Questões de Educação Artística

Assunto Geral

Banca ACCESS Seleção

Pref- Teresópolis - Professor I - Educação Artística

Ano de 2007

Assinale a alternativa em que encontramos marcos históricos do desenvolvimento do teatro no Brasil listados cronologicamente.

a) I. José de Anchieta encena autos e mistérios encomendados por Padre Nóbrega para a catequese dos índios brasileiros. II· O TBC (Teatro Brasileiro de Comédia) contrata profissionais estrangeiros. III· O Teatro de Arena e o Teatro Oficina de São Paulo cessam suas atividades quase ao mesmo tempo, em conseqüência de repressão policial. IV· Processo de expansão do teatro nos meios comunitários e sindicais.
b) I. Joracy Camargo escreve Deus lhe pague. II· Paschoal Carlos Magno, com o Teatro do Estudante do Brasil, dá uma dimensão mais cultural aos meios de criação, produção e difusão cultural. III. João Caetano atua em Juiz de paz na roça, de Martins Pena. IV. Ziembinski encena Vestido de noiva, de Nelson Rodrigues.
c) I. A academia reconhece a teatralidade que há nos ritos indígenas brasileiros como as primeiras práticas teatrais no Brasil. II. Estréia de Gota d"água, de Chico Buarque e Paulo Pontes. III. Os espetáculos do CPC (Centro Popular de Cultura) da UNE e do Movimento de Cultura Popular do Recife. IV. Os parâmetros curriculares nacionais (PCN) obrigam o ensino de teatro nas escolas brasileiras.
d) I. Durante o Segundo Império, os palcos de teatro de bonecos ganham as praças das capitais; nesse período, muitas companhias de fantoches e marionetes se formam no país. II. Forma-se em Lagos, capital da Nigéria, a primeira companhia brasileira de negros: a Brazilian Dramatic Company. III. Com o advento da televisão, a teledramaturgia se afirma como principal produto cultural do país. IV. As Escolas de Samba no Rio de Janeiro inauguram uma fase em que alegorias vivas e interpretações teatrais passam a fazer parte dos desfiles.
e) I. A vinda para o Brasil de profissionais europeus contratados por Franco Zampari. II. Leonor de Mendonça, obra teatral de Gonçalves Dias. III. Piscator e Brecht influenciam a experiência do Teatro- -Jornal aprofundada por Boal na década de 70) IV. Com enorme sucesso, O auto da compadecida é transcrito para TV e cinema.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca UNAMA

SECULT-PA - Licenciado em Educação Artística e Outros

Ano de 2007

A Secretaria Executiva de Estado de Cultura do Pará lançou o Programa "Conheça os Museus da Secult", que consiste em uma série de ações para aproximar o público paraense dos espaços museológicos do Sistema Integrado de Museus e Memoriais. Sobre a exposição "Traços e Transições Revisitada: Arte Moderna e Contemporânea Brasileira", pode-se afirmar que esta se encontra no (a ):

a) Museu do Estado do Pará.
b) Museu do Forte do Presépio.
c) Casa das Onze Janelas.
d) Museu das Gemas.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Estado - SP - Professor de Educação Artística

Ano de 2007

O novo movimento nasceu na Alemanha (...) trouxe de volta traços que haviam desaparecido, como o conteúdo reconhecível, a referência histórica, a subjetividade e crítica social. Ressuscitou a imagem, a pintura de cavalete, a escultura entalhada e moldada e a pincelada violenta, personalizada. O trecho de Carol Strickland refere-se a

a) Minimalismo.
b) Expressionismo abstrato.
c) Arte pop.
d) graffiti.
e) Neo-expressionismo.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca ACCESS Seleção

Pref- Teresópolis - Professor I - Educação Artística

Ano de 2007

Qual texto abaixo é considerado o primeiro documento básico da teoria teatral, dissecando a estrutura da tragédia e da comédia, caracterizando os gêneros e suas diferenças, explicando suas origens e analisando seus elementos?

a) A divina comédia, de Dante Alighieri
b) O banquete, de Platão
c) Os lusíadas, de Luís Vaz de Camões
d) Poética, de Aristóteles
e) A história do teatro dramático, de Silvio D"Amico

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Estado - SP - Professor de Educação Artística

Ano de 2007

Para Walter Zanini, a tecnologia eletrônica na arte inaugurou- se no Brasil por iniciativa de

a) Abraham Palatinik, em 1948
b) Lygia Clark, em 1960
c) Diana Domingues, em 1985
d) Waldemar Cordeiro, em 1968
e) Helio Oiticica, em 1970

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca UNAMA

SECULT-PA - Licenciado em Educação Artística e Outros

Ano de 2007

As novas diretrizes do ensino de Arte vêm apontando para a importância e a necessidade de articulação das áreas de conhecimento que configuram os conteúdos básicos da linguagem artística, que são:

a) a história da arte e sua inserção sócio-cultural, os códigos da linguagem e seus elementos constitutivos e o instrumental técnico.
b) os códigos da linguagem, o instrumental técnico e as teorias estéticas.
c) as teorias estéticas, a história da arte e a produção artística.
d) o instrumental técnico, a teoria e a prática.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Estado - SP - Professor de Educação Artística

Ano de 2007

Em Cultura Visual, Mudança Educativa e Projeto de Trabalho, o autor Fernando Hernandez caracteriza a concepção de arte na educação baseada no comportamento perceptivo. Como referencial, indica uma das idéias fundamentais da Arte Moderna que é a necessidade de explorar e limitar o meio visual e reduzi-lo a suas características formais e expressivas. Essa idéia foi inspirada e desenvolvida a partir dos escritos de

a) Clement Greenberg.
b) Harold Rosenberg.
c) Rosalind Krauss.
d) Howard Gardner.
e) Ernst Gombrich.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Estado - SP - Professor de Educação Artística

Ano de 2007

Um movimento caracterizado porque seu estilo (...) é a ausência de estilo, a hiperprodução de signos, diversos, variados, réplicas ou transformações estilizadas do passado. Tudo isso sem messianismo, sem cargas, nem responsabilidades, sem compromissos aparentes do artista, e, se existem, não são com a arte, mas sim consigo mesmo. Esse trecho refere-se ao momento da produção artística e cultural denominado

a) Vanguardas Históricas.
b) Modernismo.
c) Romantismo.
d) Pós-Modernidade.
e) Simbolismo.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Estado - SP - Professor de Educação Artística

Ano de 2007

É a seqüência dos Níveis de Desenvolvimento Estético formulada a partir da pesquisa de Abigail Housen:

a) investigativo, construtivo, classificatório, experimental, narrativo.
b) narrativo, comparativo, classificatório, valorativo, recriativo.
c) experimental, comparativo, classificatório, interpretativo, valorativo.
d) narrativo, construtivo, interpretativo, experimental, classificatório.
e) narrativo, construtivo, classificatório, interpretativo, recriativo.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Estado - SP - Professor de Educação Artística

Ano de 2007

Analice Dutra Pillar conclui, em seu texto A educação do Olhar no Ensino da Arte, que apenas quando passamos do limiar do olhar para o universo do ver é que se realiza um ato de leitura e reflexão. O ato de ver implica

a) a acumulação de leituras teóricas que elucidem o processo e colaborem para que o espectador desenvolva um roteiro que possa ser aplicado.
b) o entrelaçamento de informações sobre o contexto sociocultural em que a situação ocorreu e informações do espectador, seus conhecimentos, sua imaginação.
c) o treinamento visual para desenvolver inicialmente a capacidade de olhar que inevitavelmente leva ao ver.
d) o treinamento visual para desenvolver a capacidade de leitura visual, por meio de métodos cientificamente comprovados.
e) o contato objetivo e científico do espectador com o objeto ou imagem.

A resposta correta é:

Filtro