Questões de Educação Artística

Assunto Geral

Banca CESPE

SEMAD - ES - Profº de Ed- Básica III - Ed. Artística no Ens. F

Ano de 2007

Segundo Gerd Bornheim (1992), o panorama do teatro de hoje é, inegavelmente, de uma riqueza imensa, de uma pluralidade de experiências jamais vista em nenhuma fase da historia da arte cênica. A partir dessa afirmação, julgue os itens a seguir

Assim como a palavra em performance, a música e a sonoplastia constituem eventos acústicos que produzem sentido em cena.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Estado - SP - Professor de Educação Artística

Ano de 2007

Os coros de cantores com máscara de bode existiam desde o século VI a.C. Posteriormente foram transferidos para o culto ao deus Dionísio, dando origem ao Teatro grego. Quais eram as características atribuídas a esse deus?

a) A encarnação da embriaguez e do arrebatamento, é o espírito selvagem do contraste, a contradição estática da bem-aventurança e do horror. Fonte da sensualidade e da crueldade, da vida procriadora e da destruição letal.
b) A encarnação da lucidez e do controle, do espírito da civilização, a afirmação da ordem social. Fonte da cura, da sabedoria, da música e da consciência sobre os acontecimentos futuros. Inspirador da poesia métrica e da matemática.
c) A encarnação do arrebatamento e do amor fraterno. Fonte da abundância da agricultura e da pecuária. Mantenedor das fortunas, da felicidade e da saúde. Protetor dos comerciantes, dos viajantes e dos navegadores.
d) A encarnação do mundo subterrâneo e da estase. Fonte do fogo telúrico e dos movimentos sísmicos. Guardião da região infernal, aquele que tudo vê e tudo ouve. Barqueiro que conduz os mortos para o julgamento final.
e) A encarnação da paixão e da dança estática . Espírito do equilíbrio e da criatividade. Mantenedor da ordem universal e da ordem social. Mestre da humanidade, à qual ensinou o uso do fogo, da escrita e da interpretação dos oráculos.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

SEMAD - ES - Profº de Ed- Básica III - Ed. Artística no Ens. F

Ano de 2007

O padrão MIDI (Musical Instrument Digital Interface) de comunicação de dados foi criado em 1983 e permite a comunicação digital entre dois ou mais instrumentos musicais, e entre instrumentos musicais e microcomputadores. O MIDI tem possibilitado uma verdadeira revolução nas atividades de composição, arranjo, gravação e execução musical.
Miguel Ratton. MIDI Guia básico de referência. Rio de Janeiro: H. Sheldon, 1991.
A respeito da tecnologia MIDI, mencionada no texto acima, julgue os itens a seguir.

A tecnologia MIDI utiliza cabos de áudio comuns para conectar equipamentos.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Estado - SP - Professor de Educação Artística

Ano de 2007

A tragédia e a comédia iniciaram juntas as suas carreiras nos palcos de Roma. Assinale a alternativa que aponta os motivos para a comédia ter alcançado maior prestígio e popularidade.

a) Os poetas líricos, entre eles Píndaro, alimentavam a comédia romana não apenas com suas obras, mas também com temas mitológicos e heróicos dos povos das ilhas mediterrâneas.
b) Os poetas satíricos, entre eles Horácio, alimentavam a comédia romana não apenas com sua obras, mas também com temas campestres e pastoris, em louvor às ninfas.
c) Os poetas cômicos, entre eles Plauto, alimentavam a comédia romana não apenas com a sua própria obra, mas também com a influência revigorante do mimo folclórico popular.
d) Os poetas trágicos, entre eles Sêneca, alimentavam a comédia romana não apenas com suas obras, mas também com temas da vida cotidiana das elites.
e) Os poetas épicos, entre eles Homero, alimentavam a comédia romana não apenas com suas obras, mas também com temas de oposição às práticas místicas do povo.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

SEMAD - ES - Profº de Ed- Básica III - Ed. Artística no Ens. F

Ano de 2007

O padrão MIDI (Musical Instrument Digital Interface) de comunicação de dados foi criado em 1983 e permite a comunicação digital entre dois ou mais instrumentos musicais, e entre instrumentos musicais e microcomputadores. O MIDI tem possibilitado uma verdadeira revolução nas atividades de composição, arranjo, gravação e execução musical.
Miguel Ratton. MIDI Guia básico de referência. Rio de Janeiro: H. Sheldon, 1991.
A respeito da tecnologia MIDI, mencionada no texto acima, julgue os itens a seguir.

A transmissão de dados entre equipamentos MIDI é do tipo serial.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Estado - SP - Professor de Educação Artística

Ano de 2007

O Teatro medieval possuía um forte vínculo com a Igreja. Assinale quais festas cristãs foram o seu ponto de partida e qual era o espaço em que as encenações aconteciam.

a) As festas de colheita e as mudanças das estações do ano eram a fonte de inspiração para as encenações e os campos eram seu cenário.
b) As cruzadas e as coroações dos reis eram a fonte de inspiração para as encenações e os salões dos castelos eram o seu cenário.
c) As mascaradas e o carnaval eram a fonte de inspiração para as encenações e as estradas eram o seu cenário.
d) A Páscoa e o Natal eram a fonte de inspiração para as encenações, e o altar, seu cenário.
e) Os mercados e as feiras eram a fonte de inspiração para as encenações, e a praça era o seu cenário.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

SEMAD - ES - Profº de Ed- Básica III - Ed. Artística no Ens. F

Ano de 2007

O padrão MIDI (Musical Instrument Digital Interface) de comunicação de dados foi criado em 1983 e permite a comunicação digital entre dois ou mais instrumentos musicais, e entre instrumentos musicais e microcomputadores. O MIDI tem possibilitado uma verdadeira revolução nas atividades de composição, arranjo, gravação e execução musical.
Miguel Ratton. MIDI Guia básico de referência. Rio de Janeiro: H. Sheldon, 1991.
A respeito da tecnologia MIDI, mencionada no texto acima, julgue os itens a seguir.

Uma das vantagens do MIDI é a possibilidade de transmitir um sinal de áudio de um instrumento musical para outro.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Estado - SP - Professor de Educação Artística

Ano de 2007

O ensino do teatro na escola foi revolucionado a partir do movimento da Escola Nova (John Dewey/EUA, Edouard Claparède e Adolphe Ferrière/Europa, Anísio Teixeira/Brasil, na primeira metade do século XX). O modelo que prevalecia no século XIX, reformulado por esse movimento, era

a) considerar a natureza própria da criança, relacionada às leis da psicologia do indivíduo.
b) o resultado final ser mais importante do que a criança e seu desenvolvimento.
c) que a mente da criança é qualitativamente diferente da mente adulta.
d) que a criança devia ser respeitada, bem como sua atividade pessoal, seus interesses e necessidades.
e) que a educação respeitava e centralizava-se na criança, tendo como guia o professor.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

SEMAD - ES - Profº de Ed- Básica III - Ed. Artística no Ens. F

Ano de 2007

O padrão MIDI (Musical Instrument Digital Interface) de comunicação de dados foi criado em 1983 e permite a comunicação digital entre dois ou mais instrumentos musicais, e entre instrumentos musicais e microcomputadores. O MIDI tem possibilitado uma verdadeira revolução nas atividades de composição, arranjo, gravação e execução musical.
Miguel Ratton. MIDI Guia básico de referência. Rio de Janeiro: H. Sheldon, 1991.
A respeito da tecnologia MIDI, mencionada no texto acima, julgue os itens a seguir.

O seqüenciamento é o processo pelo qual se pode armazenar e editar informações musicais, obtidas comumente a partir da execução de instrumentos que produzem mensagens MIDI.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Estado - SP - Professor de Educação Artística

Ano de 2007

Na sociedade atual, absorta por eventos primordialmente televisivos, formar espectadores de teatro que ocupem um lugar não só na platéia, mas também no mundo, pressupõe o seguinte procedimento:

a) educar o espectador para que não se contente em ser apenas o receptáculo de um discurso que lhe proponha um silêncio passivo.
b) induzir o espectador a uma atitude catártica, acrítica e receptiva que o leve à superação de seus conflitos cotidianos.
c) desenvolver um olhar consumista e voraz, voltado para uma postura individualista e alienada.
d) coagir o espectador a um comportamento resistente e paranóico, de fundo sensacionalista.
e) educar os jovens com conceitos que reiterem a passividade e a aquiescência aos valores da cultura de massas.

A resposta correta é:

Filtro