Questões de Educação Artística
Assunto Geral
Banca VUNESP
Estado - SP - Professor de Educação Artística
Ano de 2007
Desde a Grécia antiga, com Pitágoras, até o século XVII, com Kepler, a música foi considerada parte indissociável da
a) ética e da oratória.
b) geometria e da gramática.
c) medicina e da dialética.
d) matemática e da astronomia.
e) retórica e da física.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca AEDB
Pref. Itatiaia-RJ - Professor II - Educação Artística
Ano de 2007
O ensino da arte através de projetos:
a) é a melhor forma de aprofundar conhecimentos específicos;
b) é importante apenas para se trabalhar datas cívicas;
c) deve ocupar apenas uma parte do planejamento;
d) é uma maneira inadequada de se trabalhar a interdisciplinaridade;
e) é a única forma de trabalhar com arte na escola.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
Estado - SP - Professor de Educação Artística
Ano de 2007
Em uma melodia, o parâmetro altura refere-se à possibilidade de os sons serem
a) mais fortes ou mais fracos.
b) mais longos ou mais curtos.
c) mais agudos ou mais graves.
d) mais densos ou mais leves.
e) mais rápidos ou mais lentos.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca AEDB
Pref. Itatiaia-RJ - Professor II - Educação Artística
Ano de 2007
As atividades de arte, em sala de aula, precisam mobilizar o estudo e desenvolvimento de vivências educativas e conceituações mais definidas, por isso elas devem:
a) se constituir de atividades esparsas e não originárias de conceitos e idéias artísticas e estéticas;
b) ser constantemente exercitadas através de modelos e padrões;
c) se basear em exercícios soltos de fazer desenhos, pinturas, gravuras, modelagens..;
d) vincular-se a um conteúdo educativo, teórico e prático, na área;
e) nenhuma das respostas acima.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
Estado - SP - Professor de Educação Artística
Ano de 2007
Os naipes de uma orquestra estão divididos de acordo com o parâmetro
a) intensidade.
b) duração.
c) textura.
d) densidade.
e) timbre.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca AEDB
Pref. Itatiaia-RJ - Professor II - Educação Artística
Ano de 2007
A contribuição escolar na formação de estudantes em artes resulta de processos pedagógicos que consigam reunir as elaborações artísticas e estéticas pessoais com as interferências educativas necessárias ao andamento dessa aprendizagem. Isso que dizer que:
a) basta organizar e coordenar os ambientes das salas de aula, provendo-os com vários materiais para que aconteçam trabalhos espontâneos e livres;
b) a organização desse processo de escolarização supõe intermediação dos professores, com seus posicionamentos práticos e teóricos, entrelaçados com o intuito de atingir os objetivos de aprendizagem dos saberes artísticos e estéticos essenciais para que os estudantes exercitem suas cidadanias;
c) a interferência educativa em arte consiste em organizar as aulas com atividades de colorir desenhos impressos, reproduzir danças e canções conhecidas e preparar eventos de fim de ano;
d) deve-se desenvolver um tipo de aula de arte em que não exista nenhuma forma de atitude educativa diretiva com os alunos;
e) basta ensinar-lhes as técnicas expressivas para que eles aprendam arte na escola.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
Estado - SP - Professor de Educação Artística
Ano de 2007
Um cânone e uma fuga são os melhores exemplos do pensamento musical
a) homofônico.
b) sinfônico.
c) polifônico.
d) heterofônico.
e) monofônico.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
Estado - SP - Professor de Educação Artística
Ano de 2007
Uso de escalas maiores e menores, hierarquia de acordes regida pela exploração de forças harmônicas de tensão e relaxamento, direcionalidade, centralização do discurso sobre a função de tônica e desenvolvimento histórico localizado no ocidente entre os séculos XVII e XIX são características do sistema
a) modal.
b) atonal.
c) serial.
d) tonal.
e) pentatonal.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
Estado - SP - Professor de Educação Artística
Ano de 2007
A formação instrumental característica do baião, popularizada por Luís Gonzaga, consiste em
a) uma sanfona, um triângulo e uma zabumba.
b) uma flauta, um ganzá e um contrabaixo.
c) um pífaro, um violão e um pandeiro.
d) uma gaita, um cavaquinho e uma cuíca.
e) uma rabeca, um bandolim e um surdo.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
Estado - SP - Professor de Educação Artística
Ano de 2007
Caetano Veloso, Antônio Carlos Jobim e Roberto Carlos são músicos ligados, respectivamente, aos movimentos
a) antropofagista, música de protesto e pop urbano.
b) tropicalista, bossa nova e jovem guarda.
c) pop melódico, nova canção e romântico.
d) experimentalista, samba-jazz e canção.
e) novos baianos, MPB e rock-balada.
A resposta correta é: