Questões de Educação Artística

Assunto Geral

Banca CESPE

SEMAD - ES - Profº de Ed- Básica III - Ed. Artística no Ens. F

Ano de 2007

De acordo com Sábato Magaldi (2003), no teatro dramático há três elementos essenciais: o ator, o texto e o público. O teatro não acontece sem a conjugação dessa tríade. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir

O ator pode ser considerado como o vínculo entre o texto do autor, as diretivas de encenação do encenador e o olhar e a audição do espectador.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca UNAMA

Pref. Itaituba-PA - Professor de Educação Artística

Ano de 2007

Quanto à linguagem específica do teatro, na educação básica, é correto afirmar:

a) O jogo de regras não deve ser utilizado, pois limita a criatividade do aluno.
b) Os exercícios de improvisação não devem ser utilizados, porque incentivam a espontaneidade.
c) O jogo teatral é baseado em problemas a serem solucionados e regras a serem cumpridas, propiciando a concentração e a apropriação dos elementos compositivos da linguagem teatral.
d) A estrutura do jogo teatral está baseada nos seguintes elementos: quem (personagem); quando (o tempo em que a ação acontece) e onde (o local em que a ação acontece) , já a ação não é um dos seus elementos compositivos.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

SEMAD - ES - Profº de Ed- Básica III - Ed. Artística no Ens. F

Ano de 2007

De acordo com Sábato Magaldi (2003), no teatro dramático há três elementos essenciais: o ator, o texto e o público. O teatro não acontece sem a conjugação dessa tríade. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir

A platéia dá significado ao espetáculo. É um grupo com o qual o ator está compartilhando uma experiência.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca UNAMA

Pref. Itaituba-PA - Professor de Educação Artística

Ano de 2007

Na linguagem específica da dança, considerando os processos de ensino e aprendizagem, é correto afirmar que:

a) Não devemos estabelecer regras para o uso do espaço, para não limitar a criatividade do aluno.
b) É necessário que o professor promova atividades coletivas para dar oportunidade ao aluno de exercitar suas potencialidades motoras e expressivas ao se relacionar com os outros.
c) Na experimentação dos movimentos, devem ser consideradas apenas as mudanças de velocidade.
d) As características corporais individuais como a forma, o volume e o peso não devem ser considerados na experimentação dos movimentos.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

SEMAD - ES - Profº de Ed- Básica III - Ed. Artística no Ens. F

Ano de 2007

De acordo com Sábato Magaldi (2003), no teatro dramático há três elementos essenciais: o ator, o texto e o público. O teatro não acontece sem a conjugação dessa tríade. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir

A relação intrínseca entre as diversas linguagens presentes no teatro - cenografia, figurino, sonoplastia, iluminação etc. - não contribui para a definição do teatro como síntese artística.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca UNAMA

Pref. Itaituba-PA - Professor de Educação Artística

Ano de 2007

É considerado um dos critérios para a seleção dos conteúdos gerais de Artes Visuais, Música, Teatro e Dança na educação fundamental, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais para a Arte, a valorização:

a) da formação geral do aluno em detrimento do conhecimento específico das diversas linguagens artísticas.
b) dos conteúdos específicos da arte necessários à formação do artista.
c) dos conteúdos básicos que permitam ao aluno copiar obras de arte com perfeição.
d) do ensino de conteúdos básicos de arte necessários à formação do cidadão, considerando, ao longo dos ciclos de escolaridade, manifestações artísticas de povos e culturas de diferentes épocas, incluindo a contemporaneidade.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

SEMAD - ES - Profº de Ed- Básica III - Ed. Artística no Ens. F

Ano de 2007

Segundo Gerd Bornheim (1992), o panorama do teatro de hoje é, inegavelmente, de uma riqueza imensa, de uma pluralidade de experiências jamais vista em nenhuma fase da historia da arte cênica. A partir dessa afirmação, julgue os itens a seguir

No teatro contemporâneo, as encenações baseiam-se predominantemente em textos dramáticos preestabelecidos, escritos por dramaturgos consagrados.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca UNAMA

Pref. Itaituba-PA - Professor de Educação Artística

Ano de 2007

No que diz respeito ao papel cultural da Arte na sociedade, julgue as seguintes afirmativas: I- A Arte age, efetivamente, sobre a sociedade, nela interferindo, mas o inverso também é verdadeiro, porque o artista, no seu processo de criação, sofre influências da sociedade. II- A função da Arte na sociedade é capacitar o ser humano a incorporar para si aquilo que ele não é, mas tem possibilidade de ser. III- O papel da Arte, na cultura e na sociedade, é proporcionar apenas entretenimento ao ser humano. IV- Devido ao exagerado uso de imagens, na sociedade contemporânea, que nos bombardeiam cotidianamente, não devemos usar imagens, nas aulas de Arte, para não induzirmos o processo de construção cultural do aluno. O correto está somente em:

a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) II e IV.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

SEMAD - ES - Profº de Ed- Básica III - Ed. Artística no Ens. F

Ano de 2007

Segundo Gerd Bornheim (1992), o panorama do teatro de hoje é, inegavelmente, de uma riqueza imensa, de uma pluralidade de experiências jamais vista em nenhuma fase da historia da arte cênica. A partir dessa afirmação, julgue os itens a seguir

Notícias de jornal e outros materiais podem servir de fontes para a constituição de cenas, com o objetivo, entre outros, de se ampliarem as perspectivas sobre determinado acontecimento.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca UNAMA

Pref. Itaituba-PA - Professor de Educação Artística

Ano de 2007

É correto afirmar sobre a metodologia da educação escolar em Arte:

a) A metodologia do ensino e aprendizagem em Arte é o conjunto de encaminhamentos teóricos e práticos, previamente pensado e organizado para a realização das aulas.
b) A partir do momento em que o professor faz o seu planejamento e define a sua metodologia, deve executar o seu programa de ensino a risca, sem promover alterações.
c) No ensino de Arte, não há necessidade de estabelecer, nos programas da disciplina, conteúdos teóricos porque a Educação Artística é uma disciplina, eminentemente, prática.
d) Na metodologia do ensino de Arte, não é necessário que os componentes curriculares (objetivos, conteúdos, métodos, meios de comunicação escolares em Arte e avaliação) estejam articulados, porque esta disciplina trabalha com a subjetividade.

A resposta correta é:

Filtro