Questões de Educação Artística
Assunto Geral
Banca CESPE
SEMAD - ES - Profº de Ed- Básica III - Ed. Artística no Ens. F
Ano de 2007
Após muitas tentativas malsucedidas ao longo de um período de aproximadamente doze anos, eu criei os fundamentos para um novo procedimento na construção musical, o qual parecia adequado para substituir aquelas alterações estruturais fornecidas anteriormente pela harmonia tonal. Eu chamei esse procedimento de Método de Composição com Doze Tons Relacionados Apenas Entre Si. Esse método consistia basicamente do uso constante e exclusivo de um conjunto de doze tons diferentes.
A partir do texto acima no qual, Arnold Schoenberg, durante uma palestra em 1941, descreve suas técnicas de composição, julgue os itens subseqüentes.
Na música, o neoclassicismo caracterizou-se por uma tentativa de resgatar a simplicidade e a comunicação com o ouvinte, evitando-se o excesso de dissonância e complexidade encontrado na música atonal das primeiras décadas do século XX.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
Estado - SP - Professor de Educação Artística
Ano de 2007
A arte, como área de conhecimento, possui uma epistemologia específica, isto é, um sistema de idéias e princípios lógicos. Assinale a alternativa que contém questões que as teorias da arte, os professores, os alunos e os cidadãos deveriam responder.
a) O que é importante ser ensinado em artes; como os conteúdos em artes podem ser adequados ao currículo; como os alunos repetem os padrões artísticos?
b) O que é importante não ser ensinado em artes; como os conteúdos em artes podem ser adequados aos padrões da mídia; como os alunos aprendem arte?
c) O que é importante não ser ensinado em artes; como os conteúdos em artes podem ser utilizados para reforçar preconceitos; como os alunos aprendem a exercer o preconceito?
d) O que é importante ser ensinado em artes; como os conteúdos em arte podem ser vinculados às tendências de época; como os alunos aprendem a escolher seus modelos?
e) O que é importante ser ensinado em artes; como os conteúdos de aprendizagem em artes podem ser organizados; como os alunos aprendem arte?
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
SEMAD - ES - Profº de Ed- Básica III - Ed. Artística no Ens. F
Ano de 2007
A evolução do nacionalismo musical no Brasil deu-se através de um progressivo contato estético do folclore com o erudito, a partir da diminuição dessa distância cultural, que impedia o aproveitamento de elementos da cultura popular.
Com as grandes transformações estruturais, a sociedade passa a aceitar as manifestações culturais emergentes, em uma visão menos etnocêntrica em relação ao padrões da cultura européia.
E Mário de Andrade lembra muito bem que "uma arte nacional não se faz como escolha discricionária e diletante de elementos: uma arte nacional já está feita na inconsciência do povo."
Léa V. Freitag. Momentos de música brasileira. São Paulo: Nobel, 1985 (com adaptações).
Tendo o texto acima como motivador inicial, julgue os itens seguintes.
Na busca por uma identidade nacional, vários compositores brasileiros, como Alberto Nepomuceno e Francisco Braga, procuraram, no início do século XX, elementos para o enriquecimento de seu vocabulário musical em manifestações da arte popular.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
Estado - SP - Professor de Educação Artística
Ano de 2007
A formação do professor tem sido um dos pontos mais discutidos na agenda educacional contemporânea. Como aspecto primordial na sua formação, o professor precisa aprender a
a) ensinar escolhas corretas.
b) aprender a ensinar.
c) implantar o seu conhecimento.
d) ensinar a hegemonia cultural.
e) harmonizar-se aos matizes ideológicos.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
SEMAD - ES - Profº de Ed- Básica III - Ed. Artística no Ens. F
Ano de 2007
A evolução do nacionalismo musical no Brasil deu-se através de um progressivo contato estético do folclore com o erudito, a partir da diminuição dessa distância cultural, que impedia o aproveitamento de elementos da cultura popular.
Com as grandes transformações estruturais, a sociedade passa a aceitar as manifestações culturais emergentes, em uma visão menos etnocêntrica em relação ao padrões da cultura européia.
E Mário de Andrade lembra muito bem que "uma arte nacional não se faz como escolha discricionária e diletante de elementos: uma arte nacional já está feita na inconsciência do povo."
Léa V. Freitag. Momentos de música brasileira. São Paulo: Nobel, 1985 (com adaptações).
Tendo o texto acima como motivador inicial, julgue os itens seguintes.
Francisco Mignone, Osvaldo Lacerda e Camargo Guarnieri são exemplos de compositores brasileiros do século XX, cuja obra apresenta pouca ou nenhuma influência da tendência nacionalista a que o texto acima se refere.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
Estado - SP - Professor de Educação Artística
Ano de 2007
A relação entre movimento e outros aspectos da dança faz com que ela se transforme e seja chamada de arte porque
a) a dança revela o papel social, cultural e político do corpo em nossa sociedade.
b) é possível arriscar, tentar o novo, variar os movimentos e descobrir outros.
c) criamos relações simbólicas e significativas entre aquele que interpreta o movimento e o meio.
d) a dança inclui elementos históricos, culturais e sociais, assim como saberes da anatomia, fisiologia e cinesiologia.
e) há uma prática de compreensão da dança e de seus processos: a improvisação, a composição coreográfica, o repertório.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
SEMAD - ES - Profº de Ed- Básica III - Ed. Artística no Ens. F
Ano de 2007
A evolução do nacionalismo musical no Brasil deu-se através de um progressivo contato estético do folclore com o erudito, a partir da diminuição dessa distância cultural, que impedia o aproveitamento de elementos da cultura popular.
Com as grandes transformações estruturais, a sociedade passa a aceitar as manifestações culturais emergentes, em uma visão menos etnocêntrica em relação ao padrões da cultura européia.
E Mário de Andrade lembra muito bem que "uma arte nacional não se faz como escolha discricionária e diletante de elementos: uma arte nacional já está feita na inconsciência do povo."
Léa V. Freitag. Momentos de música brasileira. São Paulo: Nobel, 1985 (com adaptações).
Tendo o texto acima como motivador inicial, julgue os itens seguintes.
Os choros de câmara de Heitor Villa-Lobos são exemplos de como o compositor integrou em sua música ritmos, traços melódicos e harmônicos e práticas instrumentais da música popular urbana.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
Estado - SP - Professor de Educação Artística
Ano de 2007
Por ser uma área de conhecimento, a dança possui seus conteúdos específicos. A articulação entre movimento, dançarino, som e espaço é considerada a ciência que trata do "estudo da dança" ou da "lógica da dança". Essa articulação é denominada
a) escalas espaciais.
b) eukinética.
c) coreosofia.
d) coreologia.
e) elementos da expressão do movimento.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca ACCESS Seleção
Pref- Teresópolis - Professor I - Educação Artística
Ano de 2007
É fundamental a importância atribuída ao teatro, seus jogos dramáticos, seus métodos e suas técnicas no espaço da escola. Que teatrólogo sistematizou um método em que um dos seus objetivos é o de fazer com que o "espectador", nas experiências do teatro-foro, interrompa a ação dramática, incorporando-se àqueles que a conduzem, formulando, por meio de representação, sua compreensão e capacidade de agir?
Erwin Piscator
Bertold Brecht
Augusto Boal
Eugenio Ionesco
Amir Haddad
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
SEMAD - ES - Profº de Ed- Básica III - Ed. Artística no Ens. F
Ano de 2007
A evolução do nacionalismo musical no Brasil deu-se através de um progressivo contato estético do folclore com o erudito, a partir da diminuição dessa distância cultural, que impedia o aproveitamento de elementos da cultura popular.
Com as grandes transformações estruturais, a sociedade passa a aceitar as manifestações culturais emergentes, em uma visão menos etnocêntrica em relação ao padrões da cultura européia.
E Mário de Andrade lembra muito bem que "uma arte nacional não se faz como escolha discricionária e diletante de elementos: uma arte nacional já está feita na inconsciência do povo."
Léa V. Freitag. Momentos de música brasileira. São Paulo: Nobel, 1985 (com adaptações).
Tendo o texto acima como motivador inicial, julgue os itens seguintes.
Embora considerado um dos maiores nacionalistas brasileiros, Heitor Villa-Lobos, ao contrário de Mário de Andrade, não se ocupou do registro da cultura regional encontrada fora dos limites dos grandes centros da região.
A resposta correta é: