profº de Ed- Básica III - Ed. Artística no Ens. F
Ano de 2007
A introdução do teatro e das outras formas de expressão artística na educação escolar contemporânea ocidental trouxe consigo a discussão do sentido do ensino das artes para a formação das novas gerações. O debate, longe de se exaurir, permanece aberto, alimentado por diferentes argumentos, que buscam justificar seu valor educativo e sua inclusão no ensino formal.
Ricardo Japiassu. 2006, p. 29 (com adaptações).
Considerando o texto acima, julgue os itens com relação às possibilidades da linguagem teatral no ensino formal na contemporaneidade.
A linguagem teatral, como sistema semiótico e forma de expressão artística, deve estar restrita a um pequeno grupo de iniciados (profissionais de teatro e aficcionados do teatro amador).
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
SEMAD - ES - Profº de Ed- Básica III - Ed. Artística no Ens. F
Ano de 2007
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais - Arte (1997), uma das modalidades de orientação didática em Arte é o trabalho por projetos. Cada equipe de trabalho pode eleger projetos a serem desenvolvidos em caráter interdisciplinar. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem
O teatro como linguagem oferece resistência a condições interdisciplinares para o trabalho por projetos em contextos escolares.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca UNAMA
SECULT-PA - Licenciado em Educação Artística e Outros
Ano de 2007
Sobre a instalação "Xumucuís", que representou o Brasil na XI Bienal Internacional de São Paulo, é correto afirmar que sua autoria é do artista paraense:
a) Osmar Pinheiro.
b) Valdir Sarubbi.
c) Rui Meira.
d) La Roque Soares.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
SEMAD - ES - Profº de Ed- Básica III - Ed. Artística no Ens. F
Ano de 2007
Jogo dramático e jogo teatral constituem modalidades de improvisação cercadas por regras precisas. O jogador é convidado a formular e a responder a atos cênicos, mediante a construção física de uma ficção - espaço, gestualidade, dicção etc. - dentro de relações produzidas aqui e agora com seu parceiro, construção na qual também intervêm elementos aleatórios.
Maria Lúcia Pupo. 2005, p. 24 (com adaptações).
A partir do texto acima, julgue os itens a seguir, acerca dos jogos dramáticos e teatrais.
Ambos podem prescindir da noção de talento ou de qualquer requisito anterior ao próprio ato de jogar.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
SEMAD - ES - Profº de Ed- Básica III - Ed. Artística no Ens. F
Ano de 2007
Jogo dramático e jogo teatral constituem modalidades de improvisação cercadas por regras precisas. O jogador é convidado a formular e a responder a atos cênicos, mediante a construção física de uma ficção - espaço, gestualidade, dicção etc. - dentro de relações produzidas aqui e agora com seu parceiro, construção na qual também intervêm elementos aleatórios.
Maria Lúcia Pupo. 2005, p. 24 (com adaptações).
A partir do texto acima, julgue os itens a seguir, acerca dos jogos dramáticos e teatrais.
Na medida em que visam ao desenvolvimento da capacidade de jogo em uma perspectiva de comunicação teatral, têm na platéia - interna ao próprio grupo de jogadores - um elemento essencial para a avaliação do crescimento dos participantes.
A resposta correta é: