Questões de Educação Artística

Assunto Geral

Banca AEDB

Pref. Itatiaia-RJ - Professor II - Educação Artística

Ano de 2007

Quando temos um tipo de audiência específica para um tipo de obra específica estamos falando do:

a) fruidor;
b) autor;
c) mentor;
d) ator.
e) cantor

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FJPF

Pref- Vitória - Professor de Educação Artística

Ano de 2007

A quadrinha abaixo é uma tradução do "Guia para Jardineiras" de Froebel: "Já sei primárias cores E cores secundárias Do íris esplendores Do espectro cores várias" Em relação ao trabalho com as cores, nos antigos Jardins-de- Infância, é correto afirmar que se dava ênfase:

a) à realização de experiências com as cores para obtenção de novas cores;
b) ao reconhecimento, nomeação e classificação das cores;
c) ao uso das cores, sem preocupação de nomeá-las ou classificá-las;
d) aos jogos de associação de idéias: cores / sentimentos;
e) à decomposição das cores secundárias para obtenção das cores primária.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca AEDB

Pref. Itatiaia-RJ - Professor II - Educação Artística

Ano de 2007

O conteúdo veiculado pela parte material do signo, a imagem mental formada na cabeça do receptor, seu conteúdo é o:

a) sistema;
b) código;
c) signo;
d) significado;
e) repertório.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FJPF

Pref- Vitória - Professor de Educação Artística

Ano de 2007

A Educação Artística é um elemento central na pedagogia dos Jardins-de-Infância. Ela é constituída de vários tipos de atividades, como poesia, canto, desenho, pintura, escultura e outros. Segundo Froebel, o esforço para expressar-se através da Arte manifesta-se no homem desde a infância, estando também ligado a uma concepção de religião, porque através da arte, o homem:

a) tem seu espírito doutrinado;
b) é induzido a aceitar certos padrões éticos;
c) expressa sua essência, sua alma;
d) exerce sua liberdade de expressão;
e) desenvolve o senso crítico. Leia o texto e responda às questões 6, 7 e 8 "Consideramos que o universo cultural da comunidade em que a escola está inserida precisa ser estudado pelo professor, para que ele possa atuar nesse contexto de maneira eficiente e não invasiva. Especialmente o professor de artes precisa conhecer e buscar compreender os códigos visuais e estéticos presentes, de maneira a utilizá-los como seu referencial e ponto de partida, construindo a partir daí a abordagem metodológica e a estrutura de conteúdos a serem trabalhados. Para uma compreensão desses padrões é importante verificar como se compõe étnica e socialmente a comunidade escolar, o quanto ela é heterogênea, quais seus pontos de encontro e desencontro." (RICHTER, Ivone Mendes. Multicuralidade e interdisciplinaridade, in BARBOSA, Ana Mae. Inquietações e mudanças no ensino da arte) .

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca AEDB

Pref. Itatiaia-RJ - Professor II - Educação Artística

Ano de 2007

Na semiologia de Peirce existem três modalidades universais e gerais, através das quais se opera a apreensão-tradução dos fenômenos. São elas:

a) fenomenologia, ciência, metafísica;
b) primeiridade, segundidade, terceiridade;
c) lógica, estética, ética;
d) observação, contemplação, avaliação;
e) Arte, ciência, senso comum.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FJPF

Pref- Vitória - Professor de Educação Artística

Ano de 2007

De acordo com o texto, a educação estética escolar de crianças e jovens deve:

a) priorizar o código estético erudito como ponto de partida para a elaboração de conteúdos;
b) promover a apreciação de cânones de valores estéticos das múltiplas culturas presentes na comunidade;
c) restringir-se ao que é específico dos padrões estéticos da comunidade local;
d) atender distintamente às necessidades de cada grupo étnico e social presente na comunidade;
e) fundamentar-se na abordagem da livre expressão para cada grupo étnico e social.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca AEDB

Pref. Itatiaia-RJ - Professor II - Educação Artística

Ano de 2007

Cada som possui propriedades ou parâmetros que nosso ouvido pode identificar, que são:

a) altura, freqüência e vibração;
b) altura, freqüência e duração;
c) altura, intensidade, duração e timbre;
d) altura, vibração e duração;
e) nenhuma das respostas acima.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca AEDB

Pref. Itatiaia-RJ - Professor II - Educação Artística

Ano de 2007

Quando o compositor cria uma obra musical necessita grafá-la, registrá-la sobre um papel, escrevendo uma série de símbolos. Essa escrita da música, manuscrita ou impressa é chamada de:

a) parceria;
b) parâmetro;
c) manifesto;
d) partitura;
e) código.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca AEDB

Pref. Itatiaia-RJ - Professor II - Educação Artística

Ano de 2007

A arte acadêmica desenvolvida no Primeiro Império, na Academia de Belas Artes, revela características:

a) barrocas;
b) neoclássicas;
c) românticas;
d) modernas;
e) contemporâneas.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FEC

Pref. Niterói-RJ - Professor II - Educação Artística

Ano de 2007

Numere a segunda coluna de acordo com a primeira:
(1) Música medieval
(2) Música renascentista
(3) Música barroca
(4) Música clássica
(5) Romantismo
(6) Música do século XX ( ) Tem, como maiores representantes, Haydn e Mozart, além de algumas composições de Beethoven. Grande desenvolvimento da orquestra e, pela primeira vez na história da música, os instrumentos passaram a ter mais importância do que a voz. Uma música leve, com clareza de tessitura e, principalmente, homofônica. Grande equilíbrio entre a estrutura formal e a expressividade. ( ) Liberdade de forma e de concepção na música. Expressão intensa e vigorosa da emoção dos compositores: seus pensamentos e sentimentos, inclusive suas dores. Tessituras mais densas, modulações ousadas, harmonias mais ricas. Grande virtuosismo técnico, sobretudo dos pianistas e violinistas. ( ) Cantochão, Organum, Motetos, Danças, Canções, Ars Antiqua e Ars Nova ( ) Impressionismo; Nacionalismo; Influências jazzísticas; Politonalidade; Atonalidade; Expressionismo; Pontilhismo; Serialismo; Neoclassicismo; Microtonalidade; Música Concreta; Música Eletrônica; Serialismo total; Música aleatória. ( ) Uma época de grandes descobertas e explorações, devotada ao saber e à cultura, particularmente às idéias dos antigos gregos e romanos. Início das composições para instrumentos e grande desenvolvimento da polifonia coral. Músicas exuberantes: ritmos enérgicos as impulsionam para frente e as melodias são tecidas em linhas extensas e fluentes. ( ) No século XVII, desenvolveu-se o sistema tonal, a invenção de novas formas e configurações (inclusive a ópera, o oratório, a fuga, a suíte, a sonata e o concerto) e a orquestra, com o aperfeiçoamento dos instrumentos, principalmente de cordas. A numeração correta, de cima para baixo, é:

a) 1, 3, 5, 2, 4, 6;
b) 6, 4, 5, 2, 3, 1;
c) 3, 5, 6, 2, 1, 3;
d) 4, 5, 1, 6, 2, 3;
e) 2, 5, 6, 1, 4, 3;

A resposta correta é:

Filtro